Buscar

direito empresarial e do consumidor provas uniasselvi

Prévia do material em texto

Como é da própria evolução humana, os processos que desencadeiam os acontecimentos históricos seguem uma cronologia evolutiva que apresenta novas realidades sociais, influenciadas também pela evolução do comércio. Em razão disso, muitos acontecimentos históricos estão relacionados com a temática do comércio. Considerando o contexto, escreva uma redação com o tema: EVOLUÇÃO HISTÓRICA DO COMÉRCIO.
	Resposta Esperada:
Considerando a forma como se relacionavam as pessoas nos tempos primitivos, principalmente, pela agressividade como elemento primordial, visando tão somente à sobrevivência, não havia, por isso, nenhuma condição de praticar algum tipo de manifestação quanto ao comércio em si. Um pouco mais adiante, com a conclusão que a formação da coletividade poderia contribuir para a melhoria, de modo geral, no convívio entre as pessoas, os primeiros movimentos nesse sentido começaram a aparecer, possibilitando fazer as permutas de bens que "sobravam" de seu trabalho com outros, e destes com aqueles, surgindo, dessa maneira, as primeiras situações que podem ser definidas como "comércio".
Com este processo em andamento, procurou-se encontrar formas para adequar todos os tipos de troca e também o transporte das mercadorias, surgindo, assim, a moeda e, consequentemente, o comerciante. Surge, então, na Idade Média, o direito comercial com as corporações de ofício, que definiam usos e costumes mercantis.
	Como outros segmentos, o Direito do Consumidor também passou por uma evolução histórica. Durante este lapso temporal, muitas situações emergiram e fizeram referência à proteção do consumidor. Com base na história do Direito do Consumidor, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As ações de proteção e defesa do consumidor têm seus primeiros registros na Constituição da República Federativa do Brasil de 1988.
	 b)
	Os primeiros registros de ações que buscavam a proteção do consumidor ocorreram na Europa e posteriormente nos Estados Unidos.
	 c)
	A instalação do primeiro Procon no território brasileiro deu-se como processo sequencial à promulgação da Constituição Federal de 1988.
	 d)
	O Código de Hamurabi trazia em seu contexto registro de situações que indicavam ações de proteção ao consumidor.
	2.
	O Brasil, assim como outros países, aderiu aos pressupostos instituídos pela Organização das Nações Unidas e, além destes, tem em seu território ordenamentos legais que organizam as situações de defesa do consumidor. Com relação à legislação disponível no território brasileiro, que trata da Defesa do Consumidor, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	O Código de Defesa do Consumidor reconhece a vulnerabilidade do consumidor, qualificando-se como norma de ordem pública.
	 b)
	Sendo o Código do Consumidor norma de ordem privada, este não se relaciona com outros ramos do direito, reafirmando a situação vulnerável do fornecedor.
	 c)
	A defesa do fornecedor será executada pelo Estado, conforme previsão contida no texto constitucional de 1988, observadas as disposições legais vigentes no país
	 d)
	Os primeiros registros encontrados no território brasileiro, que tratam da relação consumerista, são encontrados na Constituição de 1934.
	3.
	Os juristas, através do estudo do surgimento de dispositivos que objetivavam a proteção ao consumidor, puderam identificar no Código de Hamurabi em alguns deles. Nesse sentido, assinale a alternativa CORRETA que apresenta no citado código uma regra que protegia o consumidor:
	 a)
	Possibilidade de inversão do ônus da prova.
	 b)
	Proteção quanto ao vício redibitório.
	 c)
	Caso o autor não provasse o dano, o réu poderia pedir indenização.
	 d)
	O rei se responsabilizava pelo ressarcimento ao autor, em caso de impossibilidade do réu.
	4.
	O Código do Consumidor, além de trazer descritos conceitos, prerrogativas, pressupostos, conceitua os elementos que integram a relação de consumo. Igualmente são reconhecidos princípios norteadores para a consecução das relações consumeristas. Sobre os princípios mais importantes da relação consumerista, analise as sentenças a seguir:
I- A vulnerabilidade do consumidor é reconhecida pela sua condição de superioridade em relação ao fornecedor.
II- A defesa do consumidor deverá ser promovida pelo próprio Estado, onde o código do consumidor é uma das referências.
III- O tratamento em igualdade de condições dos diferentes é uma condição para a harmonização de interesses.
