Buscar

Sistema reprodutor feminino

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Sistema reprodutor feminino:
Vagina: seu papel consistem em: órgão de copula, receber o sêmen, servir para o escoamento do sangue menstrual e as secreções uterinas, no parto, dar passagem ao produto conceptual.
Hímen: O hímen não tem nenhuma função biológica. Essa película que recobre a entrada da vagina é um fragmento que resta do processo de desenvolvimento da vagina no feto. 
Útero: Os principais ligamentos do útero são: • ligamento largo: pregas duplas de peritônio que fixam o útero em ambos os lados da cavidade pélvica; • ligamentos uterossacrais: extensões peritoneais que ligam o útero ao sacro; • ligamentos cardinais: estendem-se para baixo até a base do ligamento largo, da parede lateral da cavidade pélvica ao colo do útero (conduz os vasos uterinos); • ligamentos redondos: estendem-se do útero até os lábios maiores; • ligamentos útero-ováricos
Tubas uterinas: As tubas uterinas estendem-se lateralmente a partir do útero, localizando-se na margem superior do ligamento largo do útero, possuindo em sua configuração externa (de lateral para medial): o infundíbulo e as fímbrias; a ampola da tuba uterina, que é a parte mais larga, longa e tortuosa da tuba, o local em que acontece a fertilização; o istmo da tuba uterina, que é a parte curta da tuba, que chega ao útero; a parte intramural da tuba uterina, que atravessa a parede do útero.
Ovários: Ao lado das tubas uterinas estão os ovários. Cada ovário localiza-se de encontro à face posterior do ligamento largo e está alojado com a face lateral na fossa ovárica. Os ovários são dois nódulos do tamanho de uma ameixa, em que se alojam os óvulos e que produzem o hormônio ovariano. Os principais ligamentos que sustentam os ovários na posição são: • ligamento largo do útero, por meio de uma prega, o mesovário; • ligamentos útero-ováricos, que ancoram os ovários ao útero; • ligamentos suspensores dos ovários, que abrangem os vasos ováricos e fixam os ovários à parede da pelve.
Os órgãos genitais externos: • Monte do púbis ou monte de Vênus é uma elevação de tecido adiposo recoberto por pele e pelos grossos. 
• Os lábios maiores do pudendo são duas pregas longitudinais de pele, homólogas ao escroto. A fusão anterior desses lábios maiores forma a comissura labial anterior, e a fusão posterior, a comissura labial posterior. 
• Já os lábios menores do pudendo, duas pregas menores de pele medial aos lábios maiores, constituem o vestíbulo da vagina e a rima do vestíbulo.
• O clitóris é uma pequena massa cilíndrica de tecido erétil e nervos, localizado na junção anterior dos lábios menores. Homólogo à glande do pênis, o corpo do clitóris é recoberto pelo prepúcio, compondo o ponto onde os lábios menores se juntam; a parte exposta do clitóris é a glande. 
• Vestíbulo da vagina é a região delimitada pelos lábios menores; cá estão: o hímen (quando presente), o óstio da vagina, o óstio externo da uretra e as aberturas dos ductos de diversas glândulas.

Continue navegando