Buscar

FORUM 2 - 1 RESPOSTA OK

Prévia do material em texto

)
Observemos o seguinte fato contábil: pagamento de uma duplicata com juros após o vencimento, mediante a emissão de cheque.
Para que o registro contábil desse fato seja feito em um único lançamento, deve-se utilizar:
Alternativas:
a) 2 contas devedoras e 1 conta credora.
b) 1 conta devedora e 1 conta credora.
c) 2 contas devedoras e 2 contas credoras.
d) 3 contas devedoras e 1 conta credora.
e) 1 conta devedora e 2 contas credoras.
2) (Exame de Suficiência – 2012/1 – adaptada) Um profissional, ao elaborar a escrituração contábil de uma empresa enquadrada e registrada no Simples Nacional, deve:
Alternativas:
a) Considerar o lucro apurado para gerar os impostos.
b) Observar o princípio da competência.
c) Deixar de elaborar a escrituração contábil, uma vez que a empresa está dispensada diante do enquadramento tributário.
d) Elaborar a escrituração contábil de acordo com o método do Balanço Sucessivo.
e) Observar o regime de caixa ou competência de acordo com o que for mais vantajoso para a empresa.
3) A respeito da escrituração contábil, analise os seguintes elementos:
• Data da operação.
• Conta a ser debitada.
• Conta a ser creditada.
• Histórico da operação.
• Valor da operação, em moeda.
Esses elementos indicam que são:
Alternativas:
a) Requisitos de uma partida de diário.
b) Componentes do plano de conta.
c) Aspectos das partidas dobradas.
d) Elementos da conta.
e) Fundamentos dos razonetes.
4)
Em relação ao método das partidas dobradas, como são efetuados os controles dos fatos contábeis no livro-razão?
Alternativas:
a) É efetuado o registro de todas as contas patrimoniais individualizadas, demonstrando o saldo inicial, a movimentação e o saldo final de cada conta.
b) Esse método consiste no registro de operações específicas envolvendo o controle de um só elemento.
c) Os fatos contábeis são registrados no livro-razão através do método dos Balanços Sucessivos.
d) No livro-razão, o controle individualizado de cada conta, cuja origem está registrada no diário, faz com que o mesmo valor lançado a Débito seja lançado a Crédito de uma ou mais contas, conforme estejam debitadas e/ou creditadas no diário.
e) Esse método consiste no controle dos lançamentos de todos os atos administrativos da empresa.
5)
Para registrar os fatos contábeis, é necessário seguir uma regra. Julgue as afirmativas a seguir e assinale a alternativa que apresenta a forma correta de contabilização.
I. As contas do ativo são creditadas quando acontece uma diminuição.
II. As contas do passivo são debitadas quando acontece uma diminuição.
III. As contas de receitas são creditadas quando acontece um aumento.
IV. As contas de custos e despesas são creditadas quando acontece um aumento.
V. As contas do patrimônio líquido são debitadas quando acontece um aumento.
É correto apenas o que se afirma em:
Alternativas:
a) I, II e III.
b) I, IV e V.
c) I e III.
d) I e II.
e) I, III e V.
FORUM 2 
As empresas que detém duplicatas a receber de seus clientes podem receber esses valores antecipadamente. Nessa operação, chamada de desconto de duplicata, a empresa não transfere o risco do sacado para o banco se ele não honrar sua dívida (risco de crédito). Logo, o título continua registrado como ativo circulante ou não circulante da empresa, conforme previsto no item 29 da NBC TG 38 (R3).
Baseado no entendimento acima, descreva o conceito das duplicatas descontadas e o que justifica as duplicatas descontadas serem classificadas no passivo circulante e não haver a baixa das duplicatas no momento do desconto junto ao banco?
Bons estudos!
Prof. André Machado
O Conceito de duplicatas descontadas vem da antecipação de pagamento que as empresas solicitam ao banco, referente a pagamentos de cartão de crédito e débito, por exemplo. Para que isso ocorra, o banco cobra uma taxa de juros, pois, pode ser que o consumidor devedor não liquide este pagamento. No entanto, o tratamento contábil dela fica na conta passiva com nome de duplicatas descontadas, com o saldo credor. 
De acordo com o material de apoio,as teleaulas e nossos colegas, podemos perceber que a empresa nada mais está fazendo do quê solicitar empréstimo oferecendo a duplicata como garantia e caso este pagamento não seja efetuado, a empresa é corresponsável para a quitação desta duplicata em garantia. 
“A conta "duplicatas descontadas" apresenta a seguinte função na operação de desconto:
é creditada, pelo valor de face dos títulos, no momento em que é efetuada a operação de desconto e a instituição financeira faz o crédito em conta corrente da empresa;
é debitada no momento da liquidação do título pelo devedor ou quando a instituição financeira leva a débito em conta corrente da empresa por falta de pagamento por parte do devedor.”
O desconto de duplicatas é uma operação financeira em que a empresa entrega determinadas duplicatas para o banco e este lhe antecipa o valor em conta corrente, cobrando juros antecipadamente.
Embora a propriedade dos títulos negociados seja transferida para a instituição, a empresa é corresponsável pelo pagamento dos mesmos em caso de não liquidação pelo devedor.
Neste caso, a instituição financeira leva a débito em conta corrente da empresa o valor de face do título não liquidado.
TRATAMENTO CONTÁBIL
Os valores de face das duplicatas descontados, de acordo com os preceitos contábeis, devem ser registrados numa conta do passivo circulante. 
Esta conta passiva recebe o nome de “duplicatas descontadas”, tendo saldo credor.
A conta "duplicatas descontadas" apresenta a seguinte função na operação de desconto:
a) é creditada, pelo valor de face dos títulos, no momento em que é efetuada a operação de desconto e a instituição financeira faz o crédito em conta corrente da empresa;
b) é debitada no momento da liquidação do título pelo devedor ou quando a instituição financeira leva a débito em conta corrente da empresa por falta de pagamento por parte do devedor.
Os encargos financeiros debitados pela instituição financeira devem ser contabilizados como "encargos financeiros a transcorrer", já que se tratam de despesas antecipadas, sendo debitada por ocasião do desconto e creditadas no momento em que a despesa é incorrida, observando-se o Regime de Competência.

Continue navegando