Buscar

PSICOLOGIA SÓCIOINTERACIONISTA - Questionario I e Atividade I

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

PSICOLOGIA SÓCIOINTERACIONISTA
QUESTIONÁRIO UNIDADE I
Pergunta 1. Leia a frase a seguir e complete as lacunas de acordo com a teoria vygotskyana estudada. 
Vygotsky preocupou-se em estudar, em profundidade, o desenvolvimento das ____________, que envolvem ________ e que se caracterizam pela sua ________________e ___________. 
Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas acima:
Respostas: b. Funções psicológicas superiores/ o controle consciente do comportamento/ intencionalidade/ liberdade em relação ao aqui e ao agora.			
Feedback da resposta: Vygotsky preocupou-se em estudar, em profundidade, o desenvolvimento das funções psicológicas superiores, que envolvem o controle consciente do comportamento e que se caracterizam pela sua intencionalidade e liberdade em relação ao aqui e ao agora. 
Nesta frase, temos a base das ideias de Lev Vygotsky sobre o desenvolvimento psicológico humano, para este autor, as funções psicológicas superiores permitem ao homem agir com intencionalidade e ser livre para escolher e tomar decisões de maneira autônoma.
			
Pergunta 2. Leia a frase e responda a questão:
“As funções psicológicas especificamente humanas se originam nas relações do indivíduo e seu contexto cultural e social”.
A partir desta afirmação de Vygotsky, assinale a alternativa INCORRETA				
Respostas: d. A cultura é um sistema preexistente e imutável ao qual o indivíduo se submete.
Feedback da resposta: Está correto afirmar que a cultura é um sistema que já está pronto quando o sujeito nasce, tornando-se parte de sua natureza quando em relação com a ela. Dessa forma, embora a cultura já exista antes do sujeito nascer, quando entram em contato, ela passa a interferir em seu desenvolvimento psicológico. Portanto, a relação homem-mundo é mediada por sistemas simbólicos criados pela cultura na qual está inserido. Mas, da mesma forma, a cultura, embora preexistente, não é imutável, pois ao agir em seu meio, o homem pode transformá-la.
			
Pergunta 3. Leia a situação e responda a questão: 
João já sabia ler e escrever e estava muito satisfeito com sua nova aquisição. Porém, ainda não conseguia expressar com desenvoltura suas ideias através da escrita, o que o incomodava muito. Ao perceber o desejo de João de expressar suas ideias no papel, sua professora passou a sugerir várias leituras do interesse de seu aluno motivado e a aplicar tarefas que cobravam a opinião sobre temas cotidianos, além de estimular debates. Alguns meses depois, era evidente, o domínio de João, na tarefa de escrever sobre seus pensamentos e ideias. 
Em uma perspectiva vygotskyana, podemos afirmar que: 
I. Nível de desenvolvimento proximal é representado pela capacidade de João ler e escrever. 
II. Nível de desenvolvimento real é representado pela capacidade de João ler e escrever. 
III. Nível de desenvolvimento proximal é representado pela capacidade de João expressar suas ideias com desenvoltura através da escrita. 
Assinale a alternativa correta:	
Respostas: d. II e III estão corretas.
Feedback da resposta: De acordo com a teoria vygotskyana, o nível de desenvolvimento real é a capacidade de João, de ler e escrever, aquilo que consegue fazer com autonomia. O nível desenvolvimento potencial é o conhecimento de expressar com desenvoltura suas ideias por meio da escrita, ou seja, o conhecimento que João ainda não tem, por isso precisa da ajuda do outro para realizar. A professora, como mediadora, atua na zona de desenvolvimento proximal ao sugerir várias leituras do interesse de seu aluno motivado e ao aplicar tarefas que cobravam a opinião sobre temas cotidianos, além de estimular o debate. O resultado disso é a internalização do conhecimento.
			
Pergunta 4. Leia a situação e responda a questão:
É possível ensinar uma criança a ascender à luz. Também é possível ensinar um animal acender a luz num quarto escuro, mas ele não faria isto, voluntariamente, ao ver uma pessoa dormindo neste quarto.
A partir da afirmação acima e de acordo com a perspectiva teórica de Vygotsky, é correto afirmar que:			
Respostas: d. O mecanismo psicológico que diferencia o homem do animal é o caráter voluntário intencional, o que implica num comportamento, por parte do homem, de uma tomada de decisão
Feedback da resposta: O funcionamento psicológico do homem é diferente do animal uma vez que sua relação com o meio é inteiramente mediada e, no animal, é sempre direta e nunca mediada. Assim, as funções psicológicas superiores permitem ao homem ações voluntárias, intencionais e com livre tomada de decisão, o que o define como sócio-histórico. No animal, as ações nunca serão mediadas e sim condicionadas.
			
