Logo Passei Direto

A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
7 pág.
gestao estratégica 2

Pré-visualização | Página 1 de 2

Avaliação online Unopar
Atenção! Caso discorde de alguma resposta, você poderá solicitar a reanálise através da opção “Revisão de Questão” disponível em “Solicitações”. Após a primeira tentativa de envio, você terá o prazo de 7 (sete) dias para solicitar o recurso, depois deste prazo, quaisquer reclamações não serão aceitas. Lembre-se de incluir argumentos claros e bem fundamentados!
1)Os níveis de planejamento são ramificados e abrangentes em todos setores de uma empresa. Devido a esta abrangência, o planejamento pode ser classificado em tipos. Analise as alternativas e marque a afirmação correta.
Alternativas:
	
o plano estratégico leva em consideração as competências organizacionais e os desafios que pretende atingir a longo prazo dando origem e/ou validando a missão, a visão, os valores, as crenças e os princípios da organização.CORRETO
	
os planos estratégicos dizem respeito à adaptação da empresa às mudanças que ocorrem no ambiente, muito mais sujeito às certezas, o que leva as decisões a serem baseadas em dados concretos.
	
os planos estratégicos dizem respeito à adaptação da empresa às estabilidades que ocorrem no ambiente, e os desafios que pretende atingir a curto prazo.
	
o plano estratégico não leva em consideração as competências organizacionais e os desafios que pretende atingir a longo prazo dando validando a missão, a visão, os valores, as crenças e os princípios da organização.
	
os planos estratégicos dizem respeito à adaptação dos concorrentes às mudanças que não ocorrem no ambiente, muito mais sujeito às certezas, o que leva as decisões a serem baseadas em dados concretos.
Código da questão: 7890
2)A análise SWOT é uma ferramenta utilizada para fazer análise de ambiente, entretanto, não tem como falar de competitividade sem falar do concorrente. É usada como base para gestão e planejamento estratégico de uma corporação ou empresa, mas podendo, devido a sua simplicidade, ser utilizada para qualquer tipo de análise de cenário.
A melhor forma de usar a matriz SWOT para efeitos de competitividade é:
Alternativas:
	
usando as oportunidades externas para neutralizar as minhas fraquezas.
	
aproveitando oportunidades externas por meio das minhas forças.
	
eliminando minhas fraquezas mais sujeitas à influência das ameaças.
	
explorando minhas forças contra as fraquezas do concorrente.
 CORRETO
	
reduzindo os riscos das ameaças por meio das minhas forças.
 
Código da questão: 7396
3)Diante desta alta demanda, pesquisadores, estudiosos, consultores, especialistas buscam conhecer e desenvolver novos modelos de estratégias, que procuram explicar o que fazem as empresas mais competitivas e, consequentemente, gerar melhores resultados. Analise os exemplos e marque uma opção de utilização dos modelos de competitividade em conjunto.
Alternativas:
	
uma empresa pode decidir manter-se estável a partir do lançamento de novos produtos (Ansoff) porque percebeu uma estagnação, neste aspecto, no seu portfólio de produtos (SWOT), como parte de defesa de uma ação de seu principal concorrente que está preparando também o lançamento de um novo produto similar (Forças Competitivas), mas como a sua fraqueza (BCG) é a rapidez no lançamento de produtos similares (Ondas), esta estratégia se apresenta como a mais competitiva para o seu negócio.
	
uma empresa pode decidir crescer a partir do lançamento de novos produtos (Ansoff), porque percebeu uma lacuna no mercado, neste aspecto, no seu portfólio de produtos (BCG), como parte de defesa de uma ação de seu principal concorrente, que está preparando o lançamento de um novo produto similar (Forças Competitivas), contudo, a sua força (SWOT) é a rapidez no lançamento de novos produtos (Ondas), esta estratégia se apresenta como a mais competitiva para o seu negócio.CORRETO
	
uma empresa pode decidir crescer a partir do lançamento de novos produtos (SWOT) porque percebeu uma lacuna, neste aspecto, no seu portfólio de produtos (BCG), como parte de defesa de uma ação de seu principal concorrente que está preparando também o lançamento de um novo produto similar (Ondas), mas como a sua força (Ansoff) é a rapidez no lançamento de novos produtos (Forças Competitivas), esta estratégia se apresenta como a mais competitiva para o seu negócio.
	
