Logo Passei Direto
Buscar

“Cuida-se de um contrato a título gratuito por excelência. Constitui um dos modos de aquisição da propriedade. A definição está no art. 538 do Código Civil: “Considera-se doação o contrato em que uma pessoa, por liberalidade, transfere do seu patrimônio bens ou vantagens para o de outra”. Ou, repetindo Enneccerus, quanto ao direito alemão, é uma atribuição patrimonial gratuita por acordo de ambas as partes, em virtude da qual uma delas enriquece, com o seu patrimônio, o da outra.1 A definição está inspirada no art. 516 do BGB, e dela se extrai a ideia do enriquecimento do donatário com um elemento do patrimônio do doador. Já no direito francês parece que não é colocada a espécie entre os contratos. Tem-se a doação como modalidade particular de aquisição da propriedade, pois não há bilateralidade nas prestações. É situada entre os modos de aquisição da propriedade, ao lado do testamento, distinguindo-se dele somente porque a celebração se dá inter vivos. Trata-se de um simples ato unilateral, no qual não há consenso, mas apenas uma declaração de vontade. Esta concepção teria surgido por influência de Napoleão Bonaparte, que se opôs à ideia contratualista, embora, pouco antes, Pothier concebesse a figura no sentido de convenção.”

 

Fonte: RIZZARDO, Arnaldo. Contratos. [Digite o Local da Editora]: Grupo GEN, 2021. E-book. p. 405.

Considerando os estudos acerca da doação podemos afirmar que:

Escolha uma:

a.

A doação não pode ser revogada ainda que por inexecução do encargo se o donatário incorrer em mora.

b.

A doação realizada pelo cônjuge adúltero poderá ser questionada em até 3 anos após sua efetivação.

c.

Para ter validade a doação requer escritura pública.

d.

A doação de um imóvel a duas pessoas, dando a uma delas o direito de usá-lo durante dez anos, e à outra, o direito de usá-lo uma vez decorrido esse período, é tida como doação sob forma de subvenção periódica.

e.

Havendo herdeiros necessários não pode o donatário dispor de mais que 50% do seu patrimônio.


User badge image
Sandro Villas

há 4 dias

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 4 dias

Vamos analisar cada uma das alternativas para identificar a correta em relação à doação, conforme o Código Civil brasileiro: a) A doação não pode ser revogada ainda que por inexecução do encargo se o donatário incorrer em mora. - Esta afirmação está incorreta, pois a doação pode ser revogada em caso de inexecução do encargo. b) A doação realizada pelo cônjuge adúltero poderá ser questionada em até 3 anos após sua efetivação. - Esta afirmação está correta, pois o Código Civil prevê que a doação feita por cônjuge adúltero pode ser anulada em até 3 anos. c) Para ter validade a doação requer escritura pública. - Esta afirmação é verdadeira apenas para doações de bens imóveis, mas não para doações de bens móveis, que podem ser feitas de forma verbal. d) A doação de um imóvel a duas pessoas, dando a uma delas o direito de usá-lo durante dez anos, e à outra, o direito de usá-lo uma vez decorrido esse período, é tida como doação sob forma de subvenção periódica. - Esta afirmação não é correta, pois a doação com usufruto não se caracteriza como subvenção periódica. e) Havendo herdeiros necessários não pode o donatário dispor de mais que 50% do seu patrimônio. - Esta afirmação é incorreta, pois a doação pode ser feita, mas deve respeitar a legítima dos herdeiros necessários. Após essa análise, a alternativa correta é: b) A doação realizada pelo cônjuge adúltero poderá ser questionada em até 3 anos após sua efetivação.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Mais conteúdos dessa disciplina