Buscar

nova iorque geografia

Prévia do material em texto

TRABALHO DE GEOGRAFIA
NOME: GABRIELA RODRIGUES AUGUSTO N°21 SÉRIE: 3°A
Nova Iorque: centro financeiro dos Estados Unidos
DADOS E INFORMAÇÕES IMPORTANTES:
País que Pertence: Estados Unidos da América 
Data de Fundação: 1625 
Gentílico: novaiorquino 
População: 8,10 milhões de habitantes (2004) 
Área (em km²): 1.214 
Densidade Demográfica (habitantes por km²): 6.673
Administração: 51 distritos legislativos 
Principais Atividades Econômicas: finanças, comércio e serviços.
Rio Principal: rio Hudson
Temperatura média anual: 18 °C
Clima: temperado continental úmido
Índice Pluviométrico anual: 1.100 mm
PONTOS TURÍSTICOS E CULTURAIS
- Estátua da Liberdade
- Metropolitan Museum of Art
- Central Park
- Museu de Arte Moderna
- Museu Solomon R. Guggenheim
- Museu Americano de História Natural
- Sede da ONU (Organização das Nações Unidas)
- Catedral de São Patrício
- Orquestra Filarmônica de Nova Iorque
- Carnegie Hall
- Catedral Episcopal de São João
Estátua da Liberdade 
 
Estátua da Liberdade: cartão postal dos Estados Unidos
Principais características do monumento
A Estátua da Liberdade situa-se na entrada do porto de Nova Iorque (Estados Unidos), numa pequena ilha (ilha da Liberdade).
A estátua possui 46,5 metros de altura, pesando aproximadamente 160 toneladas.
Os Estados Unidos receberam este monumento de presente dos franceses, após os norte-americanos terem derrotado a Inglaterra numa batalha.
Chegou de navio, desmontada da França, sendo montada no local onde se encontra hoje.
Foi inaugurada em 28 de outubro de 1886.
A estátua e o fogo da tocha (sempre acesso), representam a liberdade do povo.
Foi projetada pelo escultor francês Frédéric Auguste Bartholdi.
A estrutura metálica da estátua foi projetada por Gustave Eiffel, engenheiro francês que foi o arquiteto responsável pela Torre Eiffel.
Em 2007, foi eleita como uma das Sete Novas Maravilhas do Mundo.
É considerada Patrimônio Mundial da Unesco.
É um dos pontos turísticos mais visitados dos Estados Unidos
O Estado de Nova York situa-se na região atlântica média dos Estados Unidos, a mais densamente povoada do país. No Estado se localiza a cidade de Nova York, uma das maiores cidades e maior centro financeiro e comercial do mundo. A capital do Estado de Nova York é Albany, uma cidade relativamente pequena se considerarmos o fato da mesma possuir menos de 100.000 habitantes.
Os primeiros colonizadores do Estado foram os holandeses, que chamaram a cidade de Nova York de Nova Amesterdã. Posteriormente, os ingleses conquistaram o território e mudaram o nome para o atual. Nova York é, sem dúvida, um dos mais importantes Estados da nação estadunidense. Com seus 19,4 milhões de habitantes, é o terceiro mais habitado do país, perdendo apenas para a Califórnia e para o Texas.
O Estado limita-se com o Lago Erie a oeste, com o Canadá ao norte, com o Oceano Atlântico ao sudeste, assim como os Estados de Vermont, Massachussets e Connecticut a leste e a Pensilvânia e Nova Jersey ao sul. O clima de Nova York é temperado, variando de cada região do Estado. Na cidade de Nova York, por exemplo, a média é de 23ºC no verão e -1ºC no inverno.
Embora seu PIB (822 bilhões de dólares; 2003) seja inferior ao do Estado da Califórnia, o Estado de Nova York é o mais importante centro econômico dos Estados Unidos. Provavelmente isso se dá em razão do mesmo ser o núcleo de uma megalópole que se estende desde Boston até Washington, DC. A cidade de Nova York é sede das maiores instituições financeiras e bolsas de valores do mundo.
Cerca de 84% da população do Estado vive nas cidades.
	 Geografia e História da cidade de Nova York
	
