Buscar

Questionário reg leg

Prévia do material em texto

Questionário – 1ª. parte - Regulação e Legislação do Petróleo e Gás
Em qual contexto econômico interno e externo foi editada a Lei 2004/1953, onde foi dado a Petrobras o monopólio sobre vários elos da cadeia produtiva do setor petrolífero?
O objetivo da Lei 2004/1953 foi promover um agente interno do setor energético capaz de suprir o renascimento do consumo pós guerra? Por que?
As décadas de 60-70-80 foram importantes para o setor petrolífero, porque num primeiro momento ocorreu a verticalização das empresas petrolíferas internacionais e num segundo momento as conglomerações. Pergunta-se: qual foi o motivo que desencadeou este movimento e se foi considerado uma estratégia acertada?
A década de 90 foi marcada por profundas mudanças na ordem econômica mundial. Muitos países privatizaram as empresas estatais, tidas como ineficientes e pouco lucrativas. No Brasil, muitas empresas ligadas à infraestrutura foram privatizadas. A Petrobras foi poupada da privatização. Contudo, a Emenda Constitucional no. 9 de 1995 e a Lei do Petróleo de 1997 retiraram o monopólio sobre a exploração e produção de petróleo e gás no país. Fale sobre isso.
A Emenda Constitucional número 9 de novembro de 1995, refere-se ao artigo 177 pertencente ao TÍTULO VII Da Ordem Econômica e Financeira CAPÍTULO 1 DOS PRINCÍPIOS GERAIS DA ATIVIDADE ECONÔMICA. Quais as principais modificações ao artigo e objetivo?
Quais os objetivos da Lei 9478/1997? (Capítulo 1)
Quais as principais atribuições do CNPE? (Capítulo 2)
Quais as principais atribuições da ANP? (Seção 1 do Capítulo IV)
Como deve ocorrer o processo de licitação de blocos? (Seção 1 do Capítulo V).
Quais os direitos e deveres da Petrobras na Lei 9478/97? (Seção II e Capítulo IX) 
O deve ser imprescindível num Edital de licitação de blocos de exploração e produção? (Seção III do Capítulo V)
Quais são as participações governamentais previstas em Edital? Fale sucintamente sobre cada uma. (Seção VI do Capítulo V)
Como se dará a autorização para investimentos no parque do refino prevista na Lei? Idem para o gás natural? (capítulo VI)
Quais são as providências exigidas na Lei 9478 para a Importação e exportação de Petróleo/gás e derivados? (Capítulo VII)
OUTRAS PERGUNTAS IMPORTANTES:
Em caso de descoberta de outro recurso natural no bloco licitado por parte do concessionário, como este deverá proceder? Explorar por sua conta e risco?
O tema “biocombustíveis” foi inserido na Lei 9478 mais adiante, devido a grande importância dada pelo mercado às energias renováveis. Quais são as exigências importas na Lei para quem deseja desenvolver esta atividade no país? 
Estar em condições técnicas, jurídicas e econômicas para conseguir exercer a atividade
A Petrobras, como ente representante dos interesses na União no setor petrolífero, detém o transporte de gás natural no país. Como deverá ser repartida a capacidade ociosa dos gasodutos entre os interessados (volume e preço) conforme a Lei 9478?
Aqui nem é Lei do gás ainda, prestenção. Existem gasodutos de transporte e de transferência ( atendem ao coletivo/ indicidual). Vc recebe a autorização, segundo essa lei, mas vc abe que temq eu superdimensionar, olhando o futuro. Autorização qnd é coisa nacional, licitação qnd é caso internacional (?). [A ociosidade vem de uma não utilização aquele transporte. A ANP vem pra garantir que isso seja melhor ocupado, mas pelo que lembro do que a Rose falou, isso vem de outra lei, mais nova. Vai er que falar de uma parte que era contratrada e na era utilizada, utilizada e não era contratada, etc. Ela falouque tem que falar essa ultima parte na prova, tenho que dar atenção pra essa parte, bicho].
Como ocorre a mudança de titularidade de um bloco de E&P em caso da decretação de não comercialidade?
A mudança de tirularidade ocorre quandovc decretou comercialidade e de repente não quer mais. É quando vc sai de uma empresa A pra uma empresa B. E aí, a empresa B tem que cumprir os mesmos requisitos que a empresa A (aqeulas condiço~es mínimas no país de origem e no Brasil tbm, requisitos tecnicaos, econômicos e jurídicos em dias nos dois países, blablabal.
GASODUTO: qnd o gasoduto ta sendo usado por mais uma empresa, ele pode ser nomeado gasoduto de transporte.
Em caso de extinção do contrato de E&P quais são as obrigações do concessionário perante a ANP/União e à sociedade?