Pergunta 5. Leia a situação e responda a questão:	 
Uma criança de três anos está em seu quarto e quer pegar um brinquedo que está em uma prateleira, que ela não alcança. Então, começa a dizer: “Vou pegar uma banqueta, colocar embaixo da prateleira e subir para poder pegar meu brinquedo”.
Essa situação pode ser explica por Vygotsky como:			
Respostas: e. Linguagem egocêntrica utilizada pela criança como ferramenta do pensamento, própria dessa etapa do desenvolvimento da linguagem.
Feedback da resposta: A criança está utilizando uma linguagem egocêntrica, não há intenção de se comunicar, mas fala em voz alta, consigo mesma, para poder pensar. Mais tarde irá utilizar o discurso internalizado (ou interior), a linguagem continua como ferramenta do pensamento, mas não mais fala em voz alta, pois houve a internalização do discurso.
			
Pergunta 6. Leia a situação abaixo e responda a questão:
Peter, de cinco anos, junto com a sua mãe costuma montar quebra-cabeças. Peter faz quase todo o trabalho; sua mãe, às vezes, encontra uma peça de que Peter necessita ou determina a posição correta de uma peça. Quando Peter tenta montar o mesmo quebra-cabeça sozinho, raramente consegue completá-lo.
Assinale a alternativa correta. O excerto acima exemplifica o conceito de:
Respostas: e. Zona de desenvolvimento proximal.
Feedback da resposta: A mãe de Peter, ao ajudá-lo, atua como mediadora na zona de desenvolvimento proximal do filho, possibilitando que o conhecimento de montar quebra-cabeças deixe de ser um conhecimento em nível de desenvolvimento potencial e passe a ser um conhecimento em nível de desenvolvimento real, ou seja, um conhecimento que é internalizado e, portanto, realizado pelo menino, sozinho e com autonomia.
			
Pergunta 7. Leia a situação e a seguir responda a questão:
Carlos tem 25 anos e frequenta a classe de Educação de Jovens e Adultos. Sua professora, Márcia, tem se preocupado com o seu rendimento escolar e pediu ajuda à psicóloga da Secretaria Municipal de Educação. Ela afirma que o aluno não faz as atividades como os demais alunos, que não sabe como lidar com esta situação, pois não sabe como ajudá-lo.
Em relação aos conceitos vygotskyanos, pode-se afirmar que:
I. A Profa. Márcia não deve incentivar Carlos com relação aos estudos, afinal, sua época de aprendizagem passou e o melhor é que ele se dedique ao trabalho.
II. A Profa. Márcia deve impedir os trabalhos em grupo, porque isso só irá incentivá-lo a copiar os colegas e essa dependência não é favorável ao conhecimento.
III. A Profa. Márcia deve propor atividades grupais, uma vez que isso irá auxiliar o desenvolvimento psicológico de Carlos.
Assinale a alternativa correta:			
Respostas: e. III está correta.
Feedback da resposta:	Comentário: Em uma perspectiva vygotskyana, a Profa. Márcia deve propor atividades grupais, uma vez que isso irá auxiliar o desenvolvimento psicológico de Carlos, nessa teoria, o outro tem um papel fundamental no desenvolvimento psicológico. Tanto a Profa. como os colegas são os mediadores que atuando na ZDP de Carlos e irão favorecer a internalização dos conhecimentos que estão em nível potencial para nível real e, com isso, desenvolver as funções psicológicas superiores.
			
