Logo Passei Direto
Buscar

prova tecnologias EAD unigran

Ferramentas de estudo

Questões resolvidas

A leitura e a escrita fazem parte das necessidades básicas do homem moderno, porém esses dois vocábulos ganharam um significado amplo nos dias atuais. Não basta identificar sílabas, tampouco é suficiente saber escrever o próprio nome, anotar um endereço ou o número de um telefone. É preciso ser um bom leitor e escrever bem.
Diante da afirmativa acima, explique o que é necessário para ser um bom leitor e um bom escritor. Utilize as teorias da disciplina para validar suas afirmacoes.

Leia o texto a seguir e elabore um resumo (principais ideias). Lembre-se de que o resumo deve ser feito com suas palavras.
CAPITAL HUMANO Reinaldo Gomes* 1 Nunca em todo período da história houve demanda tão elevada por profissionais qualificados. Também nunca foi tão difícil manter esses profissionais dentro das corporações. Eles agregam valores às empresas e são considerados o principal capital. 2 Porém, essa visão ainda faz parte de um grupo seleto. A maioria dos gestores, até o momento, não enxergou o valor desse capital humano e trata com desdém esse assunto. Muitos executivos atribuem o sucesso profissional à sua capacidade de escolher a pessoa certa para atuar no seu grupo. O sucesso de outros executivos deve-se à capacidade de manter sua equipe ordenada e produzindo harmoniosamente. 3 De fato, é muito difícil escolher a pessoa certa. Às vezes, você se depara com situações muito complicadas quando, por exemplo, um amigo está precisando de uma recolocação no mercado. Você sabe que aquele profissional não é a pessoa certa para atuar na sua equipe, mas, por outro lado, você é posto no paredão por si próprio e expõe a dúvida no ar: se eu posso ajudar o amigo, por que não dar uma chance? Por que não ajudar e tentar torná-lo o profissional ideal para a equipe, treinando-o e reciclando seus conhecimentos? Mas, não é bem assim que as coisas funcionam. Às vezes, a amizade é confundida com a hierarquia e, quando você tem de chamar a atenção por qualquer motivo, sua atitude não é bem aceita e a amizade começa a ser posta em jogo. Existe um velho ditado que se encaixa perfeitamente: "Amigos, amigos, negócios à parte". 4 O time deve atuar satisfeito, harmonioso e bem recompensado. De fato, quando você vê publicações sobre as melhores empresas para trabalhar, um dos itens avaliados é a harmonia interna da equipe em relação ao resultado. Quem avalia a melhor empresa são os próprios funcionários e, se o ambiente de trabalho não é harmonioso, isso recai sobre a empresa. Para chegar ao estágio de satisfação, houve primeiro a seleção da equipe. Não importa qual seja o seu negócio, seu produto, sua estratégia ou seu serviço, tudo é feito por pessoas que têm de ser escolhidas a dedo. 5 Quanto maior for o nível de qualificação profissional, maior é a produtividade, melhor é a qualidade e menor é o custo dos produtos e serviços gerados. Vem agora a parte também difícil: a manutenção de tudo isso. Para manter os bons profissionais, as pequenas e médias empresas oferecem em primeiro lugar, benefícios; em segundo, vem a remuneração e, por último, investem em treinamento. Já as grandes - entenda, nem todas são assim- trazem, num pacote, só os benefícios, a remuneração e os treinamentos. Palavras como satisfação, motivação e reconhecimento fazem parte do vocabulário da área chamada de gestão de pessoas.

A vida é difícil para todos nós. Saber disso nos ajuda porque nos poupa da autopiedade. Ter pena de si mesmo é uma viagem que não leva a lugar nenhum. A autopiedade, para ser justificada, nos toma um tempo enorme na construção de argumentos e motivos para nos entristecermos com uma coisa absolutamente natural: nossas dificuldades. Não vale a pena perder tempo se queixando dos obstáculos que têm de ser superados para sobreviver e para crescer. É melhor ter pena dos outros e tentar ajudar os que estão perto de você e precisam de uma mão amiga, de um sorriso de encorajamento, de um abraço de conforto. Use sempre suas melhores qualidades para resolver problemas, que são: capacidade de amar, de tolerar e de rir. Muitas pessoas vivem a se queixar de suas condições desfavoráveis, culpando as circunstâncias por suas dificuldades ou fracassos. As pessoas que se dão bem no mundo são aquelas que saem em busca de condições favoráveis e se não as encontram se esforçam por criá-las. Enquanto você acreditar que a vida é um jogo de sorte vai perder sempre. A questão não é receber boas cartas, mas usar bem as que lhe foram dadas.
Para o autor, o mais importante para a pessoa é:
a) perceber o que ocorre à sua volta.
b) ter pena das pessoas que sofrem.
c) buscar conforto numa filosofia ou religião.
d) esforçar-se para vencer as dificuldades. (correta)
e) estar ciente de que, quando menos se espera, surge a dificuldade.

Analise a tira a seguir e marque a opção correta:
a) revela a real dificuldade de entendimento entre posições que pareciam convergir. (correta)
b) desvaloriza a diversidade social e cultural e a capacidade de entendimento e respeito entre as pessoas.
c) expressa o predomínio de uma forma de pensar e a possibilidade de entendimento entre posições divergentes.
d) ilustra a possibilidade de entendimento e de respeito entre as pessoas a partir do debate político de ideias.

Leia o excerto a seguir: E as palavras que denominam as menores frações de tempo? "Momento" vem do latim momentum, "movimento", e refere-se ao balanço do pêndulo dos relógios. Tanto que a física chama esse movimento pendular de "momento angular". Cada ida ou vinda do pêndulo é um "momento". Ou seja, um "momento" não era, na sua origem, o mesmo que um tempo infinitesimal, mas uma duração suficiente para que algo se movesse de forma perceptível aos olhos. Já "instante" (do latim instans) significa "insistente, que perdura". Não é paradoxal que o instante seja justamente o intervalo de tempo mais fugaz que existe?
De acordo com o texto, pode-se inferir que as palavras:
a) têm seu sentido subvertido na Física.
b) podem mudar de significado no decorrer do tempo. (correta)
c) são usadas de forma errada em algumas ciências.
d) em latim eram mais precisas do que em português.
e) não são eficientes na definição de tempo.

