A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
apol ética e estética da educação

Pré-visualização | Página 1 de 2

Apol ética e estética na educação 
Questão 1/5 - Ética e a Estética na Educação
“A ética é, assim, um conceito mais aberto; está relacionada ao homem e às suas escolhas. Como diz Sartre ‘escolhendo-me, escolho o homem’. Isto é, somente o homem tem a possibilidade da escolha, de deliberar, de decidir que caminho seguir, optar por agir de maneira correta ou errada. Nesse sentido, a ética é uma criação genuinamente humana, dado que as formigas, as abelhas ou nenhum outro animal é regido por princípios éticos, nenhum deles tem liberdade e nem um único deles é capaz de tomar decisões por contra própria”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: SILVA, Rosane Neves. Ética e paradigmas na psicologia social: Ética e paradigmas: desafios da psicologia social contemporânea. In: PLONER, Kleber S., et al. Ética e paradigmas na psicologia social. Rio de Janeiro: Centro Edelstein de Pesquisas Sociais, 2008. p. 41. 
Considerando o fragmento de texto e os conteúdos do livro-base Ética, estética e educação sobre o conceito de ética e moral e suas origens , assinale a alternativa correta:
Nota: 20.0
	
	A
	Ethos indica hábito e também casa. Contudo, o termo latino mores nos remete ao domínio prático da vida, das condutas, da ação vivida.
Você acertou!
A alternativa correta é a opção A, pois, Ethos indica hábito e também casa, mores, quer dizer costumes, hábitos. Contudo, o termo latino mores nos remete ao domínio prático da vida, das condutas, da ação vivida. Assim, moral seria, o conjunto de normas, princípios e valores aceitos livre e conscientemente que regulamentam a nossa vida social e individual, tendo como critério de referência o bem, ou a boa conduta. É o guia que nos conduz para o caminho do bem e, com a aprovação dos outros e, sobretudo, de nós mesmos, de nossa consciência. A moral é antes de tudo uma autoimposição (livre e consciente). Desse modo, no que diz respeito à moral, somos o ator, o expectador, o juiz e o algoz de nós mesmos (livro-base, p. 28).
	
	B
	O termo latino ethos nos remete a moral, ao domínio prático da vida, das condutas, da ação vivida.
	
	C
	A lei se refere ao conjunto de princípios que regulamentam a nossa vida social e individual.
	
	D
	A ética é antes de tudo uma autoimposição baseada nos costumes de uma sociedade e estabelece um código de regras.
	
	E
	O termo latino ética nos remete ao domínio prático da vida, das condutas, da ação vivida e dos princípios rígidos de conduta.
Questão 2/5 - Ética e a Estética na Educação
“Para [...] Rorty, só existem eventos sob descrição. É a descrição preferida do intérprete que será a mais adequada às suas convicções éticas e não a mais iluminada pela razão. Sendo assim, ele observa que agimos eticamente porque experimentamos saídas para dilemas, conforme uma dada tradição moral, e não porque conhecemos o lugar onde as palavras soldam-se ao supremo Bem”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: ROCHA, Maria J. P. A crítica de richard rorty à teoria do conhecimento e uma possibilidade de redescrição. Revista Redescrições, Rio de Janeiro, v. 3, n. 3, 2012. p. 74. https://revistas.ufrj.br/index.php/Redescricoes/article/view/35/34. Acesso em 13 de junho de 2019. 
Considerando o fragmento de texto e os conteúdos do livro-base Ética, estética e educação sobre o ironismo liberal defendido por Rorty, assinale a alternativa correta:
Nota: 20.0
	
	A
	Para Rorty a ironia parte do princípio de que há conhecimentos que estão além do ceticismo lógico.
	
	B
	O ironismo diz respeito à ironia platônica, pois a ironia era o primeiro passo do método platônico.
	
	C
	No ironismo é preciso convencer a pessoa que seus saberes são inquestionáveis e isentos de dúvida.
	
	D
	A ética, segundo Rorty, fundamenta-se no pressuposto da solidariedade cristã.
	
