Buscar

Planejamento de Carreira

Prévia do material em texto

GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA CIVIL
JOAQUIM ARAÚJO DOS SANTOS JÚNIOR 
PLANEJAMENTO DE CARREIRA
SANTARÉM
2018
INTRODUÇÃO
Planejar a carreira é algo fundamental, pois assim temos uma diretriz mais segura e direcionada daquilo que iremos seguir na vida profissional. Deixa mais claro aquilo que realmente queremos e evita que sigamos caminhos não desejados. 
Através deste planejamento de carreira irei explanar sobre minhas intenções e projetos futuros para que eu tenha sucesso profissional na área que escolhi atuar, no caso, Engenharia Civil. Explicando os motivos que pelos quais escolhi essa graduação.
Diante deste contexto, o presente planejamento de carreira foi desenvolvido através da utilização de algumas ferramentas tais como: Análise Swot, na qual irei detalhar todos os fatores que podem ajudar ou prejudicar as conquistas por mim desejadas. Além de um plano de ação com técnica 5W2H com todas as ações necessárias para atingir o resultado desejado. 
Por fim uma planilha financeira que permite com que eu saiba os custos que tenho atualmente e assim possa fazer um planejamento financeiro para alcançar meus objetivos em um determinado período de tempo, em torno de cinco anos. 
HISTÓRIA INSPIRADORA
 Comecei a estudar bem cedo por volta dos dois anos e meio, e desde então sempre fui muito incentivado pela minha família e pela minha mãe principalmente, a estudar e, sobretudo a ter um bom desempenho escolar. Sempre me foi dito que educação era a principal forma de conquistar as coisas, de conquistar o mundo. Minha mãe sempre me disse que de todas as coisas que ela podia deixar para mim, o Conhecimento, a Educação seriam as únicas coisas que ninguém poderia me tirar, que tudo o que eu aprendesse era meu e, portanto eu precisava aproveitar todas as oportunidades que a mim foram ofertadas. No decorrer de toda a minha vida escolar sempre procurei tirar boas notas, nunca reprovei. Era considerado um aluno muito bom, exemplar. Apesar de muitas vezes eu não concordar, e não gostar de ser visto como exemplo. Mas se for pra ser assim, que seja por fazer algo necessário e importante para todos. 
 Quando somos criança sempre perguntam: “O que você vai ser quando crescer?”, pergunta típica, chata e pertinente. Ao me questionarem sobre isso, às vezes eu pensava e respondia: “Não sei! Ainda não cresci”. Mas uma hora a gente cresce. E precisamos tomar algumas decisões e fazer algumas escolhas. 
 No ensino médio a pergunta se tornou mais frequente e necessária de uma resposta consistente e exata. Foi então que eu resolvi parar e pensar. E me fiz alguns questionamentos: Para que eu nasci? Qual o meu papel no mundo? Como eu posso ajudar o mundo e as pessoas? O que eu quero para a minha vida? E encontrei as respostas em um brinquedo educativo que eu tinha quando criança, uma espécie de quebra-cabeça de EVA, com números, formas geométricas, que permitem encaixar as peças e formar coisas como, dados, casas, castelos etc. Como eu não tinha com quem brincar aquilo era o ideal, pois não precisava da presença de outra pessoa e também me ajudava a desenvolver o raciocínio lógico e adquirir conhecimentos matemáticos. Ao lembrar isto, lembrei também o quanto eu me divertia e gostava de montar casas, prédios e o que mais fosse possível. E vi ali a possibilidade de algo relacionado a uma carreira profissional. 
Então, após várias pesquisas e conversas, percebi que a área da Engenharia Civil me proporcionaria fazer isso tudo, o que sempre pensei e sonhei. Uma forma de construir um mundo melhor, ajudar as pessoas, fazer algo relevante para a sociedade. Não mais como uma brincadeira na sala da minha casa, mas sim dentro de uma empresa em escalas e proporções reais. Utilizando o meus conhecimentos em prol algo maior não somente em meu benefício mais também de terceiros. Por estas razões escolhi cursar Engenharia Civil na UNAMA.
ANÁLISE SWOT (INDIVIDUAL)
	Ambiente interno
	Forças
	Fraquezas
	
