Buscar

AS CARACTERÍSTICAS DO RÁDIO COMO MEIO DE COMUNICAÇÃO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

CURSO DE PUBLICIDADE E PROPAGANDA
DISCIPLINA - Produção Publicitária para Rádio
Prof. Altair Tavares
-----------------
AULA - AS CARACTERÍSTICAS DO RÁDIO COMO MEIO DE COMUNICAÇÃO
REFERÊNCIA:
MCLEISH, Roberto. Produção de rádio: um guia abrangente de produção radiofônica. São Paulo: Summus Editoria, 2001. Cap. 1
Objetivo:
Proporcionar ao aluno a compreensão sobre a forma como o rádio realiza o processo de comunicação em geral na execução de uma programação.
Estimular o aluno a utilizar as características do rádio na construção de mensagens publicitárias
Objetivo específico:
Promover questionamentos sobre as características positivas e negativas do veículo para uso nos processos de comunicação. 
Assim, entender os pontos fortes e fracos do rádio na disputa da audiência e da atenção do público e entender como a utilização das características do rádio pode impulsionar os resultados da publicidade neste veículos.
O RÁDIO FORMA IMAGENS
O rádio é um equipamento de muito valor para os ouvintes, que através das suas mensagens passadas, ele cria uma imagem daquele assunto que está sendo veiculado naquele momento. O ouvinte tem a dimensão de relatar e imaginar como se passa aquela história ou a fala do momento.
A SIMPLICIDADE DO RÁDIO
Detalhadamente, entendemos que o som se torna melhor do que a imagem devido a acessibilidade do público ao som e equipamentos que são encontrados em escolas e nos lares.
Para o radialista a relativa simplicidade do rádio significa flexibilidade na programação.
O RÁDIO É BARATO
Comparado aos outros meios de comunicação tanto o custo de capital tanto o custo de capital, quanto as despesas de manutenção são pequenos. Como se trata de um meio de comunicação barato, que pode atrair uma audiência substancial, o custo é baixo.
Esse relativo baixo custo significa que o rádio é ideal para o uso de não profissionais. Como o tempo não é tão caro nem tão raro, as emissoras de rádio são incentivadas a assumir riscos na programação.
A NATUREZA EFÊMERA DO RÁDIO
Se o ouvinte não determinar um tempo para ouvir o noticiário dificilmente ele poderá ouvi-lo novamente. Pois a radiodifusão impõe uma disciplina rígida de ter que estar ali na hora certa.
A natureza transitória do rádio também significa que o ouvinte deve não só ouvir o programa na hora da transmissão, mas também entendê-lo.
O RÁDIO COMO PANO DE FUNDO
O meio de transmissão do rádio é mesmo exigente que o da televisão, porém permite que façamos outra coisa ao mesmo tempo. Lemos com música tocando, comemos com noticiário, etc. O rádio sofre com sua própria generosidade, pode ser facilmente interrompido.
O RÁDIO E O SELETIVO
O produtor de rádio seleciona exatamente o que será recebido pelo consumidor. Na imprensa cada leitor seleciona o que ele quer ver. O rádio trata-se de um meio linear. Para o ouvinte, a escolha existe apenas do desligamento mental de uma matéria a outra.
FALTA ESPAÇO NO RÁDIO
O rádio determina o que o ouvinte irá ouvir, com o equilíbrio da democracia. Talvez ele consiga impor que o ouvinte decida por conta própria o que é importante ouvir.
A PERSONALIDADE DO RÁDIO
A vantagem maior de uma comunicação auditiva para uma empresa está no som da voz humana, o entusiasmo, a compaixão, a raiva, a dor, o riso;
A voz transmite muito mais que o discurso escrito e transmite muito mais confiança ao ouvinte,
O RÁDIO ENSINA
O rádio funciona bem no mundo das idéias como meio de promover a educação, ele se destaca com conceitos e também com fatos. Para apreciar músicas e ensinar línguas, o rádio é ideal, é claro que lhe faltam capacidade de demonstração que a televisão possui.
O RÁDIO TOCA MÚSICA
A variedade de músicas é mais abrangente além de proporciona uma agradável sensação de relaxamento e induzir ao prazer.
O RÁDIO PODE SURPREENDER
Diferente de discos e de livros que escolhemos de acordo com a emoção do momento, a música e a locução no rádio é selecionado para nós e podem se permitirmos mudar nosso humor e nos arrebatar.
Os radialistas são tentados a pensar em termos de uma formatação própria para o rádio em que o conteúdo se encaixe no que definimos.
O RÁDIO SOFRE INTERFERÊNCIA
O rádio pode sofrer algumas interferências, diferente do jornal e das revistas que são recebidos do mesmo modo como foram produzidos. O rádio funciona de duas maneiras: é dirigindo ao indivíduo e opera em nome da recepção requerem programas que prendam a atenção do ouvinte para que se possa manter a audiência.
O RÁDIO PARA O INDIVÍDUO
Desvia a pessoa de seus problemas e a ansiedade do dia-a-dia;
Ajuda como forma de aconselhamento para os ouvintes;
Ajuda a desenvolver objetivos comuns e opções políticas;
Contribui para a cultura;
Divulga idéias que levam as novas crenças e valores;
Facilita diálogos entre grupos e indivíduos promovendo a noção à comunicação;
Mobiliza recursos para fins pessoais ou comunitários.
O RÁDIO FALA PARA MILHÕES
O alcance nem sempre é medido com audiência, porque às vezes, muitos aparelhos estão ligados, mas não tem ninguém ouvindo. Então isso não pode ser considerado como audiência.
O RÁDIO FALA PARA CADA INDIVÍDUO
O rádio ao contrário da televisão fala para um único indivíduo porque o mesmo cria a projeção do que está sendo passado, assim imaginando e absorvendo cada palavra dita. Ao contrário da televisão que se tem a cena pronta.
A VELOCIDADE DO RÁDIO
As notícias e a publicidade chegam com rapidez. O rádio acelera a disseminação da informação de modo que todos os líderes e liderados ficam sabendo da mesma notícia, da mesma idéia política, declaração ou ameaça.
O conhecimento é poder, o rádio dá poder a todos nós, que exercitemos ou não algum tipo de autoridade.
O RÁDIO NÃO TEM FRONTEIRAS
O rádio não tem limites territoriais enquanto livros e revistas são detidos em fronteiras, o rádio não tem esse problema.
O rádio pode juntar os que estão separados pela geografia ou pela nacionalidade, ajuda a diminuir detrás distâncias de cultura, aprendizado ou status.
Obedecendo às regras da capacidade do transmissor, atividade das manchas solares, interferência de canal e sensibilidade do receptor, o rádio pode trazer liberdade para os oprimidos e luz para os que estão nas trevas.
OBS ... em tempos de internet, o alcance foi ampliado.
TIPOS DE EMISSORAS
Tipos de financiamento são:
Serviço público, segundo o autor, financiado por uma taxa de licenciamento e dirigido por uma corporação nacional; No caso do Brasil, são emissoras diretamente vinculadas ao serviço público.
Emissora comercial – financiada por anúncios de âmbito nacional ou por patrocínio;
Emissora de propriedade estatal financiada em grande parte dos anúncios e que opera sob a direção de um conselho escolhido;
Propriedade privada, financiada por toda espécie de rendimentos, ou seja, comerciais, assinaturas, doações.
Propriedade da comunidade, financiada por anunciantes e patrocinadores locais.
EMISSORAS WEB .. Denominadas de rádio, mas que não utilizam o sistema de radiodifusão, mas o transporte de dados via internet.

Continue navegando