Buscar

PLANEJAMENTO DE CARREIRA E SUCESSO PROFISSIONAL aula 2

Prévia do material em texto

PLANEJAMENTO DE CARREIRA E SUCESSO PROFISSIONAL
2a aula
		
	 
	Lupa
	 
	 
	
Vídeo
	
PPT
	
MP3
	 
		Exercício: GST1798_EX_A2_201902538153_V1 
	19/04/2019 (Finaliz.)
	Aluno(a): LUIS CARLOS SOUFEN
	2019.1 EAD
	Disciplina: GST1798 - PLANEJAMENTO DE CARREIRA E SUCESSO PROFISSIONAL 
	201902538153
	
	 
	
	 1a Questão
	
	
	
	
	Analise as afirmativas e assinale a alternativa correta.
I- O aluno precisa "aprende a aprender"  e também precisa "saber fazer", que é a habilidade da aplicação do saber teórico no desenvolvimento de algo ou na resolução de problemas.
PORQUE
II - Teoria e prática são as duas faces da mesma moeda e uma não deve existir sem a outra.
		
	 
	As afirmativas I e II são verdadeiras e a segunda justifica a primeira
	
	As afirmativas I e II são verdadeiras e a segunda NÃO justifica a primeira
	
	A afirmativa I é verdadeira e a segunda falsa
	
	A afirmativa I é falsa e segunda verdadeira
	
	Ambas as afirmativas são falsas
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	 
	
	 2a Questão
	
	
	
	
	¿Aprender a aprender¿ é uma habilidade necessária na vida do estudante e do profissional. E isso só é possível se for entendido e praticado o conceito de aprendizagem, uma vez que o aluno precisa se organizar para aprender todos os dias. Diante deste contexto, assinale a alternativa que apresenta o conceito CORRETO de APRENDIZAGEM:
		
	
	Diz respeito às potencialidades que cada pessoa pode apresentar ao longo da vida. Foi amplamente estudada por Maslow, responsável pela principal teoria da aprendizagem, na qual, cada indivíduo tem a sua capacidade de captar o conhecimento.
	
	Diz respeito à capacidade de compreender. E, a partir disso, de resolver problemas e de abstrair ideias. Ela pode ser concreta e abstrata.
	
	Diz respeito ao uso correto da procrastinação, como componente chave para a seleção adequada de informações, de acordo com o interesse de cada um.
	
	Diz respeito unicamente à capacidade de alfabetização de um indivíduo e à resolução de problemas.
	 
	Diz respeito ao processo contínuo em que os conteúdos vão se sobrepondo de forma equilibrada como se fossem camadas de uma construção. Estão envolvidos aspectos cognitivos (atenção, memória...) e ambientais.
	
Explicação: A alternativa A, sobre Maslow, apresenta ideia sobre motivação e não sobre aprendizagem, estando, portanto, errada. A alternativa B apresenta a ideia de procrastinação, estando também falsa para este enunciado. Letra C indica o conceito de inteligência, estando também falsa. A Letra E, por fim, apresenta um conceito equivocado e retrógrado. Portanto, a alternativa D é a correta.
	
	
	 
	
	 3a Questão
	
	
	
	
	Em pesquisa divulgada pelo Inep somente 17% dos alunos que terminam o ensino fundamental tem domínio de matemática. Este dado é preocupante, pois:
		
	
	o aluno fará estudos complementares e cursos extras para suprir a sua deficiência.
	
	o aluno escolherá cursos mais simples e que não exijam raciocínio lógico;
	 
	o aluno terá dificuldades no ensino médio e consequentemente em sua vida profissional;
	
	o aluno não seguirá com seus estudos em decorrência de sua dificuldade;
	
	o aluno usará artifícios como computadores e máquinas como calculadoras;
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	 
	
	 4a Questão
	
	
	
	
	Sabemos que em cada indivíduo estão ativos os estilos de aprendizagem, mas sempre um deles sobressai mais na pessoa. Assinale a opção que se refere aos estilos de aprendizagem.
		
	 
	Visual, auditivo e cinestésico.
	
	Subjetivo, auditivo e visual.
	
	Auditivo, palatável e visual.
	
	Palatável, auditivo e cinestésico.
	
	Cinestésico, subjetivo e palatável.
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	 
	
	 5a Questão
	
	
	
	
	O estilo de aprendizagem que se vale dos sentidos para reter as informações, identificando pelo tato, procurando sem olhar e sendo mais atraído por dinâmicas e atividades práticas é denominado:
		
	
	Auditivo
	
	Olfativo
	
	Tátil
	 
	cinestésicos
	
	Visual
	
Explicação:
Para estes alunos, não basta apenas ler ou ouvir as explicações do professor.Leia em voz alta, caminhando, ou converse sobre o conteúdo com um colega de forma dinâmica, com movimento (um fala uma parte, outro complementa);
¿ Tente realizar atividades práticas que remetam ao conteúdo;
¿ Use outros locais para leitura/estudo além dos que você normalmente usa;
¿ Trate o conteúdo de forma dinâmica: leia, escreva, fale, gesticule, explique para você mesmo na frente do espelho.
	
