Buscar

Bioeletrogênese: Atividade Elétrica Celular

Prévia do material em texto

Bioeletrogênese
Se refere a atividade elétrica de alguma
Uma célula que trabalha com uma atividade elétrica para exercer uma função por exemplo e o neurônio.
Neurônio tem uma comunicação, leva uma informação para o outro neurônio através do processo de sinapse.
O transporte dessa informação, e feita através de uma atividade elétrica .Impulso nervoso.
Existe a célula que promove uma atividade elétrica, a partir da ai vai gerar uma informação.
 Toda célula, e dívida em dois meios tem o espaço extracelular e o espaço intracelular , quem delimita isso e a membrana.
Essa membrana e fundamental e fundamental, ela começa a dividir ela não permite a passagem de tudo, por isso tem concentração diferentes em determinado solutos no meio extracelular para o meio intracelular.
A membrana e feita de uma bicamada de fosfolípides. Isso significa que essa camada e importante, interfere na vida, ela uma peneira seletiva não e qualquer coisa que passa.
Tem a algo fundamental pra célula, o que tem muito do lado interno, e agua, a maior parte dessa agua, esta no espaço intracelular , o restante dessa agua, esta no plasma e a outra parte região intersticial.
Agia e importante, existe canis especifico para a entra da agua no interior , já que o interior da agua e o ultimo lugar que pode faltar a agua, esse canal e o aguapurina facilita a entrada de agua 
Por mais que tenha uma membrana, muito mais seletiva que limitada os dois espaço intracelular e extracelular. Ela conta com canis que facilitam o deslocamento desses solventes, como a agua, eletrolicos entre o meio externo e interno.
Tem vários canais já que ela impermeável presente nessa membrana, canais de sódio, canis de cloreto, canis de potássio, canis de cálcio..... para facilitar o deslocamento.
O principal ponto para gerar uma atividade elétrica, e movimentar os ions de local, a partir que eles se descolcam do meio externo do meio interno, isso vai promovendo mudança de carga elétrica, onde vai gerando impulso nervoso no exemplo do neurônio.
O neurônio se comunica com o outro, precisa de uma ativação de neurotransmissor, o papel do neurotransmiss, vim essa atividade elétrica , liberar esse neutransmissor,o papel desse neutransmissor se encaixa em um canal iônico, receptor pra ele , e promove o deslocamento de um determinado ion.
Precisa ter algo na membrana, que facilita o canal para que ions precisa se movimentar.
No espaço extracelular da membrana e encontrado mais sódio , no meio intracelular e encontrada grande quantidade de potássio.
Sódio maior concentração extracelular, potássio maior concentração intracelular.
O potássio e permeável a membrana, o sódio não e impermeável a ele.
A membrana deixa entrar o potássio mas não deixa entrar o sódio, para que ocorra a mudança de local desse ions, vai precisar favorecer a passagem deles pela a abertura de canais iônicos.
Para o sódio conseguir entrar no interior dessa membrana, essa membrana vai precisar abrir um canal para ele conseguir entrar sozinho ele não consegue passar, para esse potássio que esta dentro a membrana deixa ele entrar, tem algo que atrai esse potássio para o interior, ele não consegue sair por que o canal dele permanece fechado.
Embora que tenha essa diferença de passagem de permeabilidade do potássio e essa ausência de permeabilidade para o sódio, seguindo para o que chama de gradiente de concentração qual o sonho de consumo do sódio? E entrar para dentro da membrana, à tendência de gradiente de concentração, e passar de um ambiente de maior concentração para um de menor concentração .o sonho do sódio e entrar, mas a membrana e impermeável a ele, ele precisa da abertura do canal, se não permanalece para o lado de fora. O sonho do potássio e sair da membrana ele não sai, pois precisa da abertura do seus canis para sair, ainda existe o gradiente de concentração que favorece o desejo dele sair, ainda tem um gradiente elétrico, essa membrana cargas em determinados locais extracelular e intracelular. Se for a presença do sódio do lado de fora essa membrana do lado de fora tem uma carga positiva, no interior dessa membrana tem uma carga negativa.
