Buscar

AVALIAÇÃO PARCIAL 3 - DIREITO CIVIL VI

Prévia do material em texto

Disc.: DIREITO CIVIL VI   
	Aluno(a): 
	
	Acertos: 0,0 de 10,0
	23/09/2019
	
	
	1a Questão (Ref.:201608051272)
	Acerto: 0,0  / 1,0 
	Quanto aos seus efeitos a sucessão pode ser:
		
	
	Testamentária ou singular
	
	Legítima ou universal
	
	Singular ou legítima
	
	Legítima ou testamentária
	
	Singular ou universal
	
	
	2a Questão (Ref.:201608053120)
	Acerto: 0,0  / 1,0 
	Quanto a fonte a sucessão pode ser:
		
	
	Legítima ou testamentária
	
	Testamentária ou Singular
	
	Singular ou Legítima
	
	Legítima ou Universal
	
	Singular ou Universal
	Respondido em 23/09/2019 10:32:22
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201607958129)
	Acerto: 0,0  / 1,0 
	6) (1,0) 1. ¿A aceitação da herança representa, assim, o ato jurídico unilateral e necessário pelo qual o herdeiro, que ao tempo da abertura da sucessão houvera adquirido, ¿ipso iure¿, a posse e a propriedade dos bens da herança, confirma sua intenção de receber este acervo que lhe é transmitido. 2. ¿Veja-se, pois, que se trata de confirmação do herdeiro, pois já com a abertura da sucessão lhe é deferida a herança¿. Assinale a alternativa CORRETA: 
		
	
	c) A primeira é verdadeira e a segunda é falsa. 
	
	b) As duas são verdadeiras e a segunda não justifica a primeira. 
	
	a) As duas são verdadeiras e a segunda justifica a primeira. 
	
	e) As duas são falsas.
	
	d) A primeira é falsa e a segunda é verdadeira. 
	
	
	4a Questão (Ref.:201608253509)
	Acerto: 0,0  / 1,0 
	Sobre a aceitação e renúncia da herança é incorreto afirmar que:
		
	
	O ato de aceitação da herança é irrevogável porém o ato de renúncia à herança é revogável mas somente nas hipóteses previstas em lei.
	
	Falecendo o herdeiro antes de declarar se aceita a herança, o poder de aceitar passa a seus herdeiros, a menos que se trate de vocação adstrita a condição suspensiva (possibilidade que só existe na sucessão testamentária) ainda não adimplida.
	
	A aceitação da herança pode ocorrer de forma expressa, tácita e ainda presumida.
	
	Aceitação de herança é sinônimo de adição de herança. É ato pelo qual o herdeiro anui a transmissão dos bens deixados pelo de cujus.
	
	A aceitação (da herança) é ato unilateral, de natureza não receptícia, indivisível e incondicional.
	
	5a Questão (Ref.:201607967423)
	Acerto: 0,0  / 1,0 
	(XVI Exame Unificado OAB) Márcia era viúva e tinha três filhos: Hugo, Aurora e Fiona. Aurora, divorciada, vivia sozinha e tinha dois filhos, Rui e Júlia. Márcia faleceu e Aurora renunciou à herança da mãe. Sobre a divisão da herança de Márcia, assinale a afirmativa correta. 
		
	
	Diante da renúncia de Aurora, a herança de Márcia deve ser dividida entre Hugo, Fiona, Rui e Júlia, cabendo a Hugo e Fiona 1/3 da herança, e a Rui e Júlia 1/6 da herança para cada um. 
	
	Diante da renúncia de Aurora, a herança de Márcia deve ser dividida entre Hugo e Fiona, cabendo a cada um metade da herança. 
	
	Diante da renúncia de Aurora, a herança de Márcia deve ser dividida entre Hugo, Fiona, Rui e Júlia, em partes iguais, cabendo a cada um 1/4 da herança
	
	Aurora não pode renunciar à herança de sua mãe, uma vez que tal faculdade não é admitida quando se tem descendentes de primeiro grau. 
	
	6a Questão (Ref.:201610117364)
	Acerto: 0,0  / 1,0 
	Lúcia, sem ascendentes e sem descendentes, faleceu solteira e não deixou testamento. O pai de Lúcia tinha dois irmãos, que tiveram, cada qual, dois filhos, sendo, portanto, primos dela. Quando do falecimento de Lúcia, seus tios já haviam morrido. Ela deixou ainda um sobrinho, filho de seu único irmão, que também falecera antes dela. 
Sobre a sucessão de Lúcia, de acordo com os fatos narrados, assinale a afirmativa correta. Parte inferior do formulário
		
	
	D-O sobrinho é o único herdeiro chamado à sucessão e herda por direito próprio. 
	
	C-O filho do tio pré-morto será chamado à sucessão por direito de representação.
	
	B-O sobrinho representará seu pai, pré-morto, na sucessão de Lúcia. 
	
