Buscar

Planejamento e orçamento de caixa

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Planejamento e orçamento de caixa
Nome Completo: Brena Freitas Araujo
Matrícula: 01524864
Curso: Gestão Financeira
Planejar é princípio básico para a excelência na gestão, sem o planejamento, o gestor não tem condições de estimar o fluxo de caixa futuro, as margens de lucro, o ponto de equilíbrio e outros indicadores essenciais. Ele é altamente desejável para que o processo de produção se exerça com maior eficiência, e assim a empresa opere suas obrigações econômicas e sociais da melhor maneira.
Assim podemos falar do planejamento de caixa em uma organização, que nele é necessário manter todos os dados atualizados para garantir os cálculos positivos na hora de sua projeção. Assim tem como objetivo projetar o quanto de dinheiro que a empresa terá ao longo de um período ou se precisará buscar recursos com terceiros para honrar seus compromissos.
Outro instrumento importante é o orçamento de caixa para execução do gerenciamento e do controle financeiro a curto e médio prazo da empresa. Ele não só indicará apenas o total dos empréstimos necessários à manutenção das operações, como também o período em que deverão ser obtidos. Ele é uma previsão para um determinado período futuro do fluxo de entrada e saída de dinheiro na empresa, nesta previsão inclui todos os ativos liquidez imediata que podemos citar: dinheiro em caixa, saldos disponíveis em bancos e aplicações a curto prazo em letras de tesouro nacional.
É importante mencionar sobre os benefícios do planejamento econômico e do orçamento de caixa, eles são ferramentas que ajudam o administrador financeiro a saber antecipadamente se haverá problemas de liquidez ou não em termos operacionais e não operacionais.
Em vista disso, o gestor poderá obter vantagens com essas implantações tais como: maior confiança nas tomadas de decisões, informações financeiras sólidas para basear as decisões, maior capacidade de aplicar melhorias contínuas, antecipar problemas e dentre outras questões.
Portanto, um dos pilares para o sucesso de uma organização é a sua saúde financeira, por isso, destaca-se a importância da gestão orçamentária, ela permite que uma instituição faça bom uso dos seus recursos monetários, encontre formas de reduzir custos e de aumentar sua lucratividade.
Como tudo na vida, o planejamento é uma forma eficiente para garantir todos os passos fundamentais na conclusão de um objetivo a ser realizado sem problemas. Com uma gerência eficaz, a instituição evita desperdício e aumenta a produtividade.
Referências:
Brasil escola.
https://monografias.brasilescola.uol.com.br/administracao-financas/orcamento-caixa.htm
Equipe TOTVS.
https://elevesuasvendas.com.br/blog/financeiro/orcamento-empresarial
Leonardo Barros.
https://tangerino.com.br/blog/planejamento-orcamentario/

Outros materiais