O sódio não entra, por que o gradiente de concentração entraria, a membrana e impermeável, o canal não está aberto, não tem nenhum estimulo que abriu esse canal,ai ele não consegue entrar.
O potássio entra, pois a membrana e permeável, essa gradiente elétrico, e algo importante para trair o potássio para o interior dessa célula. Essa carga negativa que atrair o potássio para o interior já que o potássio sempre consegue parar no espaço intracelular.
Para o potássio sair tem que modificar duas coisas, precisa mexer para abrir o canal de potássio, e o segundo ponto mexer no gradiente, abriu o canal o potássio consegue sair, precisa mexer no interior da membrana, para deixar o potássio sair, já que o canal esta aberto, precisa mudar a carga elétrica, já que a carga negativa mantem preso no interior.
Para sódio entrar, precisar abrir o canal, não tem nenhuma carga que prende ele,abrio o canal do sódio, ele entra esta conseguindo entrar para interior dessa membrana.
Para o potássio sair, mudar de lado, precisa abrir o canal de potássio, e consequentemente precisa mudar a carga interna.
Vendo esses dois princípio, encima de concentração e gradiente elétrico, quem começa tudo.Por mais que tenha alguma coisa que abra o canal de potássio tem a carga que impede ele de sair, pensando no canal de sódio ele já consegue entrar para o local de concentração. Então quem começa a mudar a carga elétrica dessa membrana e sódio, tem que ter algum estimulo que vai abrir o canal do sódio, esse sódio vai entrar, a entrada desse sódio para o interior dessa membrana, vai fazer com que essa carga negativa, fique positivo. A agora pasta abrir o canal de potássio para ele sair.
 O start para o processo de mudança de carga ele e feito diretamente por uma abertura de um canal de sódio. Quem poderia abrir um canal de sódio, pensando no exemplo do neurônio, o neurotransmissor pode ter um neurônio outro neurônio, para esse neurônio comunicar com o outro ele precisa liberar neurotransmissor, esse neurotransmissor liberado, se encaixa com o receptor, e assim abre o canal de sódio, entrando sódio quem consegue sair e o potássio, trocou as cargas, essa membrana gera uma atividade elétrica, fazendo com essa informação desse neurônio percorra por esse outro neurônio .
Essa troca de ions, e importante para que ocorra o que nessa membrana? Gerar energia, gerar uma atividade elétrica, precisa gerar uma atividade elétrica pensando no neurônio e para, gerar uma informação. Essa troca de ions não ela que gera uma atividade elétrica.
Por exemplo o ion de potássio e positivo, por que tem que carga negativa? Não e o ion em si, existe alguns ions que geram uma carga negativa, não e ion de potássio que gera carga negativa interna e a presença dele em um determinado local.
O potássio esta saindo do meio interno e indo para o meio externo, Espera que a carga do sódio fica negativa pela a presença do potássio, não pelo íon propriamentedito se e positivo ou negativo. Tem ions que geram carga negativo, por exemplo o cloreto, e um ion negativo, se entrar mais cloreto no interior o que acontece com essa voltagem fica muito mais negativa, precisa mandar muito mais coisas para ficar positivo.
Quando o sódio entra, essa voltagem fica positiva, se tiver deslocamento do potássio para fora a presença dele do lado de fora em maior concentração vai gerar uma carga negativa.
O cloreto já deixa tudo mais negativo quando entra.
Essa mudança de carga e fundamental para promover mudança de atividade elétrica em uma determinando membrana.
A presença de sódio deixa positivo ? esse sódio, carga a presença dele deixa positivo.
Quando tem a membrana em repouso potássio intracelular sodioe xtracelular, positivo lado de fora, negativo do lado de dentro, essa membra esta em repouso, automaticamente ela esta polarizada, por que esta membrana esta polarizada? Ela tem duas cargaselétricas diferentes, tanto do lado externo, tanto do lado interno.
Como se fosse pegar uma pilha, ela tem o lado do polo positivo e o lado do polo negativo.
