Buscar

atividades de danças para crianças

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Atividades de dança para crianças: Tudo que você vai precisar para aproveitar o dia da dança é arrastar os móveis e ligar o som. Qualquer música serve, basta soltar a imaginação e entrar no clima. Além de divertidas, estas atividades com dança contribuem para o desenvolvimento das atividades motoras, da memória e da autoconfiança das crianças.
 
47) CHICOTE QUEIMADO MUSICADO: - (CALMO) 
Material: Um objeto pequeno 
Formação: Crianças em círculo. Um elemento destacado Descrição: Inicia-se o jogo escondendo o objeto. O elemento destacado será chamado e procurará encontrá-lo, guiado pelo canto dos companheiros que cantaram mais alto ou mais baixo uma melodia, à medida que o jogador se aproximar ou se afastar do local onde se encontra o objeto escondido. Ao encontrá-lo, os companheiros baterão palmas, festejando o jogador vitorioso, que escolherá, então, seu substituto.
4 – Dança do Jornal: Para essa brincadeira é necessário apenas uma folha de jornal para cada participante. Cada criança dançará de acordo com o ritmo somente em cima da folha de jornal! Se a folha rasgar, o participante ficará fora da brincadeira. Para ficar mais interessante, você pode dividir os pequenos em duplas para dançar em cima do jornal. Traga para a brincadeira diversos ritmos de música para incentivar os pequenos a aprenderem as variações de compassos musicais desde pequenos. Outras vantagens que as brincadeiras de dança possuem são a desinibição e criatividade para atividades rítmicas, muitos da turminha gostam de inovar e fazer grandes performances na hora de soltar o corpo para a brincadeira! Se você está pensando em fazer alguma atividade com sua turma, é certo que as brincadeiras com dança animam a criançada! Para animar ainda mais a garotada você pode conferir as 5 dicas de brincadeiras de corda para trazer outro tipo de diversão! Deixe um comentário abaixo contando o que achou das dicas.
Estátua: Esta brincadeira é simples e provavelmente você já brincou dela diversas vezes quando criança. Coloque uma música para tocar e deixe os participantes do jogo dançando e pulando livremente até que você grite Estátua e desligue a música. Neste momento, todos os dançarinos devem parar de se mover, e permanecer na exata posição em que estavam quando ouviram o comando. Após alguns momentos, ligue a música novamente e diga podem se mexer para que todos voltem a dançar. Se alguém se mover ou cair enquanto deveria estar congelado, sai da brincadeira. Ganha quem sobreviver mais tempo.
Imitando os animais: Nesta brincadeira não existe vencedores ou perdedores, é tudo pela diversão. A cada rodada um participante deve escolher um animal, e todos deverão dançar incorporando os movimentos deste animal a sua dança. Na última rodada, as escolhas são liberadas e cada um pode dançar conforme o seu animal predileto.
Coreografando: Criar coreografias de danças para crianças pode parecer complicado, mas contando com a ajuda delas, a atividade é mais simples do que parece. Envolva os pequenos em todo processo da brincadeira e juntos escolham uma música. Em seguida, é só deixar a criatividade fluir e criar passos que acompanhem a melodia. Se a música tiver letra, tudo fica ainda mais fácil já que basta pensar em gestos que correspondam ao que está sendo dito pelo cantor. Esta tarefa de dança para crianças é excelente para estimular a memória e a cooperação em equipe.
Dança da bexiga: Esta brincadeira esta entre as atividades de dança que divertem não apenas as crianças, mas também os adultos. Para o jogo, você vai precisar de bexigas ou laranjas, para que em duplas os participantes equilibrem o objeto entre suas cabeças, sem a ajuda das mãos. A dupla que conseguir dançar por mais tempo sem derrubar a bexiga ou laranja, ganha o jogo.