	A-O sobrinho concorre com o tio na sucessão de Lúcia, partilhando-se por cabeça. 
	
	E- O pai é o único herdeiro chamado à sucessão mesmo falecido.
	
	7a Questão (Ref.:201608123357)
	Acerto: 0,0  / 1,0 
	Sobre a herança, vocação e aceitação assinale a alternativa incorreta:
		
	
	Ordem da vocação hereditária significa ordem de chamada para receber a herança e o herdeiro mais próximo exclui o herdeiro mais distante.
	
	O princípio 'saisine" surgiu na Idade Média pelo Direito Costumeiro francês, como forma de oposição ao regime feudal. Hoje este princípio está consubstanciado, entre nós, no art. 1784 do CC brasileiro que significa que o próprio 'de cujus' transmite ao sucessor a propriedade e a posse da herança.
	
	Com a aceitação da herança se torna definitiva a transmissão já efetivada com a morte do 'de cujus'.
	
	Herdeiro necessário não pode ser contemplado em testamento.
	
	Vocação hereditária significa chamamento para receber a herança se assim o herdeiro o quiser.
	
	8a Questão (Ref.:201608131768)
	Acerto: 0,0  / 1,0 
	Os pais de Raimundo já haviam falecido e, como ele não tinha filhos, seu sobrinho Otávio era seu único parente vivo. Seu melhor amigo era Alfredo. Em um determinado dia, Raimundo resolveu fazer sozinho uma trilha perigosa pela Floresta dos Urucuns e, ao se perder na mata, acidentou-se gravemente. Ao perceber que podia morrer, redigiu em um papel, datado e assinado por ele, declarando a circunstância excepcional em que se encontrava e que gostaria de deixar toda a sua fortuna para Alfredo. Em razão do acidente, Raimundo veio a falecer, sendo encontrado pelas equipes de resgate quatro dias depois do óbito. Ao seu lado, estava o papel com sua última declaração escrita em vida, que foi recolhido pela equipe de resgate e entregue à Polícia. Ao saber do ocorrido, Otávio consulta seu advogado para saber se a declaração escrita por Raimundo tinha validade. Com base na hipótese narrada, assinale a afirmativa correta. 
		
	
	O testamento deixado por Raimundo tem validade, mas suas disposições terão que ser reduzidas em 50%, pelo fato de Otávio ser herdeiro de Raimundo. 
	
	O testamento deixado por Raimundo não tem validade em virtude da ausência das formalidades legais para o ato de última vontade, em especial a presença de testemunhas. 
	
	O testamento deixado por Raimundo não tem validade porque a lei só admite o testamento público, lavrado na presença de um tabelião. 
	
	O testamento será nulo
	
	O testamento deixado por Raimundo poderá ser confirmado, a critério do juiz, uma vez que a lei admite o testamento particular sem a presença de testemunhas quando o testador estiver em circunstâncias excepcionais. 
	
	9a Questão (Ref.:201608142171)
	Acerto: 0,0  / 1,0 
	O denominado princípio de Saisine estabelece que no momento da abertura da sucessão, que ocorre com a morte, a herança transmite-se, desde logo, aos herdeiros legítimos e testamentários. O Código Civil pátrio estabelece, em consequência, as regras para as sucessões legítimas e testamentárias, estabelecendo para a primeira a denominada ordem da vocação hereditária. Na hipótese de não sobreviver o cônjuge ou o companheiro, nem parente algum sucessível nos termos da lei, ou no caso de existência, tendo todos eles renunciado à herança, os bens integrantes do monte de tais sucessões abertas, segundo solução dada pelo Código Civil, serão: 
		
	
	destinados aos Estados para que sejam utilizados pelas Universidades Estaduais nos trabalhos de desenvolvimento de pesquisas por ela realizados.
	
	destinados aos Municípios ou ao Distrito Federal, se localizados nas respectivas circunscrições, ou à União, quando localizado em território federal.
	
	destinados aos Estados e União para que sejamutilizados somente na saúde, por se tratar de ato vinculado.
	
	destinados, necessariamente, para a União Federal para que seja utilizado na área de saúde.
	
	destinados aos Estados e municípios, podendo ser utilizados tanto na saúde quanto na educação a critério discricionário do governador e dos prefeitos.
	
	10a Questão (Ref.:201608185162)
	Acerto: 0,0  / 1,0 
	Decorrido um ano da arrecadação dos bens do ausente, ou, se ele deixou representante ou procurador, em se passando três anos e não havendo interessados na sucessão provisória, a quem cumpre requerer ao juízo competente que se declare a ausência e se abra provisoriamente a sucessão? 
		
	
	Aos credores de obrigações vencidas e não pagas.
	
	Qualquer herdeiros.
	
	Aos herdeiros presumidos, legítimos ou testamentários.
	
	Ao ministério público.
	
	Ao cônjuge não separado judicialmente.

Continue navegando