	
Boa estrutura familiar 
Conhecimento em inglês 
Vontade de aprender
Flexibilidade 
Persistência 
Determinação 
	Impaciência 
Rude 
Insegurança 
Insatisfação 
Não ter experiência na área 
Forças 
Boa estrutura familiar – É essencial, pois podem dar todo o suporte necessário para que eu possa seguir o meu caminho e apoiar as minhas escolhas. 
Conhecimento em inglês – É indispensável para que eu possa evoluir profissionalmente, adquirir experiências e conhecimentos em outros países. 
Vontade de aprender – Qualidade importante para qualquer área que se queria seguir. Estar sempre disposto a aprender mais e torna-se cada vez melhor.
Flexibilidade – Muito importante, pois temos que ser flexíveis em determinadas situações e estarmos sempre dispostos às mudanças. 
Persistência – É fundamental. Ajuda a atingir nossos objetivos e não permiti que desistamos. 
Determinação – Indispensável, pois é necessário ter a convicção plena de que iremos alcançar nossos objetivos, independente das situações que venham a ocorrer. 
Fraquezas 
Impaciência – Não consigo esperar as coisas acontecerem ou pessoas resolverem os problemas. Sempre quero que tudo aconteça rapidamente e isso às vezes faz com que eu aja de uma forma grosseira com terceiros, além de me deixar ansioso. 
Rude – Ser assim é ruim, pois agindo desta maneira poderá atrapalhar os meus relacionamentos profissionais e também pessoais. 
Insegurança – Atrapalha muito na tomada de decisão, sempre fica aquele receio e uma enorme dúvida sobre o que irá acontecer. 
Insatisfação – Pode ser algo ruim, nunca estou satisfeito com as coisas, sempre acho que estou deixando a desejar em algum aspecto.
Não ter experiência na área – Pode ser prejudicial, pois o mercado está cada vez mais criterioso, buscando sempre profissionais qualificados e com bastante experiência. 
. 
ANÁLISE SWOT (MERCADO)
	Ambiente externo
	Oportunidades
	Ameaças
	
	
Mercado profissional em expansão 
 Núcleo de trabalhabilidade oferecido pela Faculdade 
Promoção profissional
Destaque profissional
 Programa de incentivo do governo 
	Concorrência profissional
Crise financeira
Doenças
Colaboradores não confiáveis e sem qualificação 
Clientes inflexíveis 
Oportunidades 
 
Mercado em expansão – Possibilita uma análise da situação existente naquela área e ajuda a traçar o melhor caminho a ser seguido e fazer escolhas mais eficazes.
Núcleo de trabalhabilidade oferecido pela Faculdade – Maiores oportunidades de entrar o mercado, pois muitas empresas ofertam vagas e buscam por profissionais qualificados. 
Promoção profissional – É um mérito que mostra o quanto estamos evoluindo e desempenhando determinada função com eficiência. 
Destaque profissional – A oportunidade de nos tornarmos conhecidos e aumentar assim nossas oportunidades de negócios dentro do mercado.
Incentivos governamentais possibilita o aumento de demanda e investimentos no setor gerando assim maiores possibilidades de negócios.
 
