Buscar

Fundamentos do Processo Educativo no Contexto Histórico-Filosófico (AVALIAÇÃO FINAL DISCURSIVA )

Prévia do material em texto

1.
	De maneira relacional, mesmo a ideia de "feio" sendo vista como um contravalor que desagrada, ela é necessária para a afirmação do belo. Logo, um oposto precisa de outro para ser reconhecido. São interdependentes quando citados na compreensão da filosofia estética. Neste sentido, disserte sobre a definição do feio, segundo os pensadores.
	Resposta Esperada:
O feio e o bonito não podem ser concebidos como dimensões separadas, apesar de serem opostas. Estes opostos estão interligados por sua interdependência. O belo só é possível, na compreensão da estética, por que existe o feio como um contravalor, que serve de parâmetro oposto. Por ser um contravalor, o feio é compreendido com aspectos de insatisfação, incompletude, forma e conteúdo imperfeito. Além da dimensão artística da relação feio/belo, estes conceitos retratam dimensões como valores e princípios sociais de honestidade, ética, atitude correta. Ex.: quando alguém fez algo ruim, é comum usar as palavras: "que feio", ou quando alguém praticou o bem ou algo justo, ouvimos as palavras de aprovação: "que belo, bonito'. Em resumo, a compreensão do belo e do feio tem implicações que vão além da arte e atingem valores, sentimentos, aspectos éticos, sensações, sabores e condutas sociais.
	2.
	Existe uma relação histórica entre a consciência religiosa, a mitologia da Idade Antiga e o cristianismo medieval. Assim, o conhecimento religioso está fundamentado em uma postura chamada dogmática, ou seja, um saber que seja revelado e inquestionável. Neste sentido, disserte sobre as diferenças da consciência religiosa frente à consciência racional.
	Resposta Esperada:
A consciência religiosa enfatiza os dados revelados através de documentos religiosos, enquanto a razão concentra-se em explicações lógicas e verificáveis. A consciência religiosa é predominante durante a Idade Média e tem como base a dimensão da fé como aceitação e validação dos saberes, diferente da consciência racional fundamentada em aspectos lógicos científicos ou em verdades que passam pela via da crítica. O conhecimento da consciência religiosa se estabelece como um conhecimento revelado e de aceitação de doutrinas e não de questionamento ou racionalidade. Tipo de consciência que se aproxima com a mitologia, por validar uma fonte de conhecimento como crença em algo superior ou com elementos sobrenaturais. Nesta modalidade, o intelecto está subordinado à fé, e os indivíduos estão subordinados a um ser superior. Logo, o conhecimento passa primeiro pela crença e depois pela compreensão.
	3.
	A Revolução de 1930 é considerada por muitos historiadores o movimento mais importante da história do Brasil. Neste período a sociedade brasileira viveu importantes mudanças, acelerou-se o processo de urbanização e a burguesia começou a participar mais efetivamente da vida política nacional. Além disso, a revolução contribuiu muito para as mudanças da realidade educacional do país. Partindo desse pressuposto, disserte sobre as efetivas mudanças ocorridas no campo educacional brasileiro a partir da Revolução de 1930.
	Resposta Esperada:
A Revolução de 1930 serviu como marco inicial na criação de um sistema nacional de educação sólida. No ano de 1932 ocorre o Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova, a partir do qual se propõe que a educação nacional seja pública, obrigatória e laica. Criou-se, a partir da revolução de 1930, o Ministério da Educação e as Secretarias de Educação dos estados. Em 1934 surge a Universidade de São Paulo (USP). A revisão da Constituição estabelece o direito de todos à educação e define as obrigações do Estado e da família no que diz respeito à educação.

Continue navegando