Buscar

MEIO AMB E RESIDUOS IV

Prévia do material em texto

Pergunta 1
0,25 em 0,25 pontos
	
	
	
	Desde o início da história da humanidade, as populações utilizavam plantas nativas, animais e minerais, que eram transformados em ferramentas, vestuário e outros produtos. A produção, por mais primitiva que fosse, era sempre constituída por um sistema aberto com fluxo linear de materiais. Por séculos utilizaram-se minerais e metais para a fabricação de ferramentas, moedas e armas. Na era pré-industrial, a humanidade era considerada parte do ecossistema natural e, portanto, sustentável, pois:
Fonte: http://pt.dreamstime.com/illustration/ferreiro.html
I - A quantidade de energia consumida nos processos produtivos era muito pequena e a energia disponível poderia ser considerada ilimitada.
II - A quantidade de materiais utilizados nos processos produtivos era muito pequena e os materiais disponíveis poderiam ser considerados ilimitados.
III - A quantidade de resíduos descartados dos processos produtivos era muito pequena, mas o ambiente não tinha tempo para absorver ou decompor os resíduos.
Assinale a alternativa correta:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	d. 
I e II.
	Respostas:
	a. 
Somente I.
	
	b. 
Somente II.
	
	c. 
Somente III.
	
	d. 
I e II.
	
	e. 
I, II e III.
	
	
	
Pergunta 2
0,25 em 0,25 pontos
	
	
	
	 Implementação de Ecologia Industrial em uma área pode trazer muitos benefícios.
Fonte: SANTOS, A.P.Z.; PATTO, D.C.S.; ALMEIDA, C.M.V.B; TASSINARI, C.A.; Química ambiental, Caderno de estudos e pesquisas da UNIP, Série didática, Ano XIX, n.2-100/14, São Paulo, Editora Sol, 2014, 172.
I - Economicamente, a implementação da Ecologia Industrial pode gerar grandes oportunidades para aumentar a receita da indústria, com o aumento da eficiência na utilização dos recursos e no uso de tecnologia, e a compra de resíduos e subprodutos como matérias-primas (mais baratos que o material virgem) e a venda de resíduos e subprodutos reduzindo os custos de descarte e tratamento.
II - Ambientalmente, pode-se reduzir significativamente a quantidade de resíduos destinados à eliminação, as emissões de poluentes para a atmosfera e as descargas de águas residuais em corpos d'água. Também, pode-se promover economia significativa dos recursos naturais e poupar energia por meio da ecoeficiência e do uso de energia renovável.
III - Socialmente, não há efeitos possíveis, já que a recuperação de alguns resíduos não traz benefícios para a qualidade de vida da sociedade.
Estão corretas as afirmativas:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	a. 
I e II.
	Respostas:
	a. 
I e II.
	
	b. 
I e III.
	
	c. 
II e III.
	
	d. 
Apenas III.
	
	e. 
I, II e III.
 
	
	
	
Pergunta 3
0,25 em 0,25 pontos
	
	
	
	A Ecologia Industrial propõe o intercâmbio de materiais entre vários sistemas produtivos, de maneira que o resíduo de um é matéria-prima de outro, promovendo uma rede de empresas trabalhando em conjunto.
O primeiro objetivo deste arranjo era puramente econômico, porém logo foram observadas as consequências ambientais e sociais positivas.
Entre essas consequências positivas se podem citar:
 
I - Criação de uma rede de indústrias ou elementos relacionados com o seu ambiente.
II - Imitação do funcionamento dos ecossistemas naturais.
III - Inclusão dos três setores de desenvolvimento sustentável (social, econômico e ambiental).
 
Estão corretas as afirmativas:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	e. 
I, II e III.
	Respostas:
	a. 
Somente I.
	
	b. 
Somente II.
	
	c. 
Somente III.
	
	d. 
Somente I e II.
	
	e. 
I, II e III.
	
	
	
Pergunta 4
0,25 em 0,25 pontos
	
	
	
	A implementação de práticas de Produção Mais Limpa resulta numa redução significativa dos resíduos, emissões e custos. Cada ação no sentido de reduzir o uso de matérias-primas e energia, prevenir ou reduzir a geração de resíduo, pode aumentar a produtividade e trazer benefícios econômicos para a empresa.
A Produção Mais Limpa prioriza os esforços dentro de cada processo isolado, colocando a reciclagem externa entre as últimas opções a considerar. Busca-se maximizar as intervenções no processo, com vista à economia de matérias-primas e à minimização dos resíduos.
Entre as ações da Produção Mais Limpa podemos citar:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	e. 
Todas as anteriores estão corretas.
	Respostas:
	a. 
A substituição de materiais.
	
	b. 
Mudanças parciais do processo.
	
	c. 
Redução da emissão de substâncias tóxicas.
	
	d. 
Melhorias na fabricação de produtos que, direta ou indiretamente, diminuem o impacto do processo sobre o meio ambiente.
	
	e. 
Todas as anteriores estão corretas.
	Feedback da resposta:
	Resposta: E.
Comentário: Todas as ações citadas podem levar à minimização de resíduos e a possíveis ganhos financeiros para a empresa.
	
