Buscar

AVA - Eficiência Energética e Qualidade de EnergiaUnidade de Ensino 2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

AVA - Eficiência Energética e Qualidade de Energia Unidade de Ensino 2
U2S1 Atividade Diagnóstica
Questão 1
 A ABNT NBR 5410 é uma norma baseada na norma internacional IEC 60.364:Electrical Installations of Buildings. O alinhamento entre estas normas surgiu desde a década de 80, embora não exista uma equivalência total entre ambas. Vale ressaltar que ao longo da NBR 5410 são citadas também outras normas IEC.
Tendo em vista que a ABNT NBR 5410 orienta a respeito das regras que se deve seguir em instalações elétricas, assinale a alternativa que, dentre os aspectos citados abaixo, não compete a NBR 5410 determinar as diretrizes?
Resposta: d. Dimensionamento de dispositivos elétricos contra descargas atmosféricas.
Questão 2
A ABNT NBR-5410 é a norma que determina condições gerais para um funcionamento adequado e seguro das instalações elétricas de baixa tensão. Esta norma se aplica em instalações prediais de maneira geral. Em poucas palavras, esta norma é um guia, sobre o que se deve ou não fazer em instalações de baixa tensão. Sendo assim, projetar as instalações elétricas corretamente, dentro dos parâmetros estabelecidos na NBR 5410, torna o sistema seguro e eficiente.
A respeito da análise dos sistemas elétricos residenciais e da norma ABNT NBR 5410, assinale a afirmativa correta.
Resposta: a. Quando as instalações elétricas são subdimensionadas, há maior desperdício de energia e aquecimento excessivo nas fiações, o que aumenta o risco de incêndios.
Questão 3
As tomadas de uso geral, também conhecidas pela sigla TUG’s, são destinadas a alimentação de aparelhos móveis ou portáteis comuns, como televisores, aspiradores de pó, luminárias, etc. As tomadas de uso específico (TUE’s), por sua vez, destinam-se a equipamentos específicos e que usualmente demandam mais potência, como chuveiros ou torneiras elétricas, ar condicionados, etc.
No levantamento das demandas de tomadas de uso geral e de uso específico em uma casa, qual característica não é utilizada nos cálculos do dimensionamento?
Resposta: e. A cor das paredes do cômodo.
U2S1 - Atividade de Aprendizagem
Questão 1
Para o dimensionamento da iluminação, tomadas de uso geral e específico, várias regras devem ser seguidas, tais como, prever um ponto de luz fixo para áreas com tamanho igual ou inferior a 6m², prever potência de 600 VA mínima para os banheiros, entre outras. Para divisão de cargas deve seguir algumas regras também que foram elaboradas pela ABNT NBR 5410.
Em relação a divisão de cargas, é incorreto afirmar que:
Resposta: b. Equipamentos com corrente nominal superior a 6 A devem estar em um circuito independente.
Questão 2
Os dispositivos de proteção têm por objetivo monitorar as correntes que circulam pelos circuitos elétricos, evitando sobrecorrentes. Existem dois tipos de sobrecorrente, a de curto-circuito e a de sobrecargas.
Em relação aos dispositivos de proteção, é incorreto afirmar que:
Resposta: e. Disjuntores são dispositivos de proteção utilizados apenas para evitar sobrecargas.
Questão 3
O Procel foi instituido pelo Ministério de Minas e Energia, e o Ministério da Indústria e Comércio, em 30 de dezembro de 1985. Este programa tinha um objetivo específico a ser realizado.
Qual foi o objetivo principal definido para o Procel?
Resposta: e. Buscar a eficiência energética no setor elétrico diminuindo o desperdício de energia elétrica.
U2S2 Atividade Diagnóstica
Questão 1
O fator de potência é definido como a razão da potência ativa pela potência aparente. Todavia, conforme legislação brasileira, o fator de potência deve ter como limite mínimo o valor de 0,92 indutivo ou capacitivo. Caso tais valores sejam menores que o limite, penalizações na forma de multas são aplicadas ao consumidor.