Ameaças 
 
Concorrência profissional – Profissionais com mais experiência no mercado podem “pegar” para si possíveis clientes. 
Crise financeira – Pode causar grande impacto na vida e nos planos de qualquer pessoa, trazendo prejuízos e recessão para o setor. 
Doenças – Causam sempre preocupações, é uma ameaça, pois impedem ou adiam nossos planos. 
Colaboradores não confiáveis e sem qualificação – Há a necessidade de termos pessoas de confiança e qualificadas ao nosso redor. Sendo estes quesitos fundamentais dentro do mercado. Caso o contrário, teremos problemas maiores no futuro. 
Clientes inflexíveis – Pessoas não abertas a mudanças e inovações podem dificultar as negociações e o andamento dos projetos. 
Análise de Tendências para a Engenharia e Construção Civil
 Para a se diferenciarno mercado é preciso estar atento e preparado para as mudanças que estão por vir. Diante de inúmeros fatores de influência no ramo da construção civil que se alteram rapidamente, os empresários precisam de informações que os auxiliem e garantam mais segurança na tomada de decisões estratégicas. Portanto, o SEBRAE realizou a publicação: Cenário Prospectivos: o setor de construção no Brasil  e, a partir daí, chegou a alguns panoramas que podem influenciar o mercado. 
 Com impacto direto no mercado da construção civil, a instabilidade da economia brasileira foi o principal motivo para os resultados negativos que ocorreram nos últimos anos. A necessidade de estabilidade no governo é fundamental para que possam ser realizados mais investimentos em setores que movimentam obras de infraestrutura e programas de moradia. Se por um lado, a demanda necessita de financiamentos governamentais para compra de imóveis, por outro, as empresas necessitam de financiamentos para realizar as obras e também de uma demanda crescente para investir em novos projetos. 
 De acordo com a visão da entidade, primeiramente, há expectativa de retomada da governabilidade com potencial estabilidade econômica; a política e a economia podem ficar em sintonia, gerando crescimento, na segunda alternativa; ou, no pior dos cenários, pode haver uma recessão econômica em meio à instabilidade política.
Algumas projeções que podem ajudar você a gerenciar da melhor forma o seu negócio e tendências no mercado 
 A tendência é de que o mercado invista ainda mais em soluções tecnológicas e a cultura de inovação se consolide na engenharia civil. Neste novo cenário do setor, são as empresas que têm a capacidade de se adaptar e antecipar tendências que serão altamente competitivas no mercado. Então, para acompanhar o crescimento e se manterem competitivas no mercado, as construtoras estão de olho nas principais inovações da indústria da construção. 
 Com uma demanda mais rigorosa, os projetos precisam ser mais assertivos e é imprescindível que as empresas demonstrem aos seus clientes o valor de seus produtos atrelados em normatizações e sustentabilidade. Para isso, construtoras têm focado em projetos de alto padrão com uso de tecnologia e têm destacado a utilização da NBR 15575 – Norma de Desempenho da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). 
 Algumas das tendências que devem se propagar pelos próximos anos envolvem o aumento no número de mulheres como profissionais do mercado da construção civil; a concepção de construções sustentáveis; a utilização de construção enxuta; o desenvolvimento de e-learning na cadeia de construção para suprir a necessidade de qualificação de mão de obra; a criação de smart cities; e também, a realização de serviços agregados.
Desafios e dificuldades a se enfrentar
 O cenário econômico, até aqui, tem sido bastante desfavorável para o setor de construção. No entanto, como vimos, o mercado começa a dar sinais de melhora e apresenta um cenário de otimismo em relação ao futuro.
As tendências da engenharia civil para 2018 comprovam que o caminho para o sucesso é difícil, mas que a retomada do setor é uma realidade muito próxima para quem não deixar de investir em métodos modernos e eficientes. A indústria da construção, que tem participação importante na economia brasileira, também sofreu os efeitos da crise no país. No entanto, muitos empresários e especialistas acreditam que o pior momento já passou. Segundo dados do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), os investimentos no Brasil voltaram a crescer. 
 Há também a necessidade da capacitação da mão de obra, pois a falta de mão de obra qualificada é um dos grandes gargalos do setor de engenharia civil e construção. Segundo a Confederação Nacional da Indústria (CNI) e a CBIC,  3 em cada 4 empresas atuantes nesse mercado enfrentam esse problema.O segmento tem deficiências na capacitação de pessoal em todos os níveis. De acordo com um estudo da Firjan, desde operários, técnicos em construção e encarregados até engenheiros e arquitetos precisam de aprimoramento. 
Referências bibliográficas 
DE OLHO NO FUTURO: ENTENDA O MERCADO DA CONSTRUÇÃO CIVIL. Disponível em: <www.mapadaobra.com.br/negocios/de-olho-no-futuro-entenda-o-mercado-da-construcao-civil/>. Acesso em: 27 mai. 2018
QUAIS SÃO AS TENDÊNCIAS DA ENGENHARIA CIVIL PARA 2018? Disponível em:<www.mobussconstrucao.com.br/blog/2017/12/tendencias-da-engenharia-civil-2018>. Acesso em: 27 mai. 2018. 
OBJETIVO
 A princípio concluir a graduação em Engenharia Civil e absorver todos os conhecimentos necessários para desempenhar com excelência a carreira profissional que escolhi seguir. Atuar na área, adquirir experiência para que eu possa abrir meu próprio empreendimento, crescer e torna-me referência no mercado. Cumprindo assim com o meu papel profissional e social. 
PLANO DE AÇÃO (5W2H)
	O que deve ser feito?
	Porque deve ser feito?
	Quem é/são o(s) executor(es)?
	Onde deve acontecer?
	Até quando/período deve acontecer?
	Como deve ser feito?
	Quanto custará o investimento?
	Ir à igreja 
	Manter elevada a espiritualidade e a paz interior 
	Joaquim Júnior 
	Igreja da Paz
	Constantemente, 1x por semana
	Frequentar a igreja aos domingos 
	-
	Concluir o curso de graduação em Engenharia Civil 
	Adquirir conhecimento específico 
	Joaquim Júnior
	UNAMA Santarém – PA 
	Mai/2018
	Estudando bastante para conseguir boas notas 
	R$ 50.000,00
	Fazer cursos de softwares específicos da área 
	Ampliação do conhecimento
	Joaquim Júnior
	EAD
	Julho/2020
	Inscrição via site e participação nas aulas via portal
	R$ 5.000,00
	Comprar um notebook novo 
	Ajudar nos trabalhos acadêmicos 
	Joaquim Júnior 
	Santarém – PA
	Dez/2018
	Pesquisar ofertas/promoções em lojas ou sites 
	R$ 5.000,00
	Comprar um carro/moto 
	Mais autonomia e aproveitamento do tempo 
	Joaquim Júnior/ Maria Rodrigues 
	Santarém – PA
	Jan/2019
	Pesquisar ofertas/promoções em
concessionárias 
	R$ 25.000,00
	
