Buscar

AUDITORIA FÁCIL ATIVIDADES TEÓRICAS CAPÍTULO 2

Prévia do material em texto

AUDITORIA
ATIVIDADES TEÓRICAS CAPÍTULO 2:
O auditor externo ou independente é o contador legalmente habilitado por registro no Conselho Regional de Contabilidade, para exercer as funções de auditoria nas organizações que o contratam para esse fim.
A principal responsabilidade do auditor independente é expressar uma opinião que possibilite aumentar o grau de confiança dos usuários em relação às demonstrações contábeis.
O auditor interno é o profissional que exerce as funções de auditoria interna na própria empresa da qual é empregado. Sua principal função é auxiliar a organização a alcançar seus objetivos.
Os trabalhos do auditor interno de empresas privadas compreendem o exame, a avaliação e o monitoramento da adequação e efetividade do controle interno, com o propósito de adicionar valor e melhorar as operações da organização.
Auditor fiscal é o auditor do setor público, funcionário público integrante do quadro de funcionários municipal, estadual ou federal nomeado estatutariamente, com finalidade específica de fiscalizar os contribuintes (pessoas físicas e jurídicas), para garantir ao governo da respectiva esfera (municipal, estadual ou federal) a arrecadação de seus tributos.
A principal função do auditor fiscal é examinar a escrita contábil e fiscal do con- tribuinte ou as declarações de rendimentos elaboradas por pessoas físicas para verificar a exatidão das informações que o próprio contribuinte oferece ao governo.
O auditor independente, portanto, trabalha para seus clientes, que são, principalmente, as companhias (sociedades anônimas) e as empresas de grande porte, que estão obrigadas a contratar os serviços dos auditores independentes por força de determinações legais.
Comissão de Valores mobiliários, Banco Central do Brasil ou Superintendência de Seguros Privados.
Depois de completados no mínimo quatro anos de trabalho na firma de auditoria (um ano como trainee e três anos como assistente ou auxiliar de auditoria), o auditor pode ser promovido para a categoria de auditor sênior.
 Os sócios da empresa de auditoria.
Treinamento intensivo e permanente, trabalho sob pressão, dedicação exclusiva.
Normatização internacional e nacional.
 É ter comprovação de fatos fiscalizados.
Encontrar falhas no processo auditado.
É reduzir os riscos de auditoria.
Obter segurança razoável; apresentar relatório sobre as demonstrações contábeis.
Regulamentar o exercício profissional relacionado à classe.

Continue navegando