	
	
Pergunta 5
0,25 em 0,25 pontos
	
	
	
	A partir da introdução dos conceitos como: Prevenção da Poluição, Reciclagem, Minimização de resíduos, P+L, Ecoeficiência e Metabolismo Industrial surgiu, no final do século XX, uma nova abordagem chamada de Ecologia Industrial. Essa nova abordagem é fundamentada no conceito de simbiose industrial.
De acordo com essa abordagem, um fluxo de resíduos pode tornar-se matéria-prima para outra indústria, fechando o ciclo da matéria.
Aplica-se a Ecologia Industrial para:
I - Buscar o conhecimento dos sistemas industriais com um comportamento semelhante ao dos ecossistemas naturais.
II - Preservar o meio ambiente e aumentando a eficiência dos processos industriais por meio do consumo de energia.
III - Reforçar o modelo linear dos sistemas de produção em um modelo sem interações cíclicas para impulsionar economia e a sociedade.
Estão corretas as afirmativas:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	c. 
Somente I e III.
	Respostas:
	a. 
Somente I.
	
	b. 
Somente II.
	
	c. 
Somente I e III.
	
	d. 
Somente I e II.
	
	e. 
I, II e III.
	
	
	
Pergunta 6
0,25 em 0,25 pontos
	
	
	
	Dos anos 90 até hoje, um grande número de ferramentas, como certificações ambientais, movimentos e campanhas foram criados em várias partes do mundo com o objetivo de consolidar conceitos como o de desenvolvimento sustentável, traduzindo-os em prática de gestão. Há cerca de duas décadas não se considerava, entre os problemas da engenharia, que questões ambientais se impusessem tão claramente como desafio para a sobrevivência das organizações e da própria sociedade em que elas estão inseridas. Na década atual, já é possível perceber uma evolução nas práticas e conceitos de responsabilidade empresarial, que ganha consistência como atividade profissional, principalmente por parte dos engenheiros.
A busca das empresas pelo equilíbrio de suas ações nas áreas econômica e ambiental, visando a sua sustentabilidade e a uma contribuição cada vez mais efetiva à sociedade, é hoje um fato. Para medir esse equilíbrio, alguns modelos e ferramentas, globalmente aceitos, têm sido utilizados no dia a dia empresarial para o aperfeiçoamento de seus processos e ações. É por meio dessas ferramentas e modelos que a empresa mostra de forma transparente as suas estratégias, controla e relata seu desempenho ambiental.
Estas ferramentas atendem às necessidades dessas organizações em diversas etapas de produção, contribuindo para processos de aprendizagem, autoavaliação, prestação de contas e incorporação de princípios de responsabilidade ambiental nas suas atividades.
Entre as novas ferramentas para controlar e relatar o desempenho ambiental das empresas, pode-se citar:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	c. 
Produção Mais Limpa, ecoeficiência e prevenção à poluição.
	Respostas:
	a. 
Produção Mais Limpa, ecoeficiência e remediação.
	
	b. 
Final de tubo, ecoeficiência e remediação.
	
	c. 
Produção Mais Limpa, ecoeficiência e prevenção à poluição.
	
	d. 
Produção Mais Limpa, ecoeficiência e controledas emissões.
	
	e. 
Ecoeficiência, prevenção à poluição e remediação.
	
	
	
Pergunta 7
0,25 em 0,25 pontos
	
	
	
