Buscar

Atividade contextualizada aol 6

Prévia do material em texto

Atividade contextualizada aol 6 
maria cleene araujo
pedagogia
Introdução a EAD
Unidade 1
Concepções e legislação em educação à distância 
Criações de Leis que regularizam a educação a distância, foram essenciais para o ensino. Ter conhecimentos sobre as leis que conduzem a educação a distância é fundamental para ter uma visão com mais clareza sobre o assunto, e podendo melhorar a qualidade dos estudos. Em 2005, durante o 12º Congresso da Associação Brasileira de Educação a Distância (ABED), diversos representantes de universidades brasileiras redigiram a “Carta de Florianópolis”. Nessa carta, a associação definiu EAD como: Uma modalidade de educação que possibilita a aprendizagem com medição didático-pedagógica andrológica, utilizando diferentes tecnologias de informações e meios de comunicação, na qual as atividades se desenvolvem com os atores do processo em lugares ou tempos diversos.
Na lei de diretrizes e bases nº 9394/1996 realizada pelo Decreto nº 2494/1998, um dos destaques foi colocar em vigor uma noção oficial para EAD como: Educação a distância disponibiliza as pessoas em estudo com um pouco mais de facilidade ao tempo, ao sistema de aprendizagem, a EAD não é um método de ensino novo como muitos pensam, apenas vem se modernizando. O EAD encontra-se no Art.80 da Lei 9.394, de 20 de dezembro de 1996 que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional e é regulamentada pelo Decreto número 5.622, de 19 de dezembro de 2005 do Ministério da Educação (MEC).
O Estudo do século XXI
A EAD passou a ter um conhecimento populacional no final do século XVIII, eram feitas por correspondências, e foi tomando forma nos meados do século XIX. Os Correios foi o principal canal de comunicação no Brasil, a modalidade ficou conhecida como “ensino por correspondência” ou ensino “domiciliar”. Na década de 1920 o rádio teve o seu papel de intermediador para os alunos que recebiam os materiais com os conteúdos de estudo e ouviam as através do rádio.
 
Metodologias de estudo baseado em autonomia
As metodologias de estudo a EAD são orientadas pelo uso de diferentes tecnologias que exigem uma postura de participação e envolvimento do aluno como protagonista de própria aprendizagem, assegurando com isso a sua autonomia no aprendizado.
 
O aprendizado presencial e a distancia
As discussões são dadas nas seguintes formas:
Assíncrona: O participante escolhe o horário mais conveniente para si, dessa forma, quando ocorrem as discussões, as respostas são dadas no decorrer do dia ou próximos dias. Síncrona: Os participantes e tutores estão em treinamento ao mesmo tempo, mas podem estar em locais diferentes, mas todos obtêm a mesma informação no mesmo horário.
Unidade 2
Interação e cooperação
A cooperação como apoio ao processo de aprendizagem enfatiza a participação ativa e a interação tanto dos cursistas entre si como a equipe de docente.
 
O ambiente virtual de aprendizagem
Os ambientes virtuais possuem a mesma característica comuns como: participantes do curso têm independência e flexibilidade para estruturar seus processos de aprendizagem. É impermediádico, porque permite, por meio de links, a visita a outros ambientes e materiais para conhecimento mais profundos. Os AVAs utilizam de forma integrada, sistemas interativos e comunicativos para a educação, cujo o objetivo é dar suporte ás estratégias pedagógicas planejadas pela equipe docente. A ênfase principal dos AVAs está em possibilitar os processos de aprendizagem. Os AVAs, por meio de suas ferramentas pedagógicas, possibilitam o aprendizado tanto individual como coletivo.
Ferramentas tecnológicas para EAD
Segundo Ferreira (2011), os elementos presentes em um ambiente virtual de aprendizagem devem permitir uma interação grande do aprendiz com o objeto de estudo, integrando o objeto de estudo à realidade do sujeito de forma a estimula-lo a desafia-lo ao mesmo tempo em que permite e propicia o seu desenvolvimento intelectual.
Unidade 3
Professores e tutores
O professor aquele que organiza as estratégias pedagógicas e produz os conteúdos que dão suporte aos processos.
 
O papel do aluno no aprendizado
Conforme Filatro (2009), existem algumas premissas que estimulam a participação e a autonomia do aluno, como: As pessoas aprendem interagindo, realizando atividades e recebendo feedback. Quando uma pessoa aprende, ela realizou novas interações ou realizou interações mais rápidas em situações similares.
 
Como estudar a distância
Cada participante do curso será protagonista no seu processo de aprendizagem. Sem essa organização pessoal e disciplina, a tendência é de que depois de algum tempo os participantes os participantes não consigam terminar seus cursos. A educação a distância pressupõe interação entre os pares e multas das atividades realizadas correm de maneira colaborativa, ou seja, deve-se atuar conjuntamente com os objetivos dos AVAs. Assim é fundamental prever uma atividade constante das atividades. 
Gerenciamento de tempo
Ao gerenciar quanto tempo dedica a cada uma das disciplinas, o aluno acaba descobrindo qual delas merece uma atenção melhor, por ter menos desenvoltura com o tema e também tem a oportunidade de concluir as atividades de uma outra matéria com mais rapidez por ter clareza de suas habilidades para resolver melhor aquela situação-problema proposta.
Unidade 4
Vídeo e áudio pela web: vídeo conferência e similares
Por meio de ferramenta um grupo pode realizar uma conversa com o auxílio do webcam do computador, transmiti-la on-line e, ao mesmo tempo, publicar o vídeo imediatamente após a conversa é realizada.
 
Suporte de TI para EAD 
A tecnologia da informação é a área que fornece toda a infraestrutura e o suporte necessário para que o ensino a distância aconteça. Os profissionais da área que supervisionam desde a publicação dos ambientes virtuais de aprendizagem até o apoio aos alunos e à equipe docente.
 
Serviços on-line para EAD e compartilhamento de arquivos
Estudar em curso a distância pode ser um desafio, pois exige maior dedicação e comprometimento e principalmente organização. Para auxiliar no planejamento das atividades dos alunos de educação a distância a internet possui serviços que auxiliam na organização pessoal e na manutenção das informações mais importantes.

Continue navegando