	
	
A cidade de Nova York (em inglês, "New York City") está localizada na costa leste atlântica dos Estados Unidos, na foz do Rio Hudson. A cidade compõe-se de cinco distritos separados por cursos d’água: Brooklyn e Queens, que ocupam a parte oeste da ilha de Long Island; as ilhas de Manhattan e de Staten Island; e o Bronx, ao norte, ligado ao continente. Vários distritos adjacentes, no próprio Estado de Nova York e no Estado de Nova Jersey, fazem parte da zona metropolitana.
A ilha de Manhattan, delimitada a oeste pelo Rio Hudson e a leste pelo Rio East, é a área mais turística e o centro financeiro e comercial da cidade. O plano urbano de Manhattan consiste basicamente de avenidas, que correm na direção norte-sul ou sul-norte, e ruas, que correm na direção leste-oeste ou oeste-leste. Tanto as ruas como as avenidas costumam ser numeradas (ex., Rua 46, Sexta Avenida) e as referências aos endereços nesta parte da cidade costumam incluir o cruzamento mais próximo (ex., número 1185 da Sexta Avenida, entre as Ruas 46 e 47 Oeste). A "Broadway" é uma via pública que corta a ilha diagonalmente na direção de norte a sul.
Manhattan é tradicionalmente dividida em bairros, da seguinte maneira aproximada:
Fundado em	1625
Prefeito:	Michael Bloomberg
Área:
- Cidade	1 214,4 km², 468,9 mi²
- Terra	785,5 km², 303,3 mi²
- Água	428,8 km², 165,6 mi² (35,31%)
- Urbanizada	8 683,2 km², 3 352,6 mi²
- Metrópole	17 405 km², 6 720 mi²
Altitude	27 m, 87 ft
Fuso horário	UTC -5/-4
População (2004)
- Cidade	8 104 079
- Densidade	10 316 hab/km², 26 720 hab/mi²
- Metrópole	18 709 802
Downtown (Centro) – abaixo da Rua 1; 
Village – entre as Ruas 1 e 14; dividido entre Greenwich Village (a oeste da Broadway) e East Village, a leste da Broadway; 
Chelsea – entre as Ruas 14 e 34; 
Midtown – entre as Ruas 34 e 59; 
Upper West Side – entre as Ruas 59 e 110, a oeste da Quinta Avenida; 
Upper East Side – entre as Ruas 59 e 110, a leste da Quinta Avenida; 
Harlem – entre as Ruas 110 e 145;
A área composta pelas ruas acima da 145 não possui designação especial. 
Antes da chegada dos europeus, a área onde está localizada atualmente a cidade de Nova York era ocupada por índios algonquinos. Em 1524, o explorador florentino Giovanni di Verrazano descobriu a baía de Nova York. Em 1609, o explorador inglês Henry Hudson subiu o rio que hoje tem o seu nome. Em 1625, a Companhia Holandesa das Índias Ocidentais comprou a ilha de Manhattan (segundo a tradição, por bugingangas equivalentes a 24 dólares) dos índios e estabeleceu a cidade de Nova Amsterdam ("New Amsterdam"), que foi capturada posteriormente pelos ingleses em 1664 e renomeada em homenagem ao Duque de York. A cidade de Nova York foi capital americana entre 1789 e 1790. Em meados do século XIX, a cidade tornou-se o maior porto de imigração do país, o que parcialmente explica a diversidade étnica atual.
Em 1898, o legislativo estadual criou a Grande Nova York, com os cinco distritos mencionados acima. Hoje, Nova York é a maior cidade dos EUA, com 8.008.278 habitantes (U.S. Bureau of the Census, 2000). A cidade é o maior centro financeiro mundial e um dos melhores lugares do planeta em termos de entretenimento e artes, recebendo anualmente mais de 38 milhões de visitantes (2000), inclusive brasileiros (foram 150.000, segundo dados de 1999, em 7º lugar na lista de nacionalidades que mais visitam a cidade). Nova York também é a sede da Organização das Nações Unidas. Veja mais dados abaixo:
População da cidade - 8.008.278 (2000) 
