Buscar

redação assistente social na educação

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

MICHELINE NASCIMENTO DE SANTANA BARROS 
Redação de Conclusão de Curso
Curso: . Papel do Assistente Social em Projetos Socioeducativos com Crianças e Adolescentes 
 Dentre os direitos humanos está o direito à educação, que implica em qualidade dos serviços prestados a população, principalmente, o usuário que utilizam os serviços da escola pública, isto está previsto por documentos importantes: Constituição Federal de 1998, Lei de Diretrizes e Bases, Estatuto da Criança e do Adolescente.
 O Assistente Social através de uma investigação planejada,é o profissional apropriado para levantar fatores sociais e identificar problemas dentro dos setores escolares. 
 As perspectivas do Assistente Social na escola, funde-se em buscar alternativas de intervenção em favor do aprendizado. Pois, a sua ação planejada, deve ser a linha diretiva das ações que irão contribuir para diagnosticar quais as dificuldades e as possibilidades de reversão do quadro de infrequência, dentro do contexto educacional.
 A contribuição do Assistente Social na área educacional, incide em indicar os fatores sociais que originam as situações que afligem o contexto educacional: Evasão escolar, infrequência, associadas a aspectos familiares ligados à violência doméstica, trabalho infantil entre outras situações que venham interferir no processo ensino aprendizado, que precisam necessariamente da intervenção conjunta. Assistente Social viabilizando junto aos educadores uma ação mais efetiva em prol da qualidade educacional.
 Visto a Educação ser o meio essencial ao crescimento do cidadão, o presente projeto viabiliza a participação do Assistente Social nas Instituições de Ensino, já que a infrequência e a evasão escolar tem tornado-se empecilhos ao êxito do processo Ensino Aprendizado. 
 Nisto acreditamos que a contribuição deste profissional seja relevante, levando em consideração que o acompanhamento das famílias destes alunos infrequentes colabore para a permanência do educando na escola, contribuindo assim para o desempenho educacional. Além deste profissional elaborar projetos baseado nas diferentes realidades da comunidade escolar, ele poderá monitorar e acompanhar os alunos infrequentes, desistentes e evasivos.
 Diante disto, esta parceria entre escola e Assistência Social só vem propiciar um ambiente educacional satisfatório que estimule a formação de cidadãos. Desta forma, este projeto justifica-se como um recurso de intervenção e reversão do quadro de ausência do aluno na escola. capaz de tornar este espaço mais próximo da família e do aluno, fazendo uma reflexão junto aos envolvidos no processo educacional, sobre a importância da Escola, como ambiente formadores de valores necessários a construção de uma sociedade mais justa e igualitária.
 (Penedo-AL, outubro de 2017)

Continue navegando