	
	 
	
	 6a Questão
	
	
	
	
	O estabelecimento de metas realizáveis constitui caminho possível à realização de sonhos e objetivos de vida. Entre essas metas estão as profissionais. Assinale entre as alternativas a seguir aquela de descreve uma meta profissional.
		
	
	estabelecimento de metas precisas e realizáveis que venham a permitir uma adequada condição de vida pessoal e familiar
	
	garantir recursos suficientes ao cumprimento dos compromissos de rotina, como aqueles relacionados à moradia, alimentação, recreação e saúde
	
	planejar o orçamento pessoal ou familiar a fim de poder fazer frente aos custos necessários à realização de investimentos numa boa formação profissional
	
	aquisição de bens necessários a uma vida segura e confortável, de modo a permitir a conquista de uma condição próxima à felicidade pessoal
	 
	alcançar uma promoção no emprego ou em conformidade com a formação profissional conquistada
	
Explicação:
A definição pessoal de metas para realização de objetivos mais gerais na vida de uma pessoa, para alcance dos sonhos pessoais nos vários campos da existência, faz parte do esforço de organização que se deve realizar para o êxito individual. Particularmente para aqueles que se encontram em busca da formação universitária, definir algumas metas, como a acadêmica, profissional e financeira constitui recurso organizativo potencializador.
A meta acadêmica está, naturalmente, relacionadas ao cumprimento das exigências de ordem estudantil-institucional, que devem, preferencialmente, levar à conquista do diploma universitário com o melhor desempenho possível. Quanto melhor for o desempenho acadêmico, melhores serão as chances de realização profissional, inclusive e particularmente a conquista de um posicionamento valorizado no mercado de trabalho, particularmente em âmbito corporativo. Ou seja, a meta profissional, que se inicia pela conquista de um bom emprego, que se completa pelo cargo ou ocupação proporcional à boa formação, resulta em remuneração compatível.
O estabelecimento de meta financeira está relacionado à condição material necessária ao cumprimento das responsabilidades de sustento pessoal, eventualmente familiar, em período de investimento nos estudos: mensalidades, materiais didáticos, locomoção, etc. Sendo uma fase que antecede à entrada no mercado de trabalho, ou que se realiza simultaneamente a ela, portanto sem a plena capacitação, que o curso universitário trará, os esforços para manutenção pessoal e investimento na formação exigirão sacrifício e capacidade de organização. Nesse sentido, ser capaz de ordenar o orçamento de modo a manter os compromissos, muitas vezes exigirá espírito de renúncia, abrir mão de alguns hábitos e respectivos gastos, em nome da conquista de um objetivo maior, de um futuro melhor.
	
	
	 
	
	 7a Questão
	
	
	
	
	Em relação a gestão da carreira e da vida do estudante, a empregabilidade está diretamente liga à criação de melhores oportunidades, pois quanto mais conhecimento tivermos, maiores serão as chances de sermos absorvidos por estemercado.
Portanto, marque a opção que corrobora com esta afirmação acima:
		
	
	Possuir nível fundamental e médio, pois mesmo que o indivíduo não tenha domínio de línguas estrangeiras, com tal conhecimento poderá,  portanto, garantir sua permanência no Mercado.
	 
	Possuir nível superior, Pós-Graduação, Mestrado, Doutorado, estudar ao menos duas línguas estrangeiras. Quanto mais conhecimento, mais podemos oferecer capital intelectual e, portanto, garantir nossa permanência no Mercado.
	
	Possuir nível fundamental, pois Pós-Graduação, Mestrado, Doutorado, até atrapalha no momento de pleitear uma vaga no mercado de trabalho.
	
	Possuir nível superior de graduação,  apenas. Aqui, no Brasil,  as empresas não se interessam por profissionais com Pós-Graduação, Mestrado, Doutorado. Quanto mais conhecimento, mais podemos nos afastar com tal capital intelectual do Mercado profissional.
	
	Possuir uma boa comunicação e boa aparência apenas.
	
Explicação:
Possuir nível superior, Pós-Graduação, Mestrado, Doutorado, estudar ao menos duas línguas estrangeiras. Quanto mais conhecimento, mais podemos oferecer capital intelectual e, portanto, garantir nossa permanência no Mercado.
As demais opções menosprezam a busca pelo conhecimento.
	
	
	 
	
	 8a Questão
	
	
	
	
	Qual estilo e tipo de inteligência abaixo podem ser considerados visuais?
		
	
	Tente realizar atividades práticas que remetam ao conteúdo; Use outros locais para leitura/estudo além dos que você normalmente usa; Trate o conteúdo de forma dinâmica: leia, escreva, fale, gesticule, explique para você mesmo na frente do espelho.
	 
	Vale-se da visão para obter e reter informações. Atenta para formas, detalhes, lembra rostos e não nomes, lê mapas e fluxos facilmente. Estude por intermédio de recursos visuais (vídeos, fluxos, diagramas et c.).
	
	Vale-se dos sentidos para obter e reter informações. Identifica pelo tato, procura sem olhar, é mais atento a dinâmica e atividades práticas. Leia em voz alta, caminhando, ou converse sobre o conteúdo com um colega de forma dinâmica, com movimento (um fala uma parte, outro complementa).
	
	Leia textos em voz alta; Preste atenção na fala do professor, só escreva quando ele não estiver falando; Grave palestras, aulas etc.; Grave resumos e os escute antes das avaliações; Converse sobre o conteúdo com seus colegas.
	
	Grave resumos e os escute antes das avaliações; Atenta para formas, detalhes, lembra rostos e não nomes, lê mapas e fluxos facilmente.
	
Explicação:
VISUAL - vale-se da visão para obter e reter informações. Atenta para formas, detalhes, lembra rostos e não nomes, lê mapas e fluxos facilmente. Estude por intermédio de recursos visuais (vídeos, fluxos, diagramas et c.); Faça resumos, anotações, sublinhe partes do texto, reescreva conceitos mais complexos, destaque palavras mais importantes; Acrescente bilhetes, notas, post-it ao material de estudo.

Continue navegando