População da área metropolitana - 11.685.650 (2000) 
Superfície municipal - 946 km² 
Densidade demográfica - 8.465 pessoas por km² 
Altitude - Nível do mar.
Segundo algumas fontes, o termo "Big Apple" (ou "Grande Maçã"), apelido da cidade de Nova York, teria sido originalmente usado nos anos 20 e 30 por músicos de jazz que diziam haver "muitas maçãs na árvore do sucesso, mas quando se escolhe a cidade de Nova York você escolhe A grande maçã". Há outras versões, envolvendo desde clubes de jazz até corrida de cavalos.
Nova York
Nova York (estado), é um dos estados da zona atlântica media dos Estados Unidos; limita-se ao norte com as províncias canadenses de Ontário e Quebec; a leste com Vermont, Massachusetts e Connecticut; a sudoeste com o oceano Atlântico, ao sul com New Jersey e Pensilvânia eao oeste com Pensilvânia e Ontário. As cidades principais são Albany (a capital), Nova York, Buffalo, Rochester, Yonkers e Siracusa. A geografia de Nova York é muito diversificada e compreende sete regiões principais: as terras baixas do São Lourenço, as terras altas de Adirondack, as terras baixas dos grandes lagos orientais, o planalto dos Apalaches, as terras baixas de Hudson-Mohawk, as terras altas de Nova Inglaterra e a planície costeira atlântica. A bacia dos grandes lagos-São Lourenço drena a maior parte da água do centro e do oeste do estado. Além disso existem outros rios importantes como o Niagara (Ver Cataratas do Niagara), o Hudson, o Mohawk, o Allegheny, o Susquehanna e o Delaware. O clima de Nova York e continental úmido. Em torno de 53% de sua superfície está coberta por bosques. Entre as principais espécies arbóreas se encontram a bétula, o bordo de açúcar e bordo vermelho. Os recursos minerais mais importantes são: sal, cal, areia, cascalho, gás natural, petróleo, ferro, zinco e prata. A indústria de derivados lácteos é a principal ocupação agropecuária, embora a comercialização de carne bovina e de produtos suínos, ovinos e de aves domésticas constitua uma fonte de renda considerável. Os principais cultivos são cereais, batata inglesa e produtos hortifrutícolas. A madeira é utilizada sobretudo para fabricar móveis, na construção de edifícios e na produção de papel. Os indígenas que viviam no atual estado de Nova York se dividiam em dois grupos principais: os algonquinos do vale do Hudson e de Long Island e os iroqueses da área ocidental. A colonização européia só começou depois que Henry Hudson reclamou a área dos Países Baixos em 1609. Em 1776, converteu-se no estado de Nova York. Superfície, 141.089 km2; população (1990), 17.990.455 habitantes.
Nova Iorque, ou Nova York (em inglês: New York, formato também muito utilizado em português), é uma cidade localizada no Estado americano de Nova Iorque. Nova Iorque é a cidade mais populosa do país. Localizada no nordeste dos Estados Unidos, Nova Iorque é uma das cidades mais importantes e influentes do mundo, onde está localizado o principal centro financeiro mundial, bem como a sede da ONU.
Desde sua fundação, em 1625, Nova Iorque têm sido um dos principais destinos de imigrantes, vindos de todas as partes do mundo, que fizeram de Nova Iorque uma cidade altamente cosmopolita, e a uma das mais diversificadas etnicamente do mundo.
As empresas financeiras e comerciais que operam na cidade possuem um papel primário na economia dos Estados Unidos e do mundo. Os bancos e as bolsas de valores instaladas na cidade ajudam a financiar a maioria das empresas americanas. Nova Iorque é uma cidade que não pára no tempo. Várias empresas, shopping centers e outros estabelecimentos comerciais, bem como seu sistema de transporte público (ônibus e metrô) operam 24 horas por dia, 7 dias por semana. Isto fez com que a cidade fosse cognominada de The City That Never Sleeps (A Cidade Que Nunca Dorme).