IV- A informação compreende, além das relacionadas a produtos e serviços, a informação quanto a direitos e deveres dos consumidores.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças I, II e III estão corretas.
	 b)
	As sentenças I e IV estão corretas.
	 c)
	As sentenças I, II e IV estão corretas.
	 d)
	As sentenças II, III e IV estão corretas.
	5.
	O Código de Defesa do Consumidor, como texto legal de referência para regulamentar as relações de consumo, traz em sua composição a descrição de diversos conceitos. Com relação a estes conceitos, analise as sentenças a seguir:
I- Considera-se consumidor por equiparação a coletividade de pessoas sujeitas às situações originadas de relação de consumo.
II- Reconhecemos como fornecedor de forma exclusiva as pessoas jurídicas fornecedoras de serviços para o mercado de consumo.
III- Quem comercializa produtos em vários pontos de venda é reconhecido pela legislação consumerista como fornecedor.
IV- É reconhecido como fornecedor de serviços pessoa física que o faz subordinado a vínculo trabalhista.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças I e III estão corretas.
	 b)
	As sentenças I e IV estão corretas.
	 c)
	As sentenças I, II e III estão corretas.
	 d)
	As sentenças I e II estão corretas.
	6.
	Antes da Constituição Federal de 1988 existiam apenas algumas leis isoladas, que tratavam da matéria consumerista, como, por exemplo, a lei que vedava a cobrança de juros sobre juros. Sobre essas leis, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Foi criado o Conselho Nacional de Defesa do Consumidor ? CNDF, através de Decreto Federal.
(    ) O CNDF foi criado para auxiliar o Presidente da República na preparação da política nacional de defesa do consumidor.
(    ) A lei da ação civil pública foi tida como ineficiente na proteção ao consumidor.
(    ) O CNDF foi substituído pelo Departamento Nacional de Proteção e Defesa do Consumidor.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	F - V - F - V.
	 b)
	V - V - F - V.
	 c)
	V - F - V - F.
	 d)
	F - F - V - F.
	7.
	A Revolução Francesa foi marco para a concepção do Estado Liberal e, em muitas situações, o movimento foi precursor de mudanças diversas, estruturais, sociais, econômicas, entre outras. Sobre o surgimento do Direito do Consumidor no Estado Liberal, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	A Revolução Industrial ocasionou mudanças significativas no setor de produção, com a alteração da produção industrial para a manufatureira.
	 b)
	A limitação dos atos de arbitrariedade do Estado, a limitação do poder máximo do Estado e a obtenção de direitos individuais foi bandeira da concepção do Estado Liberal.
	 c)
	A verdadeira mão da justiça no Estado Liberal, proclamada por Adam Smith, era delegada ao papel do Estado no contexto econômico.
	 d)
	O Liberalismo francês reafirmava a presença do Estado com a concentração do poder na figura do rei, ou de alguns por ele indicados.
	8.
	Paulo, pessoa física, possui uma pequena marcenaria que funciona nos fundos de sua residência. Nela são fabricadas e vendidas tábuas de passar roupas. Necessitando de tal produto, João procurou Paulo e efetuou a compra. No dia seguinte, ao utilizar a tábua, essa quebrou-se e ocasionou lesões leves em João. Sobre a responsabilidade sobre o produto vendido, analise as sentenças a seguir:
I- Paulo poderá ser responsabilizado, pois o CDC prevêque fornecedor é toda pessoa física ou jurídica.
II- Paulo somente responderá pelos danos se sua empresa possuir CNPJ.
III- Paulo será responsabilizado por comercializar o produto, pois quem produz não é considerado fornecedor.
IV- João deveria ter tomado cuidado com o manuseio do produto, pois saiu da marcenaria intacto, portanto, Paulo não poderá ser responsabilizado.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Somente a sentença I está correta.
	 b)
	Somente a sentença II está correta.
	 c)
	Somente a sentença IV está correta.
	 d)
	Somente a sentença III está correta.
	9.
	O Código do Consumidor traz o atendimento das necessidades dos consumidores, o respeito à sua dignidade, saúde e segurança, a proteção dos interesses econômicos como resultado a ser alcançado na melhor forma de empreender a defesa do consumidor. Com relação a esta demanda, encontramos nos princípios uma de suas referências. Na análise desses princípios, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Uma das formas de equiparação do consumidor aos produtores e prestadores de serviços, no tocante às relações estabelecidas, dá-se pela informação e educação do consumidor.
