Buscar

Atividade 1 - PROCESSO DE NEGÓCIOS E EMPREENDEDORISMO

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Pergunta 1
0,25 em 0,25 pontos
Consoante Dornelas (2016, p. 8), “os empreendedores são pessoas diferenciadas, que possuem motivação singular, são apaixonadas pelo que fazem, não se contentam em ser mais um na multidão, querem ser reconhecidas e admiradas, referenciadas e imitadas, querem deixar um legado”.
 
DORNELAS, J. Empreendedorismo :
transformando ideias em negócios. 6. ed. São Paulo: Empreende/Atlas, 2016. p. 8.
 
Temos vivenciado, a partir do século 20, um significativo aumento de pessoas que buscam iniciar a atividade empreendedora, com base na abertura do próprio negócio. Nesse sentido, analise as assertivas a seguir.
 
I – A revolução tecnológica e a internet
têm aumentado significativamente o interesse pelo empreendedorismo.
 
Porque:
 
II – Existe uma ideia equivocada de que os negócios virtuais são mais fáceis de serem criados.
 
A seguir, assinale a alternativa correta:
Resposta Selecionada:	
Correta As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
Resposta Correta:	
Correta As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
Feedback da resposta:	Resposta correta. As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I; a alternativa está correta, porque é pela falsa ideia de que um negócio pela internet é mais fácil de ser criado e gerido é que muitos empreendedores iniciam suas atividades no campo da tecnologia e internet .
Pergunta 2
0 em 0,25 pontos
Um aspecto bastante importante para o desenvolvimento de um empreendimento é a motivação, que, para Oliveira (2014, p. 40), “é o conjunto de energias e forças internas controláveis por você e que o mantêm, permanentemente, direcionado para os objetivos e metas específicos e concretos estabelecidos em seu plano de carreira como empreendedor”.
 
OLIVEIRA, D. P. R. Empreendedorismo : vocação, capacitação e atuação direcionadas para o plano de negócios. 1. ed. São Paulo: Atlas, 2014, p. 40.
 
Nesse contexto, analise as afirmativas a seguir.
 
I – O empreendedor é capaz de motivar seus colaboradores.
II – Para o sucesso do empreendimento, o empreendedor deve manter o foco no resultado financeiro, como aspecto motivador.
III – Para que o empreendedor se mantenha motivado, é importante que o empreendimento traga satisfação pessoal.
IV – O resultado financeiro deve ser o maior incentivo para o empreendedor obter sucesso.
 
É correto o que se afirma em:
Resposta Selecionada:	
Incorreta I e III, apenas.
Resposta Correta:	
Correta III, apenas.
Feedback da resposta:	Sua resposta está incorreta. A afirmativa I está incorreta, porque ninguém é capaz de motivar uma pessoa, a motivação é intrínseca ao indivíduo. As afirmativas II e IV estão incorretas, pois o empreendedor não deve manter, como fonte de sua principal motivação, o sucesso financeiro. É necessário outro fator motivador, que traga satisfação na atividade. Portanto, somente a afirmativa III está correta, porque uma fonte importante de motivação é a satisfação de realizar a atividade. Portanto, somente a afirmativa III está correta, porque uma fonte importante de motivação é a satisfação de realizar a atividade.
Pergunta 3
0 em 0,25 pontos
Segundo Oliveira (2014), o empreendedor precisa conhecer os tipos de empreendimentos possíveis ou os que são comuns, a fim de, dentre eles, optar por um modelo adequado a sua realidade. São diversos modelos, e dentre os principais estão: o familiar, o social, o corporativo e a franquia.
 
OLIVEIRA, D. P. R. Empreendedorismo : vocação, capacitação e atuação direcionadas para o plano de negócios. 1. ed. São Paulo: Atlas, 2014. (Adaptado).
 
Considerando o que foi apresentado, analise os tipos de empreendimentos e associe-os com suas características.
 
I – Empreendimento familiar.
II – Empreendimento social.
III – Empreendimento corporativo.
IV – Empreendimento com franquia.
 