Leia trechos da carta-resposta de um cacique indígena à sugestão, feita pelo Governo do Estado da Virgínia (EUA), de que uma tribo de índios enviasse alguns jovens para estudar nas escolas dos brancos.
Marque a opção correta.
a) sabedoria e política / educação difusa.
b) identidade e história / educação formal.
c) ideologia e filosofia / educação superior.
d) ciência e escolaridade / educação técnica.
e) educação e cultura / educação assistemática (correta)

Sobre produção de textos, leia as asserções a seguir e avalie a relação proposta entre elas:
"Na verdade, parece que a dificuldade não é só dos alunos, mas também dos professores, que, em sua maioria, não se sentem preparados suficientemente para ensinar ou desenvolver tal atividade de maneira eficaz".
PORQUE
"Boa parte desses professores acredita que trabalhar com produção de texto significa determinar, toda semana, um tema para que os alunos desenvolvam e que o aluno que tem domínio das regras gramaticais consegue redigir um texto em que as ideias estejam articuladas".
a) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
b) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I. (correta)
c) A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
d) A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
e) As asserções I e II são proposições falsas.

Leia o texto a seguir e marque a opção correta.
a) levar o aluno a perceber suas dificuldades e avanços, bem como melhorar a clareza e objetividade do texto. (correta)
b) permitir que o aluno possa ocupar seu tempo de maneira que não dê trabalho ao professor.
c) ajudar o aluno a memorizar seus erros para que não se repitam em outra oportunidade.

De acordo com o que pudemos observar na aula 3, a prática da correção classificatória contribui para:
a) “a importância de se analisar/avaliar o texto não apenas do ponto de vista formal, privilegiando os recursos lexicais e linguísticos, mas, também, do conceitual, observando, então, a coesão e a coerência”.
b) “uma prática de avaliação mais coerente com a ideia de uma escola democrática”.
c) “os “erros” e as dificuldades constatadas são importantes porque indicam onde e como o aluno precisa ser ajudado para superar as dificuldades”.
d) “mais adequadamente suas capacidades e habilidades para a produção textual”.
e) “a discriminação e a seleção, provocando, inclusive, a evasão e a repetência”.

Avalie as asserções a seguir e a relação propostas entre elas.
Aqueles professores que procuram desenvolver uma prática de avaliação mais coerente com a ideia de uma escola democrática deixam de encarar a "correção" (como mecanismo de atribuição de nota) como o "eixo" do processo de ensino e aprendizagem.
Para esses professores os "erros" e as dificuldades constatadas são importantes, pois indicam onde e como o aluno precisa ser ajudado para superar as dificuldades, desenvolvendo mais adequadamente suas capacidades e habilidades para a produção textual.
a) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
b) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
c) A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
d) A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
e) As asserções I e II são proposições falsas.

Sobre a correção de texto dos alunos, analise as asserções a seguir:
I - O professor de Língua Portuguesa deve estabelecer, junto aos seus alunos, quais os critérios que serão utilizados para a correção do texto solicitado, pois nem todos os tipos de textos apresentam as mesmas dificuldades.
II - O professor de Língua Portuguesa deve observar a idade do aluno é fundamental, pois alguns textos só devem ser trabalhados a partir de uma certa idade; é o caso da dissertação (texto argumentativo), pois requer uma capacidade classificatória e de hierarquizante que não se desenvolve antes dos quinze-dezesseis anos.
III - O professor de Língua Portuguesa deve investigar se o aluno já conhece a superestrutura do texto desejado, isto é, a estrutura global do texto, que define sua ordem e as relações entre seus fragmentos, pois o indivíduo que não adquiriu a estrutura esquematizada mental do tipo solicitado não conseguirá organizar o seu texto, mesmo que respeite todas as etapas do processo de escritura.
a) I
b) II
c) II e III
d) I e III
e) I, II e III

Segundo Serafini (1994, p. 193), a correção classificatória consiste:
a) Na identificação não-ambígua dos erros através de uma classificação. Em alguns desses casos, o próprio professor sugere as modificações, mas é mais comum que ele proponha ao aluno que corrija sozinho o seu erro.
b) Na identificação não-ambígua dos erros através de uma classificação. Além disso, o professor deve, obrigatoriamente, sugerir as modificações para o aluno.
c) Na correção que objetiva apontar os erros dos alunos, reformulando-os. Trata-se de um trabalho minucioso e paciente por parte do professor que assume pelo aluno.
d) Na correção que objetiva apenas em apontar os erros dos alunos, sem reformulações ou nova correção.

Sobre o processo de correção de textos, leia as afirmacoes a seguir e, depois, assinale a alternativa que manifesta a verdade.
I. Deve-se cuidar da forma como se corrige e avalia um texto: se existem dificuldades e as falhas são muitas, deve existir, por parte do professor, uma atenção especial com relação ao tratamento dispensado aos erros. Primeiro, deve ser selecionado o que vai ser avaliado em cada texto proposto, pois é impossível corrigir todas as falhas de uma só vez, quando as deficiências são muitas.
II. Quanto aos erros nos textos produzidos pelo aluno, é importante ter presente que, embora a avaliação prevista pela escola se paute por notas ou conceitos, a prática avaliativa não deverá ter caráter classificatória. Isso significa que a atribuição da nota ou conceito não deve contribuir para "rotular" (e estigmatizar) o aluno.
III. O professor deve explicitar ao aluno que a primeira nota não é definitiva e pode ser alterada à medida que o seu texto for sendo reelaborado. Fazer da correção e/ou avaliação um momento definitivo não é condizente com uma prática construtivista. Esse processo deve proporcionar direcionamentos de reescrita.
IV. O professor necessita compreender que, se o objetivo é levar o aluno a produzir textos, é incoerente que ele se preocupe em assinalar, num primeiro momento, os aspectos gramaticais em detrimento de uma avaliação que privilegie a organização e articulação do texto.
V. A correção, sendo realizada de forma que enseje o respeito pelas dificuldades do aluno, produzirá efeitos que não sejam o medo, a insegurança, a aversão pela atividade escrita.
a) Apenas as afirmativas I e II estão corretas.
b) Apenas as afirmativas II e IV estão corretas.
c) Apenas as afirmativas III, IV e V estão corretas.
d) Apenas as afirmativas IV e V estão corretas.
e) Todas elas estão corretas.