(    ) O princípio da qualidade está vinculado à solução rápida de conflitos e a um atendimento destinado ao consumidor de forma ágil e eficiente.
(    ) As entidades de defesa do consumidor federais, estaduais e municipais encontram-se integradas no Sistema Nacional de Defesa do Consumidor.
(    ) Os Procons estão identificados com os órgãos federais de defesa do consumidor, e têm suas atribuições descritas no Código de Defesa do Consumidor.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	F - V - F - V.
	 b)
	F - F - F - V.
	 c)
	V - F - V - F.
	 d)
	V - V - V - F.
	10.
	O século XX trouxe consigo a proposição de um Estado social, na lógica da desconstrução do processo de miséria a que os indivíduos estavam sendo submetidos. A política de proteção e informação dos consumidores reconheceu direitos fundamentais e os dividiu em categorias. Sobre essas categorias dos direitos fundamentais, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Proteção dos interesses corporativos.
	 b)
	Informação e educação.
	 c)
	Comunicação e expressão.
	 d)
	Proteção da ética e da moral.
	A execução de atividade comercial ou industrial possibilita a constituição ou formação de sociedades entre os indivíduos. Dentre as sociedades reconhecidas no direito brasileiro, temos as sociedades não personificadas que são aquelas que não possuem seu contrato inscrito no registro público competente. Descreva as características da sociedade em comum, que é uma das sociedades não personificadas descritas no regramento legal brasileiro.
	Resposta Esperada:
A sociedade em comum tem como característica não possuir registro no órgão competente, não constituindo uma pessoa jurídica. Os sócios da sociedade em comum são responsáveis sem limites pelas dívidas contraídas em nome da sociedade, da mesma forma que são titulares dos direitos que surgirem desta sociedade, em que o lucro é um dos exemplos. Esta responsabilidade da sociedade em comum é denominada de responsabilidade solidária: todos os sócios respondem por tudo que é executado em nome da sociedade. Os bens particulares dos sócios podem responder pelas dívidas contraídas em nome da sociedade.
	2.
	O Código de Defesa do Consumidor tem como objetivo principal proteger a relação de consumo estabelecida entre o fornecedor e o consumidor. Nesta relação comercial, o consumidor é considerado a parte mais fraca. Dentre as situações encontradas, defrontamo-nos com as situações de vícios dos produtos, ou seja, defeitos que podem neles ser encontrados, podendo esses vícios serem aparentes ou ocultos. Diante dessa premissa, disserte sobre os vícios de qualidade dos produtos.
	Resposta Esperada:
Os vícios de qualidade dos produtos estão caracterizados quando encontramos produtos não próprios e não adequados para que sejam consumidos ou ainda possam reduzir seu valor comercial. Os produtos são impróprios quando têm seu prazo de validade vencido, estejam estragados, adulterados, com lacre rompido, ou ainda são perigosos para a saúde. Os produtos são inadequados quando avaliada sua qualidade relacionada ao padrão de qualidade informado para ele. Quando adquiridos não satisfazem o objetivo que lhes foi atribuído, não atendendo ao que o consumidor esperava encontrar quando os comprou, frustrando-o ou até mesmo iludindo-o quanto a seus resultados.
	A lógica instituída pelas relações de consumo é que os fornecedores ofereçam produtos e serviços com qualidade, sem defeitos, avaliados em processos de controle de qualidade, colocando-os no mercado em plenas condições de fruição para os consumidores. Em matéria de responsabilidade pelo fato do produto e do serviço, há três modalidades de defeitos que geram a responsabilização do fornecedor. São elas:
I- Defeitos de fabricação ? dizem respeito àqueles produtos cujo defeito é decorrente do processo de fabricação, como um defeito na montagem, por exemplo.
II- Defeitos de concepção ? são aqueles gerados, por exemplo, por um erro na fórmula do produto.
III- Defeitos de comercialização ? são gerados por falta ou precariedade de informação acerca da utilização e cuidados com o produto.
IV- Defeitos de reparação ? por insuficiência de assistência técnica para o conserto dos produtos.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças II, III e IV estão corretas.
	 b)
	As sentenças I, III e IV estão corretas.
	 c)
	As sentenças I, II e III estão corretas.
	 d)
	As sentenças I, II e IV estão corretas.
	2.
