Logo Passei Direto
Buscar

Ferramentas de estudo

Questões resolvidas

A Nimbi é uma empresa especializada em supply chain management. Com tecnologia em nuvem e mais de R$ 100 bilhões transacionados, a plataforma da Nimbi atende todos os elos da cadeia de suprimentos, incluindo todo o processo de busca, homologação, e negociação entre empresas. A Nimbi contratou a argentina Aivo para contar com um chatbot de interação com os clientes. Com uma média de 250 interações por dia, a empresa somou mais de 4,5 mil contatos pelo chat no primeiro mês de uso da ferramenta. O chat possibilita que o usuário da plataforma entre em contato conosco e receba uma resposta rápida. Com o chatbot, é possível agregar valor a esse serviço e ainda contar com uma linguagem natural e mais humanizada. Esse tipo de tecnologia permite que a empresa seja mais assertiva no atendimento, importante etapa na fidelização do cliente. É importante poder contar com as novas soluções para aprimorar o relacionamento com os usuários. E, como a inteligência artificial faz com que a ferramenta evolua à medida que se comunica, mais bons resultados surgirão nos próximos meses.
O chatbot da Nimbi auxilia as empresas a tratar com um dos elos da cadeia de suprimentos: o cliente. Mas uma cadeia de suprimentos é composta por vários outros elos. Observe os seguintes elementos de uma cadeia de suprimentos.
I. fornecedores
II. produtores
III. transportadores
IV. atacadistas, distribuidores, varejistas, atacarejos
A Somente I e II são elos de uma cadeia de suprimentos
B Somente II e III são elos de uma cadeia de suprimentos
C Somente III e IV são elos de uma cadeia de suprimentos
D I, II, III e IV são elos de uma cadeia de suprimentos

Forças surgidas na década de 80 vêm pressionando as empresas, fazendo com que estas repensem suas estratégias competitivas. Primeiro, a crescente aceleração da transformação tecnológica levando a modificação de competências que são essenciais para a manutenção de uma vantagem competitiva e a valorização na competição baseada no tempo. Segundo, a competição aumentou e intensificou-se. Terceiro, a globalização tornou-se uma realidade. As empresas, hoje, competem em mercados globais, contra concorrentes globais. Isso significa ser impossível pensar em temos de mercados exclusivamente domésticos, com um conjunto de concorrentes conhecidos e comparáveis facilmente.
Todas essas forças levaram ao surgimento:
A Do conceito de gestão da cadeia de suprimentos separado do conceito de logística
B Do conceito de logística exclusivamente como transporte
C Do conceito de cadeia de suprimentos como elemento de decisão operacional na empresa
D Do conceito de cadeia de suprimentos como um sinônimo do conceito de logística empresarial.

O tema gestão colaborativa vem sendo abordado como forma de gerar vantagem competitiva. Iniciativas colaborativas em cadeias de suprimentos (CS) proporcionaram o surgimento de métodos e práticas que corroboram a ideia de que a competitividade não se dá mais entre empresas isoladas, e sim entre cadeias. Na literatura, além de métodos colaborativos para a gestão da cadeia de suprimentos (GCS), é possível encontrar iniciativas para projeto, configuração, otimização, entre outras. Porém, observa-se baixa adesão de métodos colaborativos para a GCS, assim como dificuldades de implementação.
Dentre as dificuldades citadas para a adesão a uma cadeia colaborativas encontra-se:
I. A intermediação dos relacionamentos entre os elos
II. A utilização do método PDCA de gestão
III. Os frequentes trade offs internos e externos
A Somente a afirmação II está correta
B Somente as afirmacoes I e II estão corretas
C Somente as afirmações I e III estão corretas
D As afirmações I, II e III estão corretas

Planejar a rede logística ideal para atender aos clientes sempre foi uma discussão bastante intensa no meio. Isso se deve basicamente ao fato de que não há uma única resposta certa do ponto de vista de operações, mas sim uma infinidade de opções que dependem de profundas discussões com a área de marketing e vendas. A rede logística que gera a maior economia em custos para a companhia pode não ser aquela que melhor satisfaz o nível de serviço que o cliente requer, colocando o ponto ótimo entre minimização dos custos e maximização das vendas sob intenso debate.
Tendo em vista esta situação se pode verificar a importância do estabelecimento de uma rede logística. Neste sentido, é fundamental para manter vantagem competitiva:
A Ignorar os pedidos das áreas de marketing e de vendas
B Desenvolver parcerias sólidas e confiáveis
C Convencer o cliente de que ele está satisfeito
D Comprar caminhões para não depender de transportadoras

A Rockwell Automotion anunciou, ao final de 2017, o investimento no The Hive, um fundo de inovação e estúdio de colaboração do Vale do Silício, com a finalidade de obter acesso a um ecossistema de inovadores e startups de tecnologia especializadas em aplicações de inteligência artificial (IA) para a área de automação industrial. Os objetivos da Rockwell Automation incluem colaboração para solucionar problemas de clientes, acelerar a inovação e identificar tecnologias emergentes que possam ajudar seus clientes do setor de produção a melhorar o desempenho dos negócios com a redução da distância entre os sistemas de informação do chão de fábrica e os níveis mais altos.
Esta situação reforça a necessidade de um elemento para se trabalhar com uma rede de suprimentos. Assinale a opção correta:
A Redução de fluxo de materiais
B Prática do Just In Time
C Investimento em tecnologia
D Generalização dos produtos oferecidos ao cliente

O uso de gêmeos digitais poderia auxiliar no alcance de objetivos e da integração dos elos da cadeia de suprimentos tais como:
Assinale a opção correta:
I. Um maior comprometimento dos fornecedores ao poder o produto desde o projeto.
II. O planejamento e a organização da cadeia de suprimentos abrangendo todos os elos dessa cadeia.
III. A busca dos elos da cadeia de suprimentos por inovação, melhorias e diferenciais competitivos que os façam permanecer no mercado.
A Somente a afirmação I está correta
B Somente a afirmação III está correta
C Somente as afirmações I e II estão corretas
D As afirmações I, II e III estão corretas

Observe o exemplo do mercado agrícola brasileiro, que historicamente estava organizado num formato tradicional, tendo players bem definidos em cada etapa. Indústrias nacionais e multinacionais forneciam insumos agrícolas a uma rede de distribuidores e cooperativas, que disponibilizavam tais produtos a agricultores, possibilitando que os mesmos executassem suas lavouras e entregassem, ao final de uma safra, os produtos agrícolas a indústrias de alimentos.
A partir do fácil acesso a novas tecnologias como agricultura de precisão, imagens de satélites e análises por modelos preditivos, esse mesmo agricultor não é mais dependente de consultorias técnicas - que antigamente eram oferecidas por distribuidores ou profissionais autônomos. Adicionalmente, usando dados de histórico de produtividade, informações de clima e previsibilidade futura de produção, adquiriu a capacidade de negociar os termos dos seus financiamentos agrícolas junto a bancos e seguradoras, demostrando garantia da entrega da produção. Por fim, esse mesmo agricultor, possui, atualmente, a capacidade de negociar sua produção agrícola diretamente com players internacionais, executando o papel que antigamente era feito por uma trading. Assim, um agricultor se transforma em um empresário rural pela capacidade de atuar como fornecedor para a indústria, fornecedor para distribuidores, consultor técnico, negociador de crédito, exportador e também agricultor. Com essa nova realidade, a visão tradicional de mercado não se sustenta, pois ela tem como base um único papel desse player, em uma realidade onde ele atua com múltiplos papeis.
I. Atualmente, as empresas de melhores práticas buscam conhecer seus fornecedores em todos os níveis para diagnosticar quão forte e efetiva é, ou poderá ser, a Cadeia a qual faz parte, verificando o desempenho e a competência dos seus pares para se salvaguardar de futuros conflitos.
II. As empresas focais precisam acompanhar o comportamento do consumidor final do seu produto, independentemente da quantidade de intermediários, pois são eles que ditam as regras de mercado.
III. Assim o agricultor poderá voltar a ter apenas um único papel dentro da Cadeia de Suprimentos, desejo de qualquer agricultor que esteja nesta situação ambígua da atualidade.
A Somente a afirmação I está correta
B Somente a afirmação II está correta
C Somente as afirmações I e II estão corretas
D As afirmações I, II e III estão corretas

Operar negócios dinâmicos e lucrativos e, ao mesmo tempo, criar um mundo melhor é um objetivo das organizações na atualidade. Uma estratégia que tem emergido com força entre as empresas para se alcançar tal objetivo é a criação de valor compartilhado. O conceito ganhou fama depois que os pesquisadores da Universidade de Harvard Michael Porter e Mark Kramer publicaram um artigo, em 2011, defendendo que os resultados de uma empresa devem andar de mãos dadas com benefícios sociais, ou seja, no lugar de interesses apenas econômicos e financeiros de curto prazo, entra em cena a busca pelo lucro calcado em impactos sociais, culturais e ambientais positivos.
Neste contexto, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas: I. Esta situação é um exemplo claro de aplicação do conceito de cadeia de valor na atualidade PORQUE II. O papel da Cadeia de Valor é propiciar o entendimento de que a empresa é um conjunto de atividades interagentes que objetivam agregar valor ao cliente final, independentemente do tipo de valor a ser agregado. A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:
A As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
B As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
C A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
D A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.

Representantes de grandes empresas do Ceará e do Brasil nos ramos do varejo, atacado e indústria consideram que o aproveitamento da tecnologia para otimizar processos é hoje menor do que deveria ser. Por exemplo, a diretora de supply chain da Procter & Gamble (P&G), comenta que no Brasil em geral não se usa o potencial completo de que se dispõe em tecnologia, muitas vezes dando preferência a procedimentos que seriam considerados ultrapassados em outros lugares.
Tendo por fundamento a situação da P&G analise as afirmações a seguir: I. A P&G gostaria de atuar com a tecnologia do EDI, pois esta é essencial para que a cadeia de suprimentos atue de forma otimizada e integrada. II. A P&G sente a falta de EDI no país pois através da interligação entre empresas e do fluxo de informação entre os seus sistemas de gestão, é possível que o balanceamento de todas as relações cliente/ fornecedor sejam atingidas. III. A P&G precisa do EDI, pois somente com ele a empresa consegue comprar, manufaturar e vender. Agora assinale a opção correta:
A Somente a afirmação I está correta
B Somente a afirmação II está correta
C Somente as afirmações I e II estão corretas
D As afirmações I, II e III estão corretas

Ter a previsão de demanda, no caso da Apple, auxilia na gestão da Cadeia de Suprimentos, pois é com estes dados em mãos que:
Assinale a opção correta:
A - Resultam muitos erros de decisão, já que as previsões são sempre imprecisas.
B - Haverá uma maior distorção das informações acerca do que os fornecedores devem produzir.
C - Se inicia o movimento das atividades da Cadeia de Suprimentos, principalmente as logísticas.
D - Se entende o conhecimento empírico subjetivo sobre o comportamento do consumidor.

Tal situação da Embraer está relacionada aos efeitos negativos da perda dos mecanismos de coordenação, pois poderão acontecer:
Assinale a opção correta:
I. Obstáculos operacionais.
II. Melhoria das análises das previsões e demandas.
III. Maior confiança entre os elos da Cadeia de Suprimentos.
A - Somente a afirmação I está correta
B - Somente a afirmação II está correta
C - Somente as afirmações I e II estão corretas
D - As afirmações I, II e III estão corretas

Assim como a Starret, outras organizações buscam essa modificação nos estoques ao longo da cadeia de suprimentos, pois:
Assinale a opção correta:
I. A maioria das empresas considera o estoque nocivo para sua saúde financeira e buscam constantemente maneiras de gerenciá-lo melhor
II. Os estoques geram, entre outros, custo de obsolescência com prazos de validade vencidos, 'produtos fora de moda' ou de tecnologia ultrapassadas.
III. Quanto mais apurados forem os custos de estoque, mais oportunidades de melhorias e reduções são conseguidas.
A - Somente a afirmação I está correta
B - Somente a afirmação II está correta
C - Somente as afirmações I e II estão corretas
D - As afirmações I, II e III estão corretas

A situação dos criadores de frango reflete a necessidade destes fornecedores de princípios básicos de negociação proposto por Zartmann. Observe as afirmacoes quanto aos princípios utilizados pela Tyson Foods na negociação com os criadores:
Assinale a opção correta:
I. Racionalidade: Nesse caso, o que se observa é que quando as partes não conhecem bem as demandas entre si, acabam tentando obter vantagens individuais.
II. Equivalência: As partes negociantes esperam resultados melhores ou equivalentes aos resultados já alcançados em situações anteriores.
III. Distribuição: Ambas as partes consideram que tem a melhor solução para todos, desde que essa seja a melhor solução para ela mesma.
A Somente a afirmação I está correta
B Somente a afirmação II está correta
C Somente a afirmação III está correta
D As afirmações I, II e III estão corretas

Startup brasileira de logística, a Mandaê produz uma plataforma multilateral que organiza a totalidade da Cadeia de Suprimentos de encomendas para oferecer às empresas um serviço de envio eficiente e de alta qualidade, fazendo com que economizem até 35% de gastos com frete.
A Mandaê auxilia a cadeia de Suprimentos a trabalhar sob um importante princípio. Assinale a alternativa correta quanto a este princípio:
A Deve haver redução de custos, otimização de estoques e melhoria do nível de serviço ofertado ao cliente.
B Deve haver redução dos transportes, independente das necessidades dos clientes, para reduzir custos.
C PMEs não devem atuar em Cadeias de Suprimentos pois não conseguem enviar seus produtos por nenhum tipo de transporte.
D Deve-se evitar o envolvimento dos elos da Cadeia para garantir a competitividade necessária para se manter no mercado.

Para consolidar estas parcerias existem vários passos a serem seguidos para a qualificação de um parceiro de fornecimento. Para tanto a sequência de ações é: I. Seleção e avaliação, II. Aclaramento dos requisitos para a qualidade III. Certificação para avaliação e homologação do fornecedor.
Assinale a sequência correta:
A I, II, III
B III, II, I
C I, III, II
D III, I, II

O caso da Adidas demonstra a utilização massiva de estrutura de TI necessária para uma Cadeia de Suprimentos, nos seguintes macroprocessos:
Assinale a opção correta:
I. De gestão de relacionamento com o cliente (CRM)
II. De gestão de outsourcing interno (IOM)
III. De gestão de relacionamento com o fornecedor (SRM)
a) Somente a afirmação II está correta
b) Somente as afirmações I e II estão corretas
c) Somente as afirmações I e III estão corretas
d) Somente as afirmações II e III estão corretas

Pode-se comparar o caso ao uso da metodologia EDI pois:
Assinale a opção correta:
A Neste caso se tem por objetivo usar uma ferramenta de gerenciamento de estoques que tem como foco reduzir o volume de estoques nos depósitos dos varejistas.
B Se tem por foco, no caso, atuar no ressuprimento dos produtos.
C Pode-se dizer que o EDI é a troca automatizada, computador-a-computador, de informações de negócios/estruturas, entre uma empresa e seus parceiros comerciais, de acordo com um padrão reconhecido internacionalmente.

Falhas na distribuição nos últimos três meses acendem o risco de desabastecimento nos estoques de vacinas contra a meningite C no País.
Esta situação demonstra que a rede de distribuição:
I. É um passo determinante para o sucesso de uma Cadeia.
II. Tem os atores dessa etapa responsáveis por colocar o produto no mercado.
III. Não interfere na eficiência da Cadeia.
A Somente a afirmação I é correta
B Somente a afirmação III é correta
C Somente as afirmações I e II são corretas
D As afirmações I, II e III são corretas.

Gerir uma cadeia de suprimentos não pode ser considerado por parte dos gestores uma tarefa simples.
Tal obstáculo diz respeito a uma das barreiras à integração dos elos da cadeia de suprimentos. Assinale a opção correta quanto a esta barreira:
A Barreira cultural
B Barreira financeira
C Barreira tecnológica
D Barreira de qualificação dos colaboradores

Esta situação demonstra a relação entre a cadeia de valor e a cadeia de suprimentos pois:
Assinale a opção correta:
I. A análise da Cadeia de Valor ajudou a empresa a identificar as atividades que efetivamente agregam valor ao cliente
II. A análise da Cadeia de Suprimentos identificou um dos pontos mais críticos do processo.
III. A análise das duas cadeias fez o processo mais eficiente.
A Somente a afirmação I é correta
B Somente a afirmação III é correta
C Somente as afirmacoes I e II são corretas
D As afirmações I, II e III são corretas.

Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Questões resolvidas

A Nimbi é uma empresa especializada em supply chain management. Com tecnologia em nuvem e mais de R$ 100 bilhões transacionados, a plataforma da Nimbi atende todos os elos da cadeia de suprimentos, incluindo todo o processo de busca, homologação, e negociação entre empresas. A Nimbi contratou a argentina Aivo para contar com um chatbot de interação com os clientes. Com uma média de 250 interações por dia, a empresa somou mais de 4,5 mil contatos pelo chat no primeiro mês de uso da ferramenta. O chat possibilita que o usuário da plataforma entre em contato conosco e receba uma resposta rápida. Com o chatbot, é possível agregar valor a esse serviço e ainda contar com uma linguagem natural e mais humanizada. Esse tipo de tecnologia permite que a empresa seja mais assertiva no atendimento, importante etapa na fidelização do cliente. É importante poder contar com as novas soluções para aprimorar o relacionamento com os usuários. E, como a inteligência artificial faz com que a ferramenta evolua à medida que se comunica, mais bons resultados surgirão nos próximos meses.
O chatbot da Nimbi auxilia as empresas a tratar com um dos elos da cadeia de suprimentos: o cliente. Mas uma cadeia de suprimentos é composta por vários outros elos. Observe os seguintes elementos de uma cadeia de suprimentos.
I. fornecedores
II. produtores
III. transportadores
IV. atacadistas, distribuidores, varejistas, atacarejos
A Somente I e II são elos de uma cadeia de suprimentos
B Somente II e III são elos de uma cadeia de suprimentos
C Somente III e IV são elos de uma cadeia de suprimentos
D I, II, III e IV são elos de uma cadeia de suprimentos

Forças surgidas na década de 80 vêm pressionando as empresas, fazendo com que estas repensem suas estratégias competitivas. Primeiro, a crescente aceleração da transformação tecnológica levando a modificação de competências que são essenciais para a manutenção de uma vantagem competitiva e a valorização na competição baseada no tempo. Segundo, a competição aumentou e intensificou-se. Terceiro, a globalização tornou-se uma realidade. As empresas, hoje, competem em mercados globais, contra concorrentes globais. Isso significa ser impossível pensar em temos de mercados exclusivamente domésticos, com um conjunto de concorrentes conhecidos e comparáveis facilmente.
Todas essas forças levaram ao surgimento:
A Do conceito de gestão da cadeia de suprimentos separado do conceito de logística
B Do conceito de logística exclusivamente como transporte
C Do conceito de cadeia de suprimentos como elemento de decisão operacional na empresa
D Do conceito de cadeia de suprimentos como um sinônimo do conceito de logística empresarial.

O tema gestão colaborativa vem sendo abordado como forma de gerar vantagem competitiva. Iniciativas colaborativas em cadeias de suprimentos (CS) proporcionaram o surgimento de métodos e práticas que corroboram a ideia de que a competitividade não se dá mais entre empresas isoladas, e sim entre cadeias. Na literatura, além de métodos colaborativos para a gestão da cadeia de suprimentos (GCS), é possível encontrar iniciativas para projeto, configuração, otimização, entre outras. Porém, observa-se baixa adesão de métodos colaborativos para a GCS, assim como dificuldades de implementação.
Dentre as dificuldades citadas para a adesão a uma cadeia colaborativas encontra-se:
I. A intermediação dos relacionamentos entre os elos
II. A utilização do método PDCA de gestão
III. Os frequentes trade offs internos e externos
A Somente a afirmação II está correta
B Somente as afirmacoes I e II estão corretas
C Somente as afirmações I e III estão corretas
D As afirmações I, II e III estão corretas

Planejar a rede logística ideal para atender aos clientes sempre foi uma discussão bastante intensa no meio. Isso se deve basicamente ao fato de que não há uma única resposta certa do ponto de vista de operações, mas sim uma infinidade de opções que dependem de profundas discussões com a área de marketing e vendas. A rede logística que gera a maior economia em custos para a companhia pode não ser aquela que melhor satisfaz o nível de serviço que o cliente requer, colocando o ponto ótimo entre minimização dos custos e maximização das vendas sob intenso debate.
Tendo em vista esta situação se pode verificar a importância do estabelecimento de uma rede logística. Neste sentido, é fundamental para manter vantagem competitiva:
A Ignorar os pedidos das áreas de marketing e de vendas
B Desenvolver parcerias sólidas e confiáveis
C Convencer o cliente de que ele está satisfeito
D Comprar caminhões para não depender de transportadoras

A Rockwell Automotion anunciou, ao final de 2017, o investimento no The Hive, um fundo de inovação e estúdio de colaboração do Vale do Silício, com a finalidade de obter acesso a um ecossistema de inovadores e startups de tecnologia especializadas em aplicações de inteligência artificial (IA) para a área de automação industrial. Os objetivos da Rockwell Automation incluem colaboração para solucionar problemas de clientes, acelerar a inovação e identificar tecnologias emergentes que possam ajudar seus clientes do setor de produção a melhorar o desempenho dos negócios com a redução da distância entre os sistemas de informação do chão de fábrica e os níveis mais altos.
Esta situação reforça a necessidade de um elemento para se trabalhar com uma rede de suprimentos. Assinale a opção correta:
A Redução de fluxo de materiais
B Prática do Just In Time
C Investimento em tecnologia
D Generalização dos produtos oferecidos ao cliente

O uso de gêmeos digitais poderia auxiliar no alcance de objetivos e da integração dos elos da cadeia de suprimentos tais como:
Assinale a opção correta:
I. Um maior comprometimento dos fornecedores ao poder o produto desde o projeto.
II. O planejamento e a organização da cadeia de suprimentos abrangendo todos os elos dessa cadeia.
III. A busca dos elos da cadeia de suprimentos por inovação, melhorias e diferenciais competitivos que os façam permanecer no mercado.
A Somente a afirmação I está correta
B Somente a afirmação III está correta
C Somente as afirmações I e II estão corretas
D As afirmações I, II e III estão corretas

Observe o exemplo do mercado agrícola brasileiro, que historicamente estava organizado num formato tradicional, tendo players bem definidos em cada etapa. Indústrias nacionais e multinacionais forneciam insumos agrícolas a uma rede de distribuidores e cooperativas, que disponibilizavam tais produtos a agricultores, possibilitando que os mesmos executassem suas lavouras e entregassem, ao final de uma safra, os produtos agrícolas a indústrias de alimentos.
A partir do fácil acesso a novas tecnologias como agricultura de precisão, imagens de satélites e análises por modelos preditivos, esse mesmo agricultor não é mais dependente de consultorias técnicas - que antigamente eram oferecidas por distribuidores ou profissionais autônomos. Adicionalmente, usando dados de histórico de produtividade, informações de clima e previsibilidade futura de produção, adquiriu a capacidade de negociar os termos dos seus financiamentos agrícolas junto a bancos e seguradoras, demostrando garantia da entrega da produção. Por fim, esse mesmo agricultor, possui, atualmente, a capacidade de negociar sua produção agrícola diretamente com players internacionais, executando o papel que antigamente era feito por uma trading. Assim, um agricultor se transforma em um empresário rural pela capacidade de atuar como fornecedor para a indústria, fornecedor para distribuidores, consultor técnico, negociador de crédito, exportador e também agricultor. Com essa nova realidade, a visão tradicional de mercado não se sustenta, pois ela tem como base um único papel desse player, em uma realidade onde ele atua com múltiplos papeis.
I. Atualmente, as empresas de melhores práticas buscam conhecer seus fornecedores em todos os níveis para diagnosticar quão forte e efetiva é, ou poderá ser, a Cadeia a qual faz parte, verificando o desempenho e a competência dos seus pares para se salvaguardar de futuros conflitos.
II. As empresas focais precisam acompanhar o comportamento do consumidor final do seu produto, independentemente da quantidade de intermediários, pois são eles que ditam as regras de mercado.
III. Assim o agricultor poderá voltar a ter apenas um único papel dentro da Cadeia de Suprimentos, desejo de qualquer agricultor que esteja nesta situação ambígua da atualidade.
A Somente a afirmação I está correta
B Somente a afirmação II está correta
C Somente as afirmações I e II estão corretas
D As afirmações I, II e III estão corretas

Operar negócios dinâmicos e lucrativos e, ao mesmo tempo, criar um mundo melhor é um objetivo das organizações na atualidade. Uma estratégia que tem emergido com força entre as empresas para se alcançar tal objetivo é a criação de valor compartilhado. O conceito ganhou fama depois que os pesquisadores da Universidade de Harvard Michael Porter e Mark Kramer publicaram um artigo, em 2011, defendendo que os resultados de uma empresa devem andar de mãos dadas com benefícios sociais, ou seja, no lugar de interesses apenas econômicos e financeiros de curto prazo, entra em cena a busca pelo lucro calcado em impactos sociais, culturais e ambientais positivos.
Neste contexto, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas: I. Esta situação é um exemplo claro de aplicação do conceito de cadeia de valor na atualidade PORQUE II. O papel da Cadeia de Valor é propiciar o entendimento de que a empresa é um conjunto de atividades interagentes que objetivam agregar valor ao cliente final, independentemente do tipo de valor a ser agregado. A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:
A As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
B As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
C A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
D A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.

Representantes de grandes empresas do Ceará e do Brasil nos ramos do varejo, atacado e indústria consideram que o aproveitamento da tecnologia para otimizar processos é hoje menor do que deveria ser. Por exemplo, a diretora de supply chain da Procter & Gamble (P&G), comenta que no Brasil em geral não se usa o potencial completo de que se dispõe em tecnologia, muitas vezes dando preferência a procedimentos que seriam considerados ultrapassados em outros lugares.
Tendo por fundamento a situação da P&G analise as afirmações a seguir: I. A P&G gostaria de atuar com a tecnologia do EDI, pois esta é essencial para que a cadeia de suprimentos atue de forma otimizada e integrada. II. A P&G sente a falta de EDI no país pois através da interligação entre empresas e do fluxo de informação entre os seus sistemas de gestão, é possível que o balanceamento de todas as relações cliente/ fornecedor sejam atingidas. III. A P&G precisa do EDI, pois somente com ele a empresa consegue comprar, manufaturar e vender. Agora assinale a opção correta:
A Somente a afirmação I está correta
B Somente a afirmação II está correta
C Somente as afirmações I e II estão corretas
D As afirmações I, II e III estão corretas

Ter a previsão de demanda, no caso da Apple, auxilia na gestão da Cadeia de Suprimentos, pois é com estes dados em mãos que:
Assinale a opção correta:
A - Resultam muitos erros de decisão, já que as previsões são sempre imprecisas.
B - Haverá uma maior distorção das informações acerca do que os fornecedores devem produzir.
C - Se inicia o movimento das atividades da Cadeia de Suprimentos, principalmente as logísticas.
D - Se entende o conhecimento empírico subjetivo sobre o comportamento do consumidor.

Tal situação da Embraer está relacionada aos efeitos negativos da perda dos mecanismos de coordenação, pois poderão acontecer:
Assinale a opção correta:
I. Obstáculos operacionais.
II. Melhoria das análises das previsões e demandas.
III. Maior confiança entre os elos da Cadeia de Suprimentos.
A - Somente a afirmação I está correta
B - Somente a afirmação II está correta
C - Somente as afirmações I e II estão corretas
D - As afirmações I, II e III estão corretas

Assim como a Starret, outras organizações buscam essa modificação nos estoques ao longo da cadeia de suprimentos, pois:
Assinale a opção correta:
I. A maioria das empresas considera o estoque nocivo para sua saúde financeira e buscam constantemente maneiras de gerenciá-lo melhor
II. Os estoques geram, entre outros, custo de obsolescência com prazos de validade vencidos, 'produtos fora de moda' ou de tecnologia ultrapassadas.
III. Quanto mais apurados forem os custos de estoque, mais oportunidades de melhorias e reduções são conseguidas.
A - Somente a afirmação I está correta
B - Somente a afirmação II está correta
C - Somente as afirmações I e II estão corretas
D - As afirmações I, II e III estão corretas

A situação dos criadores de frango reflete a necessidade destes fornecedores de princípios básicos de negociação proposto por Zartmann. Observe as afirmacoes quanto aos princípios utilizados pela Tyson Foods na negociação com os criadores:
Assinale a opção correta:
I. Racionalidade: Nesse caso, o que se observa é que quando as partes não conhecem bem as demandas entre si, acabam tentando obter vantagens individuais.
II. Equivalência: As partes negociantes esperam resultados melhores ou equivalentes aos resultados já alcançados em situações anteriores.
III. Distribuição: Ambas as partes consideram que tem a melhor solução para todos, desde que essa seja a melhor solução para ela mesma.
A Somente a afirmação I está correta
B Somente a afirmação II está correta
C Somente a afirmação III está correta
D As afirmações I, II e III estão corretas

Startup brasileira de logística, a Mandaê produz uma plataforma multilateral que organiza a totalidade da Cadeia de Suprimentos de encomendas para oferecer às empresas um serviço de envio eficiente e de alta qualidade, fazendo com que economizem até 35% de gastos com frete.
A Mandaê auxilia a cadeia de Suprimentos a trabalhar sob um importante princípio. Assinale a alternativa correta quanto a este princípio:
A Deve haver redução de custos, otimização de estoques e melhoria do nível de serviço ofertado ao cliente.
B Deve haver redução dos transportes, independente das necessidades dos clientes, para reduzir custos.
C PMEs não devem atuar em Cadeias de Suprimentos pois não conseguem enviar seus produtos por nenhum tipo de transporte.
D Deve-se evitar o envolvimento dos elos da Cadeia para garantir a competitividade necessária para se manter no mercado.

Para consolidar estas parcerias existem vários passos a serem seguidos para a qualificação de um parceiro de fornecimento. Para tanto a sequência de ações é: I. Seleção e avaliação, II. Aclaramento dos requisitos para a qualidade III. Certificação para avaliação e homologação do fornecedor.
Assinale a sequência correta:
A I, II, III
B III, II, I
C I, III, II
D III, I, II

O caso da Adidas demonstra a utilização massiva de estrutura de TI necessária para uma Cadeia de Suprimentos, nos seguintes macroprocessos:
Assinale a opção correta:
I. De gestão de relacionamento com o cliente (CRM)
II. De gestão de outsourcing interno (IOM)
III. De gestão de relacionamento com o fornecedor (SRM)
a) Somente a afirmação II está correta
b) Somente as afirmações I e II estão corretas
c) Somente as afirmações I e III estão corretas
d) Somente as afirmações II e III estão corretas

Pode-se comparar o caso ao uso da metodologia EDI pois:
Assinale a opção correta:
A Neste caso se tem por objetivo usar uma ferramenta de gerenciamento de estoques que tem como foco reduzir o volume de estoques nos depósitos dos varejistas.
B Se tem por foco, no caso, atuar no ressuprimento dos produtos.
C Pode-se dizer que o EDI é a troca automatizada, computador-a-computador, de informações de negócios/estruturas, entre uma empresa e seus parceiros comerciais, de acordo com um padrão reconhecido internacionalmente.

Falhas na distribuição nos últimos três meses acendem o risco de desabastecimento nos estoques de vacinas contra a meningite C no País.
Esta situação demonstra que a rede de distribuição:
I. É um passo determinante para o sucesso de uma Cadeia.
II. Tem os atores dessa etapa responsáveis por colocar o produto no mercado.
III. Não interfere na eficiência da Cadeia.
A Somente a afirmação I é correta
B Somente a afirmação III é correta
C Somente as afirmações I e II são corretas
D As afirmações I, II e III são corretas.

