Buscar

Microbiologia e Parasitologia

Prévia do material em texto

Curso de Nutrição
 
	Disciplina:
	Microbiologia e Parasitologia
	Tutor: Tania Mara de Lima Fontellas Brandalha
	
	
	RA:
	8065188
	Aluno(a): Lisis Grazielle Moro da Silva
	 
	Turma:
	DGNUT1802
	Unidade: Faculdade Claretiano – Polo Curitiba
	
Trypanosoma Cruzi
O Trypanosoma cruzi (Protozoa, Sarcomastigophora, Kinetoplastida, Tripanosomatidae) é um protozoário digenético e polifilético, largamente distribuído na natureza, ocorrendo sua circulação primitivamente entre insetos vetores (Triatominae, Hemíptera, Reduviidae) e mamíferos silvestres. Trata-se de um parasita muito antigo, remontando há mais de 150 milhões de anos sua presença no planeta. Dotado de grande diversidade genética, de modo geral os clones e populações estudados têm modernamente sido agrupados, mediante estudos de perfil molecular e izoenzimático, em três maiores grupos ou linhagens, denominados GI e GIII (grupos basicamente de origem silvestre, naturalmente vinculado a marsupiais) e Z2 (encontrado na DCH da América do Sul, naturalmente ligados a primatas). Sua transmissão pelo vetor dá-se de maneira contaminativa e por via posterior, o que lhe vale a inserção no grupo denominado stercoraria. A forma tripomastigota do T.cruzi é alongada com cinetoplasto posterior ao núcleo. O flagelo forma uma extensa membrana ondulante e torna-se livre na extremidade anterior da célula se exterioriza, formando ninhos no tecido muscular. A forma epismatigota é alongada com cinetoplasto justanuclear e anterior ao núcleo, possuindo uma pequena membrana ondulante que se torna livre na porção anterior da célula. É a forma encontrada somente no hospedeiro intermediário (Triatomíneo).
Leishmania sp
	