( ) Os cargos de gestão são, normalmente, ocupados por herdeiros, mas, atualmente, em razão da profissionalização das empresas, são assumidos por gestores experientes.
( ) Neste modelo, o empreendedor conta com um modelo testado e padronizado.
( ) É o tipo de empreendimento normalmente criado como uma unidade de negócios.
( ) Buscam contribuir para o desenvolvimento de um mundo melhor e não apenas de resultado financeiro.
 
Com base nas relações feitas, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.
Resposta Selecionada:	
Incorreta III, II, IV, I.
 
 
 
 
Resposta Correta:	
Correta I, IV, III, II.
Feedback da resposta:	Sua resposta está incorreta. A alternativa está incorreta, pois não apresenta a sequência correta e a correlação adequada, já que, na afirmativa I, os empreendimentos familiares que, antigamente, cediam cargos estratégicos aos familiares estão dando espaço para gestores experientes, com o objetivo de profissionalizar as empresas familiares. Na afirmativa II, o empreendimento social é o que busca melhorar as condições da sociedade em que se vive. Na afirmativa III, o empreendimento corporativo é o que desenvolve novos negócios, dentro de uma organização existente, como uma espécie de unidade de negócio. Na afirmativa IV, o empreendimento como franquia tem todo o suporte do franqueador, além de aplicar um modelo já existente, portanto, a sequência adequada é I, IV, III e II.
Pergunta 4
0,25 em 0,25 pontos
Antes de iniciar um novo negócio, conforme Dornelas (2016, p. 48), “é importante que o empreendedor teste sua ideia ou conceito de negócio junto a clientes em potencial, empreendedores mais experientes (conselheiros), amigos próximos, antes que a paixão pela ideia cegue sua visão analítica do negócio. Uma ideia sozinha não vale nada. O que importa é saber desenvolvê-las, implementá-las e construir um negócio de sucesso”.
 
DORNELAS, J. Empreendedorismo :
transformando ideias em negócios. 6. ed. São Paulo: Empreende/Atlas, 2016. p. 48.
 
Nesse contexto, analise as afirmativas a seguir:
 
I – As ideias surgem normalmente da combinação de conhecimento e experiência.
II – As ideias, normalmente, são espontâneas.
III – Uma ideia é, necessariamente, uma oportunidade.
IV – A criatividade e inovação são importantes para transformar ideias em produtos e serviços.
 
É correto o que se afirma em:
Resposta Selecionada:	
Correta I, II e IV, apenas.
 
 
 
Resposta Correta:	
Correta I, II e IV, apenas.
 
 
 
Feedback da resposta:	Resposta correta. A afirmativa I está correta, porque ao contrário do senso comum, as ideias não surgem sem explicação, precisam ser desenvolvidas por conhecimento e experiência. A afirmativa II está correta, pois a ideia, normalmente, surge de forma espontânea e livre, ou seja, sem controle e normas. A afirmativa IV está correta, com base na criatividade e na capacidade de inovação é que a ideia pode se tornar uma oportunidade de negócios (produtos e serviços).
Pergunta 5
0,25 em 0,25 pontos
Empreender não significa, necessariamente, inovar. Existe um grande número de empreendedores que não apresentam inovações nos serviços ou produtos que oferecem ao consumidor, ou até na forma como executam seus processos. É possível identificar o nível de inovação e o uso de novas tecnologias de alguns países, conforme figura a seguir:
 [1] 
Fonte: GEM - Global Entrepreneurship Monitor. Empreendedorismo no Brasil – 2016. Coordenação de Simara Maria de Souza Silveira Greco; diversos autores - Curitiba: IBQP, 2017. 208 p.74.
 
 
Com base na análise da figura apresentada, avalie as afirmativas a seguir:
 
I – O Brasil apresenta empreendimentos com baixo índice de inovação.
II – Por terem poucos concorrentes, os empreendedores brasileiros têm a possibilidade de utilizar tecnologias mais antigas.
III – Nesse cenário, em uma perspectiva global, a competitividade dos empreendedores brasileiros é baixa.
IV – O país com maior índice de inovação é os Estados Unidos.
 
É correto o que se afirma em:
Resposta Selecionada:	
Correta I e
III, apenas.
 
 
Resposta Correta:	
Correta I e III, apenas.
 
