Buscar

Caso Concreto 13

Prévia do material em texto

SOCIOLOGIA JURÍDICA - CCJ0269
Título
Caso Concreto 13
Descrição
Os conhecimentos apreendidos serão de fundamental importância para a reflexão teórica, envolvendo a compreensão necessária de que o direito, para ser entendido e estudado como fenômeno cultural e humano, precisa ser tomado como sistema disciplinador de relações de poder, a partir da metodologia utilizada em sala com a aplicação do caso concreto, a saber:
CASO CONCRETO
Veja a notícia publicada no jornal El Pais, edição de 09 de novembro de 2014:
25 ANOS DA QUEDA DO MURO
Neste fim de semana, Berlim voltará a ser uma cidade dividida. Oito mil balões desenharão uma linha luminosa de 15 quilômetros de extensão, um traçado que durante a guerra fria foi uma das fronteiras mais vigiadas do mundo. Mas quem sair às ruas em 9 de novembro não encontrará o muro de 3,6 metros de altura que dividiu Berlim - e, de certa forma, o mundo inteiro - entre 1961 e 1989. Sob o lema "valor à liberdade", os cidadãos celebrarão o 25º aniversário do dia em que tudo mudou. Desde então, qualquer um pode viajar tranquilamente de Dresden a Hannover, sem ir para a cadeia ou perder a vida, como ocorreu às quatrocentas pessoas que morreram tentando abandonar a Alemanha socialista.
"É incrível. Nunca pensamos que poderíamos estar aqui", dizia naquela noite inesquecível um jovem a repórteres de televisão em um vídeo hoje disponível para qualquer um no YouTube. Diante de um Portão de Brandemburgo às escuras, os entrevistados diziam a quem quisesse ouvir que não pretendiam ficar na parte ocidental da cidade. Só queriam ver como era o outro lado e voltar para casa. Vinte e quatro horas mais tarde, e não muito longe dali,Willy Brandt pronunciaria um discurso histórico. ?Nada voltará a ser como antes. Sempre soube que a separação de concreto, arame farpado e faixa da morte ia contra a corrente da história. Disse isso no verão, sem saber que aconteceria tão rápido: Berlim viverá e o Muro cairá?, bradou o antigo chanceler e prefeito de Berllim durante a construção do muro da vergonha?.
A queda do Muro de Berlim é considerada um dos pontos de partida para as profundas transformações que estão em curso na sociedade mundial. Pergunta-se:
Que transformação mundial é decorrência do episódio narrado no texto?
R. O fim da guerra fria.
Que outros episódios contribuíram para essas profundas transformações que estão em curso na sociedade mundial?
R. A queda do muro de Berlim, a criação da mídia.
Quais as consequências da ação desses diversos episódios para a sociedade mundial?
R. A consequência é que o mundo está cada vez mais conectado, é como se o planeta estivesse cada vez menor. Face a sociedade independentemente do local onde está verifica e acompanha tudo que acontece quase que em tempo real. Ex. O recente atentado em Paris que infelizmente provocou a morte de tantas pessoas.

Continue navegando

Outros materiais