Seguindo a batida: Este jogo vai focar na percepção auditiva, coordenação motora e ritmo dos participantes. O objetivo é dançar e fazer movimentos seguindo a batida e a velocidade da música. Mais uma vez, não é uma competição, e sim uma atividade conjunta. Para tocar, você pode optar por músicas com batidas fortes, como o  maracatu, ou fazer a própria batida tocando um tambor ou outro instrumento de percussão. Ajude as crianças a perceberem como a velocidade da música aumenta e diminui, e varie também o volume para que eles alternem seus movimentos de acordo com a intensidade e o ritmo do som. 
1 – Dança das cadeiras: Ideal para fazer em sala de aula ou na reunião da garotada, a Dança das Cadeiras é divertida tanto para crianças quanto para os jovens adolescentes. Você só vai precisa de música, das cadeiras e do ânimo do pessoal! Ela é ideal para treinar a concentração e a coordenação motora. Afinal, ninguém quer ficar de pé quando a música parar, não é mesmo?
2 – Estátua: Outra brincadeira ideal para fazer em sala de aula ou na festinha do final de semana. Para essa brincadeira você só vai precisa de um celular com acesso a música ou um rádio! A brincadeira é bem simples: basta colocar a música para tocar e deixe que todos se divirtam dançando ao menos esperar, pause a música para que todos fiquem parados! Essa brincadeira é interessante pois exercita o equilíbrio e a habilidade de atenção mesmo tempo. Outra dica bem legal é bater foto das caras engraçadas e posições inusitadas que a garotada faz. Todos vão se divertir! [Imagem] 
3 – Dança da Laranja: O lugar ideal de fazer essa brincadeira que ativa a habilidade do trabalho em grupo é em um ambiente aberto. Você irá precisar de laranjas, ou pode ser pequenas bolinhas mesmo, e separar a turminha em duplas. Ao som da música, elas precisam dançar e segurar a laranja com a testa, sem usar as mãos para tocar umas nas outras ou na esfera. Essa atividade ajuda a desenvolver habilidades sociais, trabalhando juntas para manter a esfera no lugar com eficiência e agilidade.
Animais dançantes: Uma grande parte da dança é a representação. Uma grande parte da representação é a atuação. É importante incorporar brincadeiras de atuação cedo, para prevenir que tornem-se um grupo de dançarinos conformados e chatos. Uma das brincadeiras favoritas em salas de aula são as de animais dançantes. Comece explicando que no palco, frequentemente solicita-se que um dançarino haja como um animal enquanto dança sob dois pés, algo complicado quando pensa-se nos nossos amigos de quatro patas. Faça com que cada dançarino escolha um animal. Por exemplo, Maria escolhe um gato. Todo mundo deve imitar um gato. Então pergunte: "Você pode me mostrar como um gato agiria em dois pés?". Caso os dançarinos estejam presos, discuta o que isso pode significar: "Será que um gato se levantaria com uma boa postura ou ficaria debruçado? Ele moveria rapidamente ou lentamente? O que você acha que um gato faria? Mostre-me".
Brincadeiras de coreografia: Um dos obstáculos mais difíceis que os jovens dançarinos enfrentam, é a memória da dança. Ao invés de simplesmente dar um conjunto de passos para que lembrem-se, deixe que coreografem uma peça como um grupo. Faça com que cada dançarino escolha um ou dois passos em conjunto. João escolhe galopar e saltar, combinado com os giros de Emma. O resultado talvez não seja uma coreografia incrível, mas os alunos vão aprender a memorizar os passos rapidamente usando esta brincadeira simples. 
A barata diz que tem: A única coisa necessária para esta brincadeira é uma cópia da música "A barata diz que tem", tocá-la e instruir os alunos a marcharem em diferentes sentidos. Para frente, para trás, na ponta dos pés, para os lados, para cima, para baixo. Quando o cantor canta, "Hahaha, hohoho" interprete o que a baratinha está fazendo. Continue a marchar até a música acabar. Brincadeiras de dança como esta, ajudam a construir os músculos das pernas de um jovem dançarino de uma forma divertida, ao mesmo tempo incentivando as habilidades auditivas, de musicalidade e de atuação.

Continue navegando