Sobre a correção indicativa, é correto afirmar que:
a) É um tipo de correção usada pela minoria dos professores e tem a função de mostrar o erro para o responsável pelo texto. Observa-se que esse tipo de correção ocorre tanto no corpo da redação como na margem do texto do aluno.
b) É um tipo de correção usada pela maioria dos professores e tem a função de, juntamente com o aluno, reescrever as partes problemáticas.
c) É um tipo de correção usada pela maioria dos professores e tem a função de mostrar o erro para o responsável pelo texto. Observa-se que esse tipo de correção ocorre tanto no corpo da redação como na margem do texto do aluno.
d) É um tipo de correção realizada em grupo, entre professores e alunos. O objetivo maior é discutir os erros mais cometidos entre a turma e realizar a correção oralmente.

Marque a opção correta a respeito das asserções abaixo:
I - Resenha é reduzir o texto original, ou seja, apresentar as ideias principais do autor. Deve-se usar as próprias palavras, não sendo permitido copiar frases ou partes do texto.
II - A resenha é apenas uma redução do texto original, respeitando-se as ideias essenciais do autor, a progressão e o encadeamento do texto, sem deixar de explicitar a opinião e a visão crítica de quem fez o resumo.
a) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
b) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
c) A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
d) A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
e) As asserções I e II são proposições falsas.

Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Questões resolvidas

A leitura e a escrita fazem parte das necessidades básicas do homem moderno, porém esses dois vocábulos ganharam um significado amplo nos dias atuais. Não basta identificar sílabas, tampouco é suficiente saber escrever o próprio nome, anotar um endereço ou o número de um telefone. É preciso ser um bom leitor e escrever bem.
Diante da afirmativa acima, explique o que é necessário para ser um bom leitor e um bom escritor. Utilize as teorias da disciplina para validar suas afirmacoes.

Leia o texto a seguir e elabore um resumo (principais ideias). Lembre-se de que o resumo deve ser feito com suas palavras.
CAPITAL HUMANO Reinaldo Gomes* 1 Nunca em todo período da história houve demanda tão elevada por profissionais qualificados. Também nunca foi tão difícil manter esses profissionais dentro das corporações. Eles agregam valores às empresas e são considerados o principal capital. 2 Porém, essa visão ainda faz parte de um grupo seleto. A maioria dos gestores, até o momento, não enxergou o valor desse capital humano e trata com desdém esse assunto. Muitos executivos atribuem o sucesso profissional à sua capacidade de escolher a pessoa certa para atuar no seu grupo. O sucesso de outros executivos deve-se à capacidade de manter sua equipe ordenada e produzindo harmoniosamente. 3 De fato, é muito difícil escolher a pessoa certa. Às vezes, você se depara com situações muito complicadas quando, por exemplo, um amigo está precisando de uma recolocação no mercado. Você sabe que aquele profissional não é a pessoa certa para atuar na sua equipe, mas, por outro lado, você é posto no paredão por si próprio e expõe a dúvida no ar: se eu posso ajudar o amigo, por que não dar uma chance? Por que não ajudar e tentar torná-lo o profissional ideal para a equipe, treinando-o e reciclando seus conhecimentos? Mas, não é bem assim que as coisas funcionam. Às vezes, a amizade é confundida com a hierarquia e, quando você tem de chamar a atenção por qualquer motivo, sua atitude não é bem aceita e a amizade começa a ser posta em jogo. Existe um velho ditado que se encaixa perfeitamente: "Amigos, amigos, negócios à parte". 4 O time deve atuar satisfeito, harmonioso e bem recompensado. De fato, quando você vê publicações sobre as melhores empresas para trabalhar, um dos itens avaliados é a harmonia interna da equipe em relação ao resultado. Quem avalia a melhor empresa são os próprios funcionários e, se o ambiente de trabalho não é harmonioso, isso recai sobre a empresa. Para chegar ao estágio de satisfação, houve primeiro a seleção da equipe. Não importa qual seja o seu negócio, seu produto, sua estratégia ou seu serviço, tudo é feito por pessoas que têm de ser escolhidas a dedo. 5 Quanto maior for o nível de qualificação profissional, maior é a produtividade, melhor é a qualidade e menor é o custo dos produtos e serviços gerados. Vem agora a parte também difícil: a manutenção de tudo isso. Para manter os bons profissionais, as pequenas e médias empresas oferecem em primeiro lugar, benefícios; em segundo, vem a remuneração e, por último, investem em treinamento. Já as grandes - entenda, nem todas são assim- trazem, num pacote, só os benefícios, a remuneração e os treinamentos. Palavras como satisfação, motivação e reconhecimento fazem parte do vocabulário da área chamada de gestão de pessoas.

A vida é difícil para todos nós. Saber disso nos ajuda porque nos poupa da autopiedade. Ter pena de si mesmo é uma viagem que não leva a lugar nenhum. A autopiedade, para ser justificada, nos toma um tempo enorme na construção de argumentos e motivos para nos entristecermos com uma coisa absolutamente natural: nossas dificuldades. Não vale a pena perder tempo se queixando dos obstáculos que têm de ser superados para sobreviver e para crescer. É melhor ter pena dos outros e tentar ajudar os que estão perto de você e precisam de uma mão amiga, de um sorriso de encorajamento, de um abraço de conforto. Use sempre suas melhores qualidades para resolver problemas, que são: capacidade de amar, de tolerar e de rir. Muitas pessoas vivem a se queixar de suas condições desfavoráveis, culpando as circunstâncias por suas dificuldades ou fracassos. As pessoas que se dão bem no mundo são aquelas que saem em busca de condições favoráveis e se não as encontram se esforçam por criá-las. Enquanto você acreditar que a vida é um jogo de sorte vai perder sempre. A questão não é receber boas cartas, mas usar bem as que lhe foram dadas.
Para o autor, o mais importante para a pessoa é:
a) perceber o que ocorre à sua volta.
b) ter pena das pessoas que sofrem.
c) buscar conforto numa filosofia ou religião.
d) esforçar-se para vencer as dificuldades. (correta)
e) estar ciente de que, quando menos se espera, surge a dificuldade.

Analise a tira a seguir e marque a opção correta:
a) revela a real dificuldade de entendimento entre posições que pareciam convergir. (correta)
b) desvaloriza a diversidade social e cultural e a capacidade de entendimento e respeito entre as pessoas.
c) expressa o predomínio de uma forma de pensar e a possibilidade de entendimento entre posições divergentes.
d) ilustra a possibilidade de entendimento e de respeito entre as pessoas a partir do debate político de ideias.