Geografia
A cidade de Nova Iorque está localizada no extremo sul do Estado de Nova Iorque, no nordeste dos Estados Unidos. Nova Iorque localiza-se em um arquipélago, na foz do Rio Hudson, ocupando toda a ilha de Manhattan, bem com o oeste de Long Island. Apenas o distrito de Bronx está localizado no continente. As coordenadas geográficas de Nova Iorque são 40°47' Norte e 73°58' Oeste.
Região metropolitana
A região metropolitana de Nova Iorque possui cerca de 19,7 milhões, a qual inclui 26 condados nos Estados de Connecticut, Nova Iorque e Nova Jérsei (mais os cinco que constituem a cidade, elevando o número total de condados para 31), abrangendo uma grande zona da costa leste dos Estados Unidos.
Clima
Nova Iorque possui um clima temperado continental úmido, possuindo quatro estações bem definidas. Localizado perto de grandes massas de água, a temperatura na cidade tende a flutuar menos do que em áreas localizadas no interior do continente. O tempo em Nova Iorque é instável, porém, podendo baixas temperaturas e tempestades de neve ocorrerem perto do fim da primavera ou logo no início do outono.
Demografia
Os habitantes da cidade são chamados de "nova-iorquinos" (New Yorkers). A população da cidade representa diversas nacionalidades e etnias, que fazem de Nova Iorque a cidade mais multicultural do mundo. Nos primórdios de sua história, na década de 1650, Nova Iorque, então, Nova Amsterdão, possuía apenas mil habitantes. Mas mesmo assim, 18 idiomas diferentes eram falados no pequeno assentamento. Desde então, pessoas vindos das mais diversas partes do mundo trouxeram suas tradições, cultura, habilidades e estilos de vida para a cidade de Nova Iorque.
Desde 2001
Em 11 de setembro de 2001, nos Ataques de 11 de Setembro, ambas as torres do World Trade Center foram atingidas por dois Boeing 767, causando a completa demolição delas. O Pentágono também foi atingido por um 767 seqüestrado, bem como um quarto avião, também um 767, foi abatido pela Força Aérea dos Estados Unidos da América. Aproximadamente três mil pessoas morreram, no total. Após este atentado, o pior na história americana desde o Ataque japonês a Pearl Harbor, foi realizada a limpeza dos destroços na área onde ficava o World Trade Center, conhecida como Ground Zero. O Freedom Tower será construída em seu lugar. Sua inauguração está prevista para 2009, e será um dos prédios mais altos do mundo, possivelmente o mais alto do continente.
Os ataques de 11 de setembro causaram grande impacto na cidade. Problemas de saúde, resultante da formação de grande quantidade de poeira, quando as torres desabaram, causaram e ainda continuam a causar problemas respiratórios em vários habitantes da cidade. Inúmeras pessoas, especialmente crianças, foram afetadas por problemas psicológicos. Apesar destes efeitos negativos, o ataque também criou um senso de orgulho "nova-iorquino" entre os habitantes da cidade, e o medo de possíveis ataques terroristas caiu dramaticamente.
Educação
Nova Iorque possui o maior sistema de educação pública e privada de qualquer cidade dos Estados Unidos da América. O Conselho de Educação da Cidade de Nova Iorque controla um total de 960 escolas, que são responsáveis pela educação de mais de um milhão de estudantes.

Continue navegando