Buscar

ATIVIDADE CONTEXTUALIZADA- Química geral e Inorgânica

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

ATIVIDADE CONTEXTUALIZADA 
 
Milena Pelicer Ribeiro 
47010874
Biomedicina 
1- A razão fundamental para uma solução tampão resistir a mudanças de pH é o equilíbrio químico, resultante da função de um ácido ou base e um sal inorgânico. A principal característica de uma solução tampão é manter seu pH quase inalterado, mesmo após a adição de uma porção de soluções de ácidos ou bases forte. Um exemplo de um sistema tamponante é o Ácido carbônico-bicarbonato, uma combinação de ácido fraco e sua base conjugada, respectivamente. Quando dissociado, o ácido carbônico forma bicarbonato e água, formando assim a constante de equilíbrio chamada de Dissociação ácida (K)
2- Os rins alteram o pH sanguíneo pela excreção do excesso de ácidos ou bases na urina, sendo assim capazes de ajustar estas quantidades no sangue, porem este equilíbrio é realizado de forma lenta, costumando levar vários dias. Em contrapartida, os pulmões possuem um mecanismo mais ágil durante o controle do pH sanguíneo, o qual envolve a liberação de dióxido de carbono, sendo relativamente ácido, o mesmo é resultante do processamento do oxigênio e nutrientes originados pelas células. Por conseguinte, o dióxido de carbono acumula-se no sangue ocorrendo o aumento da acides, assim diminuindo o pH sanguíneo. Em contrapartida, o cérebro também pode controlar o dióxido de carbono por meio da respiração, aumentando o pH sanguíneo no momento que a respiração se torna mais rápida e profunda.
3- O pH impacta diretamente na solubilidade, assim consequentemente torna-se importante para a estabilidade e a posterior absorção do fármaco. A absorção é determinada a partir das propriedades físico-químicas, pela formulação e a via de administração do fármaco nas preparações orais líquidas, portanto, o pH inadequado pode ocasionar perdas de teor e provocar alterações na capacidade terapêutica do medicamento, neste caso, necessitando de ajustes para o equilíbrio do pH ideal, tornando-o estável as características de cada fórmula. 
Referências bibliográficas:
Mundo Educação; Solução-tampão. 
https://mundoeducacao.uol.com.br/quimica/solucao-tampao.htm
Brazilian Journal of Development; Papel dos rins na regulação do pH sanguíneo / O papel dos rins na regulação do pH sanguíneo.
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/36026
Iuri Marques de Oliveira & Renato Moreira Rosa; Perturbações no Equilíbrio Ácido-básico. 
https://professor.ufrgs.br/sites/default/files/lucasalvares/files/poligrafo_4_-_disturbios_ac_base_-.pdf
Manual MSD; Absorção de fármacos. 
https://www.msdmanuals.com/pt-br/profissional/farmacologia-cl%C3%ADnica/farmacocin%C3%A9tica/absor%C3%A7%C3%A3o-de-f%C3%A1rmacos

Continue navegando