Buscar

AVALIAÇÃO PARCIAL 2 - DIREITO DO CONSUMIDOR


Continue navegando


Prévia do material em texto

Disc.: DIREITO DO CONSUMIDOR   
	Aluno(a): 
	
	Acertos: 2,0 de 10,0
	23/09/2019
	
	
	1a Questão (Ref.:201607897916)
	Acerto: 0,0  / 1,0 
	Várias relações jurídicas não são consideradas relações de consumo. Das citadas abaixo, é considerada de relação de consumo:
		
	
	parceria rural
	
	condomínio
	
	arrendamento rural
	
	contratos com instituições financeiras 
	
	Locação
	
	2a Questão (Ref.:201607449891)
	Acerto: 0,0  / 1,0 
	O Código Civil e o Código de Defesa do Consumidor regulam relações de direito privado, por isso é correto afirmar que possuem a mesma essência. 
		
	
	sim, porque ambos possuem menção expressa na Constituição;
	
	não, porque o CDC regula relações entre desiguais enquanto o CC regula relações entre iguais;
	
	não, porque o CDC fica restrito à sua área de atuação enquanto o CC permite sua aplicação em determinadas leis especiais;
	
	sim, porque visam isonomia nas relações de direito privado.
	
	3a Questão (Ref.:201607954894)
	Acerto: 1,0  / 1,0 
	Os cadastros e dados de consumidores devem ser objetivos, claros, verdadeiros e em linguagem de fácil compreensão, não podendo conter informações negativas referentes a período superior a:
		
	
	cinco anos.
	
	oito anos.
	
	dois anos.
	
	dez anos.
	
	três anos.
	
	4a Questão (Ref.:201608413144)
	Acerto: 0,0  / 1,0 
	(OAB - FGV  2010.3) Em relação aos princípios previstos no Código de Defesa do Consumidor, assinale a alternativa correta.
		
	
	 A boa-fé prevista no CDC é a boa-fé subjetiva.
	
	 Nenhuma das alternativas anteriores.
	
	 O princípio da transparência impõe um dever comissivo e um omissivo, ou seja, não pode o fornecedor deixar de apresentar o produto tal como ele se encontra nem pode dizer mais do que ele faz; não pode, portanto, mais existir o dolus bonus.
	
	 O princípio da vulnerabilidade, que presume ser o consumidor o elo mais fraco da relação de consumo, diz respeito apenas à vulnerabilidade técnica.
	
	 O CDC é uma norma tipificadora de condutas, prevendo expressamente o comportamento dos consumidores e dos fornecedores.
	
	
	5a Questão (Ref.:201607449909)
	Acerto: 0,0  / 1,0 
	Quando o Código de Defesa do Consumidor trata do conceito de consumidor em seu art. 2° é incorreto dizer com relação ao tema que:
		
	
	A teoria finalista restringe o conceito de consumidor.
	
	A teoria maximalista amplia o conceito de consumidor
	
	O STJ adota a teoria finalista para conceituar consumidor.
	
	O STJ adota a teoria maximalista para conceituar consumidor.
	
	6a Questão (Ref.:201607897922)
	Acerto: 0,0  / 1,0 
	Na análise de casos concretos, a identificação da relação de consumo e seus elementos é o critério básico para determinar-se a aplicação do Código de Defesa do Consumidor. Nesta análise
		
	
	É preciso identificar a existência de consumidor e fornecedor. Consumidor é toda pessoa física ou jurídica que adquire o produto ou serviço como destinatário final. A expressão ¿destinatário final¿ encontra na doutrina e jurisprudência diversas interpretações, surgindo a este respeito as teorias finalista, maximalista e do finalismo aprofundado
	
	O CDC define a expressão destinatário final
	
	Para a teoria maximalista, destinatário final do artigo 2º do CDC é aquele destinatário fático e econômico do bem ou serviço, seja ele pessoa jurídica ou física. Não basta ser destinatário fático, é necessário ser destinatário econômico do bem. 
	