Gerir uma cadeia de suprimentos não pode ser considerado por parte dos gestores uma tarefa simples.
Tal obstáculo diz respeito a uma das barreiras à integração dos elos da cadeia de suprimentos. Assinale a opção correta quanto a esta barreira:
A Barreira cultural
B Barreira financeira
C Barreira tecnológica
D Barreira de qualificação dos colaboradores

Esta situação demonstra a relação entre a cadeia de valor e a cadeia de suprimentos pois:
Assinale a opção correta:
I. A análise da Cadeia de Valor ajudou a empresa a identificar as atividades que efetivamente agregam valor ao cliente
II. A análise da Cadeia de Suprimentos identificou um dos pontos mais críticos do processo.
III. A análise das duas cadeias fez o processo mais eficiente.
A Somente a afirmação I é correta
B Somente a afirmação III é correta
C Somente as afirmacoes I e II são corretas
D As afirmações I, II e III são corretas.

Prévia do material em texto

Questão 1/5 - Cadeia de Suprimentos 
A Nimbi é uma empresa especializada em supply chain management. Com tecnologia em nuvem e 
mais de R$ 100 bilhões transacionados, a plataforma da Nimbi atende todos os elos da cadeia de 
suprimentos, incluindo todo o processo de busca, homologação, e negociação entre empresas. A 
Nimbi contratou a argentina Aivo para contar com um chatbot de interação com os clientes. Com uma 
média de 250 interações por dia, a empresa somou mais de 4,5 mil contatos pelo chat no primeiro 
mês de uso da ferramenta. O chat possibilita que o usuário da plataforma entre em contato conosco 
e receba uma resposta rápida. Com o chatbot, é possível agregar valor a esse serviço e ainda contar 
com uma linguagem natural e mais humanizada. Esse tipo de tecnologia permite que a empresa seja 
mais assertiva no atendimento, importante etapa na fidelização do cliente. É importante poder contar 
com as novas soluções para aprimorar o relacionamento com os usuários. E, como a inteligência 
artificial faz com que a ferramenta evolua à medida que se comunica, mais bons resultados surgirão 
nos próximos meses. Adaptado de https://www.baguete.com.br/noticias/09/08/2017/nimbi-adota-
chatbot-com-aivo. 
O chatbot da Nimbi auxilia as empresas a tratar com um dos elos da cadeia de suprimentos: o cliente. 
Mas uma cadeia de suprimentos é composta por vários outros elos. Observe os seguintes elementos 
de uma cadeia de suprimentos 
I. fornecedores 
II. produtores 
III. transportadores 
IV. atacadistas, distribuidores, varejistas, atacarejos 
Assinale a opção correta: 
Nota: 20.0 
 A Somente I e II são elos de uma cadeia de suprimentos 
 B Somente II e III são elos de uma cadeia de suprimentos 
 C Somente III e IV são elos de uma cadeia de suprimentos 
 D I, II, III e IV são elos de uma cadeia de suprimentos 
Você acertou! 
De acordo com o tema 2 da Aula Teórica 1, acerca de atores interagentes 
 
Questão 2/5 - Cadeia de Suprimentos 
Forças surgidas na década de 80 vêm pressionando as empresas, fazendo com que estas repensem 
suas estratégias competitivas. Primeiro, a crescente aceleração da transformação tecnológica levando 
a modificação de competências que são essenciais para a manutenção de uma vantagem competitiva 
e a valorização na competição baseada no tempo. Segundo, a competição aumentou e intensificou-
se. Terceiro, a globalização tornou-se uma realidade. As empresas, hoje, competem em mercados 
globais, contra concorrentes globais. Isso significa ser impossível pensar em temos de mercados 
exclusivamente domésticos, com um conjunto de concorrentes conhecidos e comparáveis facilmente. 
Adaptado de http://www.abepro.org.br/biblioteca/enegep1998_art476.pdf. 
Todas essas forças levaram ao surgimento: 
Nota: 20.0 
 A Do conceito de gestão da cadeia de suprimentos separado do conceito de logística 
Você acertou! 
De acordo com o tema 1 da Aula Teórica 1, acerca de conceitos gerais sobre a cadeia de suprimentos 
 B Do conceito de logística exclusivamente como transporte 
 C Do conceito de cadeia de suprimentos como elemento de decisão operacional na empresa 
 D Do conceito de cadeia de suprimentos como um sinônimo do conceito de logística empresarial. 
 
Questão 3/5 - Cadeia de Suprimentos 
O tema gestão colaborativa vem sendo abordado como forma de gerar vantagem competitiva. 
Iniciativas colaborativas em cadeias de suprimentos (CS) proporcionaram o surgimento de métodos e 
práticas que corroboram a ideia de que a competitividade não se dá mais entre empresas isoladas, e 
sim entre cadeias. Na literatura, além de métodos colaborativos para a gestão da cadeia de 
suprimentos (GCS), é possível encontrar iniciativas para projeto, configuração, otimização, entre 
outras. Porém, observa-se baixa adesão de métodos colaborativos para a GCS, assim como 
dificuldades de implementação. Adaptado de http://rae.fgv.br/rae/vol55-num5-2015/metodos-
colaborativos-na-gestao-cadeias-suprimentos-desafios-implementacao. 
Dentre as dificuldades citadas para a adesão a uma cadeia colaborativas encontra-se: 
I. A intermediação dos relacionamentos entre os elos 
II. A utilização do método PDCA de gestão 
III. Os frequentes trade offs internos e externos 
Assinale a opção correta: 
Nota: 20.0 
 A Somente a afirmação II está correta 
 B Somente as afirmações I e II estão corretas 
 C Somente as afirmações I e III estão corretas 
Você acertou! 
De acordo com o tema 6 da Aula Teórica 1, acerca de cadeias colaborativas 
 D As afirmações I, II e III estão corretas 
 
Questão 4/5 - Cadeia de Suprimentos 
Planejar a rede logística ideal para atender aos clientes sempre foi uma discussão bastante intensa 
no meio. Isso se deve basicamente ao fato de que não há uma única resposta certa do ponto de vista 
de operações, mas sim uma infinidade de opções que dependem de profundas discussões com a área 
de marketing e vendas. A rede logística que gera a maior economia em custos para a companhia pode 
não ser aquela que melhor satisfaz o nível de serviço que o cliente requer, colocando o ponto ótimo 
entre minimização dos custos e maximização das vendas sob intenso debate. Adaptado de 
http://www.ilos.com.br/web/planejamento-de-rede-logistica-no-contexto-nacional/ 
Tendo em vista esta situação se pode verificar a importância do estabelecimento de uma rede 
logística. Neste sentido, é fundamental para manter vantagem competitiva: 
Nota: 20.0 
 A Ignorar os pedidos das áreas de marketing e de vendas 
 B Desenvolver parcerias sólidas e confiáveis 
Você acertou! 
De acordo com o tema 1 da Aula Teórica 2, acerca da importância do desenvolvimento de redes 
 C Convencer o cliente de que ele está satisfeito 
 D Comprar caminhões para não depender de transportadoras 
 
Questão 5/5 - Cadeia de Suprimentos 
A Rockwell Automotion anunciou, ao final de 2017, o investimento no The Hive, um fundo de inovação 
e estúdio de colaboração do Vale do Silício, com a finalidade de obter acesso a um ecossistema de 
inovadores e startups de tecnologia especializadas em aplicações de inteligência artificial (IA) para a 
área de automação industrial. Os objetivos da Rockwell Automation incluem colaboração para 
solucionar problemas de clientes, acelerar a inovação e identificar tecnologias emergentes que 
possam ajudar seus clientes do setor de produção a melhorar o desempenho dos negócios com a 
redução da distância entre os sistemas de informação do chão de fábrica e os níveis mais altos. 
Entende-se que o setor industrial exige o uso de tecnologias inovadoras e revolucionárias como a IA 
para desenvolver as unidades industriais e redes de suprimentos flexíveis, eficientes, ágeis e seguras. 
Adaptado de: http://maringa.odiario.com/economia/2017/11/rockwell-automation-investe-em-
inteligencia-artificial-ia-na-area-de-automacao-industrial/2431674/ 
Esta situação reforça a necessidade de um elemento para se trabalhar com uma rede de 
suprimentos. Assinale a opção correta: 
Nota: 20.0 
 A Redução de fluxo de materiais 
 B Prática do Just In Time 
 C Investimento em tecnologia 
Você acertou! 
De acordo com o tema 2 da Aula Teórica 2, acerca de redes de suprimentos 
 D Generalização dos produtos oferecidos ao cliente 
 
Questão 1/5 - Cadeia de Suprimentos 
Falhas na distribuição nos últimos três meses acendem o risco de desabastecimento nos estoques de 
vacinas contra a meningite C no País. O alerta partiu do Ministério da Saúde, que emitiu informe sobre 
a situação que já é crítica em São Paulo e outros sete Estados. Embora tenham recebido quantidade 
do imunizante abaixo da média mensal, as cidades da região descartam falta da dose, que é aplicada 
em bebês aos 3 e 5 meses de vida no combate da doença. Segundo a pasta federal, atrasos e envios 
reduzidos de remessas com a medicação ocorrem desde abril passado. Naquela ocasião,foram 
distribuídas doses equivalentes a 58% da cota mensal destinada a cada estado. Em nota, o fabricante 
cita quer por problemas atípicos na cadeia produtiva e logística, o suprimento da vacina não atingiu 
os quantitativos programados para estes três meses. 
Adaptado de http://www.atribuna.com.br/noticias/noticias-detalhe/cidades/falha-na-distribuicao-
aumenta-risco-de-falta-de-vacina-para-meningite-c/?cHash=65a23c014fb1c9a6c01fd021d13bbd1b 
Esta situação demonstra que a rede de distribuição: 
I. É um passo determinante para o sucesso de uma Cadeia. 
II. Tem os atores dessa etapa responsáveis por colocar o produto no mercado. 
III. Não interfere na eficiência da Cadeia. 
Assinale a opção correta: 
Nota: 20.0 
 A Somente a afirmação I é correta 
 B Somente a afirmação III é correta 
 C Somente as afirmações I e II são corretas 
Você acertou! 
Aula teórica 2, tema 3, acerca de Rede de Distribuição 
 D As afirmações I, II e III são corretas. 
 
Questão 2/5 - Cadeia de Suprimentos 
Gerir uma cadeia de suprimentos não pode ser considerado por parte dos gestores uma tarefa 
simples. Devido à falta de investimentos dos governos em infraestruturas, tributos que são difíceis de 
se compreender acabam burocratizando a cadeia de suprimentos, deixando-a fortemente prejudicada. 
Porém, a culpa dos obstáculos existentes na cadeia de suprimentos, não pode ser apenas atribuída 
aos governantes. As organizações têm um percentual grande nesses obstáculos criados para o 
crescimento da gestão da cadeia de suprimentos, pois existem paradigmas que precisam serem 
quebrados por parte das empresas. Um destes obstáculos refere-se a falta de investimentos em 
sistemas de informação. Os sistemas de informação são fundamentais para servir de apoio as 
decisões tomadas por gestores da cadeia, otimizando os processos logísticos por meio da velocidade 
da informação. Portanto, para o sucesso de qualquer cadeia de suprimentos é, necessário as 
empresas investirem em sistemas de informação capazes de encurtar a distância entre parceiros da 
cadeia como um todo, integrando o cenário interno ao externo da organização. Adaptado de 
http://www.administradores.com.br/artigos/academico/cinco-obstaculos-a-implantacao-de-uma-
gestao-na-cadeia-de-suprimentos-e-suas-desvantagens/107673/ 
Tal obstáculo diz respeito a uma das barreiras à integração dos elos da cadeia de suprimentos. 
Assinale a opção correta quanto a esta barreira: 
Nota: 20.0 
 A Barreira cultural 
 B Barreira financeira 
 C Barreira tecnológica 
Você acertou! 
De acordo com a Aula Teórica 3, acerca de barreiras à implantação 
 D Barreira de qualificação dos colaboradores 
 
Questão 3/5 - Cadeia de Suprimentos 
Com o passar dos anos, o avanço das tecnologias e a criação de novas metodologias de organização 
empresarial possibilitaram que o planejamento estratégico das companhias ficasse mais detalhado e 
complexo. Assim, cada área ganha peso e representatividade, pois seus indicadores afetam 
diretamente as métricas que definem o sucesso dos negócios, o que enfatiza uma execução eficiente 
do planejamento. A área de Suprimentos, que por muito tempo foi vista como operacional, ganha 
destaque por seu cunho estratégico e proativo, com foco na alavancagem dos lucros da empresa. 
Essa realidade é acompanhada por diversos desafios, como o perfil da equipe, que precisa ter o 
conhecimento detalhado das categorias estratégicas, e a gestão de fornecedores, para que o 
comprador não vire refém desses parceiros e consiga obter as melhores negociações. Também existe 
o ciclo de mercado, que demanda acompanhamento constante para comprar a matéria-prima 
prezando por qualidade e menor custo. É preciso ter em mente que a soma da aquisição de insumos 
para a produção, produtos e serviços pode representar de 50% a 80% do total da receita bruta da 
companhia, o que junto às variáveis já citadas, culminam em um cenário delicado e que demanda 
uma estratégia bem aplicada para que a área de compras obtenha ganhos que sejam revertidos em 
lucros. Alguns sintomas sinalizam falhas na área de compras, como a falta de conhecimento da cadeia 
de suprimentos, ou a não existência de integração entre os agentes envolvidos nos processos. A má 
aplicação de tecnologias, e o descuido com a priorização de atividade são alguns dos fatores que 
indicam problemas no desdobramento do escopo definido. Essas situações exigem envolvimento 
urgente do gestor para mitigar possíveis problemas. Adaptado de 
http://cio.com.br/gestao/2018/03/27/sua-estrategia-de-suprimentos-esta-funcionando/ 
Uma das possíveis ferramentas que o gestor pode utilizar para resolver os problemas apresentados 
na situação é o mapeamento da cadeia de suprimentos, pois este mapeamento auxilia a: 
Nota: 0.0 
 A Observar se a empresa apresenta problemas internos quanto ao relacionamento de seus departamentos de produção e de 
logística. 
 B Investigar os membros da cadeia de suprimentos para conhecê-los melhor com objetivo de compreender todos os processos que 
permeiam as atividades desta cadeia. 
De acordo com a Aula Teórica 3, acerca de mapeamento da cadeia de suprimentos. 
 C Intervir nas empresas concorrentes, dificultando que estas continuem no mercado. 
 D Organizar as vendas da empresa para o consumidor final, por meio da pesquisa sobre possíveis produtos a serem oferecidos aos 
clientes. 
 