uma empresa pode decidir manter-se estável a partir do lançamento de novos produtos (Ansoff) porque percebeu uma estagnação, neste aspecto, no seu portfólio de produtos (BCG), como parte de defesa de uma ação de seu principal concorrente que está preparando também o lançamento de um novo produto similar (Forças Competitivas), mas como a sua fraqueza (SWOT) é a rapidez no lançamento de produtos similares (Ondas), esta estratégia se apresenta como a mais competitiva para o seu negócio.
	
uma empresa pode decidir crescer a partir do lançamento de novos produtos (SWOT) porque percebeu uma lacuna, neste aspecto, no seu portfólio de produtos (Forças Competitivas), como parte de defesa de uma ação de seu principal concorrente que está preparando também o lançamento de um novo produto similar (Ondas), mas como a sua força (Ansoff) é a rapidez no lançamento de novos produtos (BCG), esta estratégia se apresenta como a mais competitiva para o seu negócio.
Código da questão: 7457
4)Existem vários tipos de empreendedorismo corporativo, dentre os quais, os mais conhecidos são intraempreendedorismo, corporate venturee organização ambidestra. Sucintamente os tipos de Corporate Venture são:
Alternativas:
	
Spin-in, que vende empresas incubadas na organização, e spin-out, que adota empresas independentes.
	
Spin-in, que compra empresas já existentes, e spin-out, que vende empresas do grupo.
	
Spin-in, que atrai empresas do mesmo setor da organização, e spin-off, que utiliza incubadoras para fomentar negócios novos.
	
Spin-in, que desliga empresas do grupo, e spin-off, que estimula a criação de negócios de funcionários.
	
Spin-in, que incorpora pequenas empresas do mesmo setor, e spin-off, que torna unidades de negócio em empresas independentes.
 CORRETO
Código da questão: 8284
5)Os Fatores críticos de sucesso recebem atenção especial devido tratamento dos diferenciais competitivos. Se bem cuidados, podem representar o sucesso do negócio, porém, se ignorados, podem significar seu fracasso.
Marque a alternativa que define diferenciais competitivos.
Alternativas:
	
Trata-se das diferenças comerciais de mercado que cada empresa em um nicho.
	São as características dos concorrentes que podem ser melhoradas em determinado seguimento.
	
É a competição existente entre as empresas e o mercado globalizado.
Trata-se da(s) característica(s) do negócio que o torna(m) único em relação aos seus concorrentes.
 CORRETO
	
É uma análise situacional que aponta os pontos fortes da empresa
Código da questão: 8343
6)Os objetivos estratégicos são definidos com palavras e frases e são mais precisos do que a missão, pois estabelecem resultados concretos a serem atingidos num determinado prazo e de maneira quantitativa, passível de mensuração. Para ajudar na definição dos objetivos estratégicos, podemos realizar as seguintes perguntas:
Alternativas:
	
Quantos funcionários precisaremos contratar? E quais serão demitidos? Quanto ela quer faturar? Em quanto tempo? Quanto quer crescer ao ano?
	
Quanto ela quer faturar? Quantos funcionários precisaremos contratar? E quais serão demitidos? Qual nosso principal fornecedor? 
	
Qual a participação de mercado pretendida pela empresa? Quanto ela quer faturar? Em quanto tempo? Quanto quer crescer ao ano?
 CORRETO
	
Qual os objetivos principais da empresa? Quantos funcionários precisaremos contratar? E quais serão demitidos? Qual nosso principal fornecedor?
	
Qual nosso principal fornecedor? Quais são nossos principais clientes? Quanto ela quer faturar? Em quanto tempo?
Código da questão: 8346
7)Segundo Hashimoto "São planos mais especialistas, de acordo com as funções desempenhadas pela divisão ou departamento". Alguns exemplos
Página12