Buscar

PORTFÓLIO WELLINGTHON VARGAS

Prévia do material em texto

WELLINGTHON VARGAS MARQUES
8083996 
PORTFÓLIO
Pelotas
2019
Faça uma pesquisa sobre a importância do pH para o bom funcionamento do corpo humano. Explique quais pHs encontramos em nosso organismo e como esses diferentes pHs são mantidos, para que o corpo fique equilibrado.
O corpo humano necessita de PH para manter o bom funcionamento do organismo. E esses PHs são: neutro: PH 7, básico ou alcalino: PH acima de 7, ácidos: PH abaixo de 7. O PH 7 significa que uma solução contém concentração igual de íons hidrogênio e hidróxido, Portanto o PH 7 também significa que um fluido é de reação neutra,  ou seja não é ácida e nem alcalina, por exemplo o PH da água pura que é 7. Um PH superior a 7 indica a solução alcalina ou básica, isto é uma solução com concentração de íons hidróxidos. Quanto mais alcalina é a solução, mais alto é o seu PH. Um PH inferior a 7 indica que é uma solução ácida, Isto é, uma solução concentrada de íons hidrogênio superior a concentração de íons hidróxido. Quanto mais elevada a concentração de íons hidrogênio, mais baixo o PH e mais ácida e a solução. Com o PH a proximidade 1,6 o suco gástrico é a substância mais ácida do corpo.
O organismo utiliza três mecanismos para controlar o equilíbrio ácido-base do sangue.  Em primeiro lugar, sobre a forma de amônia os rins excretam o excesso de ácido. Os rins possuem uma capacidade determinada de alterar a quantidade de ácido ou de base que é excretada, geralmente, esse processo demora vários dias em segundo lugar, o corpo utiliza soluções tampão do sangue para se defender contra alterações súbitas de acidez. O tampão mais importante do sangue utiliza o bicarbonato que se encontra em equilíbrio como o dióxido de carbono.  Mais bicarbonato e menos dióxido de carbono são produzidos à medida que mais ácido ingressa na corrente sanguínea. À medida que mais Base entra na corrente sanguínea, mais dióxido de carbono e menos bicarbonato são produzidos. Nos dois casos, o efeito sobre o PH é minimizado. O terceiro mecanismo de controle do PH do sangue envolve a excreção do dióxido de carbono. O dióxido de carbono é um subproduto importante do metabolismo do oxigênio e, consequentemente, é produzido constantemente pelas células. O carbono é transportado pelo sangue até os pulmões, onde é expirado. No cérebro existem centros de controle respiratório que regulam a quantidade de dióxido de carbono que é expirado através do controle da velocidade e profundidade da respiração.  A concentração de dióxido de carbono quando a respiração aumenta, diminui e o sangue torna-se mais básico. Quando a respiração diminui, a concentração de dióxido de carbono aumenta e o sangue torna-se mais ácido. Através do ajuste da velocidade e da profundidade da respiração, o centro de controle respiratório e os pulmões são capazes de regular o PH sanguíneo minuto a minuto. Uma alteração em um ou mais desses mecanismos de controle do PH podem produzir uma das principais alterações do equilíbrio do ácido-base. 
	O PH é de grande importância para o bom funcionamento do corpo humano. O potencial hidrogeniônico (PH), é uma escala numérica adimensional utilizada para medir o teor de acidez, neutralidade ou alcalinidade de uma determinada solução, está extremamente ligado à saúde humana. Uma pequena redução do PH desabilita o sistema imunológico, dando oportunidade para vírus, bactérias e fungos, que vivem em meios ácidos e se proliferam. Quando o PH do sangue está baixo, as gorduras são digeridas nas paredes das artérias podendo causar doenças do coração, o PH do sangue humano tem que estar em seu limite ideal para poder absorver os minerais necessários à saúde. Assim podemos perceber que o PH do sangue humano está inteiramente relacionado à saúde, quando PH do nosso corpo está abaixo do normal, estamos propensos a todo tipo de doença: câncer, artrite, diabetes, doenças do coração, entre outras. Uma maneira de manter o seu PH saudável evitar alimentos com PH baixo, como 2 pontos café, refrigerante, cerveja, etc. Com isso percebemos a importância do PH saudável para o bom funcionamento do nosso organismo.
Trabalho apresentado ao Centro Universitário Claretiano para as atividades previstas na disciplina de: Bioquímica e Farmacologia ministrada pelo Tutor Marcio Henrique Gomes de Mello

Continue navegando