Questão 4/5 - Cadeia de Suprimentos 
Uma equipe multidisciplinar liderada pelo engenheiro Minesh Shah é a responsável por trazer para a 
indústria a maior turbina eólica da GE e elevar o setor a um outro patamar. A meta era ambiciosa: 
aumentar a competitividade dos parques eólicos no setor de energia, por meio de uma redução de 
30% nos custos associados a essa geração. Como? Tornando a turbina maior e mais eficiente, 
resultando no aumento da energia capturada e na redução do custo operacional. Um dos aspectos 
importantes desse projeto é que o tamanho do rotor era essencial para a redução do custo da 
eletricidade. Para aumentar o diâmetro do rotor havia a necessidade de resolver uma questão: como 
transportar essas pás enormes? Então desenvolveu-se uma pá que facilita a logística, e com essa 
construção, solucionou-se esse problema. Essa turbina é 30% maior que o maior modelo anterior, e 
isso só foi possível graças a esse mecanismo e ao uso de fibra de carbono. 
Adaptado de: https://epocanegocios.globo.com/Caminhos-para-o-futuro/noticia/2018/08/ainda-
estamos-na-infancia-da-energia-eolica.html 
Esta situação demonstra a relação entre a cadeia de valor e a cadeia de suprimentos pois: 
I. A análise da Cadeia de Valor ajudou a empresa a identificar as atividades que efetivamente agregam 
valor ao cliente 
II. A análise da Cadeia de Suprimentos identificou um dos pontos mais críticos do processo. 
III. A análise das duas cadeias fez o processo mais eficiente. 
Assinale a opção correta: 
Nota: 20.0 
 A Somente a afirmação I é correta 
 B Somente a afirmação III é correta 
 C Somente as afirmações I e II são corretas 
 D As afirmações I, II e III são corretas. 
Você acertou! 
Aula teórica 3, tema 1, acerca de cadeia de valor e cadeia de abastecimento 
 
Questão 5/5 - Cadeia de Suprimentos 
O McDonald’s anunciou que vai parar de entregar canudos de plástico aos clientes de forma 
espontânea. Segundo a empresa, a prática tem o objetivo de reforçar o compromisso da rede de fast-
food com a sociedade e o meio ambiente e contribuir para a mudança de cultura da cadeia de 
suprimentos e do público em geral. A implementação da nova prática será feita ao longo do mês de 
agosto de 2018. O Brasil será o primeiro a deixar de entregar canudos de plástico aos consumidores, 
mas a política deve se estender a outros países da América Latina e do Caribe nos próximos meses. 
Em nota, a Arcos Dorados, maior franquia do McDonald’s no mundo, informouque a decisão de não 
oferecer canudos proativamente para as bebidas de todos os restaurantes do país apoia o 
compromisso do McDonald’s de melhorar de maneira contínua suas embalagens, visto que o objetivo 
da rede de fast-food é fazer com que 100% das embalagens fornecidas aos consumidores sejam 
oriundas de fontes renováveis, recicladas ou certificadas até 2025. 
https://www.24horasnews.com.br/noticia/mcdonaldrs-so-entregara-canudos-de-plastico-ao-cliente-
que-pedir.html 
Esta prática do McDonald’s relaciona-se em especial com uma das redes da Cadeia de Suprimentos 
da organização. Assinale a opção correta quanto a esta rede: 
Nota: 20.0 
 A Rede de suprimentos 
 B Rede de distribuição 
 C Rede de transportes 
 D Rede reversa 
Você acertou! 
De acordo com a aula teórica 2, tema 5, sobre Redes Reversas 
 
Questão 1/5 - Cadeia de Suprimentos 
Gêmeos Digitais (em inglês, Digital Twins) são uma tecnologia de virtualização que representa ativos 
ou processos reais. Isso significa que, ao mesmo tempo em que um novo produto é desenvolvido no 
mundo objetivo, sua criação é representada digitalmente em todos os seus aspectos. Os Gêmeos 
Digitais utilizam dados físicos de objetos que operam e respondem ao ambiente no qual eles se 
encontram, bem como dados oferecidos por tecnologia sensorial, e podem ser usados para analisar 
e simular condições do mundo real, de modo a melhorar as operações industriais e agregar valor aos 
seus negócios. Em outras palavras, os gêmeos digitais são cópias elaboradas das linhas de produção. 
Com a ajuda dessa tecnologia, é possível simular mudanças de produção e, com isso, prever como 
seriam os resultados no mundo físico. Os gêmeos digitais podem ajudar a suavizar alguns desafios 
chave da cadeia de suprimentos. Os investimentos em gêmeos digitais permitiriam que as partes 
interessadas governem e gerenciem produtos, ou recursos como máquinas industriais, instalações 
em toda a cadeia de suprimentos de maneira muito mais estruturada e sistêmica. Alguns desafios que 
os agentes da cadeia de abastecimento enfrentam para melhorar seu desempenho são, por exemplo, 
a falta de colaboração multifuncional ou a falta de visibilidade em toda a cadeia de suprimentos. O 
valor dos gêmeos digitais seria permitir a adição e modificação de vários modelos que podem ser 
conectados para colaboração multifuncional. Também pode ser uma referência comum com conteúdo 
abrangente para todas as partes interessadas para acessar e entender o status atual da contrapartida 
física. Adaptado de https://www.certsys.com.br/insights/blog/gemeos-digitais-o-futuro-das-industrias/ 
e http://computerworld.com.br/metade-das-empresas-com-iot-ja-usa-ou-planeja-utilizar-gemeos-
digitais 
O uso de gêmeos digitais poderia auxiliar no alcance de objetivos e da integração dos elos da cadeia 
de suprimentos tais como: 
I. Um maior comprometimento dos fornecedores ao poder o produto desde o projeto. 
II. O planejamento e a organização da cadeia de suprimentos abrangendo todos os elos dessa cadeia 
III. A busca dos elos da cadeia de suprimentos por inovação, melhorias e diferenciais competitivos 
que os façam permanecer no mercado. 
Assinale a opção correta: 
Nota: 20.0 
 A Somente a afirmação I está correta 
 B Somente a afirmação III está correta 
 C Somente as afirmações I e II estão corretas 
 D As afirmações I, II e III estão corretas 
Você acertou! 
De acordo com a Aula Teórica 3, acerca de parcerias e integração entre os elos da cadeia 
 
Questão 2/5 - Cadeia de Suprimentos 
Observe o exemplo do mercado agrícola brasileiro, que historicamente estava organizado num 
formato tradicional, tendo players bem definidos em cada etapa. Indústrias nacionais e multinacionais 
forneciam insumos agrícolas a uma rede de distribuidores e cooperativas, que disponibilizavam tais 
produtos a agricultores, possibilitando que os mesmos executassem suas lavouras e entregassem, 
ao final de uma safra, os produtos agrícolas a indústrias de alimentos. Hoje um agricultor tem fácil 
acesso a tecnologias de produção agrícola e é capaz de produzir em sua própria fazenda parte dos 
insumos necessários para a próxima safra. Alguns desses agricultores, além de produzirem insumos 
para sua própria área, desenvolveram capacidade de produzir sementes para indústrias detentoras 
de tecnologia, transformando-se em fornecedores das empresas de que, historicamente, foram 
clientes. Além desse papel, esse agricultor, também tem capacidade de fornecer sementes para 
distribuidores que as comercializam em outras áreas, tornando-se novamente fornecedor dos seus 
habituais e antigos fornecedores. A partir do fácil acesso a novas tecnologias como agricultura de 
precisão, imagens de satélites e análises por modelos preditivos, esse mesmo agricultor não é mais 
dependente de consultorias técnicas - que antigamente eram oferecidas por distribuidores ou 
profissionais autônomos. Adicionalmente, usando dados de histórico de produtividade, informações 
de clima e previsibilidade futura de produção, adquiriu a capacidade de negociar os termos dos seus 
financiamentos agrícolas junto a bancos e seguradoras, demostrando garantia da entrega da 
produção. Por fim, esse mesmo agricultor, possui, atualmente, a capacidade de negociar sua 
produção agrícola diretamente com players internacionais, executando o papel que antigamente era 
feito por uma trading. Assim, um agricultor se transforma em um empresário rural pela capacidade de 
atuar como fornecedor para a indústria, fornecedor para distribuidores, consultor técnico, negociador 
de crédito, exportador e também agricultor. Com essa nova realidade, a visão tradicional de mercado 
não se sustenta, pois ela tem como base um único papel desse player, em uma realidade onde ele 
atua com múltiplos papeis. Adaptado de https://www.mundodomarketing.com.br/artigos/ivan-
moreno/37544 
Observando esta situação se percebe a necessidade de realizar um mapeamento da cadeia de 
suprimentos. Fazer o mapeamento de cadeia de suprimentos em que se encontra este agricultor pode 
auxiliar sua gestão, pois: 
I. Atualmente, as empresas de melhores práticas buscam conhecer seus fornecedores em todos os 
níveis para diagnosticar quão forte e efetiva é, ou poderá ser, a Cadeia a qual faz parte, verificando o 
desempenho e a competência dos seus pares para se salvaguardar de futuros conflitos. 
II. As empresas focais precisam acompanhar o comportamento do consumidor final do seu produto, 
independentemente da quantidade de intermediários, pois são eles que ditam as regras de mercado. 
III. Assim o agricultor poderá voltar a ter apenas um único papel dentro da Cadeia de Suprimentos, 
desejo de qualquer agricultor que esteja nesta situação ambígua da atualidade. 
Assinale a opção correta: 
Nota: 20.0 
 A Somente a afirmação I está correta 
 B Somente a afirmação II está correta 
 C Somente as afirmações I e II estão corretas 
Você acertou! 
De acordo com a Aula Teórica 3, acerca de mapeamento da cadeia de suprimentos e nível de clientes na cadeia de suprimentos. 
 D As afirmações I, II e III estão corretas 
 
Questão 3/5 - Cadeia de Suprimentos 
Operar negócios dinâmicos e lucrativos e, ao mesmo tempo, criar um mundo melhor é um objetivo 
das organizações na atualidade. Uma estratégia que tem emergido com força entre as empresas para 
se alcançar tal objetivo é a criação de valor compartilhado. O conceito ganhou fama depois que os 
pesquisadores da Universidade de Harvard Michael Porter e Mark Kramer publicaram um artigo, em 
2011, defendendo que os resultados de uma empresa devem andar de mãos dadas com benefícios 
sociais, ou seja, no lugar de interesses apenas econômicos e financeiros de curto prazo, entra em 
cena a busca pelo lucro calcado em impactos sociais, culturais e ambientais positivos. Quando uma 
empresa de alimentos capacita seusfornecedores no campo a cultivarem de forma mais eficiente, 
respeitando o meio ambiente, isso é criar valor compartilhado. Quando uma empresa apoia 
cooperativas de materiais recicláveis por meio de investimento e treinamentos que aumentem a 
eficiência e sustentabilidade do trabalho, isso é criar valor compartilhado. Mais do que uma nova 
tendência, trata-se de um novo propósito. Em vista das mazelas sociais e econômicas que ainda 
persistem no Brasil e no mundo, o valor compartilhado representa a chance de reinvenção das 
empresas, em diálogo aberto e transparente com a sociedade. Adaptado de 
https://exame.abril.com.br/negocios/valor-compartilhado-esta-reinventando-os-negocios-e-os-lucros/ 
Neste contexto, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas: 
I. Esta situação é um exemplo claro de aplicação do conceito de cadeia de valor na atualidade 
PORQUE 
II. O papel da Cadeia de Valor é propiciar o entendimento de que a empresa é um conjunto de 
atividades interagentes que objetivam agregar valor ao cliente final, independentemente do tipo de 
valor a ser agregado. 
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta: 
Nota: 20.0 
 A As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I. 
Você acertou! 
De acordo com a Aula Teórica 3, acerca de cadeia de valor 
 B As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I. 
 C A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa. 
 D A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira. 
 
Questão 4/5 - Cadeia de Suprimentos 
A indústria alimentícia Betânia, para manter a taxa de crescimento da empresa acima da inflação, 
investiu na revisão de procedimentos internos, como ajustar a distribuição, mas também aumentar a 
sinergia de operações com os demais elos da cadeia de abastecimento. A empresa é uma das 
associadas da Efficient Consumer Response (ECR Brasil), entidade sem fins lucrativos, que tem por 
missão difundir as ferramentas de Resposta Eficiente ao Consumidor. O grupo busca por meio de 
trabalho conjunto fazer a melhoria dos processos, redução de custos comuns, aumento da eficiência 
e, principalmente, atender às necessidades dos consumidores. Uma das soluções adotadas foi o 
compartilhamento de logística com outras indústrias do setor, como a M. Dias Branco, e até mesmo 
do varejo, como o Pinheiro Supermercado. Antes o caminhão que fazia o carregamento, voltava vazio 
ou ficava atrás de carga de outro fornecedor para viabilizar a viagem. Mas agora, coloca todo mundo 
na plataforma de demanda e a transportadora que foi com a minha carga, pode voltar com a do outro. 
Assim conseguimos reduzir tempo e custos, como a tarifa de frete. Adaptado de 
http://www20.opovo.com.br/app/opovo/dom/2016/11/05/noticiasjornaldom,3667883/do-limao-uma-
limonada-eles-aprenderam-com-a-crise.shtml para fins acadêmicos. Nesta situação podemos 
observar o uso do conceito de ECR. Com base neste conceito, observe as ações possíveis de se 
verificar no caso: 
I. trabalho de forma integrada para eliminar ineficiência 
II. trabalho de forma integrada para reduzir custos excessivos 
III. maximização da eficiência dos negócios para as partes envolvidas 
Agora assinale a opção correta: 
Nota: 20.0 
 A Somente a afirmação I está correta 
 B Somente a afirmação II está correta 
 C Somente as afirmações II e III estão corretas 
 D As afirmações I, II e III estão corretas 
Você acertou! 
De acordo com a aula teórica 4, sobre ECR 
 
Questão 5/5 - Cadeia de Suprimentos 
Representantes de grandes empresas do Ceará e do Brasil nos ramos do varejo, atacado e indústria 
consideram que o aproveitamento da tecnologia para otimizar processos é hoje menor do que deveria 
ser. Por exemplo, a diretora de supply chain da Procter & Gamble (P&G), comenta que no Brasil em 
geral não se usa o potencial completo de que se dispõe em tecnologia, muitas vezes dando 
preferência a procedimentos que seriam considerados ultrapassados em outros lugares. Em paralelo 
a isso, métodos que otimizam processos não são bem aproveitados – ou, em certos casos, nem 
podem ser usados. É o que acontece, por exemplo, com o sistema de troca eletrônica de dados EDI 
(do inglês Electronic Data Interchange), que ainda não foi lançado no País pela P&G e é uma 
ferramenta básica nos dias de hoje em outros ambientes de negócio. Por outro lado, há opções já 
existentes no Brasil e que ainda não foram amplamente adotadas, como o mapeamento de fluxo de 
valor (VSM), que já é bem aproveitado em países vizinhos como Colômbia e Chile. Adaptado de 
http://www20.opovo.com.br/app/opovo/economia/2016/11/23/noticiasjornaleconomia,3670843/empre
sarios-buscam-ampliar-uso-de-tecnologias.shtml para fins acadêmicos. Tendo por fundamento a 
situação da P&G analise as afirmações a seguir: 
I. A P&G gostaria de atuar com a tecnologia do EDI, pois esta é essencial para que a cadeia de 
suprimentos atue de forma otimizada e integrada. 
II. A P&G sente a falta de EDI no país pois através da interligação entre empresas e do fluxo de 
informação entre os seus sistemas de gestão, é possível que o balanceamento de todas as relações 
cliente/ fornecedor sejam atingidas. 
III. A P&G precisa do EDI, pois somente com ele a empresa consegue comprar, manufaturar e vender. 
Agora assinale a opção correta: 
Nota: 20.0 
 A Somente a afirmação I está correta 
 B Somente a afirmação II está correta 
 C Somente as afirmações I e II estão corretas 
Você acertou! 
Gabarito: De acordo com a aula teórica 4, sobre EDI 
 D As afirmações I, II e III estão corretas 
 
Questão 1/5 - Cadeia de Suprimentos 
Imagine um mundo onde as capacidades de fabricação, transporte, estocagem e até de informação 
sejam todas ilimitadas e sem custo. Imagine lead time iguais a zero permitindo que as mercadorias 
sejam produzidas e entregues instantaneamente. Nesse mundo, não há necessidade de planejamento 
em antecipação à demanda, pois sempre que o cliente precisar de um produto poderá ser 
instantaneamente atendido. Aqui também o planejamento agregado não exerce função alguma. 
Entretanto em nosso mundo isso não é possível de acontecer, para responder todas essas incertezas, 
contamos com o planejamento agregado que nos ajuda a responde-la. 
Adaptado de http://logisticadelducca.blogspot.com.br/2011/04/planejamento-agregado.html 
O planejamento agregado auxilia na compreensão das incertezas da Cadeia de Suprimentos pois: 
Nota: 20.0 
 A É ferramenta extremamente útil somente para os gestores operacionais que precisam se organizar para comportar a produção 
prevista para o atendimento da demanda. 
 B O planejamento agregado é uma ação apenas interna, impactando somente no processo produtivo da empresa. 
 C Com as empresas trabalhando atualmente em configuração de Cadeias ou Redes, essa informação ganhou mais notoriedade porque 
os provedores em seus vários níveis passaram a ter uma participação especial nesse processo. 
Você acertou! 
De acordo com a Aula Teórica 4, acerca de Planejamento agregado. 
 D Só é possível auxiliar a Cadeia de Suprimentos por meio de programação linear. 
 
