Buscar

curativo e cobertura

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Atividade 13 
A escolha do curativo depende do tipo de ferida, estágio de cicatrização de cada paciente. Os aspectos da ferida com relação à presença de inflamação, infecção, umidade e condições das bordas da ferida devem ser avaliadas. Descreva no quadro abaixo de acordo com a cobertura, a ação e indicação de curativos.
	
TIPO DE COBERTURA
	
PAPAINA
	AGE –ÁCIDOS GRAXOS ESSENCIAIS 
	
GASE NÃO ADERENTE 
	
ALGINATO DE CÁLCIO 
	
ALGINATO COM PRATA 
	
CARVÃO ATIVADO E PRATA 
	
HIDROCOLÓIDE
	Ação: 
É UMA ENZIMA COM AÇÃO PROTEOLÍTICA OBTIDA DA CARICA PAPAYA. A ENZIMA POSSUI AMPLO ESPECTRO DE ESPECIFICIDADE, OS PEPTÍDEOS, AMINAS, ÉSTERES E TIOÉSTERES SÃO TODOS SUSCEPTÍVEIS PARA HIDRÓLISE CATALÍTICA DA PAPAÍNA.
	Ação: 
rico em ácidos graxos essenciais, contendo ainda triglicerídeos de cadeia média – TCM, vitaminas A e E e lecitina de soja que, em conjunto, agem na hidratação preventiva, além de possuírem propriedades emolientes que protegem a pele e auxiliam no processo de cicatrização de feridas.
	Ação: 
Protege os tecidos frágeis das feridas, pela sua estrutura única em malha com poros pequenos, não permitindo a aderência, tanto no leito da ferida quanto na cobertura secundária.
A malha permite que o exsudato passe livremente para a cobertura secundária, prevenindo a maceração da superfície da ferida. O tecido em malha de acetato de celulose permite que seja recortado no tamanho da ferida sem desfiar ou rasgar. A cobertura é removida inteira da ferida de forma limpa, minimizando o trauma e a dor. 
	Ação: 
troca iônica do cálcio do alginato com o sódio do sangue e do exsudato. Promove a hemostasia, absorve exsudato, forma um gel que mantém a umidade, promove a granulação e auxilia o desbridamento autolítico.
	Ação: 
sua formulação em contato com exsudato forma um gel macio que permite a liberação de íons de prata. A prata está disponível em estado iônico sobre toda a área de superfície do curativo, sem necessidade de umedecimento para ativação. A prata é continuamente liberada do curativo. A concentração de íons de prata na ferida é mantida durante sete dias, concentração necessária para obtenção de atividade antibacteriana eficaz.
	Ação: 
É um curativo primário, que auxilia no controle da infeção e no seu odor. É indicado para feridas exsudativas, limpas ou infectadas, crônicas ou agudas, superficiais ou profundas e com odor desagradável, como carcinomas fúngicos, feridas ulcerativas traumáticas e deiscências cirúrgicas.
	Ação: 
é composto por uma camada interna autoadesiva hipoalergênica, contendo hidrocolóide (CMC-carboximetilcelulose sódica), poli-isobutileno e conservantes; uma camada externa de filme de poliuretano; e um liner, composto por papel siliconado.
Quando em contato com o exsudato da ferida, a matriz elastomérica é capaz de absorvê-lo, formando um gel que promove o desenvolvimento de um meio úmido e otimiza o processo de cicatrização da ferida, permitindo a troca do curativo sem causar danos ao tecido recém-formado. A camada externa é permeável a gases e vapores de água, porém funciona como barreira oclusiva perante líquidos e micro-organismos ao mesmo tempo em que proporciona uma barreira mecânica à ferida. Dura 7 dias.
	
Indicação:
De uso tópico é usada no tratamento da doença de Peyronie por sua ação proteolítica nas bordas das placas fibróticas. Como debridante de tecido necrosado e liquefação de material necrosado em lesões crônicas e agudas como: úlceras de pressão, varicose, úlcera diabética, queimaduras, feridas pós operatórias, feridas traumáticas ou infectadas, deiscência de sutura.
	
Indicação:
acelera a cicatrização de escaras e feridas e previne lesões. É indicado para feridas agudas ou crônicas com perda de tecido superficial ou parcial e para as fases de granulação e epitelização. Hidrata, acelera a cicatrização/granulação 
e alivia a dor.
• Prevenção de úlceras por pressão;
• Feridas agudas e crônicas, com ou sem infecção, de qualquer etiologia;
• Feridas com perda de tecido superficial e parcial;
• Dermatites perilesões;
• Queimaduras de primeiro e segundo grau;
• Dermatites amoniacais (assaduras de bebê);
• Dermatites perigastrostomias, traqueostomias e drenos.
	
Indicação:
para absorção de sangue e exsudatos, limpeza, 
proteção de curativos em geral, antissepsia da pele e auxílio em diversas cirurgias.
	
Indicação:
feridas com ou sem infecção, com moderada a intensa exudação, com ou sem tecido necrótico, exceto, em caso de necrose seca e com ou sem sangramento.
	
Indicação:
É recomendado para o tratamento de feridas infectadas ou não, de expessura parcial ou total, tais como: Úlceras por pressão de grau I -IV; Úlceras venosas; Queimaduras de I e II grau; Áreas doadoras.
	
Indicação:
Qualquer tipo de ferida com infecção e odor, como: 
- Feridas abdominais,
- Feridas oncológicas (carcinomas fúngicos),
- Úlceras por pressão, arteriais e venosas
- Pés diabéticos.
	
Indicação:
É indicado para o tratamento de feridas com leve a moderada exsudação, como abrasões e lacerações superficiais, rachaduras da pele, úlceras de perna (venosas, arteriais e mistas), úlceras diabéticas e por pressão (parcial e total), prevenção de úlceras por pressão, excisões dermatológicas, áreas doadoras, incisões cirúrgicas e feridas externas causadas por traumas.

Continue navegando