Buscar

2 DESAFIO - CIVIL DIREITO DAS OBRIGAÇOES

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

2º-DESAFIO: DIREITO DAS OBRIGAÇOES 
Sedento por realizar o sonho da casa própria, Tyrion, após meses de pesquisa, fechou negócio com Theon, adquirindo um belo imóvel à beira mar por preço acessível. Após alguns meses da venda e transmissão da propriedade, Tyrion é surpreendido por cobrança de IPTUs atrasados, que juntos formavam quantia generosa.
Devidamente citado em processo de execução fiscal, Tyrion constitui advogado, que, em sua defesa, argumentou que os IPTUs deveriam ser quitados pelo dono anterior (Theon), pois era ele quem havia deixado de pagá-los, sendo impossível exigir de Tyrion o cumprimento dessa obrigação. 
Você é o juiz que irá resolver esse caso. A argumentação do advogado de Tyrion está correta? Justifique. 
		Não esta correta, na qualidade de magistrada, solicitaria a certidão negativa de debito, objetivando saber-se existência de débitos relacionados ao imóvel, pelo fato de aquisição de imóvel com divida, o comprador assumira todas as dívidas existentes. A divida é inerente a “coisa”, o imóvel no caso, para não ser surpreendido depois. 
Porque após a compra do imóvel, quem adquiriu passa a ser o único responsável pelo pagamento dos tributos, não havendo solidariedade, boa-fé da parte do vendedor do imóvel no caso supracitado, pois já que o comprador não se resguardou buscando a certidão negativa de débitos, terá que arcar com os tributos em atraso, já que é o atual proprietário e o Imposto Predial e Territorial Urbano - IPTU é uma obrigação propter rem, consoante o disposto na doutrina constante da unidade de aprendizado “Obrigações proter rem que engloba características de Direito reais e dos Direitos Obrigacionais. Tais obrigações decorrem de um direito real sobre a coisa, acoplando-se a ela. Portanto, caso o bem mude de dono, as obrigações são automaticamente transferidas para o novo titular.” 
Nesse caso se o comprador tem em mãos a certidão negativa de débito no momento da aquisição, ele vai constatar a existência ou não de débitos anteriores relacionados ao imóvel, e na qualidade de juíza da causa, em nome da boa-fé, determinarei a cobrança junto a antigo proprietário dos respectivos débitos constantes antes da aquisição do imóvel. 
 ANDRÉA RUFFO 
 RA 181000209

Continue navegando