Buscar

Prova Online Direitos Humanos e Relações Étnico Raciais

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Prova Online
Disciplina: - DIREITOS HUMANOS E RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS
Abaixo estão as questões e as alternativas que você selecionou:
Parte superior do formulário
QUESTÃO 1
Quanto aos jornais que circulavam em Moçambique no século XIX, podemos dizer que eles
a ) veiculavam especialmente as questões relativas aos negros moçambicanos.
b ) não apresentavam ainda um teor literário importante.
c ) veiculavam as ideias do Movimento da Negritude e defendiam a independência.
d ) já mostravam a importância da valorização da moçambicanidade.
QUESTÃO 2
As relações de parentesco são a base da estrutura social dos povos indígenas e, em geral, se constituem com base na família extensa. Uma família extensa se caracteriza por ser
a ) um grupo de parentesco constituído por numerosos membros.
b ) um grupo de parentesco no qual os laços sociais são frouxos e seus membros se vinculam principalmente com outros grupos.
c ) uma unidade social hierárquica, na qual cada membro do grupo ocupa posições e responsabilidades distintas.
d )uma unidade social articulada em torno de um patriarca ou de uma matriarca por meio de relações de parentesco consanguíneas e de afinidade política ou econômica com outros grupos aliados.
QUESTÃO 3
"Seguindo as diretrizes do PNDH-3, o Governo Federal criou, através da Lei 12.528, de 18 de novembro de 2011, a Comissão Nacional da Verdade, no âmbito da Casa Civil da Presidência da República. No mesmo dia, a Presidente Dilma Rousseff sancionou a Lei 12.527, que garante o acesso à informação. A Comissão Nacional da Verdade se destina a investigar as violações de direitos humanos ocorridas entre 1946 e 1988. Já a Lei de Acesso à Informação assegura e facilita aos cidadãos brasileiros o acesso a documentos públicos de órgãos federais, estaduais, distritais e municipais, dos três poderes (Executivo, Legislativo e Judiciário)."
(MARCHINI NETO, Dirceu. A Constituição Brasileira de 1988 e os direitos humanos:
garantias fundamentais e políticas de memória. Revista Científica FacMais,
v. 2, n. 1, p. 81-96, 2.° sem. 2012. p. 93.)
Sobre os Programas Nacionais de Direitos Humanos (PNDH), assinale a alternativa correta.
a ) O PNDH-1, criado em 1996, tinha como objetivo salvaguardar os direitos sociais, em especial o direito à saúde e à educação em âmbito nacional.
b ) A aprovação dos PNDHs não passaram do âmbito federal, sendo que não houve a efetiva participação dos entes estaduais nesses programas.
c )Embora o Governo Federal tenha aprovado o PNDH-3, este não passou de um mero documento, pois nenhuma medida efetiva foi tomada para a implementação de suas diretrizes
d )O PNDH-3 tinha como único objetivo o direito à memória e à verdade, voltando-se exclusivamente a investigar as violações de direitos humanos ocorridas entre 1946 e 1988.
e )O PNDH-2, aprovado pelo Decreto 4.229/2002, possuía como ênfase os direitos sociais em sentido amplo e de grupos vulneráveis, como os direitos dos afrodescendentes, dos povos indígenas, de orientação sexual, consagrando o multiculturalismo.
QUESTÃO 4
(NUPESE/PM-PI-2012) Os Direitos Humanos ao longo da história estão em constante evolução, assim, em relação às Gerações dos Direitos Humanos, pode-se afirmar exceto.
a ) Os direitos de 3.ª geração, também chamados de solidariedade ou fraternidade, englobam o meio ambiente ecologicamente equilibrado, a paz, uma qualidade de vida saudável, a autodeterminação dos povos, além de outros direitos difusos.
b )Os direitos de 4.ª geração, também chamados de direitos dos povos, são provenientes da última fase da estruturação do Estado Social (globalização do Estado Neoliberal), englobam o direito à democracia, à informação, ao pluralismo, entre outros. Há quem entenda ser o direito vinculado à evolução da ciência (genética, DNA, clonagem, biodireito, biotecnologia, entre outros).
c )Os direitos de 5.ª geração são os direitos das minorias sociais, dos seres humanos em situação de vulnerabilidade, entre eles: idoso, mulher, negro e grupo GLBTTS.
d ) Os direitos de 1.ª geração são os direitos e garantias individuais e políticos clássicos (direito à vida, à liberdade, à expressão e à locomoção).
e )Os direitos de 2.ª geração são os direitos sociais, econômicos e culturais (direito ao trabalho, ao seguro social, à subsistência, ao amparo à doença, à velhice, entre outros).
QUESTÃO 5
A respeito das origens do discurso, segundo o qual o Brasil é constituído por três raças, é correto afirmar:
a ) Carl Philipe Von Martius elaborou a tese de que o Brasil era um país branco.
b ) Gilberto Freyre negou o papel do negro na formação do Brasil.
c ) O Brasil foi formado por diversos povos indígenas, africanos e europeus em diversos momentos distintos da história brasileira.
d ) Os negros, índios e brancos foram vistos de forma igualitária desde a colônia.
QUESTÃO 6
No início do século XX, a República portuguesa sofreu um duro golpe e em 1926 teve início o período que mais tarde será conhecido como a ditadura salazarista. Para as colônias na África, a situação se agravou na década de 1930 após algumas medidas tomadas por Salazar. Que medidas são essas?
a ) Repressão político-ideológica e Guerra Colonial.
b ) Guerra Colonial e criação da PVDE.
c ) Instituição do trabalho forçado e criação da PVDE.
d ) Criação da PVDE e repressão político-ideológica.
QUESTÃO 7
(IFAL-2011 - CONCURSO PÚBLICO - DOCENTE - LIBRAS) "Recuso-me a ser considerada excepcional, deficiente. Não sou. Sou surda. Para mim, a língua de sinais corresponde à minha voz, meus olhos são meus ouvidos. Sinceramente nada me falta. É a sociedade que me torna excepcional..."
(Laborrit, Emmanuelle. O vôo da gaivota. 1996)
A partir dessa proposição assinale a alternativa correta em relação ao conceito de deficiente.
 