Leia o excerto a seguir: E as palavras que denominam as menores frações de tempo? "Momento" vem do latim momentum, "movimento", e refere-se ao balanço do pêndulo dos relógios. Tanto que a física chama esse movimento pendular de "momento angular". Cada ida ou vinda do pêndulo é um "momento". Ou seja, um "momento" não era, na sua origem, o mesmo que um tempo infinitesimal, mas uma duração suficiente para que algo se movesse de forma perceptível aos olhos. Já "instante" (do latim instans) significa "insistente, que perdura". Não é paradoxal que o instante seja justamente o intervalo de tempo mais fugaz que existe?
De acordo com o texto, pode-se inferir que as palavras:
a) têm seu sentido subvertido na Física.
b) podem mudar de significado no decorrer do tempo. (correta)
c) são usadas de forma errada em algumas ciências.
d) em latim eram mais precisas do que em português.
e) não são eficientes na definição de tempo.

Leia trechos da carta-resposta de um cacique indígena à sugestão, feita pelo Governo do Estado da Virgínia (EUA), de que uma tribo de índios enviasse alguns jovens para estudar nas escolas dos brancos.
Marque a opção correta.
a) sabedoria e política / educação difusa.
b) identidade e história / educação formal.
c) ideologia e filosofia / educação superior.
d) ciência e escolaridade / educação técnica.
e) educação e cultura / educação assistemática (correta)

Sobre produção de textos, leia as asserções a seguir e avalie a relação proposta entre elas:
"Na verdade, parece que a dificuldade não é só dos alunos, mas também dos professores, que, em sua maioria, não se sentem preparados suficientemente para ensinar ou desenvolver tal atividade de maneira eficaz".
PORQUE
"Boa parte desses professores acredita que trabalhar com produção de texto significa determinar, toda semana, um tema para que os alunos desenvolvam e que o aluno que tem domínio das regras gramaticais consegue redigir um texto em que as ideias estejam articuladas".
a) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
b) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I. (correta)
c) A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
d) A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
e) As asserções I e II são proposições falsas.

Leia o texto a seguir e marque a opção correta.
a) levar o aluno a perceber suas dificuldades e avanços, bem como melhorar a clareza e objetividade do texto. (correta)
b) permitir que o aluno possa ocupar seu tempo de maneira que não dê trabalho ao professor.
c) ajudar o aluno a memorizar seus erros para que não se repitam em outra oportunidade.

De acordo com o que pudemos observar na aula 3, a prática da correção classificatória contribui para:
a) “a importância de se analisar/avaliar o texto não apenas do ponto de vista formal, privilegiando os recursos lexicais e linguísticos, mas, também, do conceitual, observando, então, a coesão e a coerência”.
b) “uma prática de avaliação mais coerente com a ideia de uma escola democrática”.
c) “os “erros” e as dificuldades constatadas são importantes porque indicam onde e como o aluno precisa ser ajudado para superar as dificuldades”.
d) “mais adequadamente suas capacidades e habilidades para a produção textual”.
e) “a discriminação e a seleção, provocando, inclusive, a evasão e a repetência”.

Avalie as asserções a seguir e a relação propostas entre elas.
Aqueles professores que procuram desenvolver uma prática de avaliação mais coerente com a ideia de uma escola democrática deixam de encarar a "correção" (como mecanismo de atribuição de nota) como o "eixo" do processo de ensino e aprendizagem.
Para esses professores os "erros" e as dificuldades constatadas são importantes, pois indicam onde e como o aluno precisa ser ajudado para superar as dificuldades, desenvolvendo mais adequadamente suas capacidades e habilidades para a produção textual.
a) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
b) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
c) A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
d) A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
e) As asserções I e II são proposições falsas.

Sobre a correção de texto dos alunos, analise as asserções a seguir:
I - O professor de Língua Portuguesa deve estabelecer, junto aos seus alunos, quais os critérios que serão utilizados para a correção do texto solicitado, pois nem todos os tipos de textos apresentam as mesmas dificuldades.
II - O professor de Língua Portuguesa deve observar a idade do aluno é fundamental, pois alguns textos só devem ser trabalhados a partir de uma certa idade; é o caso da dissertação (texto argumentativo), pois requer uma capacidade classificatória e de hierarquizante que não se desenvolve antes dos quinze-dezesseis anos.
III - O professor de Língua Portuguesa deve investigar se o aluno já conhece a superestrutura do texto desejado, isto é, a estrutura global do texto, que define sua ordem e as relações entre seus fragmentos, pois o indivíduo que não adquiriu a estrutura esquematizada mental do tipo solicitado não conseguirá organizar o seu texto, mesmo que respeite todas as etapas do processo de escritura.
a) I
b) II
c) II e III
d) I e III
e) I, II e III

Segundo Serafini (1994, p. 193), a correção classificatória consiste:
a) Na identificação não-ambígua dos erros através de uma classificação. Em alguns desses casos, o próprio professor sugere as modificações, mas é mais comum que ele proponha ao aluno que corrija sozinho o seu erro.
b) Na identificação não-ambígua dos erros através de uma classificação. Além disso, o professor deve, obrigatoriamente, sugerir as modificações para o aluno.
c) Na correção que objetiva apontar os erros dos alunos, reformulando-os. Trata-se de um trabalho minucioso e paciente por parte do professor que assume pelo aluno.
d) Na correção que objetiva apenas em apontar os erros dos alunos, sem reformulações ou nova correção.

Sobre o processo de correção de textos, leia as afirmacoes a seguir e, depois, assinale a alternativa que manifesta a verdade.
I. Deve-se cuidar da forma como se corrige e avalia um texto: se existem dificuldades e as falhas são muitas, deve existir, por parte do professor, uma atenção especial com relação ao tratamento dispensado aos erros. Primeiro, deve ser selecionado o que vai ser avaliado em cada texto proposto, pois é impossível corrigir todas as falhas de uma só vez, quando as deficiências são muitas.
II. Quanto aos erros nos textos produzidos pelo aluno, é importante ter presente que, embora a avaliação prevista pela escola se paute por notas ou conceitos, a prática avaliativa não deverá ter caráter classificatória. Isso significa que a atribuição da nota ou conceito não deve contribuir para "rotular" (e estigmatizar) o aluno.
III. O professor deve explicitar ao aluno que a primeira nota não é definitiva e pode ser alterada à medida que o seu texto for sendo reelaborado. Fazer da correção e/ou avaliação um momento definitivo não é condizente com uma prática construtivista. Esse processo deve proporcionar direcionamentos de reescrita.
IV. O professor necessita compreender que, se o objetivo é levar o aluno a produzir textos, é incoerente que ele se preocupe em assinalar, num primeiro momento, os aspectos gramaticais em detrimento de uma avaliação que privilegie a organização e articulação do texto.
V. A correção, sendo realizada de forma que enseje o respeito pelas dificuldades do aluno, produzirá efeitos que não sejam o medo, a insegurança, a aversão pela atividade escrita.
a) Apenas as afirmativas I e II estão corretas.
b) Apenas as afirmativas II e IV estão corretas.
c) Apenas as afirmativas III, IV e V estão corretas.
d) Apenas as afirmativas IV e V estão corretas.
e) Todas elas estão corretas.