Pergunta 8. Leia a situação e responda a questão:
Maria “Boleira” é famosa pelos seus bolos irresistíveis. No seu cotidiano, utiliza:forno industrial, batedeira, colheres e formas, além de suas inseparáveis xícaras, com as quais mede suas receitas. Ela revela, orgulhosa, que esse é o seu segredinho.
De acordo com Vygotsky, é correto afirmar que:			
Respostas: c. O forno, a batedeira, as colheres e as formas são instrumentos e as xícaras são signos.
Feedback da resposta: O instrumento é o elemento interposto entre o trabalhador e o objeto de seu trabalho, ampliando com ele a possibilidade de transformação da natureza. É feito especialmente para um certo objeto e carrega consigo a função para a qual foi criado; é, pois, um objeto social e mediador da relação do homem com o mundo. Os signos, por sua vez, são orientados para o próprio sujeito, para dentro do indivíduo e dirigem-se ao controle de ações psicológicas do próprio indivíduo ou de outras pessoas. Portanto, são ferramentas que auxiliam nos processos psicológicos e não nas ações concretas. No exemplo da questão, são instrumentos o forno, a batedeira, as colheres e as formas, mas as xícaras são signos quando utilizadas como medida para a receita.
Pergunta 9. O desenvolvimento humano, o aprendizado e as relações entre desenvolvimento e aprendizado são temas centrais nos trabalhos de Vygotsky. A preocupação com o desenvolvimento do homem está presente em toda a sua obra. Em relação aos estudos realizados sobre essa teoria, leia com atenção as alternativas abaixo e assinale a incorreta:	
Respostas: d. Segundo Vygotsky, o cérebro é um sistema de funções fixas, definindo limites e possibilidades para o desenvolvimento individual.
Feedback da resposta: Segundo Vygotsky, o cérebro, como órgão material, é a base biológica do funcionamento psicológico, possui uma existência material que define limites e possibilidades para o seu desenvolvimento. No entanto, não é um sistema de funções fixas e imutáveis, mas um sistema aberto, de grande plasticidade, cuja estrutura e modos de funcionamento são moldados ao longo da história da espécie e do desenvolvimento individual.
Pergunta 10. Vygotsky afirma, em seu texto “O Papel do Brinquedo no Desenvolvimento”, que toda criança se apresenta como um teórico, que se desloca de um estágio a outro. Logo, todo avanço está conectado a uma mudança acentuada nas tendências, motivações e incentivos. Assim, pode-se afirmar:
I- A brincadeira cria uma zona de desenvolvimento proximal na criança. 
II- No brinquedo, a criança se comporta de forma mais avançada do que nas atividades da vida real.
III- No brinquedo, a criança aprende a separar objeto e significado.
Assinale a alternativa correta:	
Respostas: a. I, II, III estão corretas.
Feedback da resposta: A brincadeira e o brinquedo criam uma zona de desenvolvimento proximal na criança porque, utilizando a representação, a criança tem condição de libertar seu funcionamento psicológico dos elementos concretos do momento atual, a situação é definida pelo significado estabelecido pela brincadeira e não pelos elementos concretamente presentes. Com isso, no brinquedo, a criança se comporta de forma mais avançada do que nas atividades da vida real e também aprende a separar objeto e significado.
		
PSICOLOGIA SÓCIOINTERACIONISTA
ATIVIDADE TELEAULA I
Pergunta 1.
Preocupada com o aproveitamento escolar de seus alunos, a professora Rita procurou avaliá-los de modo a identificar os conhecimentos que já dominavam em relação aos conceitos matemáticos que iria ensinar no bimestre. Por isso, deu vários exercícios com o objetivo de descobrir o que realmente já sabiam sobre o assunto para, em seguida, propor o novo conteúdo. Diante do exposto, podemos afirmar que a professora Rita segue os pressupostos de Vygotsky porque:
Resposta Correta: c. Acredita que, como mediadora, irá interferir para que o desenvolvimento potencial se torne real.
Pergunta 2.
Em que fase da vida humana o percurso do pensamento encontra-se com o da linguagem, dando início a uma nova forma de funcionamento psicológico?
Resposta Correta:	a. Por volta dos 2 anos de idade, quando há um salto qualitativo em direção ao pensamento verbal.
Pergunta 3.
Em relação ao desenvolvimento da escrita: 
I - Vygotsky possui uma compreensão genética e defende que se inicia bem antes da entrada da criança na escola. 
II - O fato de a criança estar imersa em uma cultura letrada não influenciará na relação que ela estabelecerá com a escrita. 
III - Suas ideias distanciam-se da concepção genética; acredita em um processo tradicional e mecânico para aprendizagem da escrita. 
Assinale a alternativa correta:
Resposta correta: a. Somente I está correta.
I - Vygotsky possui uma compreensão genética e defende que se inicia bem antes da entrada da criança na escola. 
Pergunta 4.
Sobre a vida e obra de Vygotsky, é possível afirmar que: 
I - foi adepto do pragmatismo americano e seu trabalho foi convergente à autoridade estabelecida em seu país. 
II - nasceu em 1896 e faleceu em 1934 em Moscou, aos 37 anos, de tuberculose. 
III - O contexto em que viveu Vygotsky ajuda a explicar a forma como construiu suas ideias sobre o funcionamento psicológico humano. 
É verdadeiro o que se afirma em:
Resposta Correta: d. II e III, apenas.
II - nasceu em 1896 e faleceu em 1934 em Moscou, aos 37 anos, de tuberculose. 
III - O contexto em que viveu Vygotsky ajuda a explicar a forma como construiu suas ideias sobre o funcionamento psicológico humano.

Outros materiais