Questão 2/5 - Cadeia de Suprimentos 
Otimizar processos e reduzir custos é essencial para qualquer empresa, seja para aumentar a 
lucratividade ou para enfrentar períodos de crises. E foi para auxiliar gestores nestes dois fatores que 
a Tevec Metodologias e Sistemas foi criada. A Tevec é uma plataforma de inteligência artificial voltada 
para a melhora da divisão de vendas, visando otimizar toda a cadeia logística das empresas. Ela 
trabalha na aplicação de “machine learning” para reconhecimento de padrões de comportamento de 
demanda, que automatiza todo o processo de previsão e cálculo dos lotes ideais de reposição de 
produtos nos pontos de vendae nos centros de distribuição, permitindo o controle do planejamento 
de vendas, nível de serviço e estoques reguladores. 
Adaptado de https://www.dci.com.br/especiais/empresa-usa-inteligencia-artificial-para-otimizar-gest-
o-1.699385 
Pode-se afirmar que esta plataforma auxilia no planejamento da cadeia de suprimentos pois: 
I. O planejamento em uma Cadeia tem como objetivo propiciar uma visão ampla do negócio e a 
plataforma traz várias informações para auxiliar na construção desta visão. 
II. A previsão da demanda, uma das informações fornecidas pela plataforma, é base do planejamento. 
III. A plataforma garante erros grosseiros e análises equivocadas na estimativa de demanda futura. 
Assinale a opção correta: 
Nota: 20.0 
 A Somente a afirmação I está correta 
 B Somente a afirmação II está correta 
 C Somente as afirmações I e II estão corretas 
Você acertou! 
De acordo com a Aula Teórica 4, acerca de Planejamento da cadeia de suprimentos. 
 D As afirmações I, II e III estão corretas 
 
Questão 3/5 - Cadeia de Suprimentos 
A Apple tem enfrentado uma encruzilhada desafiadora este ano com as vendas de seu carro-chefe 
iPhone X decepcionando observadores de mercado. Os investidores acompanhavam a Apple de 
perto, enquanto previsões ruins da cadeia de suprimentos de smartphones sinalizavam que a 
demanda do iPhone poderia ser menor do que a esperada anteriormente. Eles também observaram 
cuidadosamente os sinais do que a Apple planeja fazer com suas centenas de bilhões de dólares em 
dinheiro. Nos últimos meses, a Apple tem enfatizado o tamanho de sua base de usuários, que inclui 
iPhones usados, em vez de focar estritamente nas vendas de novos dispositivos, um sinal da 
crescente importância de ganhar dinheiro com os usuários sem vender novos equipamentos. 
Adaptado de https://g1.globo.com/economia/noticia/acoes-da-apple-abrem-em-alta-apos-empresa-
registrar-lucro-25-maior-no-1-trimestre-de-2018.ghtml 
Ter a previsão de demanda, no caso da Apple, auxilia na gestão da Cadeia de Suprimentos, pois é 
com estes dados em mãos que: 
Nota: 20.0 
 A Resultam muitos erros de decisão, já que as previsões são sempre imprecisas. 
 B Haverá uma maior distorção das informações acerca do que os fornecedores devem produzir. 
 C Se inicia o movimento das atividades da Cadeia de Suprimentos, principalmente as logísticas. 
Você acertou! 
De acordo com a Aula Teórica 4, acerca de Previsão da demanda. 
 D Se entende o conhecimento empírico subjetivo sobre o comportamento do consumidor. 
 
Questão 4/5 - Cadeia de Suprimentos 
A discussão sobre a possível aquisição, ainda que parcial, da Embraer pela Boeing está em 
contraposição ao padrão de concorrência da indústria aeronáutica mundial, pois os países buscam 
preservar e reforçar o controle nacional dos seus respectivos conglomerados aeroespaciais e de 
defesa (A&D). No caso brasileiro, a importância de se manter o controle nacional da Embraer é ainda 
mais crucial. Primeiro, ela responde sozinha por mais de 80% das receitas do conjunto de empresas 
que compõem o setor aeroespacial brasileiro. Ademais, o restante da cadeia produtiva da indústria 
aeronáutica brasileira é muito restrito, formada majoritariamente por fornecedores de segundo e 
terceiro níveis, altamente dependentes da Embraer. Desta maneira, é possível afirmar que a eventual 
perda de controle da Embraer significaria a perda de controle do conjunto da indústria aeronáutica 
brasileira, seja pela atuação direta dessa empresa, seja pela coordenação que ela exerce sobre a 
cadeia de suprimentos. 
Adaptado de https://jornalggn.com.br/noticia/embraer-radiografia-de-uma-operacao-criminosa-1 
Tal situação da Embraer está relacionada aos efeitos negativos da perda dos mecanismos de 
coordenação, pois poderão acontecer: 
I. Obstáculos operacionais. 
II. Melhoria das análises das previsões e demandas. 
III. Maior confiança entre os elos da Cadeia de Suprimentos. 
Assinale a opção correta: 
Nota: 20.0 
 A Somente a afirmação I está correta 
Você acertou! 
De acordo com a Aula Teórica 4, acerca de Mecanismos de coordenação. 
 B Somente a afirmação II está correta 
 C Somente as afirmações I e II estão corretas 
 D As afirmações I, II e III estão corretas 
 
Questão 5/5 - Cadeia de Suprimentos 
A Starrett, uma fabricante de serras, ferramentas e instrumentos de medição. Com o objetivo de 
melhorar o atendimento ao cliente, a taxa de entrega e reduzir estoques, a Starrett Brasil, Multinacional 
americana com presença em mais de 100 países, resolveu implementar o Sistema Puxado da Teoria 
das Restrições (TOC). Alinhamento de toda cadeia de suprimentos baseada na demanda real e lead 
times curtos foram soluções pensadas para o negócio, pois era necessário quebrar paradigmas, rever 
processos de fabricação e rever a forma que se gerenciava estoque. A primeira fase da 
implementação do TOC foi a de revisão do portfólio. Envolveu-se a equipe de vendas para que 
entendessem a necessidade de ter os produtos certos nos momentos oportunos. Logo depois da 
primeira fase do projeto, ocorreu uma baixa em 54% em relação às ordens de produção, e 63% em 
relação ao estoque total. Outros resultados obtidos foram: de 6% para 0% de ruptura, melhoria na 
qualidade de serviço e mais harmonia entre as equipes. 
Adaptado de http://www.segs.com.br/demais/113944-entenda-como-a-starrett-brasil-reduziu-
rupturas-e-estoque-ao-mesmo-tempo 
Assim como a Starret, outras organizações buscam essa modificação nos estoques ao longo da 
cadeia de suprimentos, pois: 
I. A maioria das empresas considera o estoque nocivo para sua saúde financeira e buscam 
constantemente maneiras de gerenciá-lo melhor 
II. Os estoques geram, entre outros, custo de obsolescência com prazos de validade vencidos, 
“produtos fora de moda” ou de tecnologia ultrapassadas. 
III. Quanto mais apurados forem os custos de estoque, mais oportunidades de melhorias e reduções 
são conseguidas. 
Assinale a opção correta: 
Nota: 20.0 
 A Somente a afirmação I está correta 
 B Somente a afirmação II está correta 
 C Somente as afirmações I e II estão corretas 
 D As afirmações I, II e III estão corretas 
Você acertou! 
De acordo com a Aula Teórica 4, acerca de Planejamento de estoques: segurança, nível de disponibilidade. 
 
Questão 1/5 - Cadeia de Suprimentos 
A Tyson Foods, dos Estados Unidos, disse que vai ser mais flexível e transparente com os milhares de criadores de 
frango que fornecem animais para a companhia. Criadores se queixam há anos de que empresas processadoras de 
carne controlam com muito rigor as operações dos fornecedores, abafam críticas às práticas de pagamento e 
promovem retaliação quando os avicultores tentam se organizar. A Tyson disse que elaborou uma “carta de direitos” 
para criadores que têm contrato de fornecimento com a companhia. Essa carta garante aos avicultores o direito de 
receber informações sobre pagamentos e de discutir contratos com terceiros. A empresa disse também que esses 
criadores têm o direito de se filiar a associações de avicultores. 
https://istoe.com.br/eua-tyson-foods-quer-melhorar-relacionamento-com-criadores-de-frango/ 
A situação dos criadores de frango reflete a necessidade destes fornecedores de princípios básicos de negociação 
proposto por Zartmann. Observe as afirmações quanto aos princípios utilizados pela Tyson Foods na negociação com 
os criadores: 
I. Racionalidade: Nesse caso, o que se observa é que quando as partes não conhecem bem as demandas entre si, 
acabam tentando obter vantagens individuais. 
II. Equivalência: As partes negociantes esperam resultados melhores ou equivalentes aos resultados já alcançados em 
situações anteriores. 
III. Distribuição: Ambas as partes consideram que tem a melhor solução para todos, desde que essa seja a melhor 
soluçãopara ela mesma. 
Assinale a opção correta: 
 A Somente a afirmação I está correta 
 B Somente a afirmação II está correta 
 C Somente a afirmação III está correta 
 
Questão 2/5 - Cadeia de Suprimentos 
Startup brasileira de logística, a Mandaê produz uma plataforma multilateral que organiza a totalidade da Cadeia de 
Suprimentos de encomendas para oferecer às empresas um serviço de envio eficiente e de alta qualidade, fazendo 
com que economizem até 35% de gastos com frete. É pioneira no uso da abordagem “asset-light” na indústria de 
encomendas, trabalhando com diversos parceiros em cada uma das principais etapas do envio de encomendas: coleta, 
cross-docking e last mile, também conhecida como última milha. A startup usa tecnologia para organizar a jornada 
de transporte mais eficiente para cada pacote, desde a seleção dos veículos que vão fazer a coleta nos embarcadores 
(incluindo a otimização da rota de coleta), identificação da melhor operação de cross-docking para onde vai cada 
pacote e a otimização da separação dos pacotes, até a seleção da transportadora para as entregas de meio e última 
milha. Essa abordagem é a adaptação ideal à região do Brasil, onde as PMEs em geral têm apenas uma opção de 
envio: o serviço nacional de envio. A Mandaê é a única plataforma no Brasil que permite às empresas com volume 
menor de envios utilizarem transportadoras privadas, ajudando-as a economizar uma quantia significativa e garantir 
uma melhor qualidade de entrega. 
http://idgnow.com.br/ti-corporativa/2018/05/15/mandae-levanta-us-7-1-milhoes-em-nova-rodada-de-investimentos/ 
A Mandaê auxilia a cadeia de Suprimentos a trabalhar sob um importante princípio. Assinale a alternativa correta 
quanto a este princípio: 
 A Deve haver redução de custos, otimização de estoques e melhoria do 
nível de serviço ofertado ao cliente. 
 B Deve haver redução dos transportes, independente das necessidades dos clientes, 
para reduzir custos. 
 C PMEs não devem atuar em Cadeias de Suprimentos pois não conseguem enviar 
seus produtos por nenhum tipo de transporte. 
 D Deve-se evitar o envolvimento dos elos da Cadeia para garantir a competitividade 
necessária para se manter no mercado. 
 
Questão 3/5 - Cadeia de Suprimentos 
Parcerias estratégicas são premissas para o sucesso de qualquer empresa, principalmente no que diz respeito à cadeia 
de suprimentos, setor que envolve diversos players do mercado. Atualmente, os principais gargalos no relacionamento 
entre compradores e fornecedores é a falta de planejamento e de comunicação. O comprador, quando tem um plano 
de negócios estruturado e alinhado às expectativas do provedor, permite que ambos atuem em busca de melhorias 
contínuas de desempenho, fomentando uma relação duradoura e que beneficia todos os envolvidos. 
https://www.terra.com.br/noticias/dino/tres-motivos-para-apostar-no-bom-relacionamento-entre-compradores-e-
fornecedores,1eff0dc4bcb792c3b980e07f88b867367ih0aghk.html 
Para consolidar estas parcerias existem vários passos a serem seguidos para a qualificação de um parceiro de 
fornecimento. Para tanto a sequência de ações é: 
I. Seleção e avaliação, 
II. Aclaramento dos requisitos para a qualidade 
III. Certificação para avaliação e homologação do fornecedor 
Assinale a sequência correta: 
 A I, II, III 
 B III, II, I 
 C I, III, II 
 D III, I, II 
 
Questão 4/5 - Cadeia de Suprimentos 
Quando a Adidas lançou o tênis de modelo AM4LDN (Adidas Made For London) para os maratonistas de Londres, 
a marca deu o start à jornada de agilidade e proximidade do consumidor final, disparando na frente de muitos 
concorrentes. O calçado foi criado em uma fábrica automatizada, de alta velocidade e robotizada, na Alemanha. O 
mais interessante é que recebeu a contribuição dos seus futuros usuários, os corredores de Londres. Mesmo antes de 
ser anunciada ao público, a Speedfactory da Adidas começou a fazer uso de novas tecnologias para melhorar e 
digitalizar os negócios para trazer resultados efetivos e alinhados à expectativa do cliente final. Tudo começou ao 
conectar seus fornecedores e parceiros de logística em uma rede que melhorava a visibilidade e colaboração na cadeia 
de suprimentos. Com essa visibilidade completa, a Adidas repensou a forma de fazer tênis. Rastrear um item durante 
todo o caminho de produção, ajudou a pavimentar a jornada de customização massiva do programa miAdidas. Hoje, 
os calçados customizados são feitos lado a lado com os modelos em massa, permitindo à Adidas personalizar produtos 
para os clientes, sem prejudicar o processo tradicional de manufatura. Esta mudança requer visão e persistência para 
seguir o objetivo planejado, mesmo com as mudanças significativas que ainda acontecerão. Afinal, se está falando 
Supply Chain em rede, em que o sucesso depende da visibilidade de todos os processos da cadeia de suprimentos 
http://computerworld.com.br/supply-chain-onde-nasce-transformacao-digital 
O caso da Adidas demonstra a utilização massiva de estrutura de TI necessária para uma Cadeia de Suprimentos, nos 
seguintes macroprocessos: 
I. De gestão de relacionamento com o cliente (CRM) 
II. De gestão de outsourcing interno (IOM) 
III. De gestão de relacionamento com o fornecedor (SRM) 
Assinale a opção correta: 
 A Somente a afirmação II está correta 
 B Somente as afirmações I e II estão corretas 
 C Somente as afirmações I e III estão corretas 
 D Somente as afirmações II e III estão corretas 
 
Questão 5/5 - Cadeia de Suprimentos 
A Orange Business Services e a Siemens, fornecedora líder de equipamentos de automação de fábricas, uniram forças 
para impulsionar a adoção da Internet das Coisas (IoT) no setor industrial, simplificando a integração e promovendo 
a inovação. O foco inicial será desenvolver soluções em torno de rastreamento e monitoramento de ativos para 
otimizar a cadeia de suprimentos e melhorar a eficiência, bem como desenvolver produtos digitalmente aprimorados 
para aumentar a satisfação do cliente e criar novos modelos de negócios. A parceria ajudará as empresas a conectarem 
suas máquinas e infraestrutura física ao mundo digital, permitindo que elas traduzam a riqueza de dados que produzem 
em resultados. A análise avançada e os serviços digitais ajudarão a aumentar a produtividade e a eficiência em seus 
negócios. A Orange Business Services traz suas habilidades globais de conectividade celular, consultoria, integração 
de sistemas e desenvolvimento de aplicativos para a parceria. A aliança é construída em torno do MindSphere, da 
Siemens, o sistema operacional IoT aberto baseado em nuvem, e da Datavenue, oferta modular da Orange de IoT e 
Data Analytics. 
http://www.segs.com.br/info-ti/112516-orange-business-services-e-siemens-se-juntam-para-fornecer-solucoes-de-
iot-para-industrias 
Pode-se comparar o caso ao uso da metodologia EDI pois: 
 A Neste caso se tem por objetivo usar uma ferramenta de gerenciamento de estoques 
que tem como foco reduzir o volume de estoques nos depósitos dos varejistas. 
 B Se tem por foco, no caso, atuar no ressuprimento dos produtos. 
 C Pode-se dizer que o EDI é a troca automatizada, 
computador-a-computador, de informações de negócios/estruturas, 
entre uma empresa e seus parceiros comerciais, de acordo 
com um padrão reconhecido internacionalmente. 
 D Se tem a pretensão de envolver as pessoas em sua implementação, visto ser o 
comprometimento dos operários imprescindível para o funcionamento do EDI. 
 