Sobre a correção indicativa, é correto afirmar que:
a) É um tipo de correção usada pela minoria dos professores e tem a função de mostrar o erro para o responsável pelo texto. Observa-se que esse tipo de correção ocorre tanto no corpo da redação como na margem do texto do aluno.
b) É um tipo de correção usada pela maioria dos professores e tem a função de, juntamente com o aluno, reescrever as partes problemáticas.
c) É um tipo de correção usada pela maioria dos professores e tem a função de mostrar o erro para o responsável pelo texto. Observa-se que esse tipo de correção ocorre tanto no corpo da redação como na margem do texto do aluno.
d) É um tipo de correção realizada em grupo, entre professores e alunos. O objetivo maior é discutir os erros mais cometidos entre a turma e realizar a correção oralmente.

Marque a opção correta a respeito das asserções abaixo:
I - Resenha é reduzir o texto original, ou seja, apresentar as ideias principais do autor. Deve-se usar as próprias palavras, não sendo permitido copiar frases ou partes do texto.
II - A resenha é apenas uma redução do texto original, respeitando-se as ideias essenciais do autor, a progressão e o encadeamento do texto, sem deixar de explicitar a opinião e a visão crítica de quem fez o resumo.
a) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
b) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
c) A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
d) A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
e) As asserções I e II são proposições falsas.

Prévia do material em texto

GABARITO
Protocolo: 564863
Página 1 - 11/09/2019 às 10:30
Prova
Data de aplicação: 31/08/2019
Curso: Pedagogia
Disciplina: Leitura e Produção de Texto II
Ano: 20192 / Semestre: 2
RGM: 053.11604 / Aluno: TAÍS BORBA CAETANO DE OLIVEIRA
PROVA 01
Questão 1
"A leitura e a escrita fazem parte das necessidades básicas do homem moderno, porém esses dois vocábulos
ganharam um significado amplo nos dias atuais. Não basta identificar sílabas, tampouco é suficiente saber
escrever o próprio nome, anotar um endereço ou o número de um telefone. É preciso ser um bom leitor e
escrever bem".
Diante da afirmativa acima, explique o que é necessário para ser um bom leitor e um bom escritor. Utilize as
teorias da disciplina para validar suas afirmações.
Lembre-se de que a resposta deve ser consistente e revelar seu conhecimento sobre o assunto. A escrita é
parte da avaliação.
Resposta do aluno:
Questão 2
Leia o texto a seguir e elabore um resumo (principais ideias). Lembre-se de que o resumo deve ser feito com
suas palavras. A escrita é parte da avaliação.
CAPITAL HUMANO Reinaldo Gomes*
1 Nunca em todo período da história houve demanda tão elevada por profissionais qualificados. Também nunca
foi tão difícil manter esses profissionais dentro das corporações. Eles agregam valores às empresas e são
considerados o principal capital. 2 Porém, essa visão ainda faz parte de um grupo seleto. A maioria dos
gestores, até o momento, não enxergou o valor desse capital humano e trata com desdém esse assunto. Muitos
executivos atribuem o sucesso profissional à sua capacidade de escolher a pessoa certa para atuar no seu
grupo. O sucesso de outros executivos deve-se à capacidade de manter sua equipe ordenada e produzindo
harmoniosamente. 3 De fato, é muito difícil escolher a pessoa certa. Às vezes, você se depara com situações
muito complicadas quando, por exemplo, um amigo está precisando de uma recolocação no mercado. Você
sabe que aquele profissional não é a pessoa certa para atuar na sua equipe, mas, por outro lado, você é posto
no paredão por si próprio e expõe a dúvida no ar: se eu posso ajudar o amigo, por que não dar uma chance? Por
que não ajudar e tentar torná-lo o profissional ideal para a equipe, treinando-o e reciclando seus
conhecimentos? Mas, não é bem assim que as coisas funcionam. Às vezes, a amizade é confundida com a
hierarquia e, quando você tem de chamar a atenção por qualquer motivo, sua atitude não é bem aceita e a
amizade começa a ser posta em jogo. Existe um velho ditado que se encaixa perfeitamente: "Amigos, amigos,
negócios à parte". 4 O time deve atuar satisfeito, harmonioso e bem recompensado. De fato, quando você vê
publicações sobre as melhores empresas para trabalhar, um dos itens avaliados é a harmonia interna da equipe
em relação ao resultado. Quem avalia a melhor empresa são os próprios funcionários e, se o ambiente de
trabalho não é harmonioso, isso recai sobre a empresa. Para chegar ao estágio de satisfação, houve primeiro a
seleção da equipe. Não importa qual seja o seu negócio, seu produto, sua estratégia ou seu serviço, tudo é feito
por pessoas que têm de ser escolhidas a dedo. 5 Quanto maior for o nível de qualificação profissional, maior é a
produtividade, melhor é a qualidade e menor é o custo dos produtos e serviços gerados.Vem agora a parte
também difícil: a manutenção de tudo isso. Para manter os bons profissionais, as pequenas e médias empresas
GABARITO
Protocolo: 564863
Página 2 - 11/09/2019 às 10:30
oferecem em primeiro lugar, benefícios; em segundo, vem a remuneração e, por último, investem em
treinamento. Já as grandes - entenda, nem todas são assim- trazem, num pacote, só os benefícios, a
remuneração e os treinamentos. Palavras como satisfação, motivação e reconhecimento fazem parte do
vocabulário da área chamada de gestão de pessoas. *Especialista em gestão corporativa e de pessoas e
economia. (Estado de Minas- 1º de Janeiro de 2011- Caderno Opinião- p. 9 ).
Resposta do aluno:
Questão 3
A vida é difícil para todos nós. Saber disso nos ajuda porque nos poupa da autopiedade. Ter pena de si mesmo é
uma viagem que não leva a lugar nenhum. A autopiedade, para ser justificada, nos toma um tempo enorme na
construção de argumentos e motivos para nos entristecermos com uma coisa absolutamente natural: nossas
dificuldades. Não vale a pena perder tempo se queixando dos obstáculos que têm de ser superados para
sobreviver e para crescer. É melhor ter pena dos outros e tentar ajudar os que estão perto de você e precisam
de uma mão amiga, de um sorriso de encorajamento, de um abraço de conforto. Use sempre suas melhores
qualidades para resolver problemas, que são: capacidade de amar, de tolerar e de rir. Muitas pessoas vivem a
se queixar de suas condições desfavoráveis, culpando as circunstâncias por suas dificuldades ou fracassos. As
pessoas que se dão bem no mundo são aquelas que saem em busca de condições favoráveis e se não as
encontram se esforçam por criá-las. Enquanto você acreditar que a vida é um jogo de sorte vai perder sempre.
A questão não é receber boas cartas, mas usar bem as que lhe foram dadas. (Dr. Luiz Alberto Py, in O Dia,
30/4/00).
A superação das dificuldades da vida leva:
 