a )É o art. 1.º da Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência da Organização das Nações Unidas que melhor define as pessoas com deficiência, pois adequa os aspectos biomédicos as barreiras sociais impostas pela desigualdade: "pessoas com deficiência são aquelas que têm impedimentos de longo prazo de natureza física, mental, intelectual ou sensorial, os quais, em interação com diversas barreiras, podem obstruir sua participação plena e efetiva na sociedade em igualdades de condições com as demais pessoas".
b )O Estatuto do Deficiente (Lei 13.146/2015) adotou o conceito de deficiência com base apenas no critério biomédico, ignorando os aspectos sociais, econômicos e culturais.
c )Não há nem na Declaração dos Direitos das Pessoas com Deficiência de 1975, nem na Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência, um conceito legislativo de pessoa com deficiência.
d )O conceito mais moderno e adequado de deficiente é aquele proposto pela Declaração dos Direitos das Pessoas com Deficiência da ONU de 1975: "1 - O termo 'pessoas deficientes' refere-se a qualquer pessoa incapaz de assegurar por si mesma, total ou parcialmente, as necessidades de uma vida individual ou social normal, em decorrência de uma deficiência, congênita ou não, em suas capacidades físicas ou mentais."
e )O conceito de pessoa com deficiência é aquele ligado estritamente ao parâmetro biomédico, pois as questões sociais não influenciam diretamente na inclusão dessas pessoas no ambiente social.
QUESTÃO 8
Além da língua portuguesa, trazida pelo colonizador, os três países africanos que falam o crioulo são:
a ) Angola, São Tomé e Príncipe, Cabo Verde.
b ) Açores, Cabo Verde, São Tomé e Príncipe.
c ) Cabo Verde, São Tomé e Príncipe, Guiné-Bissau.
d ) Açores, Cabo Verde, Guiné-Bissau.
Parte inferior do formulário

Continue navegando