	E
	Ironista é aquele que é capaz de colocar em dúvida suas crenças para submetê-las às críticas.
Você acertou!
A alternativa correta é a opção E, pois, Rorty defende o ironismo liberal. Ironista é aquele que é capaz de colocar em dúvida suas crenças para submetê-las às críticas. Nesse caso, ironismo e ironista dizem respeito à ironia socrática. No método de Sócrates, a ironia era o primeiro passo da maiêutica. Para ensinar alguém, é preciso convencê-lo de que seus saberes, crenças e certezas podem ser colocados em discussão, ou levá-lo a reconhecer que seu saber não é isento de dúvida e que, portanto, talvez ele não saiba. A ética, segundo Rorty, fundamenta-se no pressuposto da solidariedade. Essa solidariedade é considerada não no sentido cristão (livro-base, p. 34).
Questão 3/5 - Ética e a Estética na Educação
Considere a seguinte citação: 
“Isso significa que ao falarmos de ética e paradigmas não estamos querendo estabelecer uma relação artificial entre dois termos distintos, mas sublinhar a relação de complementaridade e de pressuposição recíproca entre ambos.  Não temos de um lado a ética e de outro um conjunto de paradigmas. Temos, isto sim, determinadas estratégias de produção de conhecimento (paradigmas) que expressam determinados valores que orientam nossos modos de existência (ética)”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: SILVA, Rosane Neves. Ética e paradigmas na psicologia social: Ética e paradigmas: desafios da psicologia social contemporânea. In: PLONER, Kleber S., et al. Ética e paradigmas na psicologia social. Rio de Janeiro: Centro Edelstein de Pesquisas Sociais, 2008. p. 41. 
Considerando estas informações e os conteúdos do livro-base Ética, Estética e Educação sobre a expressão paradigm lost formulada por Niklas Luhmann, assinale a alternativa correta:
Nota: 20.0
	
	A
	A expressão paradigm lost (paradigma perdido) se refere ao sentimento de falta de orientação ético-moral e de fundação das regras e das normas.
Você acertou!
A alternativa correta é a opção A, pois, Niklas Luhmann (1927-1998) cunhou a expressão paradigm lost (paradigma perdido). O sentimento difuso de falta de orientação ético-moral e de fundação das regras, das normas e dos princípios do agir humano indica claramente que o paradigma ético-moral está hoje duplamente perdido: no plano de sua fundação como também daquele de sua aplicação, em sua dimensão ético-teórica como ético-prática  (livro-base, p. 23).
	
	B
	A valorização das normas e dos princípios morais indicam que o paradigma ético-moral está hoje sendo cada vez mais aperfeiçoado.
	
	C
	A expressão paradigm lost, no plano de sua fundação diz respeito a superação do niilismo como fundamento da ética.
	
	D
	O paradigma perdido citado por Luhmann se fundamenta na ética grega que embora tenha se desenvolvido acabou perdendo sua importância.
	
	E
	Luhmann, ao afirmar o paradigma perdido, tem em mente os princípios morais e éticos que foram desenvolvidos no século XIX no contexto da valorização dos valores.
Questão 4/5 - Ética e a Estética na Educação
Leia a citação a seguir: 
“Enquanto a moral se refere a um conjunto de normas, valores (ex: bem, mal), princípios de comportamento e costumes específicos de uma determinada sociedade ou cultura a ética tem por objeto de análise e de investigação a natureza dos princípios que subjazem a essas normas, questionando-se acerca do seu sentido, bem como da estrutura das distintas teorias morais e da argumentação utilizada para dever manter, ou não, no seu seio determinados traços culturais”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: PEDRO, Ana Paula. Ética, moral, axiologia e valores: confusões e ambiguidades em torno de um conceito comum. Revista Kriterion, Belo Horizonte, v. 1, n. 130, dez., 2014, p. 483-498. http://www.scielo.br/pdf/kr/v55n130/02.pdf. Acesso em 13 de junho de 2019. p. 486. 
Considerando o fragmento de texto e os conteúdos do livro-base Ética, estética e educação sobre a relação entre ética, cultura e costumes, analise as afirmativas

Crie agora seu perfil grátis para visualizar sem restrições.