Atividades 5 e 6 Unigran Ciências Contabeis
3 pág.

Atividades 5 e 6 Unigran Ciências Contabeis


DisciplinaAdministração Empresarial60 materiais363 seguidores
Pré-visualização1 página
PRESTE ATENÇÃO - VOCÊ DEVE ENVIAR AS ATIVIDADES DAS AULAS 5 E 6 NO PORTIFÓLIO 6. CADA CONJUNTO DE ATIVIDADE VALE 2,5 PONTOS. 
\u25aa NÃO separe as questões em aula 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7,8. \u25aa As envie como aula 2, 4, 6, 8.
\u25aa As envie como aula 2, 4, 6, 8.
ATENÇÃO!
 É de extrema importância que você:
 - estude as aulas, faça pesquisas, assista aos vídeos antes e durante a resolução dos exercícios;
- leia com bastante atenção os enunciados das questões para que responda de forma adequada ao solicitado, respeitando sempre o numero de linhas exigido em cada questão;
- observe o prazo estipulado para o envio, pois não serão aceitas atividades fora do prazo;
- não use meios fraudulentos para resolver as atividades individuais. Atividades com respostas iguais às do colega serão zeradas.
\u2022Dúvidas me perguntem no quadro de aviso.
Atividades das aulas 5 e 6
01. O que significa Departamentalização? Para as organizações é importante adotarem esses subsistemas ou departamentalização? Justifique sua resposta. (mínimo 5 linhas) (0,5)
R- Departamentalização é a divisão de atividades e recursos organizacionais de uma empresa, com o objetivo de agrupar as que possuem uma mesma linha de ação de acordo com suas características atingindo as metas organizacionais de maneira eficiente e eficaz. Ou seja, é o agrupamento de acordo com um critério específico de homogeneidade das atividades e correspondente a recursos em unidades organizacionais. Para as organizações esses subsistemas são importantes, pois cada um tem sua função e seu papel, tendo seu valor e sua relevância, constituído pela união de todos eles.
02. Leia as alternativas abaixo: 
I- Essa forma de dividir as funções organizacionais é muito presente em empresas industriais. Na empresa, essa divisão não está muito presente, porque ela se caracteriza pela prestação de serviços. Estamos falando da departamentalização por Produtos II- A departamentalização por mercado é a maneira de se estruturar encontrada pela organização, para oferecer um serviço melhor aos diferentes mercados. III- Essa forma de departamentalização pode criar problemas se os indivíduos com funções especializadas se preocuparem mais com a própria área do que com a empresa como um todo. Estamos falando da forma de departamentalização por Cliente. 
Sobre os tipos de departamentalização, assinale a alternativa correta: (0,5)
( ) As alternativas I e II estão corretas
( ) As alternativas II e III estão corretas
(X) Apenas a alternativa II está correta
( ) Apenas a alternativa III está correta
( ) Todas alternativas estão corretas
3. A Abordagem Humanística passou por duas etapas em seu desenvolvimento. Explique:
a primeira fase A Analise do trabalho e adaptação do trabalhador ao trabalho. (0,5) 
R- Nessa etapa, é considerado o aspecto meramente produtivo. O objetivo da Psicologia do Trabalho, ou Psicologia Industrial era a analise das características humanas que as tarefas exigiam do seu executante e a seleção cientifica do trabalhador. Os temas predominantes nessa fase são: seleção cientifica do trabalhador, orientação profissional, treinamento e métodos de aprendizagem, fisiologia do trabalho e estudo dos acidentes e da fadiga.
a segunda fase da Abordagem Humanística foi a Adaptação do trabalho ao trabalhador. (0,5)
R- Nessa etapa, a Psicologia Industrial se voltou para os aspectos individuais e sociais do trabalho, que predominam sobre os aspectos produtivos. Os temas predominantes nessa fase são: o estudo da personalidade do trabalhador e do gerente, a motivação e os incentivos do trabalho; a liderança, as comunicações e as relações interpessoais e sociais dentro da organização. Sendo assim, é possível concluir que, a partir da visão proposta pela abordagem humanística da administração, o trabalhador é um ser social o qual, quando está socialmente ajustado se torna mais produtivo.
c) Faça uma analise com suas palavras explicando como e por que surgiu a Abordagem Humanística Comportamental na Administração. (0,5)
R- A Abordagem Humanística Comportamental na Administração ocorreu com o surgimento da Teoria das Relações Humanas (Elton Mayo), nos Estados Unidos, a partir da década de 1930. E também graças ao desenvolvimento das Ciências Sociais, em particular a Psicologia, a Sociologia e a Antropologia. Com a Teoria das Relações Humanas há maior atenção com a natureza do homem. Percebe-se que as características pessoais da cada um influenciam no ambiente de trabalho. Vê-se, também, que as relações pessoais existentes dentro da organização devem receber especial cuidado. De maneira inovadora para a época, qualidades de liderança são buscadas nos supervisores, esperando-se que o mesmo tenha a capacidade de influenciar seus liderados objetivamente, conseguindo que esses desempenhem suas funções com motivação e qualidade. Outro ponto importante, ademais, é o entendimento de que os grupos sociais formados dentro da organização possuem regras informais e próprias, sendo que tais mecanismos influenciam sobremaneira no desempenho dos colaboradores, não podendo, dessa forma, serem ignorados. Assim, a abordagem humanística da administração foi a primeira teoria administrativa a emprestar um olhar mais atento às necessidades e características dos colaboradores, mais como seres humanos e menos como simples empregados.
Bom trabalho!