Questão 1/5 - Cadeia de Suprimentos 
Planejar a rede logística ideal para atender aos clientes sempre foi uma discussão bastante intensa 
no meio. Isso se deve basicamente ao fato de que não há uma única resposta certa do ponto de vista 
de operações, mas sim uma infinidade de opçõesque dependem de profundas discussões com a área 
de marketing e vendas. A rede logística que gera a maior economia em custos para a companhia pode 
não ser aquela que melhor satisfaz o nível de serviço que o cliente requer, colocando o ponto ótimo 
entre minimização dos custos e maximização das vendas sob intenso debate. Adaptado de 
http://www.ilos.com.br/web/planejamento-de-rede-logistica-no-contexto-nacional/ 
Tendo em vista esta situação se pode verificar a importância do estabelecimento de uma rede 
logística. Neste sentido, é fundamental para manter vantagem competitiva: 
Nota: 20.0 
 A Ignorar os pedidos das áreas de marketing e de vendas 
 B Desenvolver parcerias sólidas e confiáveis 
Você acertou! 
De acordo com o tema 1 da Aula Teórica 2, acerca da importância do desenvolvimento de redes 
 C Convencer o cliente de que ele está satisfeito 
 D Comprar caminhões para não depender de transportadoras 
 
Questão 2/5 - Cadeia de Suprimentos 
A Rockwell Automotion anunciou, ao final de 2017, o investimento no The Hive, um fundo de inovação 
e estúdio de colaboração do Vale do Silício, com a finalidade de obter acesso a um ecossistema de 
inovadores e startups de tecnologia especializadas em aplicações de inteligência artificial (IA) para a 
área de automação industrial. Os objetivos da Rockwell Automation incluem colaboração para 
solucionar problemas de clientes, acelerar a inovação e identificar tecnologias emergentes que 
possam ajudar seus clientes do setor de produção a melhorar o desempenho dos negócios com a 
redução da distância entre os sistemas de informação do chão de fábrica e os níveis mais altos. 
Entende-se que o setor industrial exige o uso de tecnologias inovadoras e revolucionárias como a IA 
para desenvolver as unidades industriais e redes de suprimentos flexíveis, eficientes, ágeis e seguras. 
Adaptado de: http://maringa.odiario.com/economia/2017/11/rockwell-automation-investe-em-
inteligencia-artificial-ia-na-area-de-automacao-industrial/2431674/ 
Esta situação reforça a necessidade de um elemento para se trabalhar com uma rede de 
suprimentos. Assinale a opção correta: 
Nota: 20.0 
 A Redução de fluxo de materiais 
 B Prática do Just In Time 
 C Investimento em tecnologia 
Você acertou! 
De acordo com o tema 2 da Aula Teórica 2, acerca de redes de suprimentos 
 D Generalização dos produtos oferecidos ao cliente 
 
Questão 3/5 - Cadeia de Suprimentos 
Forças surgidas na década de 80 vêm pressionando as empresas, fazendo com que estas repensem 
suas estratégias competitivas. Primeiro, a crescente aceleração da transformação tecnológica levando 
a modificação de competências que são essenciais para a manutenção de uma vantagem competitiva 
e a valorização na competição baseada no tempo. Segundo, a competição aumentou e intensificou-
se. Terceiro, a globalização tornou-se uma realidade. As empresas, hoje, competem em mercados 
globais, contra concorrentes globais. Isso significa ser impossível pensar em temos de mercados 
exclusivamente domésticos, com um conjunto de concorrentes conhecidos e comparáveis facilmente. 
Adaptado de http://www.abepro.org.br/biblioteca/enegep1998_art476.pdf. 
Todas essas forças levaram ao surgimento: 
Nota: 20.0 
 A Do conceito de gestão da cadeia de suprimentos separado do conceito de logística 
Você acertou! 
De acordo com o tema 1 da Aula Teórica 1, acerca de conceitos gerais sobre a cadeia de suprimentos 
 B Do conceito de logística exclusivamente como transporte 
 C Do conceito de cadeia de suprimentos como elemento de decisão operacional na empresa 
 D Do conceito de cadeia de suprimentos como um sinônimo do conceito de logística empresarial. 
 
Questão 4/5 - Cadeia de Suprimentos 
O tema gestão colaborativa vem sendo abordado como forma de gerar vantagem competitiva. 
Iniciativas colaborativas em cadeias de suprimentos (CS) proporcionaram o surgimento de métodos e 
práticas que corroboram a ideia de que a competitividade não se dá mais entre empresas isoladas, e 
sim entre cadeias. Na literatura, além de métodos colaborativos para a gestão da cadeia de 
suprimentos (GCS), é possível encontrar iniciativas para projeto, configuração, otimização, entre 
outras. Porém, observa-se baixa adesão de métodos colaborativos para a GCS, assim como 
dificuldades de implementação. Adaptado de http://rae.fgv.br/rae/vol55-num5-2015/metodos-
colaborativos-na-gestao-cadeias-suprimentos-desafios-implementacao. 
Dentre as dificuldades citadas para a adesão a uma cadeia colaborativas encontra-se: 
I. A intermediação dos relacionamentos entre os elos 
II. A utilização do método PDCA de gestão 
III. Os frequentes trade offs internos e externos 
Assinale a opção correta: 
Nota: 20.0 
 A Somente a afirmação II está correta 
 B Somente as afirmações I e II estão corretas 
 C Somente as afirmações I e III estão corretas 
Você acertou! 
De acordo com o tema 6 da Aula Teórica 1, acerca de cadeias colaborativas 
 D As afirmações I, II e III estão corretas 
 
Questão 5/5 - Cadeia de Suprimentos 
A Nimbi é uma empresa especializada em supply chain management. Com tecnologia em nuvem e 
mais de R$ 100 bilhões transacionados, a plataforma da Nimbi atende todos os elos da cadeia de 
suprimentos, incluindo todo o processo de busca, homologação, e negociação entre empresas. A 
Nimbi contratou a argentina Aivo para contar com um chatbot de interação com os clientes. Com uma 
média de 250 interações por dia, a empresa somou mais de 4,5 mil contatos pelo chat no primeiro 
mês de uso da ferramenta. O chat possibilita que o usuário da plataforma entre em contato conosco 
e receba uma resposta rápida. Com o chatbot, é possível agregar valor a esse serviço e ainda contar 
com uma linguagem natural e mais humanizada. Esse tipo de tecnologia permite que a empresa seja 
mais assertiva no atendimento, importante etapa na fidelização do cliente. É importante poder contar 
com as novas soluções para aprimorar o relacionamento com os usuários. E, como a inteligência 
artificial faz com que a ferramenta evolua à medida que se comunica, mais bons resultados surgirão 
nos próximos meses. Adaptado de https://www.baguete.com.br/noticias/09/08/2017/nimbi-adota-
chatbot-com-aivo. 
O chatbot da Nimbi auxilia as empresas a tratar com um dos elos da cadeia de suprimentos: o cliente. 
Mas uma cadeia de suprimentos é composta por vários outros elos. Observe os seguintes elementos 
de uma cadeia de suprimentos 
I. fornecedores 
II. produtores 
III. transportadores 
IV. atacadistas, distribuidores, varejistas, atacarejos 
Assinale a opção correta: 
Nota: 20.0 
 A Somente I e II são elos de uma cadeia de suprimentos 
 B Somente II e III são elos de uma cadeia de suprimentos 
 C Somente III e IV são elos de uma cadeia de suprimentos 
 D I, II, III e IV são elos de uma cadeia de suprimentos 
Você acertou! 
De acordo com o tema 2 da Aula Teórica 1, acerca de atores interagentes 
 
Questão 1/5 - Cadeia de Suprimentos 
Falhas na distribuição nos últimos três meses acendem o risco de desabastecimento nos estoques de 
vacinas contra a meningite C no País. O alerta partiu do Ministério da Saúde, que emitiu informe sobre 
a situação que já é crítica em São Paulo e outros sete Estados. Embora tenham recebido quantidade 
do imunizante abaixo da média mensal, as cidades da região descartam falta da dose, que é aplicada 
em bebês aos 3 e 5 meses de vida no combate da doença. Segundo a pasta federal, atrasos e envios 
reduzidos de remessas com a medicação ocorrem desde abril passado. Naquela ocasião, foram 
distribuídas doses equivalentes a 58% da cota mensal destinada a cada estado. Em nota, o fabricante 
cita quer por problemas atípicos na cadeia produtiva e logística, o suprimento da vacina não atingiu 
os quantitativos programados para estes três meses. 
Adaptado de http://www.atribuna.com.br/noticias/noticias-detalhe/cidades/falha-na-distribuicao-aumenta-risco-de-falta-de-vacina-para-meningite-c/?cHash=65a23c014fb1c9a6c01fd021d13bbd1b 
Esta situação demonstra que a rede de distribuição: 
I. É um passo determinante para o sucesso de uma Cadeia. 
II. Tem os atores dessa etapa responsáveis por colocar o produto no mercado. 
III. Não interfere na eficiência da Cadeia. 
Assinale a opção correta: 
Nota: 20.0 
 A Somente a afirmação I é correta 
 B Somente a afirmação III é correta 
 C Somente as afirmações I e II são corretas 
Você acertou! 
Aula teórica 2, tema 3, acerca de Rede de Distribuição 
 D As afirmações I, II e III são corretas. 
 
Questão 2/5 - Cadeia de Suprimentos 
Gerir uma cadeia de suprimentos não pode ser considerado por parte dos gestores uma tarefa 
simples. Devido à falta de investimentos dos governos em infraestruturas, tributos que são difíceis de 
se compreender acabam burocratizando a cadeia de suprimentos, deixando-a fortemente prejudicada. 
Porém, a culpa dos obstáculos existentes na cadeia de suprimentos, não pode ser apenas atribuída 
aos governantes. As organizações têm um percentual grande nesses obstáculos criados para o 
crescimento da gestão da cadeia de suprimentos, pois existem paradigmas que precisam serem 
quebrados por parte das empresas. Um destes obstáculos refere-se a falta de investimentos em 
sistemas de informação. Os sistemas de informação são fundamentais para servir de apoio as 
decisões tomadas por gestores da cadeia, otimizando os processos logísticos por meio da velocidade 
da informação. Portanto, para o sucesso de qualquer cadeia de suprimentos é, necessário as 
empresas investirem em sistemas de informação capazes de encurtar a distância entre parceiros da 
cadeia como um todo, integrando o cenário interno ao externo da organização. Adaptado de 
http://www.administradores.com.br/artigos/academico/cinco-obstaculos-a-implantacao-de-uma-
gestao-na-cadeia-de-suprimentos-e-suas-desvantagens/107673/ 
Tal obstáculo diz respeito a uma das barreiras à integração dos elos da cadeia de suprimentos. 
Assinale a opção correta quanto a esta barreira: 
Nota: 20.0 
 A Barreira cultural 
 B Barreira financeira 
 C Barreira tecnológica 
Você acertou! 
De acordo com a Aula Teórica 3, acerca de barreiras à implantação 
 D Barreira de qualificação dos colaboradores 
 
Questão 3/5 - Cadeia de Suprimentos 
Uma equipe multidisciplinar liderada pelo engenheiro Minesh Shah é a responsável por trazer para a 
indústria a maior turbina eólica da GE e elevar o setor a um outro patamar. A meta era ambiciosa: 
aumentar a competitividade dos parques eólicos no setor de energia, por meio de uma redução de 
30% nos custos associados a essa geração. Como? Tornando a turbina maior e mais eficiente, 
resultando no aumento da energia capturada e na redução do custo operacional. Um dos aspectos 
importantes desse projeto é que o tamanho do rotor era essencial para a redução do custo da 
eletricidade. Para aumentar o diâmetro do rotor havia a necessidade de resolver uma questão: como 
transportar essas pás enormes? Então desenvolveu-se uma pá que facilita a logística, e com essa 
construção, solucionou-se esse problema. Essa turbina é 30% maior que o maior modelo anterior, e 
isso só foi possível graças a esse mecanismo e ao uso de fibra de carbono. 
Adaptado de: https://epocanegocios.globo.com/Caminhos-para-o-futuro/noticia/2018/08/ainda-
estamos-na-infancia-da-energia-eolica.html 
Esta situação demonstra a relação entre a cadeia de valor e a cadeia de suprimentos pois: 
I. A análise da Cadeia de Valor ajudou a empresa a identificar as atividades que efetivamente agregam 
valor ao cliente 
II. A análise da Cadeia de Suprimentos identificou um dos pontos mais críticos do processo. 
III. A análise das duas cadeias fez o processo mais eficiente. 
Assinale a opção correta: 
Nota: 20.0 
 A Somente a afirmação I é correta 
 B Somente a afirmação III é correta 
 C Somente as afirmações I e II são corretas 
 D As afirmações I, II e III são corretas. 
Você acertou! 
Aula teórica 3, tema 1, acerca de cadeia de valor e cadeia de abastecimento 
 
Questão 4/5 - Cadeia de Suprimentos 
O McDonald’s anunciou que vai parar de entregar canudos de plástico aos clientes de forma 
espontânea. Segundo a empresa, a prática tem o objetivo de reforçar o compromisso da rede de fast-
food com a sociedade e o meio ambiente e contribuir para a mudança de cultura da cadeia de 
suprimentos e do público em geral. A implementação da nova prática será feita ao longo do mês de 
agosto de 2018. O Brasil será o primeiro a deixar de entregar canudos de plástico aos consumidores, 
mas a política deve se estender a outros países da América Latina e do Caribe nos próximos meses. 
Em nota, a Arcos Dorados, maior franquia do McDonald’s no mundo, informou que a decisão de não 
oferecer canudos proativamente para as bebidas de todos os restaurantes do país apoia o 
compromisso do McDonald’s de melhorar de maneira contínua suas embalagens, visto que o objetivo 
da rede de fast-food é fazer com que 100% das embalagens fornecidas aos consumidores sejam 
oriundas de fontes renováveis, recicladas ou certificadas até 2025. 
https://www.24horasnews.com.br/noticia/mcdonaldrs-so-entregara-canudos-de-plastico-ao-cliente-
que-pedir.html 
Esta prática do McDonald’s relaciona-se em especial com uma das redes da Cadeia de Suprimentos 
da organização. Assinale a opção correta quanto a esta rede: 
Nota: 20.0 
 A Rede de suprimentos 
 B Rede de distribuição 
 C Rede de transportes 
 D Rede reversa 
Você acertou! 
De acordo com a aula teórica 2, tema 5, sobre Redes Reversas 
 
Questão 5/5 - Cadeia de Suprimentos 
Com o passar dos anos, o avanço das tecnologias e a criação de novas metodologias de organização 
empresarial possibilitaram que o planejamento estratégico das companhias ficasse mais detalhado e 
complexo. Assim, cada área ganha peso e representatividade, pois seus indicadores afetam 
diretamente as métricas que definem o sucesso dos negócios, o que enfatiza uma execução eficiente 
do planejamento. A área de Suprimentos, que por muito tempo foi vista como operacional, ganha 
destaque por seu cunho estratégico e proativo, com foco na alavancagem dos lucros da empresa. 
Essa realidade é acompanhada por diversos desafios, como o perfil da equipe, que precisa ter o 
conhecimento detalhado das categorias estratégicas, e a gestão de fornecedores, para que o 
comprador não vire refém desses parceiros e consiga obter as melhores negociações. Também existe 
o ciclo de mercado, que demanda acompanhamento constante para comprar a matéria-prima 
prezando por qualidade e menor custo. É preciso ter em mente que a soma da aquisição de insumos 
para a produção, produtos e serviços pode representar de 50% a 80% do total da receita bruta da 
companhia, o que junto às variáveis já citadas, culminam em um cenário delicado e que demanda 
uma estratégia bem aplicada para que a área de compras obtenha ganhos que sejam revertidos em 
lucros. Alguns sintomas sinalizam falhas na área de compras, como a falta de conhecimento da cadeia 
de suprimentos, ou a não existência de integração entre os agentes envolvidos nos processos. A má 
aplicação de tecnologias, e o descuido com a priorização de atividade são alguns dos fatores que 
indicam problemas no desdobramento do escopo definido. Essas situações exigem envolvimento 
urgente do gestor para mitigar possíveis problemas. Adaptado de 
http://cio.com.br/gestao/2018/03/27/sua-estrategia-de-suprimentos-esta-funcionando/ 
Uma das possíveis ferramentas que o gestor pode utilizar para resolver os problemas apresentados 
na situação é o mapeamento da cadeia de suprimentos, pois este mapeamento auxilia a: 
Nota: 20.0 
 A Observar se a empresa apresenta problemas internos quanto ao relacionamento de seus departamentos 
de produção ede logística. 
 B Investigar os membros da cadeia de suprimentos para conhecê-los melhor com objetivo de compreender 
todos os processos que permeiam as atividades desta cadeia. 
Você acertou! 
De acordo com a Aula Teórica 3, acerca de mapeamento da cadeia de suprimentos. 
 C Intervir nas empresas concorrentes, dificultando que estas continuem no mercado. 
 D Organizar as vendas da empresa para o consumidor final, por meio da pesquisa sobre possíveis 
 produtos a serem oferecidos aos clientes. 
 
