Buscar

APANHADÃO DA APOL

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

APANHADÃO DA APOL: EPISTEMOLOGIA GENÉTICA
1. “As crianças mais novas jogam sem regras, seu desenvolvimento com o jogo de bolinha de gude é, em essência, um exercício sensório-motor [...] Com crianças de 7 anos e mais, o jogo em grupo adquire caráter social. Joga-se competitivamente, as crianças policiam-se reciprocamente, para que ninguém viole as regras [...]. as crianças do seguinte grupo etário debatem entre si os casos de conflito e se direcionam para uma conciliação em torno das regras controversas”.
Conforme o extrato de texto e o livro-base Epistemologia Genética sobre as formas como as crianças relacionam-se com as regras entendidas em cada fase, relacione as fases abaixo às formas de compreendê-las:
1 Fase de anomia
2 Fase de heteronomia
3 Fase de autonomia moral
( ) As regras são reconhecidas pela criança como absolutas e imutáveis
( ) As regras não são um conceito já desenvolvido na criança
( ) As regras são estabelecidas a partir de um consenso social
Agora, marque a sequencia correta:
C) 2-1-3
2. Analise a seguinte afirmação:
“Entende-se então, que todo ser humano nasce com a capacidade de adaptar-se ao meio e de assimilar e acomodar os objetos externos em sua estrutura cognitiva na busca de um equilíbrio o que permite seu desenvolvimento a partir da evolução de sua inteligência”.
A partir da afirmação acima e do livro-base Epistemologia Genética, relacione cada condição à explicação apresentada:
1. Condições de Equilíbrio
2. Condições das Estruturas
( ) O pensamento passa de estados menos para mais equilibrados.
( ) Esta condição depende de três fatores para ocorrer: maturação do sistema nervoso, experiência adquirida em função do meio físico e ação do meio social.
( ) Um dos fatores que influencia esta condição se refere às estruturas disponíveis pela inteligência para que a mudança ocorra.
Agora, selecione a alternativa que apresenta a sequencia correta:
A) 1- 2- 1
3. Considere a citação abaixo:
“A seriação consiste numa operação em que há ordenação ou disposição dos elementos em ordem crescente ou decrescente. (...). Segundo Piaget, a criança passa por algumas etapas evolutivas até alcançar a seriação operatória”.
A prova de seriação é uma importante prova piagetiana. A partir da citação acima e do livro-base Epistemologia Genética, é correto afirmar que o principal objetivo desta prova é:
D) Observar se o sujeito utiliza um método operativo para ordenar diferenças.
4. Atente para o excerto de texto:
“Na visão piagetiana, a criança constrói o conhecimento e o julgamento moral nas relações que estabelece com os outros. Os objetivos educacionais na escola ou na família devem priorizar esse aspecto do desenvolvimento infantil”.
Considerando o excerto de texto e o livro-base Epistemologia Genética, a Teoria do Juízo Moral de Piaget auxilia o educador a:
D) Entender que há determinadas formas de lidar com crianças de diferentes faixas etárias.
5. Leia o extrato de texto:
“A entrevista clínica consiste em uma conversa aberta com o sujeito, na qual se procuram seguir suas ideias e explicações sobre um determinado tema. Pesquisas sobre moralidade podem valer-se desse tipo de metodologia. O entrevistador intervém, sistematicamente, e conduz suas perguntas de modo a tentar esclarecer o que o sujeito diz”.
A partir do estrato de texto e do livro-base Epistemologia Genética, relacione cada método clínico piagetiano aos seus respectivos objetivos:
1. Pergunta exploratória.
2. Pergunta justificativa.
3. Pergunta contra-argumentativa.
( ) Tem como objetivo saber o ponto de vista e a legitimidade das ideias do investigador
( ) Tem como objetivo aflorar a estrutura do sujeito.
( ) Tem como objetivo verificar se as respostas são variáveis ou não.
A) 2- 1- 3.
6. Lei a seguinte passagem de texto:
“Para a preparação do exame é necessário conhecimento prévio da situação-problema pela qual será realizado, de forma a melhor organiza o ambiente. (...). Deve-se ter um roteiro como auxilio e não como um procedimento padrão”.
As provas piagetiana podem auxiliar o trabalho do psicopedagogo. A partir do livro-base Epistemologia Genética, o profissional ao utilizar as provas deve:
E) Preparar bem o material que será utilizado, preferencialmente realizando primeiro um estudo-piloto.
7. Piaget, elaborou dois modelos de provas operatórias que se tornaram instrumentos muito utilizados nas avaliações psicopedagogicas para o reconhecimento das noções de classificação: Mudança de Critério (dicotomia) e Quantificação de inclusão de classes. Com base no conteúdo apresentado na Rota 5, da disciplina Epistemologia Genética, analise as afirmações a seguir. Na sequência, assinale V para verdadeira e F para as falsas:
I. ( ) Nas Provas de mudança de critério a criança deve separar e reagrupar os objetos conforme as orientações do mediador.
II. ( ) Nas provas de quantificação de classes incluem a contagem de objetos e a separação das partes do total de objetos.
III. ( ) As provas de mudança de critério são aplicadas para diagnosticar dificuldades em realizar seriações numéricas.
IV. ( ) As provas de quantificação de classes é um instrumento utilizado principalmente nas provas de conservação de massa e volume.
Agora, marque a alternativa que contem a sequência correta:
B) V- V- F- F.
8. Piaget deixou mais de 50 livros e inúmeros artigos como um grande legado tanto para a área de educação quanto para os estudos em psicologia que investigam processos de desenvolvimento humano. Das obras elencadas no quadro da Rota de Aprendizagem, uma delas faz uma abordagem mais profunda sobre conceitos educacionais e sobre o Construtivismo. Trata-se da obra:
