Buscar

apol 2

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Questão 1/5 - Epistemologia Genética
Observe a situação apresentada:
Julia tem sete anos, é uma criança alegre que gosta de histórias de faz de conta. Ela está no segundo ano do Ensino Fundamental e tem preferência pelas aulas de matemática. A tia de Julia fez uma experiência com a sobrinha e deu dois copos idênticos com suco, depois transferiu o líquido de um dos copos para outro, mais fino porém mais alto, e perguntou para Julia em qual copo havia mais suco. A resposta da criança foi que nos dois copos havia a mesma quantidade de suco.
Fonte: Texto elaborado pelo autor desta questão.
Considerando a resposta de Julia e os conteúdos do livro-base Epistemologia genética, o período de desenvolvimento em que Julia se encontra é o:
Nota: 20.0
	
	A
	Período operatório formal.
	
	B
	Período pré-operatório.
	
	C
	Período sensório-motor.
	
	D
	Período pré-operatório concreto.
	
	E
	Período operatório concreto.
Você acertou!
Comentário: Esta é a afirmativa correta porque, conforme o livro-base, no período operatório concreto, a criança percebe no conjunto se algo foi acrescentado ou retirado, se há compensação pela altura ou largura e se há reversibilidade por inversão: “Tomando como exemplo o transvasamento das pérolas citado na seção anterior, que trata do período pré-operatório, observa-se que a criança desse período percebe a conservação do conjunto e apresenta três argumentos: l) nada foi acrescentado ou retirado (operação idêntica); 2) a largura do novo copo é compensada pela altura (reversibilidade por reciprocidade das relações); 3) a operação da passagem das pérolas do recipiente A para B pode ser corrigida pela operação inversa (reversibilidade por inversão) (Piaget, 1958; 1971)”  (livro-base, p. 66).
Questão 2/5 - Epistemologia Genética
Leia o fragmento de texto:
“O professor para educar deve tornar-se educando de seu educando, ambos aprendendo juntos numa relação dinâmica, na qual a prática, orientada pela teoria, reorienta essa teoria, em um processo de constante aperfeiçoamento. A educação não deveria reprimir, modelar e instruir apenas, mas fazer com que o aluno se emancipe”.
Após esta avaliação, caso queira visualizar a imagem no site original, ela está disponível em: Pinto, A.C.C. et al. Jogos educativos como ferramenta didática e facilitadora na aprendizagem do aluno em sala de aula.  http://propi.ifto.edu.br/ocs/index.php/connepi/vii/paper/viewFile/4484/983. Acesso em: 11 jul. 2019.
Considerando o fragmento de texto e o livro-base Epistemologia Genética, a prática orientada refere-se à:
Nota: 20.0
	
	A
	responsabilidade total do professor no ensino.
	
	B
	responsabilidade total do aluno no aprendizado.
	
	C
	responsabilidade compartilhada entre aluno e escola.
	
	D
	responsabilidade compartilhada entre escola e professor.
	
	E
	responsabilidade compartilhada entre professor e aluno.
Você acertou!
Comentário: Esta é a afirmativa correta porque, conforme o livro-base, a prática orientada é desenvolvida quando aluno e professor partilham a responsabilidade na tarefa escolar: “Salientamos que, ao considerar a proporção da responsabilidade referente à realização de uma tarefa escolar, é possível pensar em duas situações: responsabilidade total do professor — o que se denomina ensino, modelagem ou demonstração; responsabilidade total do aluno — o que se denomina prática ou aplicação. No entanto, entre esses extremos, há uma terceira situação: responsabilidade compartilhada por professor e aluno — o que se denomina prática orientada” (livro-base, p. 177).
Questão 3/5 - Epistemologia Genética
Leia o diálogo a seguir:
“Mulher – Nós vamos jogar um jogo com as bolachas, e nós vamos compartilhá-las, ok?
(A mulher dá uma bolacha à criança e duas para si)
Mulher – Você acha que a divisão está justa?
Criança – Não.
Mulher –  Por que não?
Criança – Você tem duas e eu tenho uma.
(A mulher quebra a bolacha da criança em duas)
Mulher – E agora, está justo?
Criança – Sim.
Mulher – Por que agora está justo?
Criança – Por que agora nós duas temos duas bolachas”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: LABORATÓRIO DE EDUCAÇÃO. Estágios de desenvolvimento de Jean Piaget. <https://labedu.org.br/estagios-de-desenvolvimento-de-jean-piaget/>. Acesso em 25 jun. 2019.
O diálogo acima ocorre entre uma mulher e uma criança de 8 anos. De acordo com o diálogo e o livro-base Epistemologia genética, é correto afirmar que a criança desenvolveu o raciocínio acima porque:
Nota: 20.0
	
	A
	na fase pré-operatória, a criança utiliza a lógica como forma de resolver problemas.
	
	B
	na fase operatória concreta, a criança ainda não tem a lógica desenvolvida e usa a memória como forma de resolver problemas.
	
	C
	na fase sensório-motora, a criança desenvolve a intuição como forma de suprimir a lógica que ainda não foi desenvolvida.
	
