Buscar

PROCESSO DE NEGÓCIOS E EMPREENDEDORISMO A3

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

PROCESSO DE NEGÓCIOS E EMPREENDEDORISMO
ATIVIDADE - A3
O plano de negócio quanto o Canvas são ferramentas que auxiliam no ponto de partida de novas ideias, seja para uma empresa que já existe ou que ainda será aberta.
As diferenças entre o desenvolvimento de um plano de negócios ou o método Canvas, deve ser analisado a partir do que a empresa vai necessitar ao longo de sua jornada.
O plano de negócio é um ótimo recurso para quem já possui uma base de dados com resultados reais que podem ser consultados. Funciona bem para dar direcionamento à empresa, apontando para o melhor caminho a ser percorrido.
Entre suas principais funções está a visualização dos gastos e lucros, a fim de prever erros administrativos ou futuros prejuízos. Nele é possível realizar projeções financeiras, planos e metas, porém, para isso, é preciso tempo e planejamento.
Para desenvolver um plano de negócios eficaz é ideal que profissionais capacitados que conheçam o segmento do empreendedor estejam envolvidos no projeto. Toda a base de informações deve estar pautada em estudos e dados reais, sem interferência de informações incertas. Desta forma, é possível prever com assertividade a viabilidade de novas ideias.
O plano de negócios deve ser estruturado de acordo com a necessidade de cada empreendedor. Porém, existem alguns fatores que podem ser utilizados pela maioria das empresas, como: descrição do negócio, plano e projeção financeira, plano de marketing, entre outros.
Assim como o plano de negócio, o Canvas é um documento que serve para obter informações de uma empresa. O Canvas consegue oferecer as informações de forma mais simples e prática. Com a transmissão rápida e quase simultânea dos dados, ele conquistou rapidamente o mundo empresarial, pois além de apresentar todas as estruturas que fazem girar determinada empresa, pode ser utilizado também para prototipação de ideias, projetos e/ou negócios.  
Seu principal diferencial é o contraste com as descrições lineares dos planejamentos. Seu objetivo é ser um quadro dinâmico, simples e visual, que utiliza blocos pré-determinados que auxiliam na compreensão das relações complexas entre os pontos essenciais para um novo modelo de negócio.
Ele não exige tanto tempo em pesquisas como o plano de negócios, por isso não possui a precisão e a quantidade de informações do plano de negócios, mas é tão eficaz quanto. 
Além disso, diferente do plano de negócio, o Canvas pode ser realizado em conjunto com colaboradores da empresa. Colaborando com a construção de uma nova ideia, além do estreitamento das relações, abre-se o caminho para inovação com a contribuição de novas ideias.
Esse modelo possui 9 blocos prontos, que podem ser aplicados em qualquer empresa, diferente do plano de negócios. Os blocos são: proposta de valor, segmento de clientes, canais, relacionamento com clientes, atividade-chave, recursos principais, atividades principais, fontes de receitas e estrutura de custos.
Plano de negócios
Vantagens
· Ferramenta detalhada sobre a empresa;
· Projeções realistas quando se possui histórico financeiro;
· Pode facilitar quando é necessário investimento de capital de risco;
· Pode ajudar a definir as hipóteses do negócio (de forma não tão rápida);
· Ponto de partida para operações, marketing e planos financeiros;
· Tem a possibilidade de uma projeção financeira detalhada.
Desvantagens
· É demorado e requer dedicação e pesquisa;
· Empresas novas não conhecem muitas variáveis e acabam fazendo um plano fake ou fantasioso;
· No processo pode surgir variáveis inesperadas e incontroláveis;
· É difícil para fazer a atualização.
Canvas
Vantagens
· Extrai de forma rápida propostas de valor que atendam e potencializem os principais objetivos desejados, antes de partir de fato para a formatação do produto ou serviço;
· Identifica “de cara” o modelo de negócio;
· Ajuda a identificar e eliminar o que não é tão importante no primeiro momento;
· O painel é mutável e o objetivo é que ele reflita exatamente o que a empresa é naquele momento;
· Alinha os participantes: Ajuda as pessoas a conhecerem melhor a empresa/projeto e seus objetivos e faz com que as pessoas envolvidas andem todas na mesma direção;
· Propicia inovação: Como possibilita a discussão de opiniões, acaba criando um entendimento comum entre os envolvidos e gerando indicadores fortes para a inovação estratégica.
Desvantagens
· Pode ser superficial, canvas não se propõe a tratar de cada bloco em detalhe;
· Não se baseia em estudos e pesquisas, logo pode ter dados não tão reais.
Podemos ver que ambos têm vantagens e desvantagens, o importante é saber avaliar em qual momento a empresa está e quais variáveis já possui antes de executar todo o processo. É importante frisar também que, dependendo do caso, o Canvas e o plano de negócios podem ser utilizados em conjunto, pois se completam. Para isso, é fundamental avaliar o objetivo real da empresa para entender a viabilidade e a eficácia de utilizar somente um dos dois modelos ou ambos, em conjunto.
Referências
Contabilivre. O que é plano de negócios? Definições, funções e como elaborar. Contabilivre.com.br, publicado em 19 de maio de 2021. Disponível em: https://news.contabilivre.com.br/o-que-e-plano-de-negocios-definicoes-funcoes-e-como-elaborar/ Acesso em: 31/03/2022.
Gomes, Débora. Como fazer um plano de negócio simples. Sambatech.com. Publicado em 27 de novembro de 2021. Disponível em: https://sambatech.com/blog/insights/plano-de-negocios/. Acesso em: 31/03/2022.
Camargo, Robson. O que é Canvas? E como pode auxiliar em seus projetos? Robsoncamargo.com.br. Publicado em 25 de julho de 2019. Disponível em https://robsoncamargo.com.br/blog/O-que-e-Canvas . Acesso em: 31/03/2022.
Andrade, Luiza. Conheça a ferramenta Canvas para ilustrar seu Plano de Negócio. Siteware. Publicado em 30 de janeiro de 2018. Disponível em https://www.siteware.com.br/metodologias/modelo-canvas/ . Acesso em: 31/03/2022.

Outros materiais