Questão 1/5 - Cadeia de Suprimentos 
Gêmeos Digitais (em inglês, Digital Twins) são uma tecnologia de virtualização que representa ativos 
ou processos reais. Isso significa que, ao mesmo tempo em que um novo produto é desenvolvido no 
mundo objetivo, sua criação é representada digitalmente em todos os seus aspectos. Os Gêmeos 
Digitais utilizam dados físicos de objetos que operam e respondem ao ambiente no qual eles se 
encontram, bem como dados oferecidos por tecnologia sensorial, e podem ser usados para analisar 
e simular condições do mundo real, de modo a melhorar as operações industriais e agregar valor aos 
seus negócios. Em outras palavras, os gêmeos digitais são cópias elaboradas das linhas de produção. 
Com a ajuda dessa tecnologia, é possível simular mudanças de produção e, com isso, prever como 
seriam os resultados no mundo físico. Os gêmeos digitais podem ajudar a suavizar alguns desafios 
chave da cadeia de suprimentos. Os investimentos em gêmeos digitais permitiriam que as partes 
interessadas governem e gerenciem produtos, ou recursos como máquinas industriais, instalações 
em toda a cadeia de suprimentos de maneira muito mais estruturada e sistêmica. Alguns desafios que 
os agentes da cadeia de abastecimento enfrentam para melhorar seu desempenho são, por exemplo, 
a falta de colaboração multifuncional ou a falta de visibilidade em toda a cadeia de suprimentos. O 
valor dos gêmeos digitais seria permitir a adição e modificação de vários modelos que podem ser 
conectados para colaboração multifuncional. Também pode ser uma referência comum com conteúdo 
abrangente para todas as partes interessadas para acessar e entender o status atual da contrapartida 
física. Adaptado de https://www.certsys.com.br/insights/blog/gemeos-digitais-o-futuro-das-industrias/ 
e http://computerworld.com.br/metade-das-empresas-com-iot-ja-usa-ou-planeja-utilizar-gemeos-
digitais 
O uso de gêmeos digitais poderia auxiliar no alcance de objetivos e da integração dos elos da cadeia 
de suprimentos tais como: 
I. Um maior comprometimento dos fornecedores ao poder o produto desde o projeto. 
II. O planejamento e a organização da cadeia de suprimentos abrangendo todos os elos dessa cadeia 
III. A busca dos elos da cadeia de suprimentos por inovação, melhorias e diferenciais competitivos 
que os façam permanecer no mercado. 
Assinale a opção correta: 
Nota: 20.0 
 A Somente a afirmação I está correta 
 B Somente a afirmação III está correta 
 C Somente as afirmações I e II estão corretas 
 D As afirmações I, II e III estão corretas 
Você acertou! 
De acordo com a Aula Teórica 3, acerca de parcerias e integração entre os elos da cadeia 
 
Questão 2/5 - Cadeia de Suprimentos 
A indústria alimentícia Betânia, para manter a taxa de crescimento da empresa acima da inflação, 
investiu na revisão de procedimentos internos, como ajustar a distribuição, mas também aumentar a 
sinergia de operações com os demais elos da cadeia de abastecimento. A empresa é uma das 
associadas da Efficient Consumer Response (ECR Brasil), entidade sem fins lucrativos, que tem por 
missão difundir as ferramentas de Resposta Eficiente ao Consumidor. O grupo busca por meio de 
trabalho conjunto fazer a melhoria dos processos, redução de custos comuns, aumento da eficiência 
e, principalmente, atender às necessidades dos consumidores. Uma das soluções adotadas foi o 
compartilhamento de logística com outras indústrias do setor, como a M. Dias Branco, e até mesmo 
do varejo, como o Pinheiro Supermercado. Antes o caminhão que fazia o carregamento, voltava vazio 
ou ficava atrás de carga de outro fornecedor para viabilizar a viagem. Mas agora, coloca todo mundo 
na plataforma de demanda e a transportadora que foi com a minha carga, pode voltar com a do outro. 
Assim conseguimos reduzir tempo e custos, como a tarifa de frete. Adaptado de 
http://www20.opovo.com.br/app/opovo/dom/2016/11/05/noticiasjornaldom,3667883/do-limao-uma-
limonada-eles-aprenderam-com-a-crise.shtml para fins acadêmicos. Nesta situação podemos 
observar o uso do conceito de ECR. Com base neste conceito, observe as ações possíveis de se 
verificar no caso: 
I. trabalho de forma integrada para eliminar ineficiência 
II. trabalho de forma integrada para reduzir custos excessivos 
III. maximização da eficiência dos negócios para as partes envolvidas 
Agora assinale a opção correta: 
Nota: 20.0 
 A Somente a afirmação I está correta 
 B Somente a afirmação II está correta 
 C Somente as afirmações II e III estão corretas 
 D As afirmações I, II e III estão corretas 
Você acertou! 
De acordo com a aula teórica 4, sobre ECR 
 
Questão 3/5 - Cadeia de Suprimentos 
Operar negócios dinâmicos e lucrativos e, ao mesmo tempo, criar um mundo melhor é um objetivo 
das organizações na atualidade. Uma estratégia que tem emergido com força entre as empresas para 
se alcançar tal objetivo é a criação de valor compartilhado. O conceito ganhou fama depois que os 
pesquisadores da Universidade de Harvard Michael Porter e Mark Kramer publicaram um artigo, em 
2011, defendendo que os resultados de uma empresa devem andar de mãos dadas com benefícios 
sociais, ou seja, no lugar de interesses apenas econômicos e financeiros de curto prazo, entra em 
cena a busca pelo lucro calcado em impactos sociais, culturais e ambientais positivos. Quando uma 
empresa de alimentos capacita seus fornecedores no campo a cultivarem de forma mais eficiente, 
respeitando o meio ambiente, isso é criar valor compartilhado. Quando uma empresa apoia 
cooperativas de materiais recicláveis por meio de investimento e treinamentos que aumentem a 
eficiência e sustentabilidade do trabalho, isso é criar valor compartilhado. Mais do que uma nova 
tendência, trata-se de um novo propósito. Em vista das mazelas sociais e econômicas que ainda 
persistem no Brasil e no mundo, o valor compartilhado representa a chance de reinvenção das 
empresas, em diálogo aberto e transparente com a sociedade. Adaptado de 
https://exame.abril.com.br/negocios/valor-compartilhado-esta-reinventando-os-negocios-e-os-lucros/ 
Neste contexto, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas: 
I. Esta situação é um exemplo claro de aplicação do conceito de cadeia de valor na atualidade 
PORQUE 
II. O papel da Cadeia de Valor é propiciar o entendimento de que a empresa é um conjunto de 
atividades interagentes que objetivam agregar valor ao cliente final, independentemente do tipo de 
valor a ser agregado. 
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta: 
Nota: 20.0 
 A As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I. 
Você acertou! 
De acordo com a Aula Teórica 3, acerca de cadeia de valor 
 B As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I. 
 C A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa. 
 D A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira. 
 
Questão 4/5 - Cadeia de Suprimentos 
Observe o exemplo do mercado agrícola brasileiro, que historicamente estava organizado num 
formato tradicional, tendo players bem definidos em cada etapa. Indústrias nacionais e multinacionais 
forneciam insumos agrícolas a uma rede de distribuidores e cooperativas, que disponibilizavam tais 
produtos a agricultores,possibilitando que os mesmos executassem suas lavouras e entregassem, 
ao final de uma safra, os produtos agrícolas a indústrias de alimentos. Hoje um agricultor tem fácil 
acesso a tecnologias de produção agrícola e é capaz de produzir em sua própria fazenda parte dos 
insumos necessários para a próxima safra. Alguns desses agricultores, além de produzirem insumos 
para sua própria área, desenvolveram capacidade de produzir sementes para indústrias detentoras 
de tecnologia, transformando-se em fornecedores das empresas de que, historicamente, foram 
clientes. Além desse papel, esse agricultor, também tem capacidade de fornecer sementes para 
distribuidores que as comercializam em outras áreas, tornando-se novamente fornecedor dos seus 
habituais e antigos fornecedores. A partir do fácil acesso a novas tecnologias como agricultura de 
precisão, imagens de satélites e análises por modelos preditivos, esse mesmo agricultor não é mais 
dependente de consultorias técnicas - que antigamente eram oferecidas por distribuidores ou 
profissionais autônomos. Adicionalmente, usando dados de histórico de produtividade, informações 
de clima e previsibilidade futura de produção, adquiriu a capacidade de negociar os termos dos seus 
financiamentos agrícolas junto a bancos e seguradoras, demostrando garantia da entrega da 
produção. Por fim, esse mesmo agricultor, possui, atualmente, a capacidade de negociar sua 
produção agrícola diretamente com players internacionais, executando o papel que antigamente era 
feito por uma trading. Assim, um agricultor se transforma em um empresário rural pela capacidade de 
atuar como fornecedor para a indústria, fornecedor para distribuidores, consultor técnico, negociador 
de crédito, exportador e também agricultor. Com essa nova realidade, a visão tradicional de mercado 
não se sustenta, pois ela tem como base um único papel desse player, em uma realidade onde ele 
atua com múltiplos papeis. Adaptado de https://www.mundodomarketing.com.br/artigos/ivan-
moreno/37544 
Observando esta situação se percebe a necessidade de realizar um mapeamento da cadeia de 
suprimentos. Fazer o mapeamento de cadeia de suprimentos em que se encontra este agricultor pode 
auxiliar sua gestão, pois: 
I. Atualmente, as empresas de melhores práticas buscam conhecer seus fornecedores em todos os 
níveis para diagnosticar quão forte e efetiva é, ou poderá ser, a Cadeia a qual faz parte, verificando o 
desempenho e a competência dos seus pares para se salvaguardar de futuros conflitos. 
II. As empresas focais precisam acompanhar o comportamento do consumidor final do seu produto, 
independentemente da quantidade de intermediários, pois são eles que ditam as regras de mercado. 
III. Assim o agricultor poderá voltar a ter apenas um único papel dentro da Cadeia de Suprimentos, 
desejo de qualquer agricultor que esteja nesta situação ambígua da atualidade. 
Assinale a opção correta: 
Nota: 20.0 
 A Somente a afirmação I está correta 
 B Somente a afirmação II está correta 
 C Somente as afirmações I e II estão corretas 
Você acertou! 
De acordo com a Aula Teórica 3, acerca de mapeamento da cadeia de suprimentos e nível de clientes na cadeia de suprimentos. 
 D As afirmações I, II e III estão corretas 
 
Questão 5/5 - Cadeia de Suprimentos 
Representantes de grandes empresas do Ceará e do Brasil nos ramos do varejo, atacado e indústria 
consideram que o aproveitamento da tecnologia para otimizar processos é hoje menor do que deveria 
ser. Por exemplo, a diretora de supply chain da Procter & Gamble (P&G), comenta que no Brasil em 
geral não se usa o potencial completo de que se dispõe em tecnologia, muitas vezes dando 
preferência a procedimentos que seriam considerados ultrapassados em outros lugares. Em paralelo 
a isso, métodos que otimizam processos não são bem aproveitados – ou, em certos casos, nem 
podem ser usados. É o que acontece, por exemplo, com o sistema de troca eletrônica de dados EDI 
(do inglês Electronic Data Interchange), que ainda não foi lançado no País pela P&G e é uma 
ferramenta básica nos dias de hoje em outros ambientes de negócio. Por outro lado, há opções já 
existentes no Brasil e que ainda não foram amplamente adotadas, como o mapeamento de fluxo de 
valor (VSM), que já é bem aproveitado em países vizinhos como Colômbia e Chile. Adaptado de 
http://www20.opovo.com.br/app/opovo/economia/2016/11/23/noticiasjornaleconomia,3670843/empre
sarios-buscam-ampliar-uso-de-tecnologias.shtml para fins acadêmicos. Tendo por fundamento a 
situação da P&G analise as afirmações a seguir: 
I. A P&G gostaria de atuar com a tecnologia do EDI, pois esta é essencial para que a cadeia de 
suprimentos atue de forma otimizada e integrada. 
II. A P&G sente a falta de EDI no país pois através da interligação entre empresas e do fluxo de 
informação entre os seus sistemas de gestão, é possível que o balanceamento de todas as relações 
cliente/ fornecedor sejam atingidas. 
III. A P&G precisa do EDI, pois somente com ele a empresa consegue comprar, manufaturar e vender. 
Agora assinale a opção correta: 
Nota: 20.0 
 A Somente a afirmação I está correta 
 B Somente a afirmação II está correta 
 C Somente as afirmações I e II estão corretas 
Você acertou! 
Gabarito: De acordo com a aula teórica 4, sobre EDI 
 D As afirmações I, II e III estão corretas 
 
Questão 1/5 - Cadeia de Suprimentos 
A Apple tem enfrentado uma encruzilhada desafiadora este ano com as vendas de seu carro-chefe 
iPhone X decepcionando observadores de mercado. Os investidores acompanhavam a Apple de 
perto, enquanto previsões ruins da cadeia de suprimentos de smartphones sinalizavam que a 
demanda do iPhone poderia ser menor do que a esperada anteriormente. Eles também observaram 
cuidadosamente os sinais do que a Apple planeja fazer com suas centenas de bilhões de dólares em 
dinheiro. Nos últimos meses, a Apple tem enfatizado o tamanho de sua base de usuários, que inclui 
iPhones usados, em vez de focar estritamente nas vendas de novos dispositivos, um sinal da 
crescente importância de ganhar dinheiro com os usuários sem vender novos equipamentos. 
Adaptado de https://g1.globo.com/economia/noticia/acoes-da-apple-abrem-em-alta-apos-empresa-
registrar-lucro-25-maior-no-1-trimestre-de-2018.ghtml 
Ter a previsão de demanda, no caso da Apple, auxilia na gestão da Cadeia de Suprimentos, pois é 
com estes dados em mãos que: 
Nota: 20.0 
 A Resultam muitos erros de decisão, já que as previsões são sempre imprecisas. 
 B Haverá uma maior distorção das informações acerca do que os fornecedores devem produzir. 
 C Se inicia o movimento das atividades da Cadeia de Suprimentos, principalmente as logísticas. 
Você acertou! 
De acordo com a Aula Teórica 4, acerca de Previsão da demanda. 
 D Se entende o conhecimento empírico subjetivo sobre o comportamento do consumidor. 
 