a) à paz
b) à felicidade
c) ao equilíbrio
d) ao crescimento (correta)
e) à autoestima
Questão 4
A vida é difícil para todos nós. Saber disso nos ajuda porque nos poupa da autopiedade. Ter pena de si mesmo é
uma viagem que não leva a lugar nenhum. A autopiedade, para ser justificada, nos toma um tempo enorme na
construção de argumentos e motivos para nos entristecermos com uma coisa absolutamente natural: nossas
dificuldades. Não vale a pena perder tempo se queixando dos obstáculos que têm de ser superados para
sobreviver e para crescer. É melhor ter pena dos outros e tentar ajudar os que estão perto de você e precisam
de uma mão amiga, de um sorriso de encorajamento, de um abraço de conforto. Use sempre suas melhores
qualidades para resolver problemas, que são: capacidade de amar, de tolerar e de rir. Muitas pessoas vivem a
se queixar de suas condições desfavoráveis, culpando as circunstâncias por suas dificuldades ou fracassos. As
pessoas que se dão bem no mundo são aquelas que saem em busca de condições favoráveis e se não as
encontram se esforçam por criá-las. Enquanto você acreditar que a vida é um jogo de sorte vai perder sempre.
A questão não é receber boas cartas, mas usar bem as que lhe foram dadas. (Dr. Luiz Alberto Py, in O Dia,
30/4/00).
. Para o autor, o mais importante para a pessoa é:
 
GABARITO
Protocolo: 564863
Página 3 - 11/09/2019 às 10:30
a) perceber o que ocorre à sua volta.
b) ter pena das pessoas que sofrem.
c) buscar conforto numa filosofia ou religião.
d) esforçar-se para vencer as dificuldades. (correta)
e) estar ciente de que, quando menos se espera, surge a dificuldade.
Questão 5
Analise a tira a seguir e marque a opção correta:
a) revela a real dificuldade de entendimento entre posições que pareciam convergir. (correta)
b) desvaloriza a diversidade social e cultural e a capacidade de entendimento e respeito entre as pessoas.
c) expressa o predomínio de uma forma de pensar e a possibilidade de entendimento entre posições
GABARITO
Protocolo: 564863
Página 4 - 11/09/2019 às 10:30
divergentes.
d) ilustra a possibilidade de entendimento e de respeito entre as pessoas a partir do debate político de ideias.
Questão 6
Leia o excerto a seguir:
E as palavras que denominam as menores frações de tempo? "Momento" vem do latim momentum,
"movimento", e refere-se ao balanço do pêndulo dos relógios. Tanto que a física chama esse movimento
pendular de "momento angular". Cada ida ou vinda do pêndulo é um "momento". Ou seja, um "momento" não
era, na sua origem, o mesmo que um tempo infinitesimal, mas uma duração suficiente para que algo se
movesse de forma perceptível aos olhos. Já "instante" (do latim instans) significa"insistente, que perdura". Não
é paradoxal que o instante seja justamente o intervalo de tempo mais fugaz que existe? (Aldo Bizzocchi. O
instante do momento. Revista Língua, n. 15, jan. 2007).
De acordo com o texto, pode-se inferir que as palavras:
a) têm seu sentido subvertido na Física.
b) podem mudar de significado no decorrer do tempo. (correta)
c) são usadas de forma errada em algumas ciências.
d) em latim eram mais precisas do que em português.
e) não são eficientes na definição de tempo.
Questão 7
Leia trechos da carta-resposta de um cacique indígena à sugestão, feita pelo Governo do Estado da Virgínia
(EUA), de que uma tribo de índios enviasse alguns jovens para estudar nas escolas dos brancos.
(...) Nós estamos convencidos, portanto, de que os senhores desejam o nosso bem e agradecemos de todo o
coração. Mas aqueles que são sábios reconhecem que diferentes nações têm concepções diferentes das coisas
e, sendo assim, os senhores não ficarão ofendidos ao saber que a vossa ideia de educação não é a mesma que
a nossa. (...) Muitos dos nossos bravos guerreiros foram formados nas escolas do Norte e aprenderam toda a
vossa ciência. Mas, quando eles voltaram para nós, eram maus corredores, ignorantes da vida da floresta e
incapazes de suportar o frio e a fome. Não sabiam caçar o veado, matar o inimigo ou construir uma cabana e
falavam nossa língua muito mal. Eles eram, portanto, inúteis. (...) Ficamos extremamente agradecidos pela
vossa oferta e, embora não possamos aceitá-la, para mostrar a nossa gratidão concordamos que os nobres
senhores de Virgínia nos enviem alguns de seus jovens, que lhes ensinaremos tudo que sabemos e faremos
deles homens. (BRANDÃO, Carlos Rodrigues. (O que é educação. São Paulo: Brasiliense, 1984)
Marque a opção correta.
 A relação entre os dois principais temas do texto da carta e a forma de abordagem da educação privilegiada
pelo cacique está representada por:
a) sabedoria e política / educação difusa.
b) identidade e história / educação formal.
c) ideologia e filosofia / educação superior.
d) ciência e escolaridade / educação técnica.
e) educação e cultura / educação assistemática (correta)
Questão 8
Sobre produção de textos, leia as asserções a seguir e avalie a relação proposta entre elas:
"Na verdade, parece que a dificuldade não é só dos alunos, mas também dos professores, que, em sua maioria,
não se sentem preparados suficientemente para ensinar ou desenvolver tal atividade de maneira eficaz".
GABARITO
Protocolo: 564863
Página 5 - 11/09/2019 às 10:30
PORQUE
"Boa parte desses professores acredita que trabalhar com produção de texto significa determinar, toda semana,
um tema para que os alunos desenvolvam e que o aluno que tem domínio das regras gramaticais consegue
redigir um texto em que as ideias estejam articuladas".
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
a) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
b) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I. (correta)
c) A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
d) A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
e) As asserções I e II são proposições falsas.
Questão 9
A vida é difícil para todos nós. Saber disso nos ajuda porque nos poupa da autopiedade. Ter pena de si mesmo é
uma viagem que não leva a lugar nenhum. A autopiedade, para ser justificada, nos toma um tempo enorme na
construção de argumentos e motivos para nos entristecermos com uma coisa absolutamente natural: nossas
dificuldades. Não vale a pena perder tempo se queixando dos obstáculos que têm de ser superados para
sobreviver e para crescer. É melhor ter pena dos outros e tentar ajudar os que estão perto de você e precisam
de uma mão amiga, de um sorriso de encorajamento, de um abraço de conforto. Use sempre suas melhores
qualidades para resolver problemas, que são: capacidade de amar, de tolerar e de rir. Muitas pessoas vivem a
se queixar de suas condições desfavoráveis, culpando as circunstâncias por suas dificuldades ou fracassos. As
pessoas que se dão bem no mundo são aquelas que saem em busca de condições favoráveis e se não as
encontram se esforçam por criá-las. Enquanto você acreditar que a vida é um jogo de sorte vai perder sempre.
A questão não é receber boas cartas, mas usar bem as que lhe foram dadas. (Dr. Luiz Alberto Py, in O Dia,
30/4/00).
Os sentimentos que levam à superação das dificuldade são:
 