A) Para onde vai a educação?
9. O conteúdo apresentado na Rota 5, da disciplina Epistemologia Genética, trata da aquisição do conhecimento a partir das experiências físicas e experiências lógicas. Piaget estabeleceu três tipos de conhecimento que podem ser apropriados pelos sujeitos. Sendo assim, relacione cada tipo de conhecimento ao seu respectivo conceito:
1. Conhecimento físico.
2. Conhecimento social.
3. Conhecimento lógico.
( ) Ocorre quando se estabelece relações por meio da abstração reflexiva.
( ) É assimilado por meio da percepção e das experiências empíricas sobre os objetos.
( ) Envolve regras sociais, valores e oralidade.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
A) 3- 2- 1.
10. Observe a situação apresentada:
“Júlia tem sete anos, é uma criança alegre que gosta de histórias de faz de conta. Ela está no segundo ano do Ensino Fundamental e tem preferencia pelas aulas de matemática. A tia de Júlia fez uma experiência com a sobrinha e deu dois copos idênticos com suo, depois transferiu o líquido de um dos copos para outro, mais fino porém mais alto, e perguntou para Júlia em qual copo havia mais suco. A resposta da criança foi que nos dois copos havia a mesma quantidade de suco. 
Considerando a resposta de Júlia e os conteúdos do livro-base Epistemologia Genética, o período de desenvolvimento em que Júlia se encontra é o:
E) Período operatório-concreto.
11. Leia o trecho de reportagem:
“A autonomia deve ser cultivada pela existência toda. [...] Enquanto as informações decoradas podem ser esquecidas, a inquietação intelectual e o prazer pelo saber, quando incorporados, fazem parte do individuo”. 
O construtivismo de Piaget emprega a metáfora do andaime para pensar a relação do professor com o aluno. Considerando a reportagem e o livro-base Epistemologia Genética e com base nas teorias de Piaget, o professor auxilia o aluno nesse processo ao:
C) Atrair o interesse do aluno; dividir as tarefas em passos, simplificando-os; controlar a frustração do aluno durante as resoluções.
12. Leia o fragmento de texto:
“O professor para educar deve tornar-se educando de seu educando, ambos aprendendo juntos numa relação dinâmica, na qual a pratica, orientada pela teoria, reorienta essa teoria, em um processo de constante aperfeiçoamento. A educação não deveria reprimir, modelar e instruir apenas, mas fazer com que o aluno se emancipe”.
Considerando o fragmentode texto e o livro base Epistemologia Genética, a pratica orientada refere-se à:
E) Responsabilidade compartilhada entre professor e aluno.
13. Leia o diálogo a seguir:
“Mulher- Nós vamos jogar um jogo com as bolachas, e nós vamos compartilhá-las ok? (A mulher dá uma bolacha à criança e duas para si).
Mulher- Você acha que a criança que a divisão está justa?
Criança- Não.
Mulher- Por que não?
Criança- Você tem duas e eu tenho um. (A mulher quebra a bolacha da criança em duas).
Mulher- E agora, está justo?
Criança- Sim.
Mulher- Por que agora está justo?
Criança- Por que agora nós duas temos duas bolachas”.
O diálogo acima ocorre entre uma mulher e uma criança de 8 anos. De acordo com o diálogo e o livro-base Epistemologia Genética, é correto afirmar que a criança desenvolveu o raciocínio acima porque:
E) Na fase pré-operatória, a criança ainda não tem a lógica completamente desenvolvida, utilizando a intuição para resolver problemas.
14. Leia a seguinte citação:
“A Epistemologia Genética proposta é essencialmente baseada na inteligência e na construção do conhecimento e visa responder à questão não só de como os indivíduos, sozinhos ou em conjunto, constroem conhecimentos, mas também por quais processos e por que etapas eles conseguem fazer isso“.
Conforme a citação acima e os conteúdos do livro-base Epistemologia genética, é correto afirmar que segundo a teoria Construtivista:
A) O conhecimento procede da interação entre sujeito e objeto.
15. Leia a passagem de texto:
“De uma forma geral, todos os indivíduos vivenciam essas 4 fazes na mesma sequencia, porém o inicio e o término de cada uma delas pode sofrer variações em função das características da estrutura biológica de cada individuo e da riqueza (ou não) dos estímulos proporcionados pelo meio ambiente em que ele estiver inserido”.
Considerando a passagem de texto e os conteúdos do livro-base Epistemologia genética sobre os estágios de desenvolvimento, relacione cada um de seus períodos às duas respectivas características:
Período sensório-motor
Período pré-operatório
Período operatório concreto
Período operatório formal
( ) Este período é dividido em duas fases, a de pensamento pré-conceitual e a do pensamento intuitivo.
( ) Este período tem como conceito principal a operação, que é uma ação interiorizada e reversível.
( ) Neste período o real e o possível tem seus sentidos invertidos.
( ) Neste período inicia a assimilação, acomodação e equilibração.
Agora, selecione a alternativa que apresenta a sequencia correta:
A) 2-3-4-1
16. O conteúdo apresentado na Rota 6, da disciplina Epistemologia Genética, trata das fases do desenvolvimento da moralidade propostos por Jean Piaget. Piaget estabeleceu três estágios em evolução moral acontece. Sendo assim, relacione cada fase ao seu respectivo conceito:
1. Anomia
2. Heteronomia
3. Autonomia
( ) Fase da aceitação unilateral das regras e valores morais impostos pelo adulto.
( ) Ausência da noção de valores morais e regras sociais.
( ) Reciprocidade na construção do sistema de regras e consentimento mútuo.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
B) 2-1-3
17.

Continue navegando