Buscar

minha redaçao perspectivas profissionais

Prévia do material em texto

As primeiras universidades tiveram origem na França e Prússia com características modernas e laicas, de acordo com os interesses do Estado. Em Berlim, as instituições de Ensino Superior se voltavam ao ensino e pesquisa, buscando a autonomia intelectual. Acerca das características dos modelos de universidades, escreva uma redação com o tema: OS MODELOS DE UNIVERSIDADES QUE INFLUENCIARAM A ORGANIZAÇÃO DAS INTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR NO BRASIL.
• Minha redação nota 10,00 (só um modelo para se basearem)
Os modelos de universidades que influenciaram a organização das instituições de ensino superior no Brasil
As primeiras universidades do país foram fundadas em 1808, logo após a universidade da Bolonha fundada em 1088, tendo certa associação com a chegada da família real portuguesa no Brasil.
Sabe-se que a reação do povo brasileiro foi de resistência alegando que o país não precisava de ensino superior na época, mas mesmo com isto foram criadas as escolas de cirurgia e anatomia em Salvador (atual faculdade de medicina da universidade federal da Bahia).Na época as universidade criadas eram muito religiosas, não muito diferente da atualidade, as igrejas sempre teve muito poder sobre o povo.
Com tudo no século XIX surgiram às primeiras universidades modernas e laicas, a Napoleônica, para formar quadros para o estado e a de Berlim, com ênfase na integração entre ensino e pesquisa e na busca de autonomia intelectual. Esses dois modelos influenciaram na formação da universidade Brasileira, do modelo Francês herdamos a formação profissionalizante voltada para o mercado de trabalho, do modelo Alemão a pretensão de uma formação humanística, não pragmática baseada no tripé Francês: Filosofia, Ciências e Letras, e com essas bases surgiram as universidades que vemos na atualidade.

Continue navegando