Buscar

Ascese e o Capitalismo

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Izabella Palhano, 3 ano C
Ascese e o Capitalismo
a ética protestante e o espírito do capitalismo
 É uma obra produzida por Max Weber (1864-1920), considerado um dos fundadores do pensamento sociológico. Trata-se do seu livro mais lido e mais conhecido. Nele ele investiga a relação existente entre certa forma de conduta econômica e suas raízes religiosas.No Capitulo 2 ,é discutido o conceito de ascese e seus conceitos modificados ao passor do tempo.
Reforma Protestante 
 A Reforma Protestante promoveu uma grande transformação do pensamento religioso na Europa, bem como incitou grandes reviravoltas políticas associadas a essas transformações no campo religioso. Entre os principais representantes do protestantismo, estão Martinho Lutero e João Calvino.Martinho foi o primeiro membro da Igreja Católica a romper decididamente com essa instituição ao fixar as suas 95 teses na capela de Wittemberg, na Alemanha em 1517. Essas teses combatiam a prática da venda de indulgências (absolvição dos pecados ainda em vida, na Terra) por parte de alguns membros do clero. Lutero concebia que a aquisição de indulgências por parte do fiel não poderia lhe garantir a salvação eterna sem que fossem acompanhadas de penitências, isto é, o fiel não poderia considerar-se plenamente salvo apenas por uma simples absolvição de um sacerdote.
 Um dos personagens históricos mais intensamente afetados, do ponto de vista religioso e intelectual, pelas teses protestantes foi o francês João Calvino (1509-1564). Calvino tornou-se amplamente conhecido na França e Suíça a partir da década de 1530. Lá desenvolveu suas próprias teses protestantes, entre elas as prerrogativas da salvação pela fé e boas obras, bem como a questão da predestinação.
Ascese 
 Segundo conceitos religiosos a ascese é o conjunto de exercícios praticados no dia a dia tendo em vista um aperfeiçoamento espiritual ,entretanto ,com a influência do “espírito capitalista “ esse aperfeiçoamento está intrinsecamente ligado ao trabalho ,logo ao âmbito profissional.
 Weber aponta que o calvinismo desenvolveu o espírito capitalista e, por conseguinte, o capitalismo. Ao falar da ética capitalista, o autor se utiliza de um texto de Benjamin Franklin chamado Time is Money, em que o autor abarca o “Utilitarismo ético” que, em suma, critica o ócio, incentiva o acúmulo de bens e a poupança. Em um de seus trechos indica: “nunca se permita pensar que tem tudo de que precisa”.
 Posto isso, a ética utilitarista afirma que o indivíduo deve pagar suas contas em dia, não porque é o certo a se fazer, mas porque isso é crucial para que ele consiga novos empréstimos, atraindo mais dinheiro. 
 Com essa perspectiva do comportamento humano, é possível fazer uma análise de como a rotina dos indivíduos se tornou auto-exploradora. É certo que o proletariado oprimido descrito por Marx convive em situações complicadas de trabalho, condicionadas pelo sistema do capital.
 O ócio que antes fora considerado próspero ( Grécia Antiga), hoje é considerado como a perda da prosperidade. A expressão “tempo é dinheiro” define aquilo que a sociedade se tornou, dependente de sua própria ambição, viciada em aumentar progressivamente seus lucros, deixando de lado a própria qualidade de vida e os momentos essenciais de lazer.
 “ Uma das formas de viver a ascese é organizar bem o nosso tempo. Como pecamos pela perda de tempo! Muitas vezes gastamos horas com bobagens, a ascese de usar bem cada minuto exige disciplina e inteligência. Conheço pessoas, que simplesmente não sabem, o que fazer com o tempo livre.” ( Canção nova , 2018)
 Dessa forma ,usam a definição de ascese para cultivar o capitalismo e o trabalho , pois as igrejam pretendem ter o maior número de fiés com maiores riquezas . 
 
Fontes – Livrro “A ética protestante e o espírito capitalista ” De Max Weber
 Site “ Brasil Escola”

Outros materiais