Buscar

Logistica ADM

Prévia do material em texto

COBEC 
A empresa é terceirizada de uma grande multinacional, onde realiza serviços de coleta de material ferroso (sucata) e também carregamento de material do entreposto em carretas com destino a usina em São Paulo. Hoje as coletas atendem um raio de até 300 km.
Com a situação atual do mercado a empresa teve que ser readequar em relação a custos e tentar otimizar ao máximo sua operação. Irei elencar abaixo 3 exemplos que estão sendo efetuados visando essa redução.
1 – Nos carregamentos realizados no entreposto geralmente são carregados veículos 6 eixos com capacidade que varia de 28 á 34 ton a ideia é otimizar ao máximo esses carregamentos visando alcançar capacidade máxima dos veículos carregados, as solicitações para as transportadoras são para que sejam enviados veículos com capacidade mínima de 32 ton, levando em conta o custo fixo por números de eixo e o km a ser rodado até o destino. Com isso quanto mais peso carregamos mais economia geramos no custo real x tonelada.
2 – Em relação aos materiais que coletamos com nossos caminhões, orientamos nossos fornecedores para solicitarem coleta somente quando atingirem um peso mínimo de material estipulado com a capacidade de nossos veículos, com isso reduziremos o número de coletas e por consequência diminuiremos o km rodado e desgaste da frota.
3 - Em um dos nossos fornecedores, que atualmente é o mais longe onde realizamos coletas disponibilizávamos 1 veiculo para atender 2x por semana buscar material até o entreposto, visando diminuir os custos entramos em contato com o mesmo, para alinhar uma nova operação que hoje se encontra em vigência. Disponibilizamos mais caixas coletoras para que o fornecedor pudesse estocar uma quantia de no mínimo 30 ton para fecharmos carga, enviamos nosso veículo para lá junto a uma caçamba de terceiros, onde carregamos esse material do fornecedor direto para a usina, com isso reduzimos o número de idas do veiculo para 1 ou 2 no mês. 
Dentre os capítulos iniciais do livro texto, creio que o capitulo 4 abrange mais o assunto tratado, pois leva em conta custos de transportes, custo de deslocamento do produto na produção entre outros. Mas com certeza todos os outros capítulos trazem exemplos e métodos que ajudam no desenvolvimento das estratégias e ações citadas.

Continue navegando