Em sistemas de distribuição de energia elétrica, portanto, uma prática usual para a correção do fator de potência se constitui pelo(a):
Resposta: b. Injeção de energia reativa na rede elétrica.
Questão 2
Imagine que você é o engenheiro responsável por detectar os problemas de qualidade da energia em uma instalação. E você verificou que é necessário fazer a correção do fator de potência, pois, como você já sabe, um baixo valor de fator de potência prejudica a operação da instalação. Sendo assim, analise as seguintes situações e as soluções propostas:
I. Em um cenário em que haja a necessidade de uma solução de menor custo, bancos de capacitores fixos podem se aplicar.
II. Em um cenário em que haja elevada variação de carga ao logo do tempo, motores superexcitados podem se aplicar.
III. Em um cenário em que haja elevada variação de carga e limitação de investimentos, bancos de capacitores semiautomáticos podem se aplicar.
Dentre as soluções propostas para cada situação, assinale a alternativa correta.
Resposta: c. As afirmativas I, II e III estão corretas.
Questão 3
As cargas que compõem a rede elétrica possuem basicamente três características: resistivas, indutivas e capacitivas. Neste cenário, analise as seguintes afirmativas:
I. As cargas puramente resistivas necessitam somente da potência reativa para o funcionamento.
II. As cargas indutivas necessitam apenas da potência ativa para o seu funcionamento.
III. As cargas capacitivas necessitam da potência ativa e da reativa para o seu funcionamento.
Assinale a alternativa correta.
Resposta: d. Somente a afirmativa III está correta.
U2S2 - Atividade de Aprendizagem
Questão 1
O sistema elétrico operando em condições ideais possui parâmetros pré-estabelecidos para seu funcionamento. Em um sistema real é impossível satisfazer estes parâmetros, porém deve-se atingir em maior ou menor grau de aproximação as condições para se ter um bom funcionamento, dependendo dos controles disponíveis no sistema.
Admitindo-se que o sistema opera em condições ideais, qual parâmetro não se enquadra neste conjunto?
Resposta: b. Harmônicos
Questão 2
O fator de potência (fp) representa quanto o equipamento absorve de potência ativa (P) perante a potência total do sistema (S). Quanto menor o valor de fp, mais baixa é a eficiência dos equipamentos e maior a sobrecarga do sistema elétrico.
O baixo fator de potência causa sérias consequências tanto ao sistema elétrico, quanto ao consumidor.  Dentre as opções abaixo, qual alternativa não se enquadra em uma consequência do baixo fp:
Resposta: a. Adiamento de investimentos na rede elétrica.
Questão 3
A compensação de reativos por banco de capacitores é realizada para injetar reativos no sistema, melhorando o perfil de tensão, eficiência dos equipamentos e aliviando as cargas instaladas no mesmo. O controle de reativos por meio de capacitores pode ser feito de diversas maneiras. Segue afirmativas sobre as maneiras de realizar o controle de reativos por meio de capacitores:
I. Inserção de banco fixo de capacitores ligados diretamente ao barramento;
II. Inserção de banco semiautomático de capacitores ligados ou retificados próximos às cargas;
III. Inserção de cargas específicas com elevado consumo de potência ativa;
IV. Acionamento automático e independente de um banco de capacitores.
Analisando as afirmativas apresentadas, assinale a alternativa correta:
Resposta: d. Apenas as afirmativas I, II e IV são corretas.
U2S3 Atividade Diagnóstica
Questão 1
A respeito de modalidades tarifárias para consumidores dos grupo A e B, sabe-se que três modalidades podem ser escolhidas: convencional, horossazonal verde e horossazonal azul. A __________ é destinada aos consumidores que têm alto consumo de energia no horário de ponta, sendo cobrada uma tarifa diferenciada para demanda na ponta e fora de ponta e, para o consumo na ponta e fora de ponta. A ___________ é destinada aos consumidores com baixo consumo de energia no horário de ponta, sendo cobrada uma tarifa única para demanda e uma tarifa diferenciada para o consumo na ponta e fora de ponta (ANEEL, 2010).
Tendo como base o texto anterior, assinale a alternativa que preenche as lacunas corretamente.
Resposta: c. tarifa horossazonal azul, tarifa horossazonal verde.