Questão 2/5 - Cadeia de Suprimentos 
A Starrett, uma fabricante de serras, ferramentas e instrumentos de medição. Com o objetivo de 
melhorar o atendimento ao cliente, a taxa de entrega e reduzir estoques, a Starrett Brasil, Multinacional 
americana com presença em mais de 100 países, resolveu implementar o Sistema Puxado da Teoria 
das Restrições (TOC). Alinhamento de toda cadeia de suprimentos baseada na demanda real e lead 
times curtos foram soluções pensadas para o negócio, pois era necessário quebrar paradigmas, rever 
processos de fabricação e rever a forma que se gerenciava estoque. A primeira fase da 
implementação do TOC foi a de revisão do portfólio. Envolveu-se a equipe de vendas para que 
entendessem a necessidade de ter os produtos certos nos momentos oportunos. Logo depois da 
primeira fase do projeto, ocorreu uma baixa em 54% em relação às ordens de produção, e 63% em 
relação ao estoque total. Outros resultados obtidos foram: de 6% para 0% de ruptura, melhoria na 
qualidade de serviçoe mais harmonia entre as equipes. 
Adaptado de http://www.segs.com.br/demais/113944-entenda-como-a-starrett-brasil-reduziu-
rupturas-e-estoque-ao-mesmo-tempo 
Assim como a Starret, outras organizações buscam essa modificação nos estoques ao longo da 
cadeia de suprimentos, pois: 
I. A maioria das empresas considera o estoque nocivo para sua saúde financeira e buscam 
constantemente maneiras de gerenciá-lo melhor 
II. Os estoques geram, entre outros, custo de obsolescência com prazos de validade vencidos, 
“produtos fora de moda” ou de tecnologia ultrapassadas. 
III. Quanto mais apurados forem os custos de estoque, mais oportunidades de melhorias e reduções 
são conseguidas. 
Assinale a opção correta: 
Nota: 20.0 
 A Somente a afirmação I está correta 
 B Somente a afirmação II está correta 
 C Somente as afirmações I e II estão corretas 
 D As afirmações I, II e III estão corretas 
Você acertou! 
De acordo com a Aula Teórica 4, acerca de Planejamento de estoques: segurança, nível de disponibilidade. 
 
Questão 3/5 - Cadeia de Suprimentos 
A discussão sobre a possível aquisição, ainda que parcial, da Embraer pela Boeing está em 
contraposição ao padrão de concorrência da indústria aeronáutica mundial, pois os países buscam 
preservar e reforçar o controle nacional dos seus respectivos conglomerados aeroespaciais e de 
defesa (A&D). No caso brasileiro, a importância de se manter o controle nacional da Embraer é ainda 
mais crucial. Primeiro, ela responde sozinha por mais de 80% das receitas do conjunto de empresas 
que compõem o setor aeroespacial brasileiro. Ademais, o restante da cadeia produtiva da indústria 
aeronáutica brasileira é muito restrito, formada majoritariamente por fornecedores de segundo e 
terceiro níveis, altamente dependentes da Embraer. Desta maneira, é possível afirmar que a eventual 
perda de controle da Embraer significaria a perda de controle do conjunto da indústria aeronáutica 
brasileira, seja pela atuação direta dessa empresa, seja pela coordenação que ela exerce sobre a 
cadeia de suprimentos. 
Adaptado de https://jornalggn.com.br/noticia/embraer-radiografia-de-uma-operacao-criminosa-1 
Tal situação da Embraer está relacionada aos efeitos negativos da perda dos mecanismos de 
coordenação, pois poderão acontecer: 
I. Obstáculos operacionais. 
II. Melhoria das análises das previsões e demandas. 
III. Maior confiança entre os elos da Cadeia de Suprimentos. 
Assinale a opção correta: 
Nota: 20.0 
 A Somente a afirmação I está correta 
Você acertou! 
De acordo com a Aula Teórica 4, acerca de Mecanismos de coordenação. 
 B Somente a afirmação II está correta 
 C Somente as afirmações I e II estão corretas 
 D As afirmações I, II e III estão corretas 
 
Questão 4/5 - Cadeia de Suprimentos 
Otimizar processos e reduzir custos é essencial para qualquer empresa, seja para aumentar a 
lucratividade ou para enfrentar períodos de crises. E foi para auxiliar gestores nestes dois fatores que 
a Tevec Metodologias e Sistemas foi criada. A Tevec é uma plataforma de inteligência artificial voltada 
para a melhora da divisão de vendas, visando otimizar toda a cadeia logística das empresas. Ela 
trabalha na aplicação de “machine learning” para reconhecimento de padrões de comportamento de 
demanda, que automatiza todo o processo de previsão e cálculo dos lotes ideais de reposição de 
produtos nos pontos de venda e nos centros de distribuição, permitindo o controle do planejamento 
de vendas, nível de serviço e estoques reguladores. 
Adaptado de https://www.dci.com.br/especiais/empresa-usa-inteligencia-artificial-para-otimizar-gest-
o-1.699385 
Pode-se afirmar que esta plataforma auxilia no planejamento da cadeia de suprimentos pois: 
I. O planejamento em uma Cadeia tem como objetivo propiciar uma visão ampla do negócio e a 
plataforma traz várias informações para auxiliar na construção desta visão. 
II. A previsão da demanda, uma das informações fornecidas pela plataforma, é base do planejamento. 
III. A plataforma garante erros grosseiros e análises equivocadas na estimativa de demanda futura. 
Assinale a opção correta: 
Nota: 20.0 
 A Somente a afirmação I está correta 
 B Somente a afirmação II está correta 
 C Somente as afirmações I e II estão corretas 
Você acertou! 
De acordo com a Aula Teórica 4, acerca de Planejamento da cadeia de suprimentos. 
 D As afirmações I, II e III estão corretas 
 
Questão 5/5 - Cadeia de Suprimentos 
Imagine um mundo onde as capacidades de fabricação, transporte, estocagem e até de informação 
sejam todas ilimitadas e sem custo. Imagine lead time iguais a zero permitindo que as mercadorias 
sejam produzidas e entregues instantaneamente. Nesse mundo, não há necessidade de planejamento 
em antecipação à demanda, pois sempre que o cliente precisar de um produto poderá ser 
instantaneamente atendido. Aqui também o planejamento agregado não exerce função alguma. 
Entretanto em nosso mundo isso não é possível de acontecer, para responder todas essas incertezas, 
contamos com o planejamento agregado que nos ajuda a responde-la. 
Adaptado de http://logisticadelducca.blogspot.com.br/2011/04/planejamento-agregado.html 
O planejamento agregado auxilia na compreensão das incertezas da Cadeia de Suprimentos pois: 
Nota: 20.0 
 A É ferramenta extremamente útil somente para os gestores operacionais que precisam se organizar para comportar a produção 
prevista para o atendimento da demanda. 
 B O planejamento agregado é uma ação apenas interna, impactando somente no processo produtivo da empresa. 
 C Com as empresas trabalhando atualmente em configuração de Cadeias ou Redes, essa informação ganhou mais notoriedade porque 
os provedores em seus vários níveis passaram a ter uma participação especial nesse processo. 
Você acertou! 
De acordo com a Aula Teórica 4, acerca de Planejamento agregado. 
 D Só é possível auxiliar a Cadeia de Suprimentos por meio de programação linear. 
 
Questão 1/5 - Cadeia de Suprimentos 
A Tyson Foods, dos Estados Unidos, disse que vai ser mais flexível e transparente com os milhares 
de criadores de frango que fornecem animais para a companhia. Criadores se queixam há anos de 
que empresas processadoras de carne controlam com muito rigor as operações dos fornecedores, 
abafam críticas às práticas de pagamento e promovem retaliação quando os avicultores tentam se 
organizar. A Tyson disse que elaborou uma “carta de direitos” para criadores que têm contrato de 
fornecimento com a companhia. Essa carta garante aos avicultores o direito de receber informações 
sobre pagamentos e de discutir contratos com terceiros. A empresa disse também que esses criadores 
têm o direito de se filiar a associações de avicultores. 
https://istoe.com.br/eua-tyson-foods-quer-melhorar-relacionamento-com-criadores-de-frango/ 
A situação dos criadores de frango reflete a necessidade destes fornecedores de princípios básicos 
de negociação proposto por Zartmann. Observe as afirmações quanto aos princípios utilizados pela 
Tyson Foods na negociação com os criadores: 
I. Racionalidade: Nesse caso, o que se observa é que quando as partes não conhecem bem as 
demandas entre si, acabam tentando obter vantagens individuais. 
II. Equivalência: As partes negociantes esperam resultados melhores ou equivalentes aos resultados 
já alcançados em situações anteriores. 
III. Distribuição: Ambas as partes consideram que tem a melhor solução para todos, desde que essa 
seja a melhor solução para ela mesma. 
Assinale a opção correta: 
Nota: 20.0 
 A Somente a afirmação I está correta 
 B Somente a afirmação II está correta 
Você acertou! 
De acordo com a Aula Teórica 6, acerca de negociações na Cadeia de Suprimentos 
 C Somente a afirmação III está correta 
 D As afirmações I, II e III estão corretas 
 
Questão2/5 - Cadeia de Suprimentos 
Startup brasileira de logística, a Mandaê produz uma plataforma multilateral que organiza a totalidade 
da Cadeia de Suprimentos de encomendas para oferecer às empresas um serviço de envio eficiente 
e de alta qualidade, fazendo com que economizem até 35% de gastos com frete. É pioneira no uso 
da abordagem “asset-light” na indústria de encomendas, trabalhando com diversos parceiros em cada 
uma das principais etapas do envio de encomendas: coleta, cross-docking e last mile, também 
conhecida como última milha. A startup usa tecnologia para organizar a jornada de transporte mais 
eficiente para cada pacote, desde a seleção dos veículos que vão fazer a coleta nos embarcadores 
(incluindo a otimização da rota de coleta), identificação da melhor operação de cross-docking para 
onde vai cada pacote e a otimização da separação dos pacotes, até a seleção da transportadora para 
as entregas de meio e última milha. Essa abordagem é a adaptação ideal à região do Brasil, onde as 
PMEs em geral têm apenas uma opção de envio: o serviço nacional de envio. A Mandaê é a única 
plataforma no Brasil que permite às empresas com volume menor de envios utilizarem transportadoras 
privadas, ajudando-as a economizar uma quantia significativa e garantir uma melhor qualidade de 
entrega. 
http://idgnow.com.br/ti-corporativa/2018/05/15/mandae-levanta-us-7-1-milhoes-em-nova-rodada-de-
investimentos/ 
A Mandaê auxilia a cadeia de Suprimentos a trabalhar sob um importante princípio. Assinale a 
alternativa correta quanto a este princípio: 
Nota: 20.0 
 A Deve haver redução de custos, otimização de estoques e melhoria do nível de serviço ofertado ao cliente. 
Você acertou! 
De acordo com a Aula Teórica 5, acerca de Iniciativas e Práticas no Gerenciamento da Cadeia de Suprimentos 
 B Deve haver redução dos transportes, independente das necessidades dos clientes, para reduzir custos. 
 C PMEs não devem atuar em Cadeias de Suprimentos pois não conseguem enviar seus produtos por nenhum tipo de transporte. 
 D Deve-se evitar o envolvimento dos elos da Cadeia para garantir a competitividade necessária para se manter no mercado. 
 
Questão 3/5 - Cadeia de Suprimentos 
Parcerias estratégicas são premissas para o sucesso de qualquer empresa, principalmente no que 
diz respeito à cadeia de suprimentos, setor que envolve diversos players do mercado. Atualmente, os 
principais gargalos no relacionamento entre compradores e fornecedores é a falta de planejamento e 
de comunicação. O comprador, quando tem um plano de negócios estruturado e alinhado às 
expectativas do provedor, permite que ambos atuem em busca de melhorias contínuas de 
desempenho, fomentando uma relação duradoura e que beneficia todos os envolvidos. 
https://www.terra.com.br/noticias/dino/tres-motivos-para-apostar-no-bom-relacionamento-entre-
compradores-e-fornecedores,1eff0dc4bcb792c3b980e07f88b867367ih0aghk.html 
Para consolidar estas parcerias existem vários passos a serem seguidos para a qualificação de um 
parceiro de fornecimento. Para tanto a sequência de ações é: 
I. Seleção e avaliação, 
II. Aclaramento dos requisitos para a qualidade 
III. Certificação para avaliação e homologação do fornecedor 
Assinale a sequência correta: 
Nota: 20.0 
 A I, II, III 
Você acertou! 
De acordo com a Aula Teórica 6, acerca de sistemas de desenvolvimento de fornecedores 
 B III, II, I 
 C I, III, II 
 D III, I, II 
 
Questão 4/5 - Cadeia de Suprimentos 
Quando a Adidas lançou o tênis de modelo AM4LDN (Adidas Made For London) para os maratonistas 
de Londres, a marca deu o start à jornada de agilidade e proximidade do consumidor final, disparando 
na frente de muitos concorrentes. O calçado foi criado em uma fábrica automatizada, de alta 
velocidade e robotizada, na Alemanha. O mais interessante é que recebeu a contribuição dos seus 
futuros usuários, os corredores de Londres. Mesmo antes de ser anunciada ao público, a Speedfactory 
da Adidas começou a fazer uso de novas tecnologias para melhorar e digitalizar os negócios para 
trazer resultados efetivos e alinhados à expectativa do cliente final. Tudo começou ao conectar seus 
fornecedores e parceiros de logística em uma rede que melhorava a visibilidade e colaboração na 
cadeia de suprimentos. Com essa visibilidade completa, a Adidas repensou a forma de fazer tênis. 
Rastrear um item durante todo o caminho de produção, ajudou a pavimentar a jornada de 
customização massiva do programa miAdidas. Hoje, os calçados customizados são feitos lado a lado 
com os modelos em massa, permitindo à Adidas personalizar produtos para os clientes, sem 
prejudicar o processo tradicional de manufatura. Esta mudança requer visão e persistência para seguir 
o objetivo planejado, mesmo com as mudanças significativas que ainda acontecerão. Afinal, se está 
falando Supply Chain em rede, em que o sucesso depende da visibilidade de todos os processos da 
cadeia de suprimentos 
http://computerworld.com.br/supply-chain-onde-nasce-transformacao-digital 
O caso da Adidas demonstra a utilização massiva de estrutura de TI necessária para uma Cadeia de 
Suprimentos, nos seguintes macroprocessos: 
I. De gestão de relacionamento com o cliente (CRM) 
II. De gestão de outsourcing interno (IOM) 
III. De gestão de relacionamento com o fornecedor (SRM) 
Assinale a opção correta: 
Nota: 20.0 
 A Somente a afirmação II está correta 
 B Somente as afirmações I e II estão corretas 
 C Somente as afirmações I e III estão corretas 
Você acertou! 
De acordo com a Aula Teórica 5, acerca de estrutura de T.I. necessária 
 D Somente as afirmações II e III estão corretas 
 
Questão 5/5 - Cadeia de Suprimentos 
A Orange Business Services e a Siemens, fornecedora líder de equipamentos de automação de 
fábricas, uniram forças para impulsionar a adoção da Internet das Coisas (IoT) no setor industrial, 
simplificando a integração e promovendo a inovação. O foco inicial será desenvolver soluções em 
torno de rastreamento e monitoramento de ativos para otimizar a cadeia de suprimentos e melhorar a 
eficiência, bem como desenvolver produtos digitalmente aprimorados para aumentar a satisfação do 
cliente e criar novos modelos de negócios. A parceria ajudará as empresas a conectarem suas 
máquinas e infraestrutura física ao mundo digital, permitindo que elas traduzam a riqueza de dados 
que produzem em resultados. A análise avançada e os serviços digitais ajudarão a aumentar a 
produtividade e a eficiência em seus negócios. A Orange Business Services traz suas habilidades 
globais de conectividade celular, consultoria, integração de sistemas e desenvolvimento de aplicativos 
para a parceria. A aliança é construída em torno do MindSphere, da Siemens, o sistema operacional 
IoT aberto baseado em nuvem, e da Datavenue, oferta modular da Orange de IoT e Data Analytics. 
http://www.segs.com.br/info-ti/112516-orange-business-services-e-siemens-se-juntam-para-
fornecer-solucoes-de-iot-para-industrias 
Pode-se comparar o caso ao uso da metodologia EDI pois: 
Nota: 20.0 
 A Neste caso se tem por objetivo usar uma ferramenta de gerenciamento de estoques que tem como foco reduzir o volume de 
estoques nos depósitos dos varejistas. 
 B Se tem por foco, no caso, atuar no ressuprimento dos produtos. 
 C Pode-se dizer que o EDI é a troca automatizada, computador-a-computador, de informações de 
negócios/estruturas, entre uma empresa e seus parceiros comerciais, de acordo com um padrão 
 reconhecido internacionalmente. 
Você acertou! 
De acordo com a Aula Teórica 5, acerca de - EDI (Electronic Data Interchange) 
 D Se tem a pretensão de envolver as pessoas em sua implementação, visto ser o comprometimento 
dos operários imprescindível para o funcionamento do EDI.

Mais conteúdos dessa disciplina