	A teoria finalista aprofundada considera que a definição de consumidor é objetiva, não importando se a pessoa física ou jurídica tem ou não fim de lucro quando adquire um produto ou utiliza um serviço. Destinatário final seria o destinatário fático do produto. 
	
	O STJ hodiernamente adota a teoria maximalista
	
	7a Questão (Ref.:201608413009)
	Acerto: 1,0  / 1,0 
	(OAB/CESPE ¿ 2007.3) No que se refere ao campo de aplicação do Código de Defesa do Consumidor (CDC), assinale a opção correta. 
		
	
	 O conceito de serviço engloba qualquer atividade oferecida no mercado de consumo, mediante remuneração, salvo as decorrentes das relações de caráter trabalhista.
	
	E Nenhuma das alternativas anteriores.
	
	 O conceito de consumidor restringe-se às pessoas físicas que adquirem produtos como destinatárias finais da comercialização de bens no mercado de consumo.
	
	 O conceito de fornecedor envolve o fabricante, o construtor, o produtor, o importador e o comerciante, os quais responderão solidariamente sempre que ocorrer dano indenizável ao consumidor.
	
	 O conceito de produto é definido como o conjunto de bens corpóreos, móveis ou imóveis, que sejam oferecidos pelos fornecedores para consumo pelos adquirentes.
	
	
	8a Questão (Ref.:201607487781)
	Acerto: 0,0  / 1,0 
	De acordo com as disposições do Código de Defesa do Consumidor, assinale a alternativa CORRETA: 
		
	
	É direito básico do consumidor a facilitação da defesa de seus direitos, inclusive com a inversão do ônus da prova, a seu favor, no processo civil, independentemente da verossimilhança da alegação ou de seu estado de hipossuficiência. 
	
	As sociedades consorciadas são solidariamente responsáveis pelas obrigações decorrentes do Código de Defesa do Consumidor.
	
	A responsabilidade das sociedades coligadas é objetiva.
	
	Para efeitos do Código de Defesa do Consumidor, entende-se por interesses ou direitos difusos os transindividuais de natureza indivisível, de que seja titular grupo, categoria ou classe de pessoas ligadas entre si ou com a parte contrária por uma relação jurídica base.
	
	As sociedades integrantes dos grupos societários e as sociedades controladas são solidariamente responsáveis pelas obrigações decorrentes do Código de Defesa do Consumidor.
	
	
	9a Questão (Ref.:201608049153)
	Acerto: 0,0  / 1,0 
	Em um contrato de consumo, não é considerada abusiva a cláusula que
		
	
	estabelece a inversão do ônus da prova em prejuízo do consumidor.
	
	NRA NENHUMA DAS RESPOSTAS ACIMA
	
	determina a utilização compulsória de arbitragem.
	
	estabelece a remessa do nome do consumidor inadimplente para bancos de dados ou cadastros de consumidores.
	
	transfere responsabilidades a terceiros.
	
	
	10a Questão (Ref.:201607449935)
	Acerto: 0,0  / 1,0 
	Com relação ao risco do desenvolvimento é incorreto afirmar:
		
	
	o defeito já existe no momento em que o produto é colocado em circulação (defeito oculto), apenas se exterioriza depois
	
	no Direito Comunitário Europeu haverá a exclusão da responsabilidade se o produtor comprovar que o estado do conhecimento técnico e científico, no momento em que o produto foi colocado em circulação, não permitia, de modo algum, a contratação da existência do defeito;
	
	no produto anterior àquele de melhor qualidade posteriormente lançado no mercado não há defeito na época em que foi colocado em circulação, apenas é superado pelo surgimento de outro de melhor qualidade;
	
	por se tratar de defeito imprevisível, o fornecedor de produtos e serviços não responde pelo risco do desenvolvimento.