	Em 1989, o termo “Produção Mais Limpa” foi lançado pela UNEP ( United Nations Environment Program) e a DTIE ( Division of Technology, Industry and Environment).
“ Produção Mais Limpa é a aplicação contínua de uma estratégia integrada de prevenção ambiental a processos, produtos e serviços para aumentar a eficiência de produção e reduzir os riscos para o ser humano e o ambiente.”
A ecoeficiência, também, é uma filosofia proativa, reconhecida pelos setores industriais, que pode trazer vantagens competitivas, quando empresas devem lidar com regulamentações ambientais mais severas, pressões da comunidade por melhor performance ambiental, crescimento da demanda por produtos e serviços ambientalmente amigáveis e necessidade de atender padrões internacionais. A ecoeficiência indica um caminho para romper a ligação crescimento econômico/impacto ambiental, pela redução da utilização de energia e de reservas naturais, aumentando a eficiência dos processos.
Sobre estas duas ferramentas pode-se afirmar:
I – A ecoeficiência combina eficiência econômica e ecológica (fazer mais com menos). O objetivo é produzir maior quantidade de produtos e serviços com menos energia, utilizando, o menos possível, reservas naturais de matérias-primas.
II – A Produção Mais Limpa fornece estratégias para melhorar continuamente produtos, serviços e processos, com consequente benefício econômico, redução da poluição e da geração de resíduos na fonte.
III - A ecoeficiência e a Produção Mais Limpa visam, claramente, minimizar o impacto ambiental causado por resíduos, não se preocupando com as possíveis consequências financeiras que tal minimização cause nas empresas.
Estão corretas as afirmativas:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	d. 
Somente I e II.
	Respostas:
	a. 
Somente I.
	
	b. 
Somente II.
	
	c. 
Somente III.
	
	d. 
Somente I e II.
	
	e. 
I, II e III.
	
	
	
Pergunta 8
0,25 em 0,25 pontos
	
	
	
	O World Business Council for Sustainable Development (WBCSD) utiliza o conceito de Ecoeficiência de modo fortemente associado ao impacto dos negócios no ambiente:
“Ecoeficiência se define pelo trabalho direcionado a minimizar impactos ambientais devido ao uso minimizado de matérias-primas: produzir mais com menos.”
Em termos simples, atinge-se a ecoeficiência pela produção de bens e serviços a preço competitivo e, ao mesmo tempo, reduzindo progressivamente o impacto ambiental e a exploração de reservas para um nível suportável pela capacidade estimada do planeta. O WBCSD identifica entre as ideias centrais da ecoeficiência:
I - Utilizar material reciclado.
II - Maximizar o uso de fontes renováveis, reduzindo a quantidade de energia em bens e serviços.
III - Aumentar a quantidade de bens e serviços, reduzindo a quantidade de matéria em bens e serviços.
Estão corretas as afirmativas:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	e. 
I, II e III.
	Respostas:
	a. 
Somente I.
	
	b. 
Somente II.
	
	c. 
Somente III.
	
	d. 
Somente I e II.
	
	e. 
I, II e III.
	
	
	
Pergunta 9
0,25 em 0,25 pontos
	
	
	
	O metabolismo industrial compara as cadeias produtivas com os processos que ocorrem na natureza. Na natureza, as substâncias eliminadas por um indivíduo são utilizadas no metabolismo de outro ser vivo, como o dióxido de carbono produzido pela respiração humana que é utilizado na fotossíntese das plantas, ou o álcool etílico produzido por leveduras que é utilizado por bactérias para produzir ácido acético.
Fonte: SANTOS, A. P. Z.; PATTO, D. C. S.; ALMEIDA, C. M. V. B.; TASSINARI, C. A. “Química ambiental”. Caderno de estudos e pesquisas da UNIP, Série didática, Ano XIX, n.2-100/14, São Paulo: Editora Sol, 2014. p.167.
 
Porém, no processo industrial são gerados produtos e resíduos que:
 
I -  São descartados no ambiente sem que haja decompositores e recicladores para eles.
II – Acumulam-se no meio ambiente gerado.
III - São tratados previamente e não causam danos ao ambiente.
Estão corretas as afirmativas:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	d. 
Somente I e II.
	Respostas:
	a. 
Somente I.
	
	b. 
 Somente II.
	
	c. 
Somente III.
	
	d. 
Somente I e II.
	
	e. 
 I, II e III.
	
	
	
Pergunta 10
0,25 em 0,25 pontos
	
	
	
	Um passo no controle de emissões e resíduos foi o Programa de Prevenção à Poluição, lançado pela Agência de Proteção Ambiental ( Environmental Protection Agency – EPA), dos Estados Unidos. Essa iniciativa visava reduzir a poluição por meio de esforços cooperativos entre indústrias e agências governamentais, com base na troca de informações e na oferta de incentivos. De acordo com a EPA, um programa de prevenção à poluição deve considerar:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	a. 
A substituição de materiais no processo de produção para a redução ou total eliminação de materiais tóxicos e a implantação de ciclos de reciclagem.
	Respostas:
	a. 
A substituição de materiais no processo de produção para a redução ou total eliminação de materiais tóxicos e a implantação de ciclos de reciclagem.
	
	b. 
O desenvolvimento de novas técnicas que auxiliem na remediação dos efluentes.
	
	c. 
O tratamento de resíduos no final do processo.
	
	d. 
A incineração para recuperação de energia.
	
	e. 
A instalação de filtros para gases tóxicos.

Continue navegando