Buscar

CASOS CLINICOS PROF LUIZ

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

UNIVERSIDADE POSITIVO
Aluna: Isabela de Oliveira Segui
CASO 1
Rosa tem 60 anos, é viúva, tem 2 filhos casados e mora sozinha. Esteve na US Portela para uma avaliação pois tem apresentado os seguintes sintomas; sede excessiva, cansaço sem razão aparente, vontade frequente e não usual de urinar, especialmente durante a noite, perda de peso sem razão aparente, visão turva, infecções constantes na gengiva (gengivite) e/ou na pele. Passou pela recepção e foi agendado uma consulta com a Enfª Nathalia.
No caso descrito acima como você organizaria o cuidado desta usuária na US Salgueiro? 
R: Diabete Mellitus 
- Orientação nutricional adequada,
- Usar insulina ou outros medicamentos,
- Atividade física
CASO 2
Jorge tem 33 anos, mora com a esposa e a filha de 3 anos. Foi até a US Portela pois está com uma queixa de tosse a três semanas com secreção, perda de peso, sudorese noturna e febre. Foi agendado uma consulta com a Enfª Larissa para avaliação do usuário. 
A partir dos sintomas descritos acima qual a sua conduta frente a esse caso e como você organizaria o cuidado deste usuário na US Salgueiro? 
R: Tuberculose, 
-É uma bactéria
-Ocorre pela via respiratória
-É feita uma ficha epidemiológica
-Pode ser parcialmente evitada com vacina
- Requer um diagnóstico médico
-O tratamento é feito com auxílio médico
-Sempre requer exames laboratoriais ou de imagem
-Médio prazo: resolve-se em questão de meses
CASO 3
Jaqueline tem 20 anos e deu entrada na US Portela devido a um ataque de caso. O cão havia sido atropelado e ela foi ajuda-lo, neste momento ele mordeu a sua mão e causou um corte de uns 4 cm. O cão morreu, porém, o dono foi localizado e segundo o dono tinha as vacinas em dia não apresentava mudança de comportamento. A recepção encaminhou a usuária para ser avaliada pela Enfª Maria Eduarda.
Qual a sua conduta perante esse caso?
R: Raiva
- Vírus
- De animal-animal-humano
- Usado soro/ vacina
- 10 dias é o tempo máximo da evolução da doença ate a aparição do vírus 
CASO 4
Julia chegou na US Portela as 19:30h, pois refere ter sido picada por um inseto e necessita de uma avaliação. A paciente foi posta na agenda da Enfº Vera para avaliação. Durante a consulta de enfermagem, na inspeção constatou-se que a picada foi na região interna do 1/3 medio da coxa D e o aspecto da lesão é o seguinte: eritema, prurido, bolha de conteúdo seroso com enduração e dor de pequena intensidade.
Essa picada pode ser característica de que inseto e qual a sua conduta como enfermeiro neste caso?
R: Aranha Marrom
-Hemorragia
- Loxoceles Leve – corticoide 
- Loxocelismo Moderada
 Grave – soro 36h 
CASO 5
Roberto tem 1 ano e três meses, e foi levado até a US Portela pela mãe, pois estava febril, irritado e choro persistente com inicio nas 36 horas. Além de apresentar na região do 1/3 médio do vasto lateral da coxa direita com os seguintes sinais: vermelhidão, calor, endurecimento e edema, acompanhados de dor, pouco intensos e restritos ao local. Foi encaminhado para consulta de enfermagem com a Enfª Michelle.
Durante a consulta no que a enfermeira deve estar atento e qual a conduta a ser tomada?
R: Reação vacinal 
- Ficha de administração 
- Protocolo de vacinação 
CASO 6
Carla tem 1 ano e 2 meses e foi levada por sua avó até a US Portela para avaliação pois estava há 7 dias com o seguinte quadro: febre, acompanhada de tosse produtiva, coriza, conjuntivite e fotofobia. Segundo a avó, surgiram umas bolinhas vermelhas na pele e está prostrada. A recepção encaminhou para consulta de enfermagem com a Enfª Ana Carolina. 
Durante a consulta no que deve estar atento o enfermeiro e qual conduta a ser tomada? 
R: Sarampo
-Vírus - FE
-Vacina- principal forma de prevenção - MS 
- Bloqueio
-Evolução

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando