Buscar

PIM- Recursos Materiais e Patrimoniais

Prévia do material em texto

Como citado por Castro (2011), administrar materiais é fazer um exercício de provedor, analista, pesquisador e programador. É, acima de tudo, colocar a empresa como um organismo viável a todos que dela participam.
As empresas não são independentes, pois dependem de mediadores, parceiros e de outras prestadoras de serviços para então conseguirem executar com êxito o seu trabalho.
Para sustentar suas operações e garantir qualidade, as empresas necessitam de materiais, matérias-primas, máquinas, equipamentos e uma série de outros recursos que movimentam o ambiente externo.
A finalidade do processo de gerir Recursos Materiais e Patrimoniais é de instituir um período ou prazo para adquirir, afim de garantir e suprir recursos necessários na produção de produtos e serviços, ou muitas das vezes atender o cliente final.
O sistema de materiais é o nome denominado a integração dos departamentos da empresa que são responsáveis por todo o material nela existente. É de responsabilidade de tal área cuidar do fluxo de movimentação dos materiais., administrando para assegurar o abastecimento contínuo. 
Já o sistema Patrimonial, refere-se a gestão do zelar sob os bens, estrutura física, instalações e veículos. 
Dentro da empresa CNA, existem dois meios de comercialização do material didático, sendo eles B2B e B2C. Tratando-se dos dois canais, ambos são administrados pelo setor logístico da CNA Store, que é responsável pelo recebimento dos pedidos, separação, despacho e controle de estoque.
Sendo assim, de acordo com o histórico de venda do mesmo período em relação ao ano anterior, projeção de crescimento da rede e metas estabelecidas é feito um planejamento afim de atender essa demanda sem que haja o risco de falta dos materiais.
Na área de pessoal do setor logístico, o CNA é composto por profissionais preparados, com remuneração compatível e benefícios que possibilitam manter os seus colaboradores motivados .
Referência: CASTRO, Luciano Thomé e; NEVES, Marcos Fava. Administração de Vendas: planejamento, estratégia e gestão. São Paulo: Atlas, 2008

Continue navegando