	A sociedade empresária visa essencialmente o lucro, realiza uma atividade organizada, operacionaliza a produção ou a circulação de bens e serviços. Como requisito determinado por lei, a sociedade deverá ser inscrita no órgão competente, tendo como elemento o nome empresarial. Quanto aos tipos de sociedade empresária, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Sociedade Anônima em conta de participação.
	 b)
	Sociedade em Nome Coletivo, sem participação nos lucros.
	 c)
	Sociedade Simples.
	 d)
	Sociedade Limitada.
	3.
	Qualquer pessoa cuja atividade profissional gere lucro pode ser considerada empresário? Essa pergunta nos leva a refletir sobre o conceito de empresário, e a observar que para que o sujeito seja assim considerado, deverão ser observadas algumas condições. Sobre as condições que caracterizam o sujeito como empresário, analise as sentenças a seguir: 
I- Deverá estar presente a atividade econômica, organizada e profissional. 
II- Por determinação legal, as características estão embasadas na atividade intelectual, manufatura e profissional.
III- Exercer atividade organizada, profissional, com desenvolvimento econômico e geração de lucro. 
IV- Exercer atividade organizada, profissional e/ou intelectual. 
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças II e IV estão corretas.
	 b)
	As sentenças I e III estão corretas.
	 c)
	As sentenças III e IV estão corretas.
	 d)
	As sentenças I e IV estão corretas.
	4.
	Uma das obrigações do fornecedor é atender aos requisitos de qualidade nos seus produtos e serviços para que o consumidor possa recebê-lo com segurança e garantia de satisfação pelo produto/serviço contratado. O Código de Defesa do Consumidor trata dos casos em que o fornecedor realiza a entrega do produto e/ou serviço que possam apresentar defeitos. Assim, existem três modalidades de defeitos que geram a responsabilização do fornecedor. Sobre o exposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Defeitos de fabricação dizem respeito àqueles produtos cujo defeito é decorrente do processo de fabricação, como um defeito na montagem, por exemplo.
(    ) Defeitos de concepção são aqueles gerados, por exemplo, por um erro na fórmula do produto.(    ) Defeitos de comercialização são gerados por falta ou precariedade de informação acerca da utilização e cuidados com o produto.
(    ) Defeitos de reparação consiste na falta de assistência técnica para o conserto dos produtos.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	F - V - F - V.
	 b)
	V - V - F - F.
	 c)
	F - F - V - V.
	 d)
	V - V - V - F.
	5.
	A Política de Relações de Consumo precedeu a Política Nacional de Proteção e Defesa do Consumidor. Estas políticas estão descritas no Código de Defesa do Consumidor. Este código descreveu princípios vinculados ao consumidor e ao suprimento de suas necessidades. Com relação a esses princípios, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) A carência de proteção e a hipossuficiência são características identificadoras da vulnerabilidade do consumidor.
(    ) A defesa do consumidor será efetuada pelo Estado na estrita observância das formas estabelecidas em lei.
(    ) O consumidor é considerado no princípio da harmonização dos interesses como terceira força do mercado, sendo as outras duas a indústria e o trabalho.
(    ) O desenvolvimento de formas eficazes de controle e segurança na oferta de produtos e serviço no mercado está descrito no princípio da coibição de abusos.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	F - V - F - F.
	 b)
	V - V - V - F.
	 c)
	F - F - V - V.
	 d)
	V - F - V - F.
	6.
	Antes da Constituição Federal de 1988 existiam apenas algumas leis isoladas, que tratavam da matéria consumerista, como, por exemplo, a lei que vedava a cobrança de juros sobre juros. Sobre essas leis, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Foi criado o Conselho Nacional de Defesa do Consumidor ? CNDF, através de Decreto Federal.
(    ) O CNDF foi criado para auxiliar o Presidente da República na preparação da política nacional de defesa do consumidor.
(    ) A lei da ação civil pública foi tida como ineficiente na proteção ao consumidor.
(    ) O CNDF foi substituído pelo Departamento Nacional de Proteção e Defesa do Consumidor.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	F - V - F - V.
	 b)
	V - F - V - F.
	 c)
	F - F - V - F.
	 d)
	V - V - F - V.
	7.
	O século XX trouxe consigo a proposição de um Estado social, na lógica da desconstrução do processo de miséria a que os indivíduos estavam sendo submetidos. A política de proteção e informação dos consumidores reconheceu direitos fundamentais e os dividiu em categorias. Sobre essas categorias dos direitos fundamentais, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Informação e educação.
	 b)
	Proteção dos interesses corporativos.
	 c)
	Comunicação e expressão.
	 d)
	Proteção da ética e da moral.
	8.