Para que promova uma transmissão de impulso nervoso por exemplo, essa voltagem tem que ser modificada, quem faz isso e o sódio, vem algum estimulo, abre o canal de sódio, entrou sódio, essa carga que era negativa, vai virar positiva, agora tem o sódio que entrou, tem o potássio que ainda não conseguiu sair, a entrada desse sódio fez com que a membrana tivesse uma carga positiva, e do lado de fora não tem carga. Essa membrana esta polarizada negativa e positiva, na hora que entrou o sódio essa membrana despolarizou.
 O processo de despolarização ela perdeu a voltagem polaridade do meio interno e meio externa. Quando ela tava quetinha, positiva e negativa, não tava notando nada de informação quando abriu o canal de sódio entrou o sódio, entrou o sódio levou carga positiva para o interior, perdeu a carga do lado externo ela despolarizou, automaticamente com essa carga positiva, permite a saída do potássio, tem um monte de sódio do lado de dentro, e um monte de potássio do lado de fora, carga negativa do lado de fora, e carga positiva do lado de dentro.
Essa membrana que esta em repouso polarizada, veio o neurotransmissor abriu o canal de sódio, entrou o sódio ela despolarizou, por que entrou o sódio perdeu a carga, depois que entrou o sódio entrou o positivo, saio o potássio ela se repolarizou, ela voltou a ganhar carga novamente 
Com relação ao sódio, tem duas aberturas de canis diferenciados, um canal que e induzido por neurotransmissor, e existe outro canal de sódio, chamado de voltagem dependente. (lembra de uma voltagem para que ele tem a sua abertura sua ativação)
A membrana deixa entrar o potássio, o canal de iônio fechado, a carga elétrica negativa segura, por gradiente de concentração o potássio que sair, mas não sai por que o canal esta fechado e tem a carga negativa que segura, do lado de fora tem sódio, por gradiente de concentração ele que entrar, ele não entra por que a membrana e impermeável, e o canal de sódio esta fechado. Quem da o start incial e o neurotransmissor, veio o neurotransimissor se encaixa no canal de sódio, um recptor iônico de canal de sódio, e promove a abertura do canal de sódio, com o neurotransmissor, entru um pouco de sódio para dentro da membrana, na hora que entrou um pouco de sódio para dentro dessa membrana, a voltagem virou um pouco positivo, ela ainda continua negativa, mas bem menos do que estava no repouso, na hora que ela saiu do repouso, entrou um pouco de sódio, essa voltagem subiu um pouco mais, fez com que outros canis de sódio foram ativados que são os canis de voltagem dependente. Essa entrada de pouco de sódio pelo neurotransmissor ela fundamental para que atinge uma voltagem no interior dessa membrana, atinge e promove a abertura dos canis de sódio voltagem dependente e ai o que acontece com o sódio? Ele entra sódio..... essa voltagem no interior dessa membrana fica positiva, ate chegar o limite dessa voltagem positiva, em que o canal de sódio fecha. Agora o sódio não consegue mais entrar e nem sair, so que essa voltagem positiva, e suficiente para mover a abertura dos canais independentes dos potássio, agora começa abrir o canal de potássio, o potássio consegue sair pelo gradiente de concentração pois era o desejo dele sair, mais concentrado para menor concentrado, pensando num gradiente elétrico de voltagem a agora com o sódio dentro essa voltagem esta positiva, não tem mais nada que segura esse potássio, ele começa a sair, ate que consegue atinger uma quantidade que o canal de potássio fecha novamente. Sódio do lado de dentro e potássio do lado de lado de fora.
Essa membrana quando o sódio esta da lado de dentro, e o potássio do lado de fora, essa membrana não consegue despolarizar de novo.
O potássio consegue entrar para a membrana mas a carga interna esta positivo, ele e não e atraído não da para fazer nada, pensando no sódio, ele que sair mas não consegue passar por essa membrana, pois o canal de sódio esta fechado, ele não consegue despolarizar de novo.
Como faz para despolarizar de novo? voltar da estaca zero ,o sódio do lado de fora o potássio de dentro.? 
Vai acontecer a bomba de sódio potássio atpsa , vai gastar atp, ela gasta , pois um gradiente de concentração e gradiente elétrico. Se fosse um gradiente elétrico, entra potássio, precisa pegar 3 sodio e colocar do lado de fora, precisa pegar dois potássio e colocar do lado de dentro, para que novamente tenha carga oposta para conseguir despolarizar.