	D
	na fase operatório concreta, a criança utiliza a observação e memória para resolver seus problemas.
	
	E
	na fase pré-operatória, a criança ainda não tem a lógica completamente desenvolvida, utilizando a intuição para resolver problemas.
Você acertou!
Comentário: Esta é a afirmativa correta porque, conforme o livro-base: “Nesse período, a inteligência da criança permanece numa pré-lógica, sendo a falta de lógica suprida pelo mecanismo da intuição. Isso significa que, diante de um problema prático em um brinquedo ou um jogo, as respostas da criança se apoiam nas configurações perceptivas ou nos tateios empíricos da ação” (livro-base, p. 62).
Questão 4/5 - Epistemologia Genética
Considere o extrato de texto:
“As crianças mais novas jogam sem regras, seu desenvolvimento com o jogo de bolinha de gude é, em essência, um exercício sensório-motor. [...] Com crianças de 7 anos e mais, o jogo em grupo adquire caráter social. Joga-se competitivamente, as crianças policiam-se reciprocamente, para que ninguém viole as regras. [...] As crianças do seguinte grupo etário debatem entre si os casos de conflito e se direcionam para uma conciliação em torno das regras controversas”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: KESSELRING, T. Jean Piaget. Caxias do Sul, RS: Educs, 2008. p. 153,154
Conforme o extrato de texto e o livro-base Epistemologia Genética sobre as formas como as crianças relacionam-se com as regras entendidas em cada fase, relacione as fases abaixo às formas de compreendê-las:
1.  Fase de anomia
2.  Fase de heteronomia
3.  Fase de autonomia moral
(  ) As regras são reconhecidas pela criança como absolutas e imutáveis.
(  ) As regras não são um conceito já desenvolvido na criança.
(  ) As regras são estabelecidas a partir de um consenso social.
Agora, marque a sequência correta:
Nota: 20.0
	
	A
	2 – 3 – 1
	
	B
	1 – 2 – 3
	
	C
	2 – 1 – 3
Você acertou!
Comentário: Esta é a sequência correta porque: “[1] Na fase de anomia, a criança está fora do universo moral e não tematiza a moral em seu dia a dia. [2] Na fase de heteronomia, a criança percebe as regras como absolutas e imutáveis, como se tivessem origem divina. Isto é, ela julga a ação como boa ou não com base nas consequências dos atos, e não nas intenções do autor da ação (Fini, 1991). Nesse sentido, tende a considerar que sempre que alguém é punido, é porque deve ter feito algo de errado, assumindo uma conexão entre a punição e o erro. Uma criança de 6 anos dirá, provavelmente, que alguém que quebrou dez copos acidentalmente é mais culpado do que alguém que quebrou um copo de propósito (Fini, 1991).
Na fase da autonomia moral, o propósito e as consequências das regras são consideradas pela criança, e a obrigação é baseada na reciprocidade. A criança se caracteriza pela moral da igualdade ou de reciprocidade, percebendo as regras como estabelecidas e mantidas pelo consenso social. Nesse sentido, Piaget constatou que, por volta dos 10 anos, ela passa a perceber a regra como o resultado de
uma livre decisão digna de respeito, a qual pode ser modificada, desde que seja mutuamente consentido (Fini, 1991)” (livro-base, p. 183)
	
	D
	3 – 2 – 1
	
	E
	1 – 3 – 2
Questão 5/5 - Epistemologia Genética
Leia o trecho de reportagem:
“A autonomia deve ser cultivada pela existência toda. [...] Enquanto as informações decoradas podem ser esquecidas, a inquietação intelectual e o prazer pelo saber, quando incorporados, fazem parte do indivíduo”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: AMÍLCAR, Heitor. A revolução de Piaget, 31 jul. 1996, Superinteressante. https://super.abril.com.br/cultura/a-revolucao-de-piaget/. Acesso em: 25 jun. 2019.
O construtivismo de Piaget emprega a metáfora do andaime para pensar a relação do professor com o aluno. Considerando a reportagem e o livro-base Epistemologia Genética e com base nas teorias de Piaget, o professor auxilia o aluno nesse processo ao:
Nota: 20.0
	
	A
	disponibilizar modelos prontos de aprendizagem.
	
	B
	recompensar os alunos mais inteligentes.
	
	C
	atrair o interesse do aluno; dividir as tarefas em passos, simplificando-os; controlar a frustração do aluno durante as resoluções.
Você acertou!
Comentário: Esta é a afirmativa correta porque, conforme o livro-base, o professor oferece ajuda ao “atrair o interesse do aluno para a atividade, simplificar a tarefa em passos e subpassos, oferecer um modelo idealizado das ações a serem concretizadas, indicar discrepâncias críticas entre a atuação do aluno e esse modelo, controlar a frustração e o risco do processo de resolução da tarefa” (livro-base, p. 175).
	
	D
	reforçar a dependência dos alunos na relação com o professor.
	
	E
	oferecer modelos prontos de aprendizagem.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais