Logo Passei Direto
Buscar

LITERATURA BRASILEIRA II atividade

Ferramentas de estudo

Passei Direto Aniversário

Quer receber 70% de desconto para assinar o PasseIA?

Questões resolvidas

Leia o fragmento do célebre poema Canção do Exílio de Gonçalves de Dias e depois responda.
Expressão superlativa do nativismo e do nacionalismo românticos, a Canção do Exílio joga com os espaços minha terra versus cá/aqui, jogo esse que estabelece um confronto entre:
a corte e as províncias interioranas.
a cidade e o campo.
a terra natal e a Europa.
a floresta e a cidade.
o sertão e o litoral.

(ITA-SP) Assinale a alternativa que caracteriza o Romantismo:
literatura multifacetada: valorização da palavra e do ritmo: temática humana e universal.
literatura que visa à perfeição da forma, à objetividade, ao equilíbrio, à perfeição absoluta da linguagem; prefere os temas novos e exóticos.
literatura que busca inspiração no subconsciente, nas regiões inexploradas da alma: para isso, usa meios indiretos a fim de sugerir ou representar as sensações; funde figura, música e cor.
literatura intrinsecamente brasileira; linguagem direta, coloquial, livre das regras gramaticais, imagens diretas; inspiração a partir da burguesia, da civização industrial, da máquina.
valorização do eu. O assunto passa a ser manifestado a partir do artista, que traz à tona o seu mundo interior, com plena liberdade; esta liberdade se impõe na forma. Sentimentalismo.

(UNIFOR-CE) Ó Guerreiros da Taba sagrada, Ó guerreiros da Tribo Tupi, Falam Deuses nos cantos do Piaga, Ó Guerreiros, meus cantos ouvi. Os versos acima constituem um exemplo da poesia em que:
Antônio Vieira exorta os escravos à prática das virtudes cristãs.
Gonçalves Dias dá expressão ao tema nacionalista: o indianismo.
Álvares de Azevedo se entrega à confissão lírica mais intimista.
Casimiro de Abreu explora os sentimentos nostálgicos da infância.
Castro Alves exorta os cidadãos à luta abolicionista.

A Canção do exílio é um dos textos mais citados e parodiados da língua portuguesa.
Os versos Teus risonhos lindos campos têm mais flores Nossos bosques têm mais vida, Nossa vida no teu seio mais amores. que remetem, de modo flagrante, ao poema de Gonçalves Dias, ocorrem
na letra do Hino nacional brasileiro, de Joaquim Osório Duque EStarada, oficializada em 1922.
no poema Canto de regresso à pátria, do modernista Oswald de Andrade.
na letra de Sabiá, de Tom Jobim e Chico Buarque.
na Nova canção do exílio, de Carlos Drummond de Andrade, publicada em A rosa do povo.
em Ainda irei a Portugal, de Cassiano Ricardo, um dos líderes da Semana de Arte Moderna.

Considere os versos abaixo: Ó guerreiros da Tribo Tupi Ó guerreiros, meus cantos ouvi. A geração da poesia romântica aí representada é:
mal do século
ultrarromântica
social
pré-romântica
indianista

Leia o fragmento do célebre poema Canção do Exílio de Gonçalves de Dias e depois responda.
O mais célebre de todos os poemas românticos, monumento de exaltação nativista, é também a expressão mais eloquente do:
saudosismo romântico.
titanismo romântico.
individualismo romântico.
subjetivismo romântico.
mal-do-século romântico.

(FUVEST) Assinale a alternativa correta:
o lado épico e condoreiro é considerado a melhor realização de Gonçalves Dias.
Gonçalves Dias foi o introdutor e o divulgador do Romantismo na poesia brasileira, e este fato explica a repercussão de sua obra.
o indianismo de Gonçalves Dias baseia-se no mito do bom selvagem e constitui uma simples repetição das idéias de Montaingne, Rousseau e Chateaubriand.
na linguagem literária de Gonçalves Dias, o transbordamento romântico é contido e equilibrado por um rigoroso senso da necessidade de medida legada pelo Neoclassicismo.
o autor de Últimos Cantos trabalhou muitos temas românticos, entre os quais se destacam o saudosismo, nativismo, satanismo byroniano.

A segunda geração romântica é denominada ultrarromântica, byroniana, egótica e também do 'mal-do-século', expressão que, de um lado, refere-se à tuberculose, doença sem cura na época e que levava muitos jovens à morte precoce, e que, por outro lado, evoca:
o desejo avassalador e insaciável de poder.
o desequilíbrio mental congênito e hereditário.
a ambição de galgar posições, fama, prestígio e riquezas cada vez mais maiores.
o vício da bebida, muito comum à época.
a melancolia, e por vezes angústia, resultante do desajuste do indivíduo com os valores e a visão de mundo da sociedade da época, conduzindo-o ao isolamento e à autodestruição.

No Brasil, o principal poeta dessa geração foi?
Claudio Manuel da Costa
Álvares de Azevedo
Castro Alves
Gonçalves de Magalhães
Gonçalves Dias

Leia, atentamente o fragmento abaixo de "O poema do frade" de Álvares de Azevedo e assinale a alternativa que melhor descreve o tipo de escapismo manifesto no poema.
Embuçada no orgulho a fronte erguia / E do povo e dos reis escarnecia! / Não se lançara nas plebeias lutas, / Nem nas falanges do passado herdeiras, / No turbilhão das multidões hirsutas, / Não se enlaivou da pátria nas sangueiras, / Nem da praça no pó das vis disputas! / Sonhava sim em tradições guerreiras, / Nos cânticos de bardo sublimado... / Mas nas épicas sombras do passado. / O presente julgava um mar de lama / Onde vis ambições se debatiam, / Ruína imunda que lambera a chama, / Cadáver que aves fétidas roíam! / Tudo sentiu venal! e ingrata a fama! / Como torrentes trépidas corriam / As glórias, tradições, coroas soltas / De um mar de infâmias às marés revoltas!
escapismo passadista, conservador em questões sociais e progressista em questões econômicas.
escapismo causado pelo desprezo aos valores, comportamento e visão de mundo da sociedade burguesa.
escapismo repleto de ironia, porta-voz da causa abolicionista.
escapismo de base nacionalista e condoreiro.
retorno à Idade Média intimamente ligado à defesa da monarquia e da Igreja Católica.

No fragmento acima, pertencente a um poema de Álvares de Azevedo, notam-se características de qual tendência romântica?
Bucolismo.
Poesia Condoreira
Indianismo
Mal do século.
Nacionalismo.

Leia o fragmento do poema "A tempestade" de Álvares de Azevedo e assinale a alternativa que melhor descreve a forma como a natureza é apresentada no poema.
a natureza bucólica e pastoril.
a natureza morta e estagnada.
a natureza fúnebre e sinistra.
a natureza indômita, selvagem e bravia.
a natureza primaveril e ensolarada.

Assinale a alternativa que define corretamente a vertente condoreira que singularizou a terceira geração do romantismo brasileiro.
Tendo surgido em um momento de recrudescimento ideológico, o condoreirismo propôs o controle total do estado e da sociedade por um rígido planejamento que determinasse um completo sistema de regras administrativas e de normas de conduta.
Tendo surgido em um contexto de ameaça externa, o condoreirismo defendeu que o controle do estado fosse entregue aos militares e a conscrição forçada de todos os homens maiores.
Tendo surgido em um momento de adesão às teses do liberalismo político-econômico, o condoreirismo propunha a não interferência nas atividades econômicas, advogando total liberdade à iniciativa privada.
Tendo surgido em um momento de maior idealismo político, o condoreirismo marcou a adesão dos intelectuais brasileiros aos ideais da Revolução Francesa de liberdade, igualdade e fraternidade.
Tendo surgido em um contexto de maior consciência política, o condoreirismo exprimiu o inconformismo do poeta com uma ordem socioeconômica marcada pela escravidão, que dava sustentação à estrutura agrário-latifundiária do Brasil monárquico.

Sobre o fragmento de O navio negreiro, pode-se afirmar que:
em E ri-se a orquestra irônica, estridente.../ E da ronda fantástica a serpente,o efeito de sentido da aliteração é a musicalidade doce e suave, própria do romantismo.
se a primeira estrofe sugere sofrimento e dor, a última estrofe propõe o alívio e a diminuição da dor.
o poema é composto por versos brancos que oscilam entre os decassílabos e os hexassílabos.
as imagens visuais e sonoras de forte expressividade realizam-se por meio do jogo de palavras que sugere movimento e som.
o tema da escravidão, tratado no poema, é próprio da segunda geração romântica.

Os poemas Vozes da África, Canção do Africano, Saudação a Palmares, Tragédia no Lar de Castro Alves são exemplos de:
Sensualismo galante
Individualização da mulher
Eloquência Condoreira
Lirismo amoroso
Intimismo exagerado

A opção que caracteriza a poesia condoreira de Castro Alves é:
Grande efusão lírica e eloquência.
Carga moderada de egocentrismo e evasionismo.
Laivos excessivos de morbidez e drama.
Traços marcantes de obscurantismo e sensualismo.
Forte densidade de egocentrismo e intimismo.

Segundo Alfredo Bosi, Castro Alves possui uma arte revolucionária que expressa a indignação com uma nação que sobrevive do trabalho escravo. Por isso suas imagens são grandiosas e tomam a natureza, a divindade, a história personalizada como material para metáforas e comparações. A mensagem oratória de sua poesia de cunho social tem como objetivo:
a aceitação
o júbilo
a forma
a persuasão
o pictórico

Assinale a alternativa que indica corretamente o poema e seu autor.
A Confederação dos Tamoios, de Gonçalves de Magalhães.
O navio negreiro, de Castro Alves.
I-Juca Pirama, de Gonçalves Dias.
Adormecida - Castro Alves.
Leito de folhas verdes, de Gonçalves Dias.

Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.

Escolha uma das opções e acesse esse e outros materiais sem bloqueio. 🤩

Cadastre-se ou realize login

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Escolha uma das opções e acesse esse e outros materiais sem bloqueio. 🤩

Cadastre-se ou realize login

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Escolha uma das opções e acesse esse e outros materiais sem bloqueio. 🤩

Cadastre-se ou realize login

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Escolha uma das opções e acesse esse e outros materiais sem bloqueio. 🤩

Cadastre-se ou realize login

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Escolha uma das opções e acesse esse e outros materiais sem bloqueio. 🤩

Cadastre-se ou realize login

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Escolha uma das opções e acesse esse e outros materiais sem bloqueio. 🤩

Cadastre-se ou realize login

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Escolha uma das opções e acesse esse e outros materiais sem bloqueio. 🤩

Cadastre-se ou realize login

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Escolha uma das opções e acesse esse e outros materiais sem bloqueio. 🤩

Cadastre-se ou realize login

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Escolha uma das opções e acesse esse e outros materiais sem bloqueio. 🤩

Cadastre-se ou realize login

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Escolha uma das opções e acesse esse e outros materiais sem bloqueio. 🤩

Cadastre-se ou realize login

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Questões resolvidas

Leia o fragmento do célebre poema Canção do Exílio de Gonçalves de Dias e depois responda.
Expressão superlativa do nativismo e do nacionalismo românticos, a Canção do Exílio joga com os espaços minha terra versus cá/aqui, jogo esse que estabelece um confronto entre:
a corte e as províncias interioranas.
a cidade e o campo.
a terra natal e a Europa.
a floresta e a cidade.
o sertão e o litoral.

(ITA-SP) Assinale a alternativa que caracteriza o Romantismo:
literatura multifacetada: valorização da palavra e do ritmo: temática humana e universal.
literatura que visa à perfeição da forma, à objetividade, ao equilíbrio, à perfeição absoluta da linguagem; prefere os temas novos e exóticos.
literatura que busca inspiração no subconsciente, nas regiões inexploradas da alma: para isso, usa meios indiretos a fim de sugerir ou representar as sensações; funde figura, música e cor.
literatura intrinsecamente brasileira; linguagem direta, coloquial, livre das regras gramaticais, imagens diretas; inspiração a partir da burguesia, da civização industrial, da máquina.
valorização do eu. O assunto passa a ser manifestado a partir do artista, que traz à tona o seu mundo interior, com plena liberdade; esta liberdade se impõe na forma. Sentimentalismo.

(UNIFOR-CE) Ó Guerreiros da Taba sagrada, Ó guerreiros da Tribo Tupi, Falam Deuses nos cantos do Piaga, Ó Guerreiros, meus cantos ouvi. Os versos acima constituem um exemplo da poesia em que:
Antônio Vieira exorta os escravos à prática das virtudes cristãs.
Gonçalves Dias dá expressão ao tema nacionalista: o indianismo.
Álvares de Azevedo se entrega à confissão lírica mais intimista.
Casimiro de Abreu explora os sentimentos nostálgicos da infância.
Castro Alves exorta os cidadãos à luta abolicionista.

A Canção do exílio é um dos textos mais citados e parodiados da língua portuguesa.
Os versos Teus risonhos lindos campos têm mais flores Nossos bosques têm mais vida, Nossa vida no teu seio mais amores. que remetem, de modo flagrante, ao poema de Gonçalves Dias, ocorrem
na letra do Hino nacional brasileiro, de Joaquim Osório Duque EStarada, oficializada em 1922.
no poema Canto de regresso à pátria, do modernista Oswald de Andrade.
na letra de Sabiá, de Tom Jobim e Chico Buarque.
na Nova canção do exílio, de Carlos Drummond de Andrade, publicada em A rosa do povo.
em Ainda irei a Portugal, de Cassiano Ricardo, um dos líderes da Semana de Arte Moderna.

Considere os versos abaixo: Ó guerreiros da Tribo Tupi Ó guerreiros, meus cantos ouvi. A geração da poesia romântica aí representada é:
mal do século
ultrarromântica
social
pré-romântica
indianista

Leia o fragmento do célebre poema Canção do Exílio de Gonçalves de Dias e depois responda.
O mais célebre de todos os poemas românticos, monumento de exaltação nativista, é também a expressão mais eloquente do:
saudosismo romântico.
titanismo romântico.
individualismo romântico.
subjetivismo romântico.
mal-do-século romântico.

(FUVEST) Assinale a alternativa correta:
o lado épico e condoreiro é considerado a melhor realização de Gonçalves Dias.
Gonçalves Dias foi o introdutor e o divulgador do Romantismo na poesia brasileira, e este fato explica a repercussão de sua obra.
o indianismo de Gonçalves Dias baseia-se no mito do bom selvagem e constitui uma simples repetição das idéias de Montaingne, Rousseau e Chateaubriand.
na linguagem literária de Gonçalves Dias, o transbordamento romântico é contido e equilibrado por um rigoroso senso da necessidade de medida legada pelo Neoclassicismo.
o autor de Últimos Cantos trabalhou muitos temas românticos, entre os quais se destacam o saudosismo, nativismo, satanismo byroniano.

A segunda geração romântica é denominada ultrarromântica, byroniana, egótica e também do 'mal-do-século', expressão que, de um lado, refere-se à tuberculose, doença sem cura na época e que levava muitos jovens à morte precoce, e que, por outro lado, evoca:
o desejo avassalador e insaciável de poder.
o desequilíbrio mental congênito e hereditário.
a ambição de galgar posições, fama, prestígio e riquezas cada vez mais maiores.
o vício da bebida, muito comum à época.
a melancolia, e por vezes angústia, resultante do desajuste do indivíduo com os valores e a visão de mundo da sociedade da época, conduzindo-o ao isolamento e à autodestruição.

No Brasil, o principal poeta dessa geração foi?
Claudio Manuel da Costa
Álvares de Azevedo
Castro Alves
Gonçalves de Magalhães
Gonçalves Dias

Leia, atentamente o fragmento abaixo de "O poema do frade" de Álvares de Azevedo e assinale a alternativa que melhor descreve o tipo de escapismo manifesto no poema.
Embuçada no orgulho a fronte erguia / E do povo e dos reis escarnecia! / Não se lançara nas plebeias lutas, / Nem nas falanges do passado herdeiras, / No turbilhão das multidões hirsutas, / Não se enlaivou da pátria nas sangueiras, / Nem da praça no pó das vis disputas! / Sonhava sim em tradições guerreiras, / Nos cânticos de bardo sublimado... / Mas nas épicas sombras do passado. / O presente julgava um mar de lama / Onde vis ambições se debatiam, / Ruína imunda que lambera a chama, / Cadáver que aves fétidas roíam! / Tudo sentiu venal! e ingrata a fama! / Como torrentes trépidas corriam / As glórias, tradições, coroas soltas / De um mar de infâmias às marés revoltas!
escapismo passadista, conservador em questões sociais e progressista em questões econômicas.
escapismo causado pelo desprezo aos valores, comportamento e visão de mundo da sociedade burguesa.
escapismo repleto de ironia, porta-voz da causa abolicionista.
escapismo de base nacionalista e condoreiro.
retorno à Idade Média intimamente ligado à defesa da monarquia e da Igreja Católica.

No fragmento acima, pertencente a um poema de Álvares de Azevedo, notam-se características de qual tendência romântica?
Bucolismo.
Poesia Condoreira
Indianismo
Mal do século.
Nacionalismo.

Leia o fragmento do poema "A tempestade" de Álvares de Azevedo e assinale a alternativa que melhor descreve a forma como a natureza é apresentada no poema.
a natureza bucólica e pastoril.
a natureza morta e estagnada.
a natureza fúnebre e sinistra.
a natureza indômita, selvagem e bravia.
a natureza primaveril e ensolarada.

Assinale a alternativa que define corretamente a vertente condoreira que singularizou a terceira geração do romantismo brasileiro.
Tendo surgido em um momento de recrudescimento ideológico, o condoreirismo propôs o controle total do estado e da sociedade por um rígido planejamento que determinasse um completo sistema de regras administrativas e de normas de conduta.
Tendo surgido em um contexto de ameaça externa, o condoreirismo defendeu que o controle do estado fosse entregue aos militares e a conscrição forçada de todos os homens maiores.
Tendo surgido em um momento de adesão às teses do liberalismo político-econômico, o condoreirismo propunha a não interferência nas atividades econômicas, advogando total liberdade à iniciativa privada.
Tendo surgido em um momento de maior idealismo político, o condoreirismo marcou a adesão dos intelectuais brasileiros aos ideais da Revolução Francesa de liberdade, igualdade e fraternidade.
Tendo surgido em um contexto de maior consciência política, o condoreirismo exprimiu o inconformismo do poeta com uma ordem socioeconômica marcada pela escravidão, que dava sustentação à estrutura agrário-latifundiária do Brasil monárquico.

Sobre o fragmento de O navio negreiro, pode-se afirmar que:
em E ri-se a orquestra irônica, estridente.../ E da ronda fantástica a serpente,o efeito de sentido da aliteração é a musicalidade doce e suave, própria do romantismo.
se a primeira estrofe sugere sofrimento e dor, a última estrofe propõe o alívio e a diminuição da dor.
o poema é composto por versos brancos que oscilam entre os decassílabos e os hexassílabos.
as imagens visuais e sonoras de forte expressividade realizam-se por meio do jogo de palavras que sugere movimento e som.
o tema da escravidão, tratado no poema, é próprio da segunda geração romântica.

Os poemas Vozes da África, Canção do Africano, Saudação a Palmares, Tragédia no Lar de Castro Alves são exemplos de:
Sensualismo galante
Individualização da mulher
Eloquência Condoreira
Lirismo amoroso
Intimismo exagerado

A opção que caracteriza a poesia condoreira de Castro Alves é:
Grande efusão lírica e eloquência.
Carga moderada de egocentrismo e evasionismo.
Laivos excessivos de morbidez e drama.
Traços marcantes de obscurantismo e sensualismo.
Forte densidade de egocentrismo e intimismo.

Segundo Alfredo Bosi, Castro Alves possui uma arte revolucionária que expressa a indignação com uma nação que sobrevive do trabalho escravo. Por isso suas imagens são grandiosas e tomam a natureza, a divindade, a história personalizada como material para metáforas e comparações. A mensagem oratória de sua poesia de cunho social tem como objetivo:
a aceitação
o júbilo
a forma
a persuasão
o pictórico

Assinale a alternativa que indica corretamente o poema e seu autor.
A Confederação dos Tamoios, de Gonçalves de Magalhães.
O navio negreiro, de Castro Alves.
I-Juca Pirama, de Gonçalves Dias.
Adormecida - Castro Alves.
Leito de folhas verdes, de Gonçalves Dias.

Prévia do material em texto

1. 
 
 
Leia o fragmento do célebre poema Canção do Exílio de 
Gonçalves de Dias e depois responda. 
Minha terra tem palmeiras, / Onde canta o sabiá; / As aves, 
que aqui gorjeiam, / Não gorjeiam como lá. / Nosso céu tem 
mais estrelas, / Nossas várzeas têm mais flores, / Nossos 
bosques tem mais vida, / Nossa vida mais amores. / Em 
cismar, sozinho, à noite, / Mais prazer encontro eu lá; / 
Minha terra tem palmeiras, / Onde canta o sabiá. / Minha 
terra tem primores, / Que tais não encontro eu cá; / Em 
cismar sozinho, à noite / Mais prazer encontro eu lá; / Minha 
terra tem palmeiras, / Onde canta o Sabiá. 
Expressão superlativa do nativismo e do nacionalismo 
românticos, a Canção do Exílio joga com os espaços minha 
terra versus cá/aqui, jogo esse que estabelece um confronto 
entre: 
 
 
a floresta e a cidade. 
 
a corte e as províncias interioranas. 
 
o sertão e o litoral. 
 
 
a terra natal e a Europa. 
 
a cidade e o campo. 
 
 
 
Explicação: 
A resposta correta é: a terra natal e a Europa. 
 
 
 
 
 
 
 
2. 
 
 
(ITA-SP) Assinale a alternativa que caracteriza o Romantismo: 
 
 
 
valorização do eu. O assunto passa a ser manifestado a partir do artista, que 
traz à tona o seu mundo interior, com plena liberdade; esta liberdade se 
impõe na forma. Sentimentalismo. 
 
 
literatura multifacetada: valorização da palavra e do ritmo: temática humana e 
universal. 
 
 
literatura que busca inspiração no subconsciente, nas regiões inexploradas da 
alma: para isso, usa meios indiretos a fim de sugerir ou representar as sensações; 
funde figura, música e cor. 
 
 literatura que visa à perfeição da forma, à objetividade, ao equilíbrio, à perfeição 
absoluta da linguagem; prefere os temas novos e exóticos. 
 
literatura intrinsecamente brasileira; linguagem direta, coloquial, livre das regras 
gramaticais, imagens diretas; inspiração a partir da burguesia, da civização 
industrial, da máquina. 
 
 
 
Explicação: 
Na literatura romântica, observa-se a valorização, acima de tudo, dos sentimentos e das sensações 
humanas. A visão subjetiva da vida e das relações. 
 
 
 
 
 
 
 
3. 
 
 
(UNIFOR-CE) 
Ó Guerreiros da Taba sagrada, 
Ó guerreiros da Tribo Tupi, 
Falam Deuses nos cantos do Piaga, 
Ó Guerreiros, meus cantos ouvi. 
Os versos acima constituem um exemplo da poesia em que 
 
 
Antônio Vieira exorta os escravos à prática das virtudes cristãs. 
 
 
 
Gonçalves Dias dá expressão ao tema nacionalista: o indianismo 
 
Álvares de Azevedo se entrega à confissão lírica mais intimista 
 
Casimiro de Abreu explora os sentimentos nostálgicos da infância. 
 
Castro Alves exorta os cidadãos à luta abolicionista. 
 
 
 
 
Explicação: 
Trata-se de um trecho do poema O canto do Piaga, de Gonçalves Dias: 
Ó Guerreiros da Taba sagrada, 
Ó Guerreiros da Tribo Tupi, 
Falam Deuses nos cantos do Piaga, 
Ó Guerreiros, meus cantos ouvi. 
 
 
Esta noite ¿ era a lua já morta ¿ 
Anhangá me vedava sonhar; 
Eis na horrível caverna, que habito, 
Rouca voz começou-me a chamar. 
 
 
Abro os olhos, inquieto, medroso, 
Manitôs! que prodígios que vi! 
Arde o pau de resina fumosa, 
Não fui eu, não fui eu, que o acendi! 
 
 
Eis rebenta a meus pés um fantasma, 
Um fantasma d'imensa extensão; 
Liso crânio repousa a meu lado, 
Feia cobra se enrosca no chão. 
 
 
O meu sangue gelou-se nas veias, 
Todo inteiro ¿ ossos, carnes ¿ tremi, 
Frio horror me coou pelos membros 
Frio vento no rosto senti. 
 
 
Era feio, medonho, tremendo, 
Ó Guerreiros, o espectro que eu vi. 
Falam Deuses nos cantos do Piaga, 
Ó Guerreiros, meus cantos ouvi! 
 
 
Gabarito 
Coment. 
 
 
 
 
 
 
4. 
 
 
(UNIFESP-SP) A Canção do exílio é um dos textos mais citados e parodiados da 
língua portugesa. Os versos 
Teus risonhos lindos campos têm mais flores 
Nossos bosques têm mais vida, 
Nossa vida no teu seio mais amores. 
que remetem, de modo flagrante, ao poema de Gonçalves Dias, ocorrem 
 
 
 
 
na letra do Hino nacional brasileiro, de Joaquim Osório Duque EStarada, oficializada em 1922. 
 
no poema Canto de regresso à pátria, do modernista Oswald de Andrade 
 
na letra de Sabiá, de Tom Jobim e Chico Buarque. 
 
 
na Nova canção do exílio, de Carlos Drummond de Andrade, publicada em A rosa do povo. 
 
 
em Ainda irei a Portugal, de Cassiano Ricardo, um dos líderes da Semana de Arte Moderna. 
 
 
 
Explicação: 
No Hino Nacional. Vejamos: 
 Deitado eternamente em berço esplêndido 
Ao som do mar e à luz do céu profundo 
Fulguras, ó Brasil, florão da América 
Iluminado ao sol do novo mundo! 
 
Do que a terra mais garrida 
Teus risonhos, lindos campos têm mais flores 
"Nossos bosques têm mais vida" 
"Nossa vida" no teu seio "mais amores" 
 
 
 
 
 
 
 
5. 
 
 
Considere os versos abaixo: 
Ó guerreiros da Tribo Tupi 
Ó guerreiros, meus cantos ouvi. 
A geração da poesia romântica aí representada é: 
 
 
pré-romântica 
 
 ultrarromântica 
 
 
indianista 
 
mal do século 
 
 
social 
 
 
 
Explicação: 
A referência à tribo Tupi deixa claro que o texto é indianista 
 
 
 
 
 
 
 
6. 
 
 
Leia o fragmento do célebre poema Canção do Exílio de 
Gonçalves de Dias e depois responda. 
Minha terra tem primores, / Que tais não encontro eu cá; / 
Em cismar sozinho, à noite / Mais prazer encontro eu lá; / 
Minha terra tem palmeiras, / Onde canta o Sabiá. / Não 
permita Deus que eu morra, / Sem que eu volte para lá; / 
Sem que desfrute os primores / Que não encontro por cá; / 
Sem qu'inda aviste as palmeiras, / Onde canta o Sabiá. 
O mais célebre de todos os poemas românticos, monumento 
de exaltação nativista, é também a expressão mais 
eloquente do: 
 
 
 
saudosismo romântico. 
 
subjetivismo romântico. 
 
titanismo romântico. 
 
 
individualismo romântico. 
 
mal-do-século romântico. 
 
 
 
Explicação: 
A resposta correta é: saudosismo romântico. 
 
 
 
 
 
 
 
7. 
 
 
 (FUVEST) Assinale a alternativa correta: 
 
 
o autor de Últimos Cantos trabalhou muitos temas românticos, entre os quais se destacam o 
saudosismo, nativismo, satanismo byroniano. 
 
o indianismo de Gonçalves Dias baseia-se no mito do bom selvagem e constitui uma simples repetição 
das 
idéias de Montaingne, Rousseau e Chateaubriand. 
 
 o lado épico e condoreiro é considerado a melhor realização de Gonçalves Dias 
 
 
 Gonçalves Dias foi o introdutor e o divulgador do Romantismo na poesia brasileira, e este fato explica 
a repercussão de sua obra. 
 
 
na linguagem literária de Gonçalves Dias, o transbordamento romântico é contido e equilibrado por um 
rigoroso 
senso da necessidade de medida legada pelo Neoclassicismo. 
 
 
 
Explicação: 
Todas as afirmações se referem a Gonçalves Dias, poeta romântico, cuja obra pode ser considerada 
nacionalista e indianista. 
 
 
Gabarito 
Coment. 
 
 
 
 
 
 
8. 
 
 
(CP2- Magistério-2008- modificada) 
Leia atentamente o fragmento abaixo: 
Leito de folhas verdes 
Por que tardas, Jatir, que tanto a custo 
À voz do meu amor moves teus passos? 
Da noite a viração, movendo as folhas, 
Já nos cimos do bosque rumoreja. 
 
Eu sob a copa da mangueira altiva 
Nosso leito gentil cobri zelosa 
Com mimoso tapiz de folhas brandas, 
Onde o frouxo luar brinca entre flores. 
 (...) 
(DIAS, Gonçalves. Nossosclássicos. V.18. 9ed. Rio de Janeiro: Agir, 1979. p.52) 
Nas quadras acima, do poema Leito de folhas verdes, de Gonçalves Dias, é 
possível identificar: 
 
 
a influência das quadras populares através do uso de redondilhas. 
 
 
características das cantigas de amigo, revelando a influência do lirismo trovadoresco medieval 
na poesia brasileira. 
 
a influência da lírica camoniana na idealização do ser amado. 
 
a expressão dos sentimentos de melancolia e tédio, próprios da segunda geração romântica 
 
a idealização do índio como herói, revelando a influência da literatura medieval no Romantismo 
brasileiro. 
 
 
 
Explicação: 
O poema apresenta traços de semelhança com a Cantiga de Amigo, pois a índia se lamenta à natureza pela 
ausência do amado. Trata-se de eu lírico feminino. 
 
 
 
 
1. 
 
 
(UFF) A poética da expressão do eu, do subjetivismo, do individualismo 
exacerbado é marcante na literatura brasileira em certo período do século XIX. 
Assinale a alternativa que não é um exemplo desta poética: 
 
 
 
A humanidade marcha com a Bíblia por bandeira; / São livres os escravos... (Castro Alves) 
 
Gosto de meditar de dia, às vezes, / como o ancião. (Junqueira Freire) 
 
 
Se vario no verso e idéias mudo / É que assim me desliza a fantasia (Álvares de Azevedo) 
 
Oh! Vem depressa, minha vida foge... / Sou como o lírio que já murcho cai! (Casimiro de Abreu) 
 
Eu creio, amigo, que a existência inteira / É um mistério talvez (Álvares de Azevedo) 
 
 
 
Explicação: 
Todos os poetas são representantes da Segunda geração romântica, exceto Castro Alves, cuja poesia se 
classifica como Social ou Condoreira. 
 
 
 
 
 
 
 
2. 
 
 
A segunda geração romântica é denominada ultrarromântica, 
byroniana, egótica e também do "mal-do-século", expressão 
que, de um lado, refere-se à tuberculose, doença sem cura 
na época e que levava muitos jovens à morte precoce, e 
que, por outro lado, evoca: 
 
 
 
a melancolia, e por vezes angústia, resultante do desajuste do indivíduo 
com os valores e a visão de mundo da sociedade da época, conduzindo-
o ao isolamento e à autodestruição. 
 
o vício da bebida, muito comum à época. 
 
o desequilíbrio mental congênito e hereditário. 
 
a ambição de galgar posições, fama, prestígio e riquezas cada vez mais 
maiores. 
 
o desejo avassalador e insaciável de poder. 
 
 
 
Explicação: 
A resposta correta é: a melancolia, e por vezes angústia, resultante do 
desajuste do indivíduo com os valores e a visão de mundo da sociedade da 
época, conduzindo-o ao isolamento e à autodestruição. 
 
 
 
 
 
 
 
3. 
 
 
A extrema subjetividade, o gosto pela noite, a morte e a depressão são temas 
recorrentes ciclicamente na história da humanidade. A poesia romântica, 
particularmente a segunda geração, contempla essas temáticas. No Brasil, o 
principal poeta dessa geração foi? 
 
 
 Claudio Manuel da Costa 
 
 
 Álvares de Azevedo 
 
Castro Alves 
 
 Gonçalves de Magalhães 
 
 Gonçalves Dias 
 
 
 
Explicação: 
O poeta Álvares de Azevedo foi um dos maiores representantes da segunda geração romântica, ou 
geração ultrarromãntica. Seus poemas falam da morte, da evasão, do amor que não poderá ser 
correspondido. 
 
 
 
 
 
 
 
4. 
 
 
Leia, atentamente o fragmento abaixo de "O poema do 
frade" de Álvares de Azevedo e assinale a alternativa que 
melhor descreve o tipo de escapismo manifesto no poema. 
Embuçada no orgulho a fronte erguia / E do povo e dos reis 
escarnecia! / Não se lançara nas plebeias lutas, / Nem nas 
falanges do passado herdeiras, / No turbilhão das multidões 
hirsutas, / Não se enlaivou da pátria nas sangueiras, / Nem 
da praça no pó das vis disputas! / Sonhava sim em tradições 
guerreiras, / Nos cânticos de bardo sublimado... / Mas nas 
épicas sombras do passado. / O presente julgava um mar de 
lama / Onde vis ambições se debatiam, / Ruína imunda que 
lambera a chama, / Cadáver que aves fétidas roíam! / Tudo 
sentiu venal! e ingrata a fama! / Como torrentes trépidas 
corriam / As glórias, tradições, coroas soltas / De um mar de 
infâmias às marés revoltas! 
 
 
retorno à Idade Média intimamente ligado à defesa da monarquia e da 
Igreja Católica. 
 
escapismo de base nacionalista e condoreiro. 
 
 
escapismo causado pelo desprezo aos valores, comportamento e visão 
de mundo da sociedade burguesa. 
 
escapismo repleto de ironia, porta-voz da causa abolicionista. 
 
escapismo passadista, conservador em questões sociais e progressista 
em questões econômicas. 
 
 
 
Explicação: 
A resposta correta é: escapismo causado pelo desprezo aos valores, 
comportamento e visão de mundo da sociedade burguesa. 
 
 
 
 
 
 
 
5. 
 
 
(FUVEST) 
Considere os versos a seguir: 
 
Já da morte o palor me cobre o rosto, 
Nos lábios o alento desfalece, 
Surda agonia o coração fenece, 
E devora meu ser mortal desgosto! 
 
No fragmento acima, pertencente a um poema de Álvares de Azevedo, notam- se 
características de qual tendência 
romântica? 
 
 
Bucolismo. 
 
 
Nacionalismo. 
 
Indianismo 
 
Poesia Condoreira 
 
 
Mal do século. 
 
 
 
Explicação: 
O poeta Álvares de Azevedo foi um dos maiores representantes da segunda geração romântica, ou 
geração ultrarromãntica. Seus poemas falam da morte, da evasão, do amor que não poderá ser 
correspondido. 
 
 
 
 
 
 
 
6. 
 
Leia o fragmento do poema "A tempestade" de Álvares de 
Azevedo e assinale a alternativa que melhor descreve a 
 
forma como a natureza é apresentada no poema. 
O céu enegreceu: lá no ocidente / Rubro o sol se apagou; / E 
galopa o corcel da tempestade / Nas nuvens que rasgou ... / 
Da gruta negra a catarata rola, / Alaga a serra bronca, / 
Esbarra pelo abismo, escuma uivando / E pelas trevas ronca 
... / O chão nu e escarvado p'las torrentes / Trêmulo se 
fendeu ... / Da serrania a lomba escaveirada / O raio 
enegreceu. / Cede a floresta ao arquejar fremente / Do rijo 
temporal, / Ribomba e rola o raio, nos abismos / Sibila o 
vendaval. / Nas trevas o relâmpago fascina, / A selva se 
incendeia ... / Chuva de fogo pelas serras hirtas / Fantástica 
serpeia ... 
 
 
a natureza bucólica e pastoril. 
 
a natureza morta e estagnada. 
 
 
a natureza fúnebre e sinistra. 
 
 
a natureza indômita, selvagem e bravia. 
 
a natureza primaveril e ensolarada. 
 
 
 
Explicação: 
A resposta correta é: a natureza indômita, selvagem e bravia. 
 
 
 
Assinale a alternativa que define corretamente a vertente condoreira que 
singularizou a terceira geração do romantismo brasileiro. 
 
 
Tendo surgido em um contexto de ameaça externa, o condoreirismo 
defendeu que o controle do estado fosse entregue aos militares e a 
conscrição forçada de todos os homens maiores. 
 
Tendo surgido em um momento de maior idealismo político, o 
condoreirismo marcou a adesão dos intelectuais brasileiros aos ideais da 
Revolução Francesa de liberdade, igualdade e fraternidade. 
 
Tendo surgido em um momento de recrudescimento ideológico, o 
condoreirismo propôs o controle total do estado e da sociedade por um 
rígido planejamento que determinasse um completo sistema de regras 
administrativas e de normas de conduta. 
 
Tendo surgido em um momento de adesão às teses do liberalismo 
político-econômico, o condoreirismo propunha a não interferêncianas 
atividades econômicas, advogando total liberdade à iniciativa privada. 
 
 
Tendo surgido em um contexto de maior consciência política, o 
condoreirismo exprimiu o inconformismo do poeta com uma ordem 
socioeconômica marcada pela escravidão, que dava sustentação à 
estrutura agrário-latifundiária do Brasil monárquico. 
 
 
 
Explicação: 
A resposta correta é: Tendo surgido em um contexto de maior consciência 
política, o condoreirismo exprimiu o inconformismo do poeta com uma ordem 
socioeconômica marcada pela escravidão, que dava sustentação à estrutura 
agrário-latifundiária do Brasil monárquico. 
 
 
 
 
 
 
 
2. 
 
 
(MACK-SP) Sobre a poesia de Castro Alves 
é incorreto afirmar que: 
 
 
apresenta traços de evolução à postura temática do movimento em que se encaixa. 
 
encontra, no abolicionismo, um veio fundamental de sustentação temática. 
 
manifesta o ponto mais alto do condoreirismo na Literatura Brasileira. 
 
 acrescenta um certo tom de erotismo a determinadas composições. 
 
 
segue a tendência da segunda geração romântica, limitando-se exclusivamente à morbidez byroniana. 
 
 
 
Explicação: 
A poesia de Castro Alves segue a tendência da Terceira Geração romântica, da Poesia Social ou 
Condoreira. 
 
 
 
 
 
 
 
3. 
 
 
(CP2- Magistério- 2009- modificada) 
Leia o fragmento do poema de Castro Alves, para responder ao que se pede: 
O navio negreiro (IV) 
 
Era um sonho dantesco... o tombadilho 
Que das luzernas avermelha o brilho. 
Em sangue a se banhar. 
Tinir de ferros... estalar de açoite... 
Legiões de homens negros como a noite, 
Horrendos a dançar... 
[..] 
E ri-se a orquestra irônica, estridente. . . 
E da ronda fantástica a serpente 
Faz doudas espirais... 
Qual um sonho dantesco as sombras voam!... 
Gritos, ais, maldições, preces ressoam! 
 E ri-se Satanás!... 
 
(ALVES, Castro. Obra completa. Rio de Janeiro: Nova 
Aguilar, 1983) 
Sobre o fragmento de O navio negreiro, pode-se afirmar que: 
 
 
 
em E ri-se a orquestra irônica, estridente.../ E da ronda fantástica a serpente,o efeito de sentido 
da aliteração é a musicalidade doce e suave, própria do romantismo. 
 
se a primeira estrofe sugere sofrimento e dor, a última estrofe propõe o alívio e a diminuição da 
dor. 
 
o poema é composto por versos brancos que oscilam entre os decassílabos e os hexassílabos. 
 
 
as imagens visuais e sonoras de forte expressividade realizam-se por meio do jogo de palavras 
que sugere movimento e som. 
 
o tema da escravidão, tratado no poema, é próprio da segunda geração romântica 
 
 
 
Explicação: 
As imagens visuais que remetem ao volteio do chicote como uma serpente, bem como a repetição de 
fonemas que imitam o seu estalido são muito presentes no trecho do poema Navio Negreiro. 
 
 
Gabarito 
Coment. 
 
 
 
 
 
 
4. 
 
 
Assinale a alternativa correta, relativamente ao poeta Castro 
Alves 
 
 
Foi apontado por Machado de Assis como revolucionário inconseqüente. 
 
Dedicou-se à oratória sacra, mas não teve êxito, devido à sua inclinação para 
o sensual. 
 
Participou da Semana de Arte Moderna, em São Paulo, junto com Mário de Andrade. 
 
 
Só teve seu talento reconhecido no exterior, porque o Brasil não dava 
importância à produção poética 
 
 
Compôs poesia lírico-amorosa, épica e social, além de escrever teatro. 
 
 
 
Explicação: 
Castro Alves foi o maior representante da poesia social ou condoreira. Escreveu peças de teatro e 
belíssimos poemas tratando de amor e da questão da escravidão. 
 
 
Gabarito 
Coment. 
 
 
 
 
 
 
5. 
 
 
Os poemas Vozes da África, Canção do Africano, Saudação a Palmares, Tragédia 
no Lar de Castro Alves são exemplos de: 
 
 
Individualização da mulher 
 
Sensualismo galante 
 
 
Lirismo amoroso 
 
Intimismo exagerado 
 
 
Eloquência Condoreira 
 
 
 
Explicação: 
São poemas que tratam da questão do tráfico e da escravidão de forma a denunciar e persuadir pela 
mudança. 
 
 
 
 
 
 
 
6. 
 
 
A opção que caracteriza a poesia condoreira de Castro Alves é: 
 
 
Carga moderada de egocentrismo e evasionismo. 
 
Laivos excessivos de morbidez e drama. 
 
Forte densidade de egocentrismo e intimismo. 
 
 
Grande efusão lírica e eloquência. 
 
Traços marcantes de obscurantismo e sensualismo. 
 
 
 
Explicação: 
A poesia de Castro Alves se caracteriza por lirismo extremo e figuras de linguagem que remetem à 
eloquência, ou seja, são poemas para serem lidos em voz alta. 
 
 
Gabarito 
Coment. 
 
 
 
 
 
 
7. 
 
 
Segundo Alfredo Bosi, Castro Alves possui uma arte revolucionária que expressa 
a indignação com uma nação que sobrevive do trabalho escravo.Por isso suas 
imagens são grandiosas e tomam a natureza ,a divindade,a história 
personalizada como material para metáforas e comparações.A mensagem 
oratória de sua poesia de cunho social tem como objetivo: 
 
 
o pictórico 
 
 
a aceitação 
 
a forma 
 
o júbilo 
 
 
a persuasão 
 
 
 
Explicação: 
O objetivo dos poemas de Castro Alves é a persuasão, ou seja, convencer o leitor da necessidade de 
mudança desse quadro desumano de violência e degradação, que era a escravidão. 
 
 
 
 
 
 
 
8. 
 
 
Leia o trecho que analisa um poema muito importante da literatura brasileira: 
"a indignação com o sofrimento dos escravos é reforçada pela imagem do navio 
em meio ao mar e pela descrição dos prisioneiros." 
 Assinale a alternativa que indica corretamente o poema e seu autor. 
 
 
A Confederação dos Tamoios, de Gonçalves de Magalhães 
 
 
O navo negreiro, de Castro Alves 
 
I-Juca Pirama, de Gonçalves Dias 
 
 
Adormecida - Castro Alves 
 
Leito de folhas verdes, de Gonçalves Dias 
 
 
 
Explicação: 
"...O navio negreiro. Observemos o tom grandioso que perfaz o poema, em que a indignação com o 
sofrimento dos escravos é reforçado pela imagem do navio em meio ao mar e pela descrição dos 
prisioneiros." ( Literatura brasileira I / Sandra Salviato Terra Rio de Janeiro : SESES, 2016.p.106)

Mais conteúdos dessa disciplina