 
Feedback da resposta:	Resposta correta. Conforme a figura, podemos inferir que o Brasil apresenta baixos índices de inovação e de uso de tecnologias recentes, ficando em penúltimo e em primeiro lugares, respectivamente. Essa situação torna o Brasil um competidor fraco no cenário global.
 
Pergunta 6
0,25 em 0,25 pontos
Segundo Oliveira (2014, p. 35), vocação é o “ato de uma pessoa explicitar uma predestinação de um talento ou aptidão para uma atividade, de maior ou menor abrangência e complexidade e que proporciona sustentação para o seu desenvolvimento profissional, com qualidade de vida”.
 
OLIVEIRA, D. P. R. Empreendedorismo : vocação, capacitação e atuação direcionadas para o plano de negócios. 1. ed. São Paulo: Atlas, 2014. p. 35.
 
Considerando o que foi apresentado, analise as etapas da estrutura da vocação empreendedora e associe-as a sua descrição.
 
(I) Focar na atividade básica.
(II) Aspectos básicos de atuação.
(III) Validação inicial.
(IV) Possíveis ajustes.
 
( ) todas as análises, pareceres e sugestões são consolidados num plano estruturado.
( ) quando serão determinados os pontos fortes e fracos da pessoa para atuar como empreendedor.
( ) é natural que exista uma etapa para realizar as adequações necessárias no plano de negócios.
( ) deve ser feita uma análise mais ampla possível de todos os aspectos e hipóteses referentes às atividades de empreender.
 
Com base nas relações feitas anteriormente, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.
Resposta Selecionada:	
Correta III, II, IV, I.
 
 
 
 
 
Resposta Correta:	
Correta III, II, IV, I.
 
 
 
 
 
Feedback da resposta:	Resposta correta. (III) todas as análises, pareceres e sugestões são consolidadas num plano estruturado pelo qual é efetivado o plano de vida como empreendedor; (II) quando serão determinados os pontos fortes e fracos da pessoa para atuar como empreendedor, geralmente, é uma das fases do desenvolvimento do plano de negócio; (IV) é natural que exista uma etapa para realizar os ajustes necessários no plano de negócio e no plano de trabalho; (I) deve ser feita uma análise mais ampla possível de todos os aspectos e hipóteses referentes à atividade de empreender.
Pergunta 7
0 em 0,25 pontos
“A grande explosão do franchising se deu após a Segunda Guerra Mundial. Na época, centenas de soldados americanos retornaram para suas casas, a maioria sem experiência e sem emprego, mas com muita vontade de trabalhar. Foi no sistema de franquias, no entanto, que viram uma alternativa para sobreviver e tornarem-se seus próprios patrões. Assim, na década de 1950 surgem algumas das mais famosas redes de franquias, como Burger King, Dunkin’ Donuts, KFC (Kentucky Fried Chicken) e McDonald’s”.
 
A HISTÓRIA sobre o franchising no Brasil e no mundo. Central do Franqueado , dez. 2018. Disponível em: < https://centraldofranqueado.com.br/blog/historia-franchising-mundo/ >. Acesso em: 4 abr. 2019.
 
Sobre o sistema de franquias, analise as assertivas a seguir:
 
I – O candidato a franqueado deve elaborar um plano de negócios e verificar todas as taxas e custos para operacionalizar a franquia.
 
Porque:
 
II – Nesse modelo, o empreendedor franqueado conta com produto/serviço e um modelo de negócio previamente testado e padronizado.
 
A seguir, assinale a alternativa correta:
Resposta Selecionada:	
Incorreta As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
Resposta Correta:	
Correta As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
Feedback da resposta:	Sua resposta está incorreta. A alternativa não se enquadra, pois as asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I, porque a assertiva I é verdadeira, pois o empreendedor deve fazer uma análise detalhada sobre todos os custos relativos à franquia que pretende estabelecer antes da assinatura do contrato. A assertiva II também está correta, porque o empreendedor tem a vantagem de atuar com um empreendimento já estabelecido e conhecido. No entanto, a afirmativa II não justifica a I.
Pergunta 8
0 em 0,25 pontos
Conforme Dornelas (2016, p. 48), “um dos maiores mitos a respeito de novas ideias de negócios é que elas devam ser únicas. O fato de uma ideia ser ou não única não importa. O que importa é como o empreendedor utiliza sua ideia, inédita ou não, de maneira a transformá-la em um produto ou serviço que faça sua empresa crescer”.
 