a) fé, tolerância, abnegação
b) amor, desapego, tolerância
c) caridade, sensibilidade, otimismo
d) fé, tolerância, bom humor
e) amor, tolerância, alegria (correta)
Questão 10
Leia o texto a seguir e marque a opção correta.
No campo da ética, costuma-se dizer que os fins justificam os meios, de modo que, para alcançar um fim
legítimo, todos os meios disponíveis são válidos. No campo da ética, porém, essa afirmação deixa de ser óbvia.
Suponhamos uma sociedade que considere um valor e um fim moral a lealdade entre seus membros, baseada
na confiança recíproca. Isso significa que a mentira, a inveja, a adulação, a má-fé, a crueldade e o medo
deverão estar excluídos da vida moral, e as ações que se valham desses recursos, empregando-os como meios
para alcançar um fim, serão imorais. No entanto, poderia acontecer que, para forçar alguém à lealdade, fosse
preciso fazê-lo sentir medo da punição pela deslealdade, ou fosse preciso mentir-lhe para que não perdesse a
confiança em certas pessoas e continuasse leal a elas. Nesses casos, o fim - a lealdade - não justificaria os
meios - o medo e a mentira? A resposta ética é: não. Por quê? Porque esses meios desrespeitam a consciência e
a liberdade da pessoa moral, que agiria por coação externa e não por reconhecimento interior e verdadeiro do
fim ético. No campo da ética, portanto, nem todos os meios são justificáveis, mas apenas aqueles que estão de
GABARITO
Protocolo: 564863
Página 6 - 11/09/2019 às 10:30
acordo com os fins da própria ação. Em outras palavras, fins éticos exigem meios éticos.
A relação entre meios e fins pressupõe que a pessoa moral não existe como um fato dado, como um fenômeno
da Natureza, mas é instaurada pela vida intersubjetiva e social, precisando ser educada para os valores morais
e para as virtudes. (Marilena Chauí, Convite à Filosofia).
A leitura do último parágrafo do texto permite deduzir, corretamente, que:
a) a prática moral é tanto mais fácil quanto mais alto o nível de escolaridade.
b) nenhuma ação é moral quando contraria a índole natural de uma pessoa.
c) os valores morais são categorias essencialmente individuais, e não coletivas.
d) é necessária uma educação moral para que bem se ajustem meios e fins. (correta)
e) a educação moral resulta de uma imposição interna de cada indivíduo.
PROVA 02
Questão 1
Você se lembra da redação do ENEM em que o candidato colocou uma receita de miojo no meio do texto e não
teve a nota zerada? Ou das redações com nota máxima que continham alguns erros sérios de gramática?
Depois das polêmicas e das críticas severas feitas ao método de avaliação, o Instituto Nacional de Estudos e
Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) decidiu tornar um pouco mais severos os critérios de correção.
Desde então, são eliminadas as redações que tiverem "piadinhas" (como a do miojo). Além disso, os erros de
português considerados grosseiros (e que sejam repetidos ao longo do texto) resultarão em perda de nota.
Imagine que isso tivesse ocorrido com um aluno seu, da turma do quinto ano. Produza um pequeno texto em
que explique qual o tipo de correção textual utilizaria e como seria a avaliação dessa redação.
Lembre-se de que a resposta deve ser consistente e revelar seu conhecimento sobre o assunto. A escrita é
parte da avaliação.
 
Resposta do aluno:
Questão 2
Se estivesse em sala de aula, trabalhando com PRODUÇÃO TEXTUAL e tivesse que avaliar os textos produzidospelos alunos do 4º ano, como faria? O que você acha mais importante considerar? Justifique.
Lembre-se de que a resposta deve ser consistente e revelar seu conhecimento sobre o assunto. A escrita é
parte da avaliação.
Resposta do aluno:
Questão 3
Os textos produzidos pelos alunos devem ser reescritos por eles mesmos, a fim de que aperfeiçoem sua
utilização dos mecanismos linguísticos, ou seja, os recursos que domina para bem comunicar suas ideias. O
trabalho de reescrita de texto também tem como objetivo... Indique abaixo a resposta CORRETA que completa a
frase acima. (Prefitura e Camboriú - 2017-adaptada)
a) a melhoria da caligrafia do aluno para que escreva, esteticamente, melhor.
b) levar o aluno a perceber suas dificuldades e avanços, bem como melhorar a clareza e objetividade do texto.
(correta)
c) permitir que o aluno possa ocupar seu tempo de maneira que não dê trabalho ao professor.
d) ajudar o aluno a memorizar seus erros para que não se repitam em outra oportunidade.
GABARITO
Protocolo: 564863
Página 7 - 11/09/2019 às 10:30
Questão 4
De acordo com o que pudemos observar na aula 3, a prática da correção classificatória contribui para:
a) “a importância de se analisar/avaliar o texto não apenas do ponto de vista formal, privilegiando os recursos
lexicais e linguísticos, mas, também, do conceitual, observando, então, a coesão e a coerência”.
b) “uma prática de avaliação mais coerente com a ideia de uma escola democrática”.
c) “os “erros” e as dificuldades constatadas são importantes porque indicam onde e como o aluno precisa ser
ajudado para superar as dificuldades”.
d) “mais adequadamente suas capacidades e habilidades para a produção textual”.
e) “a discriminação e a seleção, provocando, inclusive, a evasão e a repetência”. (correta)
Questão 5
Avalie as asserções a seguir e a relação propostas entre elas.
Aqueles professores que procuram desenvolver uma prática de avaliação mais coerente com a ideia de uma
escola democrática deixam de encarar a "correção" (como mecanismo de atribuição de nota) como o "eixo" do
processo de ensino e aprendizagem.
PORQUE
Para esses professores os "erros" e as dificuldades constatadas são importantes, pois indicam onde e como o
aluno precisa ser ajudado para superar as dificuldades, desenvolvendo mais adequadamente suas capacidades
e habilidades para a produção textual. A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
a) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
b) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I. (correta)
c) A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
d) A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
e) As asserções I e II são proposições falsas.
Questão 6
Sobre a correção de texto dos alunos, analise as asserções a seguir:
 
