Buscar

MAPA- Feminicídio

Prévia do material em texto

NOME: Jaynni Lima Sales 
	RA: 15122265
	MÓDULO: 51
	DISCIPLINA: Direito e Legislação Social
MAPA – MATERIAL DE AVALIAÇÃO PRÁTICA DE APRENDIZAGEM
Atualmente, feminicídio é um assunto bastante repercutido, apesar de não ser um fato recente, pois antigamente era tido apenas como briga de marido e mulher. Somente há alguns anos que a violência contra a mulher passou a ter punição.
O principal marco jurídico na defesa da mulher é a Lei 11.340 aprovada em 2006, conhecida como Lei Maria da Penha. Já em 2015 foi sancionada a Lei do Feminicídio (13.104/2015), identificando-o como crime hediondo. Entende -se por feminicídio quando se demonstra discriminação à mulher e envolve violência doméstica familiar que causam sua morte. Entretanto, isso não aponta que toda mulher assassinada é vítima desse crime.
Segundo o Alto Comissariado das Nações Unidas para os Direitos Humanos (ACNUDH), o Brasil ocupa o 5° lugar no ranking mundial de Feminicídio. 
No Pará, os casos aumentaram em quase 50% nos últimos anos. Em 18 de abril de 2016, um caso brutal chamou atenção da mídia. Mônica Machado dos Santos,30 anos, e seu filho mais velho Alexandro dos Santos,13, foram assassinados no bairro do Aurá, em Ananindeua, dentro de sua própria casa. O principal acusado é o companheiro de Mônica, Rosinaldo Souza Pinheiro. A suspeita é de que ele os tenha assassinado por não aceitar que a mulher desejava o fim do relacionamento.
O Assistente Social tem um trabalho importante nos casos de violência doméstica, pois utiliza instrumentos técnicos operativos, como entrevistas e visitas domiciliares, para uma melhor avaliação e intervenção. O profissional usufrui dessas técnicas para minimizar os impactos sofridos pela vítima e consequentemente evitar que seja reproduzida aos filhos, orientando e respaldando as vítimas de seus direitos.
Em Belém há serviços de atendimento para denúncia de violência doméstica. O Pro Paz Mulher, Disque Denúncia:180, DEFENSORIA PÚBLICA e Patrulha Maria da Penha que funciona com revezamento de 20 militares treinados para dar apoio e fiscalizar o cumprimento das medidas protetivas e segurança às mulheres vítimas de violência doméstica. É acionada pelo TJ, quando há denúncia. 
REFERENCIAS
Material de Apoio Mapa- Mapaviolencia_2015_Mulheres
VIOLENCIA DOMÉSTICA CONTRA A MULHER E SERVIÇO SOCIAL: ESPAÇO DE ATUAÇÃO E INTERVENÇÃO PROFISSIONAL - Disponível em http://www.esedh.pr.gov.br/modules/inscrit_quest/uploads/8/23032016160341_AS_POSSIVEIS_INTERVENCOES_PROFISSIONAIS_NAS_QUESTOES_DA_VIOLENCIA_DOMESTICA_CONTRA_MULHER.pdf
Feminicídio: mortes de mulheres no Pará reacende debate - Disponível em https://www.diarioonline.com.br/noticias/para/noticia-538642-.html
Feminicídio - Brasil é o 5º país em morte violentas de mulheres no mundo ... - Disponível em https://vestibular.uol.com.br/resumo-das-disciplinas/atualidades/feminicidio-brasil-e-o-5-pais-em-morte-violentas-de-mulheres-no-mundo.htm?cmpid=copiaecola

Continue navegando