Sair mais com os amigos
	Ajuda a manter as relações de amizade e relaxar
	Joaquim Júnior 
	Santarém – PA 
	Constantemente, 1x nos finais de semana
	Marcar um encontro com os amigos pelo WhatsApp 
	R$ 100,00
	Viajar para o Nordeste 
	Rever e conhecer parentes que não vejo há muito tempo
	Joaquim Júnior 
	São Luís – MA
Fortaleza – CE
	Jul/2019
	Pesquisa e compra de passagem aérea, reserva de hotel e economia do valor necessário para manutenção durante a viagem 
	R$ 7.000,00
	Viajar para San Francisco – CA 
	Conhecer novos lugares e novas culturas 
	Joaquim Júnior
	Agência CVC/ Santarém – PA
	Jan/2020
	 Organizar todos os documentos necessários, pesquisar e compra de passagem aérea, reserva de hotel e economia do valor necessário para manutenção durante a viagem 
	R$ 10.000,00
	Aprender Francês 
	Aprender um novo idioma e aumentar o nível de conhecimento. 
	Joaquim Júnior
	Santarém – PA
	Dez/2020
	Pesquisa das instituições que oferecem o curso
	R$ 10.000,00 
	Ler mais livros 
	Aumenta o vocabulário, melhora a oralidade e absorve novos conhecimentos 
	Joaquim Júnior
	Santarém – PA
	Constantemente 
	Ir à biblioteca da faculdade e adquirir livros
	-

Continue navegando