I - O professor de Língua Portuguesa deve estabelecer, junto aos seus alunos, quais os critérios que serão
utilizados para a correção do texto solicitado, pois nem todos os tipos de textos apresentam as mesmas
dificuldades.
 
II - O professor de Língua Portuguesa deve observar a idade do aluno é fundamental, pois alguns textos só
devem ser trabalhados a partir de uma certa idade; é o caso da dissertação (texto argumentativo) , pois requer
uma capacidade classificatória e de hierarquizante que não se desenvolve antes dos quinze-dezesseis anos.
 
III - O professor de Língua Portuguesa deve investigar se o aluno já conhece a superestrutura do texto
desejado, isto é, a estrutura global do texto, que define sua ordem e as relações entre seus fragmentos, pois o
indivíduo que não adquiriu a estrutura esquematizada mental do tipo solicitado não conseguirá organizar o seu
texto, mesmo que respeite todas as etapas do processo de escritura.
Está correto apenas o que se afirma em:
a) I
b) II
c) II e III
GABARITO
Protocolo: 564863
Página 8 - 11/09/2019 às 10:30
d) I e III
e) I, II e III (correta)
Questão 7
Segundo Serafini (1994, p. 193), a correção classificatória consiste:
a) Na identificação não-ambígua dos erros através de uma classificação. Em alguns desses casos, o próprio
professor sugere as modificações, mas é mais comum que ele proponha ao aluno que corrija sozinho o seu erro.
(correta)
b) Na identificação não-ambígua dos erros através de uma classificação. Além disso, o professor deve,
obrigatoriamente, sugerir as modificações para o aluno.
c) Na correção que objetiva apontar os erros dos alunos, reformulando-os. Trata-se de um trabalho minucioso e
paciente por parte do professor que assume pelo aluno.
d) Na correção que objetiva apenas em apontar os erros dos alunos, sem reformulações ou nova correção.
Questão 8
Sobre o processo de correção de textos , leia as afirmações a seguir e, depois, assinale a alternativa que
manifesta a verdade.
I. Deve-se cuidar da forma como se corrige e avalia um texto: se existem dificuldades e as falhas são muitas,
deve existir, por parte do professor, uma atenção especial com relação ao tratamento dispensado aos erros.
Primeiro, deve ser selecionado o que vai ser avaliado em cada texto proposto, pois é impossível corrigir todas
as falhas de uma só vez, quando as deficiências são muitas.
II. Quanto aos erros nos textos produzidos pelo aluno, é importante ter presente que, embora a avaliação
prevista pela escola se paute por notas ou conceitos, a prática avaliativa não deverá ter caráter classificatória.
Isso significa que a atribuição da nota ou conceito não deve contribuir para "rotular" (e estigmatizar) o aluno.
 III. O professor deve explicitar ao aluno que a primeira nota não é definitiva e pode ser alterada à medida que o
seu texto for sendo reelaborado. Fazer da correção e/ou avaliação um momento definitivo não é condizente
com uma prática construtivista. Esse processo deve proporcionar direcionamentos de reescrita.
IV. O professor necessita compreender que, se o objetivo é levar o aluno a produzir textos, é incoerente que ele
se preocupe em assinalar, num primeiro momento, os aspectos gramaticais em detrimento de uma avaliação
que privilegie a organização e articulação do texto. ,
V. A correção, sendo realizada de forma que enseje o respeito pelas dificuldades do aluno, produzirá efeitos que
não sejam o medo, a insegurança, a aversão pela atividade escrita.
a) Apenas as afirmativas I e II estão corretas.
b) Apenas as afirmativas II e IV estão corretas.
c) Apenas as afirmativas III, IV e V estão corretas.
d) Apenas as afirmativas IV e V estão corretas.
e) Todas elas estão corretas. (correta)
Questão 9
Sobre a correção indicativa, é correto afirmar que:
a) É um tipo de correção usada pela minoria dos professores e tem a função de mostrar o erro para o
responsável pelo texto. Observa-se que esse tipo de correção ocorre tanto no corpo da redação como na
margem do texto do aluno.
b) É um tipo de correção usada pela maioria dos professores e tem a função de, juntamente com o aluno,
reescrever as partes problemáticas.
GABARITO
Protocolo: 564863
Página 9 - 11/09/2019 às 10:30
c) É um tipo de correção usada pela maioria dos professores e tem a função de mostrar o erro para o
responsável pelo texto. Observa-se que esse tipo de correção ocorre tanto no corpo da redação como na
margem do texto do aluno. (correta)
d) É um tipo de correção realizada em grupo, entre professores e alunos. O objetivo maior é discutir os erros
mais cometidos entre a turma e realizar a correção oralmente.
Questão 10
Marque a opção correta a respeito das asserções abaixo:
 I - Resenha é reduzir o texto original, ou seja, apresentar as ideias principais do autor. Deve-se usar as próprias
palavras, não sendo permitido copiar frases ou partes do texto.
PORQUE
II -. A resenha é apenas uma redução do texto original, respeitando-se as ideias essenciais do autor, a
progressão e o encadeamento do texto, sem deixar de explicitara opinião e a visão crítica de quem fez o
resumo.
a) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
b) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
c) A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
d) A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
e) As asserções I e II são proposições falsas. (correta)

Mais conteúdos dessa disciplina