O concessionário ao longo da vigência do contrato deve pagar as participações governamentais e também informar no tempo os planos de trabalho para posterior aprovação do regulador. Em caso de descumprimento contratual, quais são as sanções cabíveis à empresa ou consórcio?
Vc primeiro vai ser multado mas, na reincidência, v cvai ter o contrato recindido.
A Lei 12351 de 2010 trata do regime de partilha. 
O que são as áreas consideradas do pré sal e estratégicas?
PRÉ SAL É UM POLÍGONO QUE VAI DO PRE SAL ATÉ O CENTRO DA TERRA. Q. ÁRE ESTRATÉGICA? RESPONDA QLQR COISA, PQ NGM SABE O QUE É ÁREA ESTRATÉGICA. Q
Quais as participações governamentais em termos de arrecadação? Em quais momentos ocorrem?
Primeira coisa: bônus de assinatura, fixo
Segunda coisa: royalties, qnd decreto comercialidade. A decretação de comercialidade é de fato o divisor de aguas para começar a pagar as coisas mas, obviamente, vc já pagou o bônus de assinatura.
Tem mais umas coisinhas mas não me lembro do que ela falou. LALALALALA
O que é excedente em óleo e quais as variáveis que são levadas em conta neste cálculo?
Excedente em óleo= receita – despesa. 
A variável mais tensa aqui é o custo em óleo.
Receita= preço*qtd. 
Estudar essas fórmulas, o que entra e o que não entra
Quando a empresa poderá requerer o custo em óleo?
Dps da comercialidade
Qual a participação % da PPSA no consórcio formado a partir de licitação?
0%
Explique como se dará a participação da Petrobras no regime de partilha na área do Pré-sal? Importante: Considerar nesta resposta Projeto de Lei 4567/2016 e Lei 13.365/2016.
Qual o poder de decisão do comitê operacional no consórcio formado entre a Petrobras (facultativo), PPSA e outras empresas?
Tenho o comitê p=operacional, tenho metade petrobras e outras, 70 outras e 30% outras, ou só petrobras. Tem bagulho da BR tbm, estudar
Em caso de empate no comitê operacional, qual decisão prevalecerá? Por que?
A PPSA, pq ela tem o voto minerva, explicar meljor o porque disso.
Em caso de individualização da produção por existir um reservatório que abrange mais de um campo, como ocorrerá o processo de acordo entre as partes?
Problemas de odivualização da produção. Não consegui pegar o resto
Se um contrato é partilha e o outro é partilha, partilha prevalece. Logo, partilha prevalece sempre. Até pq, na cessão onerosa não tem PPSA.
O óleo extraído e de posse da União será comercializado pela Petrobras? Quais as vantagens financeiras para tal tarefa?
Não. Será pela PPSA. A PPSA comerciará o ole o do pre sal da UNisao e a receita vai pra UIniao, junto com todos os impostos incidentes dessa venda.
A PPSA foi criada para defender os interesses da União na E&P de petróleo gás na área do pré-sal. 
Quais as suas principais tarefas junto às empresas do consórcio?
Gestão dos contratos, comercialiazar o excedente em óleo e participação no comitê operacional de cada um dos blocos.
Existe alguma tarefa exercida pela ANP que será desempenhada também pela PPSA? Cite no mínimo duas.
Sim. A PPSA e ANP são responsáveis pela “próxima etapa”. 
Qual o nível de responsabilidade da PPSA quanto as fases de E&DP?
TODO. Pra área o Pre´sal, a responsabilidade é toda ela. Aíq eu roala o esvaziamento das responsabilidadeas da ANP no que se refere ao pré sal. 
Uma eventual multa recai sobre a operadora e seu consórcio (...).
Como se dará a comercialização do excedente em óleo da União?
A ANP vais sinalizar um reço de referecnia e apartir desse preçp a ppsa vai procurar, via a melhro oferta, quem banque esse óleo. Ainda n ta regulamentado como ela procuraráesse agente, e é por licitação ou outra coisa.
A União a partir da cessão onerosa à Petrobras lhe conferiu 5 bilhões de boe em troca de capitalização. Lei 12276/2010.
Quais foram as formas de pagamento da empresa à União
Título, capitalização via acoes e FGTS.
Qual foi a contribuição do FGTS no processo de capitalização?
Mínimo, mas pode se dixer que foi a única forma que de fato foi dinheiro mesmo, pq o resto foi
Qual é o tempo de E&P da cessão onerosa? Existe prorrogação?
Não tem tempo, só tem qtd, 5 bilhoes.
Em caso de individualização da produção com blocos vizinhos e que estejam sob o regime de partilha ou concessão, qual(quais) será(serão) as possíveis soluções em termos de regime? Faça combinações de consórcios variados na sua explicação.