	Somos rotineiramente envolvidos pelas relações consumeristas. Utilizamos serviços ou adquirimos produtos. Tomemos, por exemplo, a situação hipotética da compra de um micro-ondas. Compramos o micro-ondas, pagamos por ele, levamos à nossa casa e, no primeiro momento em que o utilizamos, ele simplesmente não funciona. Deduzimos inicialmente que estamos diante de um defeito de fabricação. Com relação aos produtos que apresentam defeitos de fabricação, temos algumas situações de proteção elencadas no código consumerista. Com base nessa situação descrita, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) O fornecedor pode providenciar o conserto do micro-ondas e tem, para fazer esta operação, o prazo de 30 dias.
(    ) O prazo de 30 dias para o reparo do micro-ondas pode ser prorrogado pelo mesmo período, desde que você, consumidor, o autorize.
(    ) Não havendo possibilidade do reparo do micro-ondas, após o prazo de 30 dias, você, consumidor, deve receber outro micro-ondas em perfeitas condições da mesma espécie.
(    ) Se o fornecedor não tiver um micro-ondas igual ao que você, consumidor, comprou, deve lhe entregar outro de melhor qualidade e você não precisará pagar a mais por isso.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	F - F - V - F.
	 b)
	V - F - V - V.
	 c)
	F - V - F - V.
	 d)
	V - V - F - F.
	9.
	O Código de Defesa do Consumidor tem como pressuposto proteger todos aqueles envolvidos nas práticas comerciais. A ideologia trazida neste texto jurídico é a de defender os envolvidos de eventuais abusos. Dentre as práticas comerciais reconhecidas, temos a oferta e a publicidade. Sobre as práticas comerciais, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	No momento do uso da prática comercial da publicidade, o fornecedor deve informar situações verdadeiras e reais, pois deverá cumprir com todas as descrições do produto ou serviço divulgadas.
	 b)
	Esconder parcialmente alguma informação ou divulgar falsa informação caracteriza a situação de publicidade abusiva.
	 c)
	A publicidade que incentiva a violência, que explora as questões de superstição e desrespeita valores ambientais é reconhecida como publicidade enganosa.
	 d)
	Quando o consumidor é levado a cometer um erro na aquisição de produto ou contratação de serviço por falta de informação, temos a prática da publicidade abusiva.
	10.
	Um dos tipos de ações emitidas pela Sociedade Anônima ? S/A ? são as preferenciais. Essa modalidade de ação permite ao seu portador alguns privilégios, como, por exemplo, prioridade na distribuição dos lucros no caso de fechamento. Sobre as ações preferenciais, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) São emitidas a fim de antecipar os dividendos aos sócios, por ocasião da liquidação da S/A.
(    ) Cabe ao estatuto prever se essa modalidade de ação atribui ou não direito a voto.
(    ) As ações preferenciais sem direito a voto não podem ultrapassar 50% das ações emitidas.
(    ) O fato de não ter direito a voto pode ser revertido, caso a S/A deixe de pagar os dividendos pelo prazo previsto no estatuto, não superior a 3 exercícios consecutivos.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - F - F - F.
	 b)
	F - V - V - V.
	 c)
	F - F - V - F.
	 d)
	V - F - F - V.
	11.
	(ENADE, 2015) Prezado(a) Cliente do Banco X, 
Temos uma novidade que vai aumentar ainda mais a sua tranquilidade. O Serviço de Proteção do seu cartão de crédito foi ampliado e, a partir do vencimento de sua próxima fatura, você contará com o novo Seguro Cartão.
Agora, além da proteção contra perda e roubo de seu cartão de crédito, você terá a mesma proteção para saques feitos sob coação em sua conta-corrente. 
E mais: com o Seguro Cartão, você contará com um conjunto de coberturas e serviços, como renda por hospitalização e cobertura por morte acidental e invalidez permanente em consequência de crime, além de serviços de táxi, despachante, transferência inter-hospitalar e transmissão de mensagens. 
Por apenas R$ 3,50 mensais, somente R$ 1,00 a mais do que você paga atualmente, você terá acesso a todos esses benefícios. 
Esta é uma segurança da qual você não deve abrir mão. Porém, caso você queira manter apenas a cobertura atual, basta que, nos próximos 30 dias, você entre em contato conosco por telefone e solicite o cancelamento do serviço. 
Cordialmente, 
FONTE: Disponível em: <http://www.migalhas.com.br. Acesso em: 15 jul. 2015.
