Buscar

Avaliando 2

Prévia do material em texto

1.
		Quanto maior for a reserva financeira alocada à manutenção do capital de giro , menor será o risco de a empresa deixar de honrar seus compromissos financeiros ___________.
	
	
	
	longo prazo
	
	
	anuais
	
	
	a curto prazo
	
	
	médio prazo
	
	
	diários
	
Explicação:
Capital de Giro Líquido ou Capital Circulante Líquido é definido como sendo a diferença entre o ativo circulante e passivo circulante, ou seja, é o saldo líquido dos recursos que estarão disponíveis e as obrigações vencíveis em no curto prazo.
	
	Gabarito
Coment.
	
	
	
	 
		
	
		2.
		O Indicador de Liquidez Seca corresponde a razão entre :
	
	
	
	Ativo Circulante (exceto estoques) e o Passivo Circulante
	
	
	Ativo não Circulante e Ativo Circulante
	
	
	Ativo Circulante e o Passivo Circulante
	
	
	Ativo Circulante (exceto estoques) e o Passivo Não Circulante
	
	
	Ativo Circulante e o Ativo Não Circulante
	
Explicação:
Nesse indicador, quanto maior a liquidez, melhor para a empresa, que possui recursos para pagar suas dívidas. A liquidez corrente apresenta uma análise mais dos recebimentos e pagamentos relacionados com a atividade da empresa. Assim, por um lado temos a venda de mercadorias e recebimento de clientes como possibilidades de entrada de dinheiro; por outro lado, os pagamentos de salários, impostos, fornecedores e demais dívidas de curto prazo com necessidades de pagamento. Fórmula de cálculo da liquidez seca:  Ativo Circulante - estoques / Passivo Circulante.
	
	
	
	 
		
	
		3.
		Avaliar o momento atual, as faltas e as sobras de recursos financeiros e os reflexos gerados por decisões tomadas em relação a compras, vendas e à administração do caixa.são algumas formas de:
	
	
	
	administrar o capital de intelectual da empresa
	
	
	administrar o capital de operacional da empresa
	
	
	administrar o capital de giro da empresa
	
	
	administrar o capital de financeiro da empresa
	
	
	administrar o capital de fixo da empresa
	
Explicação:
A administração do capital de giro consiste na gestão das decisões financeiras de curto prazo, no qual dependendo da variação do ciclo operacional e financeiro, avalia-se a necessidade de determinado volume de disponibilidades para sustentar a diferença temporal entre prazos médios de recebimentos das vendas e pagamentos de fornecedores, em determinado horizonte de tempo, a fim de garantir o equilíbrio financeiro da empresa e sua continuidade. Para manter o equilíbrio financeiro da empresa, com fluxo de caixa saudá- vel e boa situação de liquidez, os gestores devem estar em sintonia aos objetivos econômico-financeiros da organização, principalmente na busca da relação rentabilidade e liquidez objetivada pelos proprietários.
	
	
	
	 
		
	
		4.
		Partindo da afirmação de que o fluxo de caixa descreve as movimentações financeiras da empresa em determinado período de tempo, devemos entender que dentre suas necessidades temos?
	
	
	
	Preocupação exclusiva da área financeira
	
	
	Verificar as capacitações de recursos
	
	
	Verificar o fluxo de pagamentos e recebimentos
	
	
	Verificar as variações de custos fixos
	
	
	Cobrir o fluxo de saídas financeiras
	
Explicação:
A elaboração do fluxo de caixa é um instrumento essencial que auxilia a gestão da empresa, pois nele estão identificadas todas as entradas e saídas de recursos e seus resultados em determinado período de tempo. A partir dele, a administração de recursos financeiros consegue identificar excessos ou escassez de recursos para então definir diretrizes para tomada de capital ou aplicação destes, administrando o grau de liquidez da empresa.
	
	Gabarito
Coment.
	
	
	
	 
		
	
		5.
		A senhora Beatriz é uma excelente doceira, sendo assim, decidiu abrir um negócio e depois de alguns anos a Doce Delicia sua fabrica de compota está crescendo. Senhora Beatriz possui pleno controle da produção, mas, possui dificuldades na área financeira e principalmente em visualizar o recebimento das vendas e os pagamentos realizados. O melhor relatório para visualizar os recebimentos e os pagamentos realizados é o:
	
	
	
	Demonstrativo de origem e Aplicação de Recursos
	
	
	Demonstrativo de Mutação de Patrimônio Líquido.
	
	
	Fluxo de caixa
	
	
	Demonstrativo de Resultado do Exercício.
	
	
	Balanço Patrimonial
	
Explicação:
As demonstrações do fluxo de caixa (DFC) demonstram os ingressos e saídas de caixa e seus equivalente em determinado período, devem ser divulgadas por atividades da empresa, sendo dividida em três categorias: atividades operacionais, atividades de investimentos e atividades de financiamentos.
	
	Gabarito
Coment.
	
	
	
	 
		
	
		6.
		Fluxo de caixa é o conjunto de ingressos e desembolsos de numerário ao longo de um período determinado. Pela variedade de desembolsos que ocorrem em uma empresa, estes podem ser classificados como Regulares, Periódicos e Irregulares. Assinale a alternativa que contém um exemplo de desembolso Regular:
	
	
	
	Aquisição de Imobilizados.
	
	
	Compra de Ações.
	
	
	Amortização de financiamentos.
	
	
	Pagamento de dividendos a acionistas.
	
	
	Pagamento de salários.
	
Explicação:
Atividades operacionais regulares de caixa ¿ são decorrentes da operação da empresa, podem ser: pagamento salários e de fornecedores, etc..
	
	Gabarito
Coment.
	
	
	
	 
		
	
		7.
		É considerado atividade de Fluxo de Caixa de Financiamento :
	
	
	
	Compra de Veiculos
	
	
	Depreciação de Equipamentos
	
	
	Aquisição de direitos sobre franquias
	
	
	Obtenção de Empréstimos de longo prazo
	
	
	Aumento das reservas legais
	
Explicação:
Atividades de financiamento ¿ todas as captações de recursos,seja provenientes dos acionistas ou de terceiros, também a remuneração do capital próprio (dividendos ou juros de capital de próprio) e amortização de empréstimos
	
	Gabarito
Coment.
	
	
	
	 
		
	
		8.
		Para calcular um determinado índice os analistas utilizam da seguinte formula: (disponibilidade / passivo circulante), diante desta informação podemos afirmar que os mesmos estão calculando:
	
	
	
	Índice de liquidez corrente
	
	
	Índice de liquidez imediata
	
	
	Índice de rentabilidade
	
	
	Índice de liquidez seca
	
	
	Índice de liquidez geral
	
Explicação:
A Liquidez Imediata, demonstra a capacidade de geração de recursos para o pagamento das dívidas da empresa no curtíssimo prazo , ou seja, para cada $1,00 de dívida, quanto a empresa possui disponível para quitá-la. Liquidez Imediata= Disponível / Passível Circulante.

Continue navegando