(...) Se for concessão, vai ter a entrada não só da PPSA mas tbm do outro bloco. Como vai 
A Lei do Gás no. 11909 de 2009 tratou de aspectos relacionados ao transporte, estocagem, comercialização e distribuição.
Qual a importância do carregador inicial num processo de licitação de transporte de gás? 
O período dele é de 10 qnos. Qnd carregador for pa rua já vai ta la a fugura do carregador inicial, pelo periodode 10 anos, e a dimensão terá que ser superdimensionada para usos futuros. 
Qual o prazo exclusivo deste carregador e por que?
Qual a diferença entre o duto de transporte e de transferência? E como isso pode ser modificado?
 O que é serviço de transporte firme, capacidade ociosa, capacidade não utilizada e serviço de transporte interruptível? Qual é a preferência?
Qual a diferença entre capacidade contratada e programada e quais as repercussões de se ter disponibilidade de transporte? Contrata-se novo carregador em quais condições?
A estocagem de gás poderá ser feita em formações geológicas. É dado autorização ou concessão?
Vc estoca gás numa formação geológica formalmente delimitada pela ANP. “Eu acho que é autorização, pq concessão vc sempre dá prazo, né?”.
Quais as arrecadações governamentais no caso desta estocagem de gás?
Não pago royalties, pq eu pago qnd to tirando do solo. O cara ta injetadno no solo, ele pagaria de novo? Não, né?
A comercialização de gás é autorizada ou concedida? E quais as exigências para obtê-la?
Autorizada.
O que é o plano de contingência na Lei do Gás e quais as etapas (prioridades) a serem cumpridas?
Plano de emergência, que deveria exstir antes, estar paralelo aos contratos. 
NOTAS PARA A PROVA, BICHO
AULA 1 – HISTÓRICO E MARCO REGULATÓRIO NO BRASIL blablabla
Consequências da II Guerra para o Brasil - slide 25
Nacionalismo econômico – slide 27
Segunda Guerra Mundial e o Brasil - slide 28
Acontecimentos que levaram ao monopólio estatal – slide 29
Conselho Nacional do Petróleo – CNP - slide 32
Após Segunda Guerra Mundial – Centro de Esrudos e Defesa do Petróleo e da Economia Nacional – Getúlio Vargas - slide 39
Lei nº 2004 de 1953: monopólio estatal pela Lei 2004/1953, que instituiu a Petrobras
Governo Kubitschek – 1956-1961 – 50 anos em 5 – slide 48
Década de 60, Petrobras, Oligopsônio. Slide 50
Objetivos Petrobras 1960-1970 – slide 52
Bacia de Campos descoberta em 1974 – slide 54
Lei 6340/76 - Contratos de risco entre empresas privadas e Petrobras. Slide 55
O Programa Nacional do Álcool ou Proálcool – slide 56
Década de 80, década perdida. Slide 61
Racionamento Financeiro Internacional, slide 62
Constituição Federal, 1988 slide 65
Década de 90, Collor, Plano de desestatização, slide 66
Empresas Petrolíferas versus Empresas de Energia, slide 70
Emenda Constitucional 9/1995, slide 72
Artigo 177, slide 73
Lei 9478/1997, slide 74
Acontecimentos de 2010-2012, slide 76
AULA 2 - Lei 9478 1997 e 12351 de 2010
Emenda Constitucional no. 9/1995 e Lei 9478/1997 - Flexibilização do setor petrolífero nacional Alterou o artigo 177 da Constituição Brasileira
Alterou o artigo 177 da Constituição Brasileira
Artigo 177 – slide 3
LEI DO PETRÓLEO
LEI Nº 9.478, DE 6.8.1997 - DOU 7.8.1997
Institui CNPE, ANP. Slide 10
Base Legal para Delimitação do Direito do Mar, slide 29
Seção I - Do Exercício do Monopólio, slide 36
Definição de autarquia, slide 42
Portaria ANP 234, slide 49
SEÇÃO I: Da Instituição e das Atribuições – gás natural, slide 54
SEÇÃO I: Da Instituição e das Atribuições – estocagem de gás, slide 55
Artigo 8-A – ANP, slide 58
Conselho Administrativo de Defesa Econômica, CADE – julgador, slide 62.
Princípios da legalidade, impessoalidade, moralidade e publicidade, slide 69
ANP e Petrobras – slide 78
Regime de cocnessaõ, diferenca pro dde partilha, lei do gas, cessao onerosa muita clara, refine, expor e imoport, indiviudalzacaoe unitização. Execedente ek oleo, bonus de asinatura na partilha e concessão. O objetivo de ter a lei do petroleo la em 97, o bagulho da onda liberalizante e etc. Comparando modelos, sobretudo concessão com partilha. Q
�PAGE �
�PAGE �3�

Continue navegando