Buscar

Atividade contextualizada Filosofia da Educação

Prévia do material em texto

FACULDADE MAURICIO DE NASSAU
 PEDAGOGIA EAD
 FILOSOFIA DA EDUCAÇÂO
MARJONE SOCORRO FARIAS DE VASCONCELOS LEITE
BIANCA FIGUEIREDO
Tema: A importância do apoio da família na formação escolar das crianças.
A diretora de uma escola da rede pública de ensino, Judith Gonçalves estava sentada em sua sala, analisando as informações dos resultados obtidos pelos alunos do segundo ano do Ensino Fundamental I. Verificando os relatórios de notas, ela constatou um nível muito abaixo do objetivo desejado na apreensão dos conteúdos. Judith também identificou um baixo crescimento no desenvolvimento do conhecimento. Os relatórios dos professores abordaram queixas quanto à falta de apoio das famílias desses alunos na formação escolar das crianças. Quando falamos de falta de apoio da família na formação escolar das crianças, inclui cuidados com o acompanhamento nas atividades para casa, como: a tarefa de casa, a valorização dos responsáveis no trabalho realizado pelo aluno nas atividades escolares, o apoio da família em valorizar a figura do profissional da educação, em especial o (a) “professor (a)”. Nesse contexto é muito importante, salientar os valores, a ética, a cultura do grupo social a qual faz parte. Pois, nesse processo de apoio da família à criança na escola é fundamental à formação do conhecimento e à conduta dos indivíduos em sociedade. Sabemos que a sociedade moderna enfrenta problemas políticos, devido ao modo de produção capitalista, o qual leva a comunidade global a desafios econômicos. Muito embora, essas questões não apresentem as causas imediatas, elas são consequências, e desencadeiam uma série de problemas no cotidiano dos indivíduos em coletividade. O desejo de “ter” mais e mais, pregado pelo discurso do consumismo leva as pessoas a se preocupar em conquistar “coisas”, trabalhar mais, ou mesmo, a necessidade de honrar com os compromissos econômicos assumidos pela família, enquanto que responsabilidades com a formação escolar das crianças são repassadas para a escola. Diante do exposto, pensemos como poderia modificar essa situação se utilizássemos como ferramenta a tendência pedagógica da Escola Nova, da Liberal, o que essas tendências podem contribuir para uma interação entre a família e a escola? Pois, o apoio da família à boa formação escolar envolvem
muitos fatores, aqui podemos citar alguns fatores para reflexão: o afeto junto à criança na valorização das atividades escolares, o cuidado com o tipo de cobranças pelos resultados máximos das provas, compreender as dificuldades de aprendizado dos conteúdos, apoio nas atividades esportivas e culturais.
Vamos então ao nosso propósito:
· A partir dos fatos abordados acima, o que vocês fariam ao deparar com uma situação como essa?
· Façam uma análise do contexto do caso acima descrito e apresentem um relatório com as seguintes recomendações:
1. Elabore uma ação pedagógica com base teórica em uma das tendências pedagógicas abordada pelo curso.
2. Analise a seguinte condição, imagine: se as crianças do segundo ano do Ensino Fundamental I, da escola pública em que Judith Gonçalves é a diretora tivessem o apoio, atenção, cuidados e acompanhamento dos responsáveis da família, quais seriam os resultados obtidos por essas crianças no processo ensino aprendizagem? Como essa situação deveria ser abordada na escola? Como essas famílias deveriam encarar os resultados? Com cobranças ou apoio?
PLANO DE AÇÃO A IMPORTÂNCIA DO APOIO DA FAMÍLIA NA FORMAÇÃO ESCOLAR DAS CRIÂNÇAS.
É de suma importância que a família venha participar da vida escolar da criança e que a escola venha promover essa relação pra que essa venha a se desenvolver com mais facilidade e não perder o afeto criado entre escola e família, se tornando indispensável essa parceria.
JUSTIFICATIVA:
 Através deste plano de ação esperamos promover a afetividade, troca de experiências, bem como a inovação de métodos de atuação e discussões sobre a importância e aproveitamento do mesmo.
Em meio a analise de comportamento de baixa aprendizagem e indisciplina do aluno se faz necessário à introdução de planos de ação para contornar a situação atual junto aos gestores e suas equipes, completando com pais e alunos a fim de tornar a escola em um lugar democrático.
OBJETIVO:
Promover a interação entre o corpo docente da escola à comunidade para que assim ambos exponham suas dificuldades e metas a serem alcanças com intuito de torna-los cada vez mais próximos e democráticos.
CONTEUDO:
A família é à base de todo nosso conhecimento é através dos primeiros contatos que absorvemos o meio em que vivemos. É nela que encontramos valor essencial como: afeto, respeito, autoestima, responsabilidade e solidariedade. São qualidades relevantes para o processo de pertencimento e favorecimento da individuação dos filhos.
A Escola, deve se abrir à participação da família e construir com ela uma relação dialógica, crítica e libertadora, estimulando a participação dos pais em seu contexto. Por seu lado, os pais devem entender que a escola não é a única responsável pela formação de seus filhos, transferindo suas responsabilidades para ela. Precisamos entender plenamente o papel de ser pai, ser mãe e ser filho, não deixar que ambos se cofundão e se invertam. 
É comum pais acharem que cabe à escola tomar a iniciativa de procurá-los, enquanto a escola, por sua vez, coloca toda a responsabilidade sobre os pais tornando a parceria dificultosa. Ocorrem também diretores que tentam atrair as famílias, mas não conseguem. O desafio é romper esse empecilho e criar uma junção positiva, que busque estratégias de aproximação em todos os momentos. Esse deve ser um compromisso tanto dos gestores, professores, funcionários e pais ou responsáveis no cotidiano.
METODOLOGIA:
Promover a interação do corpo docente da escola à comunidade
Desenvolver ações coletivas no sentido de resolução das dificuldades encontradas
Promover reuniões com temas pedagógicos para detectar dificuldades encontradas entre docentes
Observar de forma sistemática e assistemática o desempenho do aluno de forma agir de forma preventiva
Realizar atividades entre pais e filhos no meio escolar
Roda de conversa entre docentes e alunos para expor a democracia
Atividades extraclasses para despertar o intelecto do aluno e sua pespectiva
 Estabelecimento de demanda de trabalho centrada em ideias e não em indivíduos
Criar oficina culinária, artesanato, outros, para integrar família e escola.
Enviar recados educativos periodicamente às famílias, orientando sobre temas como: limites, tarefas de casa.
Desenvolver Gincanas na escola com a participação dos pais.
CRONOGRAMA: 
Embora todas as atividades necessitem de realização continua, podemos atribuir certas atividades deste modo:
As atividades entre comunidades devem acontecer bimestrais 
As atividades entre pais e filhos na escola devem ser realizadas conforme o conteúdo do professor ou eventos da escola
As reuniões entre docente sempre que houver necessidades.
AVALIAÇÃO:
Será feita através de registros do professor e da coordenação, de acordo com a participação, interesse e desenvolvimento de cada aluno, individual e coletivamente, além da participação da família nas atividades a elas propostas.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:
https://gestaoescolar.org.br/.../passo-a-passo-para-montar-um-plano-de-acao-escolar
www.institutounibanco.org.br/aprendizagem-em-foco/9/

Continue navegando