Buscar

Seminário de Dança- Ensino Médio


Prévia do material em texto

Dança na escola: 
Ensino Médio
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUí
CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE
DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO FÍSICA
PROFª. Dra. JANETE DE PÁSCOA RODRIGUES
Componentes:
Renan, Marcelo, Francisco Alves e Joel Enzo
DANÇA
Conforme Garaudy (1978), “a dança é uma forma de inteligência cinestésica. Essencialmente, a dança é uma espécie de pensamento – uma habilidade para resolver problemas através do controle dos movimentos corporais. Ao observar coreógrafos trabalhando, vemos que para terem êxito eles usam inteligência musical, visual, verbal e interpessoal.”
O ensino médio é um nível de ensino com características diferentes conforme o país. Em muitos países, corresponde à totalidade ou a parte do ensino secundário ministrado a adolescentes com idades compreendidas entre os 10 e os 19 anos.
 A dança vem sendo uma forma de linguagem desde o começo dos tempos, segundo Oliveira (1990, p.14)
    “Uma das atividades físicas mais significativas para o homem antigo foi a dança. Utilizada como forma de exibir suas qualidades físicas e de expressar os seus sentimentos, era praticada por todos os povos, desde o paleolítico superior.”
DANÇA CONTEXTO
HISTÓRICO 
VERDERI (2009): “O homem primitivo dançava por inúmeros significados: caça, colheita, alegria, tristeza,... O homem dançava para tudo que tinha significado, sempre em forma de ritual.”
Segundo Fahlbusch (1990), a dança era empregada pelos primitivos para obter a cura das doenças, pedir chuva, assegurar a fertilidade da terra, como prelúdio ao combate ou exteriorização de vitórias, para comemorar macabramente a morte ou como estímulo na iniciação nupcial.
DANÇA CONTEXTO
HISTÓRICO 
DANÇA CONTEXTO
HISTÓRICO 
DANÇA NO UNIVERSO PEDAGÓGICO
PEREIRA (2001), “a dança é um conteúdo fundamental a ser trabalhado na escola: com ela, pode-se levar os alunos a conhecerem a si próprios e/com os outros; a explorarem o mundo da emoção e da imaginação; a criarem; a explorarem novos sentidos, movimentos livres (...). Verifica-se assim, as infinitas possibilidades de trabalho do/ para o aluno com sua corporeidade por meio dessa atividade”.
DANÇA NO ESPAÇO ESCOLAR
Deve partir do pressuposto de que o movimento é uma forma de expressão e comunicação do aluno, objetivando torná-lo um cidadão crítico, participativo e responsável, capaz de expressar-se em variadas linguagens, desenvolvendo a auto- expressão e aprendendo a pensar em termos de movimento (MARQUES, 2003).
A escola é um lugar privilegiado para se aprender dança com qualidade, profundidade, compromisso, amplitude e responsabilidade, para que isto aconteça e, enquanto ela existir a dança não poderá mais continuar sendo sinônimo de festinhas de fim de ano.(MARQUES, 1997).
A dança na escola enquanto atividade pedagógica tem um papel fundamental, pois promove atividades de desenvolvimento da memória, do raciocínio, da autoestima e autoconfiança, estimulando a capacidade de solucionar problemas de maneira criativa, fazendo com que o aluno tenha uma melhor relação consigo mesmo e com os outros. (BETTI, 1999).
Papel e Imagem do Educador Físico na dança no ensino médio 
Para Nascimento (1998:51) apud Lorenz & Tibeau (2003), a Educação Física tem como objeto de estudo o conhecimento das manifestações que compõem a cultura corporal, ou seja, as formas de representação do mundo através do corpo, como os jogos, os esportes, as danças, a ginástica, as lutas e outras práticas corporais. Estas são apenas algumas citações que referenciam diversas definições.
Segundo Lorenz & Tibeau (2001), alunos do ensino médio frequentam as aulas de Educação Física apenas para distração, descontração e lazer.
O professor de educação física deve agir de forma que todos sejam inclusos nas atividades e tenham interesse de participar para que se torne algo agradável e divertido.
Do ponto de vista social, o conhecimento direto da dança permite uma percepção crítica, tanto da dança quanto de suas relações consigo e com o mundo. A dança desenvolve atenção, memória, raciocínio e imaginação, com vantagens no estudo, no trabalho, nas amizades e no lazer. "Entre outros benefícios, a dança proporciona: melhoria nas relações interpessoais, ajuda na saúde mental, redução de ansiedade, stress e sedentarismo (MARQUES, 1997).”
 “É certo que a pouca utilização desta atividade em propostas escolares, pode ser um reflexo de sua situação nos cursos de graduação em Educação Física (licenciatura), da visão com que os graduandos têm a respeito da dança e, consequentemente do enfoque que a mesma tem recebido, além da falta de licenciatura em cursos superiores de dança (RANGEL 2002, p. 61)”
As aulas de dança no Centro de Ensino Médio Ave Branca fazem sucesso entre os estudantes
Fonte: Google Imagens
Dança adaptada no ensino médio
Inclusão!
Dança representativas 
Quadrilha
É uma dança típica da época de festa junina.
Bumba meu boi
Trata-se de uma dança na qual a representação teatral é um fator marcante. Assim, a história da vida e da morte do boi é declamada enquanto os personagens realizam suas danças.
Danças sensoriais 
São as danças provenientes de sensações, caracterizam-se pelas elaborações coreográficas, cuja finalidade sejam as interpretações musicais, as tematizações teatrais ou as transmissões de sensações ou sentimentos.
Ensino Médio | Abertura e Competição de Dança. Colégio Marista Paraense 
Fonte: Google Imagens
Dança e as inteligências múltiplas
Inteligência Motora
Inteligência Espacial
Inteligência Intrapessoal
Pérez Gallardo (2002) afirma que a dança enquanto um dos elementos da cultura corporal a ser trabalhado nas escolas conjuntamente aos componentes curriculares da Educação Física, pode contribuir para um conhecimento de nossa realidade em diferentes âmbitos, seja como referência de cultura local, regional, nacional ou internacional.
Perez Gallardo (2003), o que encontramos no interior das escolas, quando não são movimentos mecânicos reproduzidos pelos alunos em função de uma data comemorativa, são as danças ditas folclóricas (este termo deveria ser conhecido com maior profundidade por aqueles que dizem trabalhar com essa temática) ou populares de diferentes regiões do país, mas ainda assim sendo reproduzidas sem interpretação de seus valores e significados.
Questionário:
De acordo com o que foi apresentado, quais os benefícios que a dança pode trazer no universo pedagógico?
Cite duas inteligências que a prática da dança no ensino médio pode proporcionar.
3. Embora sejam grandes as dificuldades para implementação da Dança Escolar principalmente em instituições públicas, opine como o Professor deve atuar para “driblar” essa dificuldade.

Continue navegando