Questão2
Em sistemas elétricos de potência um dos estudos que são extremamente importantes para uma operação eficiente se refere ao cálculo e correção de fator de potência. Todavia, nesses estudos é muito comum haver a associação de diferentes tipos de cargas (resistivas, indutivas e capacitivas) de modo que, calculando-se os equivalentes destas associações, obtenha-se um determinado valor desejado para o fator de potência. Neste cenário de cálculos de equivalências nas associações série e paralelo de diferentes tipos de cargas, portanto, tem-se as seguintes afirmativas:
I. Se duas cargas indutivas são conectadas em paralelo, por convenção, as potências ativas e reativas equivalentes do sistema são, respectivamente, Peq = P1 + P2 e Qeq = Q1 + Q2.
II. Se duas cargas, uma indutiva e uma capacitiva, são conectadas em paralelo, por convenção, as potências ativas e reativas equivalentes do sistema são, respectivamente, Peq = P1 + P2 e Qeq = Q1 - Q2.
III. Se duas cargas indutivas são conectadas em série, por convenção, as potências ativas e reativas equivalentes do sistema são, respectivamente, Peq = 1 / (P1 + P2) e Qeq = 1/ (Q1 + Q2).
Assinale a alternativa que indica as afirmativas corretas.
Resposta: d. Somente as afirmativas I e II
Questão 3
No Brasil, vários mecanismos para promoção da conservação de energia foram implementados ao longo dos anos. Na década de 80 foram instituídos o Programa Brasileiro de Etiquetagem (PBE) e o Programa de Conservação de Energia Elétrica (Procel). Na década de 90 o Programa Nacional para Uso Racional de Derivados de Petróleo e Gás Natural (CONPET) foi criado. Nos anos 2000 ações passaram a enfatizar melhor os aspectos de eficiência energética inclusive por meio da criação de leis, tais como a Lei no 9.991/2000, Lei no 10.295/2001 e a Portaria Interministerial no 1.007/2010.
A respeito desses aspectos de eficiência energética e regras contidas em leis e/ou portarias até o ano de 2016, assinale a alternativa incorreta.
Resposta: d. No Brasil há uma regulamentação que proíbe a instalação da geração distribuída em redes de distribuição de energia.
U2S3 - Atividade de Aprendizagem
Questão 1
Em razão do crescimento acentuado no consumo de energia elétrica, aumentou-se a necessidade de promover processos mais eficientes e diversificar a matriz energética para suprimento seguro da energia. Medidas voltadas à redução ou eliminação do desperdício são alternativas para aliviar a demanda.
Tais medidas fornecem vantagens tanto ao consumidor quanto as concessionárias de energia. Qual das alternativas abaixo não se enquadra nas vantagens fornecidas?
Resposta: c. Incentivo a investimentos no sistema de geração, transmissão e distribuição de energia.
Questão 2
Políticas públicas, mecanismos de incentivos e ações voltadas à eficiência energética são essenciais para melhora do sistema elétrico como um todo. No Brasil, desde 1984 programas promovendo o uso racional e eficiente são implementados, e têm fornecido resultados positivos ao país. Um dos programas mais conhecidos no país é o Procel, criado em 1986.
Existem vários subprogramas desenvolvidos pelo Procel. Qual alternativa não faz parte do Procel?
Resposta: a. Procel CONPET.
Questão 3
A implementação de medidas de combate ao desperdício de energia são realizadas a partir da elaboração de um diagnóstico energético, por meio da avaliação das alternativas que melhor se adequam ao sistema e execução de soluções para redução do consumo de energia ou utilização desta fora dos horários de ponta.
O diagnóstico energético pode ser dividido em etapas gerais, compreendem estas etapas as seguintes alternativas:
I. Classificação do consumidor;
II. Definição do perfil inicial do cliente;
III. Identificação de toda carga instalada;
IV. Adequação do consumo energético;
V. Verificação de quais equipamentos possuem melhor rendimento.
Analisando as afirmativas, escolha a alternativa correta.
Resposta: c. As afirmativas I, II, III, IV e V estão corretas

Continue navegando