Os parasitas do gênero Leishmania , são flagelados da Família Trypanosomatidae. Ordem Kinetoplastida, Filo Protozoa. A ordem Kinetoplastida caracteriza-se por apresentar uma mitocôndria única (denominada cinetoplasto) rica em DNA mitocondrial, o kDNA. Esta organela localiza-se anteriormente ao cinetossoma do flagelo, perpendicularmente ao eixo maior do organismo, tendo sido muito estudada no gênero Leishmania . As características morfológicas dos gêneros que compõem a família Trypanosomatidae são bem homogêneas, sendo que todas as espécies desta família são parasitas. Os tripanosomatídeos apresentam uma rede de microtúbulos subpeliculares bastante rígida, conferindo a estes protozoários formas celulares bem definidas durante seu ciclo evolutivo .
Os Parasitas do gênero Leishmania são digenéticos (heteroxenos) e apresentam em seu ciclo de vida apenas duas formas evolutivas: a forma promastigota, que é flagelada e extracelular, e a forma amastigota, que é intracelular e sem movimentos. As promastigotas apresentam corpo alongado, medindo entre 14 e 20m e flagelo livre. As amastigotas têm corpo ovóide, medindo entre 2,1 e 3,2m e flagelo interno.
 Entamoeba histolytica
O cisto é esférico ou oval, podendo apresentar de um a quatro núcleos, qndo maduro, com corpos cromatóides em forma de bastonete oiu charuto, apresentando as pontas arredondadas (seu numero variável, em geral, de um a quatro. Iodamoeba butschii, o cisto apresenta só um núcleo e um grande vacúolo de glicogênio. 
Entamoeba coli, o trotrofozóito não apresenta citoplasma diferenciado em endoplasma. Onúcleo contém cromatina grosseira e irregularmente distribuída ao redor do envelope nuclear, com cariossoma grande e excêntrico.
Entamoeba Histolytica O trofozoito geralmente tem um só núcleo, apresentando-se esférico e com a cromatina envolvendo a fina membrana de forma justaposta , formada por pequenos grânulos, dispostos uniformes . O cariossma apresenta-se central.
Plasmodium spp
Plasmodium falciparum: Apenas as formas trofozóitos jovens e gametócitos são visualizados no sangue periférico. O trofozóito apresenta-se pequeno e delicado, com citoplasma delgado e núcleo com cromatina pequena e saliente. O gametócito apresenta-se encurvado e alongado em forma de crescente ou foice, com citoplasma intensa,mente corado e o núcleo denso pelo pigmento malárico.
Plasmodium vivax: Apresenta formas mais diversar no sangue periférico: o trofozoito jovem apresenta citoplasma espesso, núcleo com cromatina única e interna. Apresenta forma de anel semelhante ao P. falciparum, mais frequentemente apenas um por eritrócito; o trofozóito maduro apresenta citoplasma irregular e com aspecto ameboide, o esquizonte apresenta forma ameboide, citoplasma irregular e cromatina segmentada; merócito com aspecto semelhante ao esquizonte, so que com maior numero de segmentação da cromatina; e p gametócito. Com citoplasma abundante, contorno arredondado ou oval, núcleo grande, cromatina pouco densa ocupando quase todo volume do eritrócito. 
Giardia lamblia
Existem duas formas evolutivas de G. Lamblia: O Trofozóito, que apresenta formato piriforme, com simetria bilateral, apresentando face dorsal lisa e ventral côncava, apresentando uma estrutura semelhante a uma ventosa, além de duas estruturas em forma de virgula e 4 pares de flagelos, e o cisto, que pode ser oval ou elipsoide, com dois a quarto núcleos, um número variável de fibrilas e estruturas em formato de meia lua.
Tricomonas Sp
Apresenta somente a forma de Trofozóita, que se apresenta elipsoide ou oval, possui quatro flagelos. Apresenta uma membrana ondulante e uma estrutura denominada Axóstilo, que se projeta através do centro do organismo, prolongando-se ate a extremidade posterior. O núcleo é elipsoide e localiza-se próximo a extremidades anterior.
Ascaris lumbricoides
Os adultos são longos, robustos, cilíndricos e apresentam as duas extremidades afiladas. Os machos geralmente são menores do que as fêmeas e apresentam a extremidade posterior fortemente encurvada para a face ventral.
Os ovos A. lumbricoides são originalmente brancos, adiquirindo a cor castanhada ao entrarem em contato com as fezes do hospedeiro. São grandes, ovais e com uma capsula externa espessa., deviso a presença da membrana mamilonada. A essa membrana segue-se uma membrana média formada de quintina e proteína, além de outra membrana mais interna, delgada e impermeável à água, formada por proteínas e lipídeos. Internamente, no ovo, localiza-se uma massa composta por células germinativas. Esse é o típico ovo chamado fértil embrionado, mas podem estar presentes nas fezes também o chamado ovo infértil, sendo mais alongado, com membrana mamilonada mais delgada e o citoplasma granuloso, assim como o ovo decorticado, sem membrana mamilonada.
Tricuris trichiura
Os adultos de Tricuris trichiura apresentam forma semelhante a um “chicote”. A região anterior é fina e alongada e a posterior é curta e mais dilatada. Medem 3-5 cm de comprimento e são ndióicos. Os machos são menores do que as fêmeas e possuem espículo na região posterior. Nos machos a cauda e recurvada anteriormente, apresentando o espículo protegido por uma bainha recoberta por pequenos espinhos, enquanto nas fêmeas a reta é afilada.
OVO: o ovo de T. trichiura apresenta um formato elíptico característico. Com poros salientes e transparentes em ambas as extremidades, preenchidos por material lipídico. A casca do ovo tem três camadas distintas: uma camada lipídica externa uma cama quitinosa e uma intermediária e uma camada vitelínica interna, que favorece a resistência desses ovos a fatores ambientais. 
.
Anexos

Continue navegando