Buscar

Administração de Medicamentos na Enfermagem

Prévia do material em texto

enfermagem
calculo e administraçãode medicamento:
A adiministração de medicamentos é um dos procedimentosmais cruciais para a enfermagem. tão importante como ter conhecimento sobre os efeitos e reações que o medicamento pode causar é necessário ter competência e habilidade para administrar tais medicações,passando assim para o paciente confiança e segurança ,minimizando a ansiedade e aumentando assim a eficásia da medicação.
para que sejam evitados erros ao administra medicações,deve-se conferir sempre os cinco passos certos para administração medicamentosa:
paciente certo;
medicação certa;
dosagem certa;
via de administração certa;
horário certo;
também é de extrema importância observar a data de validade ,ja que medicamentos vencidos podem ser nocivos e/ou não atingirem seu real efeito.
no preparo de medicações parenterais é importante observar a presença de reações medicamentosase ainda observar os locais corretos e de volume suportavel.
por ultimo vale apena comentar a necessidade de manter uma técnica asseptica no preparo,levando em conta a importância da lavagens das mãos e também a impotância da anotação de enfermagem de reações adversas e recusa de medicações,além da checagem com identificação das medicações administradas.
cuidados básicos antes da aplicação de injeções
A sala e cada utilizadas devem ser limpas sempre que necessário e ao termino de cada plantão.
As bolas de algodão devem ser guardadas secas e o alcool em uma almotolia.nunca manter as bolas de algodão embebidas em alcool,pois issofavorece a contaminação.também as bolas de algodão devem ser guardadas em um recipiente com tampa.
deve-se observar na prescrição médica:
o nome do paciente;
data da prescrição;
nome do medicamento;
dosagem a ser administrada;
horário;
por fim cita-se a importância de lavar as mãos de evitar infecção cruzadas.lava-las sempre que for preparar medicações após a administração e entre a manipulação de pacientes.
administração por via intradermica 
É a administração de medicação na derme ou corio.
esta via é indicada para:
reações de hipersensibilidade(ppd e shick difteria);
avaliar sensiilidade alérgica;
auto vacina;
imunização bcg(bacilo de calmette guerin);
o volume maximo administrado por esta via é de 1ml,sendo caracteristicas destas soluções serem cristalizadase isotônicas(isotônica = ao sangue).
o principal local de aplicação é a face inter e ventral do antibraço
a área deve ser pobre em pêlos e de pouca vascularização,exceto na vascina de BCGque é padronizada a aplicação na inserção inferior do deltóide direito.
técnica de aplicação:
distender a pele da região,utilizandoos dedos polegar e o indicadr da mão esquerda;
mantenha sempre o bisel voltado para cima,com um ângulo de aproximadamente 10 e15 graus,introduzir cerca de1/3 da agulha,senque esta deve ficar paralela a região de aplicação e,sobretudo,surperficializada;
certifica-se de que nenhum vaso foi aingido puxando o embolo;
ao injetar a solução observar a formação de uma papula;
se houver sangramento comprimir suavimente com uma bola de algodão seca;
nesta via de administração,não é realizada a antisepciado local escolhido ja que esta pode causar resultados falsos positivos em testes de hipersensibilidades e/ou redução das atividades das vacinas.apenas utilize um algodão seco para maior conforto do paciente;
administração por via subcultânia ou hipodérmica
É indicada para administração de hormônios (insulina,adrenalina),vacinas e anticoagulantes,isto porque é uma via onde a absorção lenta ,continus insegura.o volume maximo é de 3ml.volumes maiores causam dores e irritação local proveniente de uma dilatação tecidual.
Os locais mais indicados para a aplicação destas soluções,que podem estar em veiculo aquoso ou oleoso,são as reões que possuem bom desenvolvimento do tecido subcultâneo.parauma terapia e eficaz e segura,deve-se revesar o local de aplicação e guardar distancia de 3,5cm entre as aplicações.
os locais mais indicados são
parte superior externo dos braços;
face lateral e frontal das coxas;
região do glúteo direita e esquerda;
região supra e infra umbilical;
região intermediaria lateral das costas;
região supra escapular;
técnica de aplicação;
realizar assepsia com algodão embebido em alcool 70%;
fazer a prega cultânea para diminuir do risco que a agulha passe o tecido subcultâneo;
introduzir a agulha em ângulo de 45 ou 90 grau,dependendo da agulha utilizada e do peso do paciente(bisel para cima se a punção for 45graus);
soltar a prega,e não verificar retorno sanguineo no caso da insulina (não é necessário)e heparina(causa hematoma e lesão tecidual);
massagear delicadamente a região apos a retirada da agulha para que seja distribuida a medicação e facilitar a absorção.não masagear quando for insulina e heparina.
Administração por via intramuscular
estetipo de administração consite na introdução de medicamentos no interior do corpo muscular.esta via é utilizada para administração de substâncias irritantes,de dificil absorção(até 5ml)e para administração de drogas que precisam ser absorvidas mais rapidamente que pelas vias subcultâneas ou intradermicas.
o volume não deve ser superior a 5ml,deve-se fracionar a injeção e realiza-las em locais diferentes 
as regiões são:
região dorso glúteo(musculo glúteo máximo);
região ventro glútea(musculo glúteo,médio e mínimo)
região antero lateral da coxa(múculo vasto lateral)
região deltóideana(músculo deltóide-so em ultimo caso)
material necessário:
uma bandeja com:
ampola ou frasco-ampola com medicamento;
recipiente provido de tampa com bolas de algodão secas;
almotolia de alcool 70%
serrinha caso amopola não seja pré-serrada;
seringa de 3ml,5ml,10ml;
agulha para aspiração com calibre25x8,25x9,25x10,30x9,30x10,40x12ou40x16
agulha para aplicação com calibre 25x7,25x8,30x7,ou30x8
cuba-rim para lixo

Continue navegando