Considerando que entre os clientes e o Banco X, remetente da carta acima, há uma relação de consumo, protegida in totum pela Lei nº 8.078, de 11 de setembro de 1990, avalie as afirmações a seguir:
I- A carta remetida configura pequeno "abuso de varejo", tática empresarial dolosa de impingir pequenas perdas a centenas ou milhares de consumidores simultaneamente, que se enquadra na categoria dolus bonus, ou seja, dolo tolerável, que não torna anulável o negócio jurídico. 
II - Uma ação coletiva teria eficácia na resolução, in totum, do problema entre o Banco X e os clientes, conformea legislação, doutrina e jurisprudência prevalentes, que consagram, em caso de procedência do pedido, que a condenação seja genérica, fixando a responsabilidade do Banco X pelos danos causados à clientela. 
III- As ações coletivas explicitadas pelo Código de Defesa do Consumidor não ensejam litispendência para as ações individuais, mas o efeito da coisa julgada erga omnes ou ultra partes, previsto no Sistema de Proteção ao Consumidor, não beneficiará os proponentes das ações individuais, se não for requerida a sua suspensão no prazo de trinta dias, a contar da ciência nos autos do ajuizamento da ação coletiva. 
É correto o que se afirma em:
	 a)
	I, apenas.
	 b)
	II e III, apenas.
	 c)
	II, apenas.
	 d)
	I e III, apenas.
	12.
	(ENADE, 2015) A lei reconhece a pessoa jurídica como um importante instrumento para o exercício da atividade empresarial, não a transformando, porém, em um dogma inatacável. A personalidade jurídica das sociedades deve ser usada para propósitos legítimos e não deve ser pervertida. Todavia, caso tais propósitos sejam desvirtuados, não se pode fazer prevalecer o dogma da separação patrimonial entre a pessoa jurídica e os seus membros. A desconsideração é, pois, a forma de se adequar a pessoa jurídica aos fins para os quais ela foi criada, vale dizer, é a forma de se limitar e coibir o uso indevido deste privilégio que é a pessoa jurídica, ou seja, é a forma de se reconhecer a relatividade da personalidade jurídica das sociedades. 
FONTE: TOMAZETTE, M. Curso de Direito Empresarial. São Paulo: Atlas, 2008.
AGRAVO REGIMENTAL NO AGRAVO EM RECURSO ESPECIAL. PROCESSUAL CIVIL. CONSUMIDOR. DESCONSIDERAÇÃO DA PERSONALIDADE JURÍDICA. NÃO DEMONSTRAÇÃO DA PRESENÇA DOS REQUISITOS PREVISTOS NO ART. 28 DO CDC. SÚMULA 7/ STJ.  1. A recorrente busca a desconsideração da personalidade jurídica, em virtude de a recorrida não mais exercer as atividades no endereço fornecido na inicial. 2. O art. 28 do CDC dispõe que a desconsideração da personalidade jurídica da sociedade, no âmbito das relações consumeristas, se efetivará: a) quando, em detrimento do consumidor, houver abuso de direito, excesso de poder, infração da lei, fato ou ato ilícito ou violação dos estatutos ou contrato social; b) falência ou estado de insolvência, encerramento ou inatividade da pessoa jurídica, provocados por má administração; c) sempre que sua personalidade for, de alguma forma, obstáculo ao ressarcimento de prejuízos causados aos consumidores. 
FONTE: Disponível em: <http://www.stj.jus.br>. Acesso em: 30 jul. 2015.
Considerando os textos apresentados, avalie as afirmações a seguir:
I- O Código de Defesa do Consumidor foi instituído com o objetivo de normatizar questões sobre a relação de consumo para inibir o abuso de direito ou o excesso de poder por parte da atividade empresária, permitindo a sua desconsideração. A mudança de endereço ou o encerramento das atividades não constituem, conforme o acórdão, requisitos para tal ato. 
II- O acórdão está coerente com a posição doutrinária, pois não se pode desconsiderar de imediato a pessoa jurídica sem antes verificar os pressupostos normativos para tanto, adequando-os aos aspectos práticos. 
III- A presença dos requisitos legais é suficiente para que se requeira a desconsideração da personalidade jurídica, ainda que a empresa possua patrimônio. 
É correto o que se afirma em:
	 a)
	II, apenas.
	 b)
	I e III, apenas.
	 c)
	I e II, apenas.
	 d)
	III, apenas.

Continue navegando