DORNELAS, J. Empreendedorismo: transformando ideias em negócios. 6. ed. São Paulo: Empreende/Atlas, 2016, p. 48.
 
Sobre os conceitos de ideia e oportunidade, analise as assertivas a seguir:
 
I – Toda ideia é, por definição, uma oportunidade de negócios.
 
Porque:
 
II – As oportunidades surgem com base em uma ideia analisada e testada para avaliar seu potencial de retorno.
 
A seguir, assinale a alternativa correta:
Resposta Selecionada:	
Incorreta As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
Resposta Correta:	
Correta A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
Feedback da resposta:	Sua resposta está incorreta. A alternativa está incorreta, visto que a asserção I é uma proposição falsa, já que toda ideia se torna, necessariamente, uma oportunidade, pois as ideias, por definição, são livres e espontâneas, e para se tornarem oportunidade de negócios, precisam de análise e um estudo detalhado para identificar a sua viabilidade, ou não.
 
Pergunta 9
0,25 em 0,25 pontos
O empreendedorismo pode ser considerado um termo recente no contexto empresarial e acadêmico, pois passou a ser discutido com mais frequência a partir do início do século 20, com autores importantes para o tema, como Schumpeter e Ludwig Von Mises. As definições são diversas, mas complementares entre si.
 
Sobre empreendedorismo, analise as afirmativas a seguir:
 
I – Além de assumir riscos, o empreendedor também é responsável pela descoberta de oportunidades de mercado.
II – O conceito de destruição criativa, apresentada por Schumpeter, é o resultado da mudança que ocorre no contexto.
III – O empreendedor não é o responsável pelas tomadas de decisões; essa atividade cabe ao gerente.
IV – O papel do empreendedor tem baixa importância quando pensamos no cenário econômico geral.
 
É correto o que se afirma em:
Resposta Selecionada:	
Correta I e II, apenas.
Resposta Correta:	
Correta I e II, apenas.
Feedback da resposta:	Resposta correta. O conceito de empreendedorismo tem sido estudado por diversos pesquisadores no decorrer dos anos e, dessa forma, a compreensão de empreendedorismo tem sido completada constantemente. O empreendedor é responsável por identificar novas oportunidades de negócios com base nos riscos que assume para desenvolver suas atividades. A destruição criativa de Schumpeter está relacionada às mudanças organizacionais ou ao abandono do velho pelo novo. E o empreendedor é, sim, um tomador de decisões constantes, tanto quanto o administrador.
Pergunta 10
0,25 em 0,25 pontos
A ética está intimamente relacionada à atividade empreendedora e pode ser considerada um fator com alta influência sobre a vocação do empreendedor. De acordo com Oliveira (2014), a ética deve estar alinhada com os valores e com a moral do contexto do empreendimento.
 
OLIVEIRA, D. P. R. Empreendedorismo : vocação, capacitação e atuação direcionadas para o plano de negócios. São Paulo: Atlas, 2014. (Adaptado).
 
Nesse contexto, analise as afirmativas a seguir:
 
I – A moral é representada por um conjunto de crenças e de princípios que dão sustentação para as decisões.
II – A ética é formada por um conjunto de valores que orientam o comportamento de uma pessoa.
III – Os valores são os princípios que dão sustentação às decisões individuais.
IV – As empresas que têm maior chance de sucesso são as que possuem os valores, a ética
e moral ajustados às práticas administrativas.
 
É correto o que se afirma em:
Resposta Selecionada:	
Correta II, III e IV, apenas.
 
 
 
 
Resposta Correta:	
Correta II, III e IV, apenas.
 
 
 
 
Feedback da resposta:	Resposta correta. A afirmativa II está correta, porque é por meio do conjunto de valores da ética é que o comportamento das pessoas é orientado. A afirmativa III está correta, porque os valores é que orientam ou dão sustentação às decisões de uma pessoa. A afirmativa IV está correta, porque é importante que as empresas tenham, alinhadas às suas práticas administrativas, os valores, a ética e a moral.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais