Buscar

Biodigestores: Transformando Resíduos em Energia

Prévia do material em texto

Biodigestor 
Resíduos orgânicos 
Digestão anaeróbica
Bio-Fertilizantes 
Biogás 
Um biodigestor é uma alternativa simples e prática que aproveita os dejetos orgânicos que são descartados no meio ambiente. Ele consiste numa câmara fechada onde são acumulados resíduos vegetais, excrementos humanos e de animais que a partir de um processo natural utilizando alguns microrganismos ali presentes, são decompostos e transformados em biogás e biofertilizantes. 
1
ANTECEDENTES
Em 1776, o pesquisador italiano Alessandro Volta descobriu que o gás metano já existia incorporado ao chamado "gás dos pântanos", sendo um resultado da decomposição de restos vegetais em ambientes confinados. 
Em 1806, na Inglaterra, Humphrey Davy identificou um gás rico em carbono e dióxido de carbono, sendo este resultante da decomposição de dejetos animais em lugares úmidos
Existem diferentes gerações e tipos de biodigestores que vão se diferenciar de acordo com o resíduo a ser tratado e com o local em que vai ser implementado o biodigestor. 
O primeiro biodigestor foi produzido na Índia em 1857, só que vamos voltar um pouco para trás para entender o que aconteceu até chegar esse momento... 
 
Então a partir desse momento eles perceberam que esse processo era algo que ocorria naturalmente no ambiente, eles viram que esses gases poderiam ter um potencial e ser aproveitados de alguma forma.
2
MODELOS DE BIODIGESTORES 
Modelo Indiano (1857) 
Usa alvenaria e metal na sua construção 
Tanque de fermentação com câmara dupla 
 Abastecimento contínuo
Concentração de até 8% de sólidos totais
 Modelo Chinês (1958) 
Inteiramente de alvenaria
Câmara de fermentação cilíndrica e teto abobado 
Abastecimento contínuo
Concentração de até 8% de sólidos totais
Modelo Canadense (1970) 
Feito de alvenaria e material plástico
Câmara escavada no solo e gasômetro inflável
Abastecimento contínuo 
 
Tratamento de efluentes
Doméstico 
Feito de plástico
Abaixo do nível do solo 
 
Processos
Fase de Hidrólise 
Quebra das moléculas
Fase ácida 
Produção de ácidos orgânicos 
Fase Metanogênica 
Transformação de ácidos em CH4 
A media em que vai chegando matéria orgânica, as bactérias vão utilizar da matéria orgânica em diferentes etapas para produzir energia para si própria. Sempre que ela faz isso ela gera um tipo de resíduo, e esse resíduo vai ser interessante para nós. A decomposição bacteriana de matéria orgânica sob condições anaeróbicas é feita em três fases:fase de hidrólise; fase ácida; fase metagênica.
Fase de hidrólise – Nessa primeira etapa os resíduos orgânicos estão ali presentes cheios de proteínas, carboidratos e uma série de lipídios e esses compostos molecularmente são muito grandes, então as bactérias começam a decompor, a quebrar essas macromoléculas formando micromoléculas, que vão ser solúveis ao meio. Nesses processos elas obtêm energia para si própria. 
7
Fatores que influenciam
Oxigênio
Água
Temperatura 
Constante para não haver alterações
Faixas de temperatura 30 a 35º C e 50 a 55º C
PH
Queda/Elevação do PH pode Afetar/Inibir as atividades das bactérias 
Normalmente não é possível medir esses fatores em todos os sistemas. Um biodigestor doméstico não se tem controle de temperatura e ph, agora já em um sistema maior, por exemplo, biodigestor de uma empresa, fazenda..... Já se tem aparelhos que vão cuidar esses fatores para que sejam ideais aos microrganismos e que haja um maior desempenho do sistema. 
8
ACQUALIMP: banco de dados. Disponível em: <https://acqualimp.com/biodigestor/>. Acesso em: 14 junho 2019.
ANDRADE, Michelle Pellizer. Eficiência de biodigestores canadenses no tratamento de dejetos de suínos em diferentes fases de produção. 48p., Il. Dissertação (Mestrado acadêmico)- Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2018. Disponível em: <http://repositorio.ufla.br/jspui/bitstream/1/28923/1/DISSERTA%C3%87%C3%83O_Efici%C3%AAncia%20de%20biodigestores%20canadenses%20no%20tratamento%20de%20dejetos%20de%20su%C3%ADnos....pdf> . Acesso em: 14 junho 2019. 
HOLANDA, S.H.B.; FIRMO, A.L.B.; SILVA, L.A.O.; MÉLO, A. Resíduos sólidos urbanos: Potencial fonte de carbono para degradação microbiana e produção de biogás. In: SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE GESTÃO DE PROJETOS, INOVAÇÃO E SUSTENTABILIDADE, VI., ENCONTRO LUSO-BRASILEIRO DE ESTRATÉGIA, V.,. 2017, São Paulo. Anais... São Paulo: 2017. Disponível em: <https://singep.org.br/6singep/resultado/620.pdf>. Acesso em: 27 maio 2019. 
PORTAL DO BIOGÁS: banco de dados, 2017. Disponível em: <https://www.portaldobiogas.com/como-medir-eficiencia-de-um-biodigestor-anaerobio/>. Acesso em: 10 junho 2019. 
REDE DE AGRICULTURA SUSTENTÁVEL: banco de dados. Disponível em: <http://www.agrisustentavel.com/discussoes/dbiodisgetor.htm>. Acesso em: 15 junho 2019.

Continue navegando