O período que a bomba sódio e potássio trabalha mais, após a repolorização, pois ela tem sódio do lado de dentro e potássio do lado de fora ela precisa reverter isso.
Exemplo de cad, abertura para passar um dependente ion, tem canais que são ativados por neurostransmissor, em quanto ele esta encaixado com esse canal, ele abre um determinado canal iônico para entrada.
Tem canais que são abertos que usam a voltagem no interior dessa membrana e alterada, por exemplo neutransimissor foi la, entrou um pouco de sódio, essa carga que era muito negativa, ela começou a ficar um pouco mais positiva, essa voltagem modificada, ela o suficiente para modificar os canis. Eles so trabalham com uma determinada voltagem, ele funciona, quem precisou abrir primeiro foi o neurotransimissor so abre uma parte dos canis , entrou um pouco de sódio, mudou a voltagem, quem trabalha agora e voltagem independente, abre o canal o canal de sódio, e o sódio entra com tudo.
Quando fala por exemplo em anestésico local, a lidocaína, age ela bloqueia canis de sódio, ela não impende liberação de neutransimissor, neurotransmissor e liberado muda a voltagem, que vai agir agora e o caanis de voltagem independe de sódio, a lidocaína vai la e bloqueia essa canais de voltagem idenpende, ele muda a voltagem interna, mas ele não despolariza, para despolarizar ele precisa entrar osodio, precisa esta aberto o canal de voltagem independente de sódio. A lidocaína bloqueia esse canal de voltagem independente, não entra sódio, não despolariza, o que acontece com a informação a dor não continua, perde a sensibilidade 
 Individuo com confusão (confusão e uma descarga elétrica de todos os neurônios, estão trabalhando de forma desorganizada, esses neurônios estão despolarizando), faz um gardenal, por exemplo abre o canal de cloreto, o cloreto entrou, ele tem carga negativa, maior concentração extracelular na hora que ele entra por gradiente gera mais carga negativa, então o canal de carga dependente que tinha uma voltagem muito pequena, para evitar o despolarizando, na hora que entra um colereto, no interior ficou muito mais negativo, esses espaço que ficou aumento, vai precisar muito mais neutransmissor, canal de voltagem de sódio, cara quantinuar entrar em convulsão
 Parar parar de convulsionar com o remédio, abre o canal de cloreto , aumenta fica mais negativo, precisa de um estimulo muito grande para chegar na voltagem que ativa a vontade dependende de sódio. Tem muito mais trabalho agora.
O cloreto tem mais concentrada do cloreto extra, ele potência carga negativa.
Como que interfere nisso
O individuo que tem um hipocalemia (muito potássio), interfere ou em que fase em interface?
Interfere na rabolarização demora (tem maior quantidade de potássio extracelular)
Eutaneasa ( cloreto de potássio)
O potássio sai rápido, se aumento o nível sérico de potássio, o que vai acontecer com a velocidade diminuiu, se aumento a quantidade velocidade fora da célula, diminiu, se fez a autenassea um monte de potássio pra esse cara , o nível sérico de potássio, ficou maior que o intracelular, não saiu potássio, não teve repolarização, acaba fazendo isso no coração ele despolariza e não repolariza para não tem contração no miocárdio.
Para ter contração o coração tem repolaizar e despolarizar, quando ele deposlariza entrou sódio, quando ele vai repolarizar o nível d epotassio esta muito alto não consegue sair,ele não repolariza, morre por ausência de repolarização.
Eletrocardiograma tem algumas umas ondas
Tem uma onda, tem o qrs( onde maior) outra onda t 
Essas ondas e nada mais que atividade do coração
Onde p( incial), despolarização do átrios, 
Onda qrs ( depospolarizaçao dos ventrículos)
Onda t (repolarização ventricular)
No eletro de um cara de hipocalermia? O nivelde potássio mais alto que o intracelular, faz com que a velocidade de repolarização seja mais demorada.
Uma onda t com maior atitude.

Continue navegando