Buscar

Planejamento Organizacional: Metas e Ferramentas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

����
� PAGE \* MERGEFORMAT �4�
Jean Carlos de Jesus Viana (s) 
Danielly Lorraynne Pereira de Laia(s)¹
Antônio Soares Barbalho(s)¹
Suely Dias da Silva (s)¹
Tutora Externa: Debora do Nascimento Feitosa²
FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
Para planejar é necessário ter conhecimento e domínio dos objetivos almejados na situação proposta, estipular quais os métodos que serão usados para alcançar tais objetivos. O planejamento leva solucionar algumas duvidas como: Qual é a situação inicial? Qual objetivo a ser batido? Como vai isso vai acontecer?
De acordo com Oliveira (2009, p. 5), o processo de planejar envolve, portanto, um modo de pensar; e um salutar modo de pensar envolve indagações; e indagações envolvem questionamentos sobre o que fazer, como, quando, quanto, para quem, por que, por quem e onde.
O plano faz parte do planejamento que serve como base para a empresa, a partir deste, gerente definir as questões futuras e como agir. A partir dessa base, a organização define as metas departamentais e divisionais. O gerente de cargo mais alto tem a função de definir as metas, tais.
Como as estratégias para alcançá-las.
. 
MATERIAIS E MÉTODOS
PLANEJAMENTO ORGANIZACIONAL
O planejamento organizacional é uma atividade que faz parte da administração de empresas e órgãos, pois através dessa função que a empresa começa a definir, onde desejamos chegar, quais os objetivos almejados. Como delegarei as tarefas? Quais as partes integrantes do planejamento, quais os fornecedores, clientes, os prazos estabelecidos, enfim é onde se começa. 
O planejamento se divide em três tipos: planejamento estratégico, planejamento tático, planejamento operacional.
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
Não importa o quanto os métodos mudam e as ferramentas mudam, mas o objetivo é sempre o mesmo: centralizar toda a força e cuidado para que ação seja direcionada para o objetivo final, e não deixar que as distrações faça o caminho inverso. Planejamento estratégico tem esse objetivo colocar tudo em ordem para obter bons resultados.
Alcançar as metas propostas é a parte final de todo um processo. Anteriormente é preciso deixar claro quais medidas a ser tomadas, saber distribuir os recursos e decidir qual trajetória tomar para transformar ideias em resultados, e por fim o êxito. Existem 6 ferramentas que são bastantes eficientes na busca por resultados
Missão, Visão e Valores: é um recurso poderoso para que empreendedores consigam planejar negócios diferenciados, atrair colaboradores engajados e se orgulhar de seu trabalho. Esta definição é o ponto de partida do planejamento dos novos negócios e deve ser constantemente validado ao longo da existência da empresa.
Indicada para organizações que queiram definir a direção estratégica da empresa: da integração das operações à estratégia da companhia e da motivação da equipe.
É útil porque permite que o empreendedor reflita sobre o papel do seu negócio na sociedade e sobre o futuro da empresa.
Análise de oportunidades de negócio ter uma mente fértil de boas ideias e você não sabe ao certo como transformá-las em negócios lucrativos? Verificar se sua ideia é viável ou não. Além disto, se faz refletir se o benefício oferecido é claro para o cliente, se o tamanho de mercado é adequado e se ela tem potencial de lucratividade e rentabilidade. 
É Indicado que empreendedores que queiram avaliar, dentre um leque de ideias, quais podem ser a melhor oportunidade de negócio. É útil porque guia o empreendedor em suas reflexões pessoais e análises dos aspectos internos e externos de um negócio.
Planejamento Estratégico e você precisa elaborar um diagnóstico de sua empresa. É necessário se aprofundar o conhecimento a respeito da sua organização e ter uma análise do contexto externo em que seu negócio está inserido. Em seguida, o empreendedor pode organizar um plano de ação para reduzir os riscos e aumentar as chances de sucesso da empresa. Uma analise sobre a rivalidade entre seus concorrentes, produtos e serviços substitutos, poder de barganha dos fornecedores e clientes. É muito importante, pois o empresário consegue ter uma percepção mais detalhada dos seus concorrentes para tomar decisões que o coloque um passo a frente.
Empreendedor realizar um estudo periódico para aprimorar a oferta de produtos ou serviços já prestados e avaliar os que custam mais recursos e requerem menos trabalho e esforço para a manutenção.
Fundamental definir metas antes de botar a mão na massa, para garantir que os esforços de crescimento estejam alinhados à estratégia da empresa. Estabelecer metas não significa implantar uma gestão estratégica com disciplina militar, mas requer firmeza para colher os frutos. 
As decisões tomadas no planejamento estratégico são de responsabilidade da alta administração da empresa. Na sua maioria pela Alta Direção, proprietário, presidente ou diretoria, isso depende de como a empresa distingue o nível hierárquico dos seus processos.
Esse tipo de planejamento é pensado em longo prazo, normalmente feitas para o período de 5 a 10 anos, que buscam uma visão ampla da organização sem muitos detalhes, pois em um período tão longo dificultaria o acerto de tantos detalhes.
É bom ressaltar que devido as ações de longo prazo, o planejamento deve ser revisto e atualizado continuamente, para que as informações sejam mais concretas e possa ser usadas como fatos e dados para tomadas de decisão. 
PLANEJAMENTO TÁTICO
o planejamento tático tem um envolvimento mais limitado, a nível departamental, envolvendo às vezes apenas um processo de mostra o que de ser feito e alocar os recursos.
O planejamento tático é o responsável por criar metas e condições para que as ações estabelecidas no planejamento estratégico sejam atingidas.
Por se tratar de um planejamento mais específico, as decisões podem ser tomadas por pessoas que ocupam os cargos entre a alta direção e o operacional, como executivos da diretoria e gerentes.
Outra característica que diferencia o planejamento tático é o tempo que as ações são aplicadas, geralmente no período de 1 a 3 anos mensurando ações para um período mais curto de tempo do que o visado no planejamento estratégico, ou seja, médio prazo. O planejamento tático é uma parte do planejamento estratégico, ele direciona e compreende o plano estratégico para torna-lo em planos concretos, onde será desenvolvido o plano de marketing, produção, pessoal, ou seja, financeiro empresarial.
PLANEJAMENTO OPERACIONAL
O planejamento operacional é de onde saem às ações e metas traçadas pelo nível tático para atingir os objetivos das decisões estratégicas.
Neste planejamento os envolvidos são aqueles que executam as ações que são aplicadas em curto prazo, geralmente no período de 3 a 6 meses. Todos os membros da organização estão envolvidos e tem a função do acompanhamento da rotina, certificando que todas as tarefas e operações sejam feitas, de acordo com o plano estabelecido, visando alcançar os resultados desejados.
Vale a pena ressaltar que um planejamento estratégico não vai sair do papel se os planos do nível tático e operacional não forem bem estabelecidos, pois é um processo em conjunto e um depende do outro. Todos os níveis são necessários: o estratégico para o orientar a visão, o tático para desdobrar essa visão em planos de ação menores, e o operacional para levar os planos a execução. Por isso, os planejamentos devem envolver todos da empresa e é um incentivo para que as pessoas se comprometam com os resultados.
Disponível em< https://gestaodesegurancaprivada.com.br/planejamento-organizacional-o-que-e-conceitos/ > 
RESULTADOS E DISCUSSÕES
 Portanto para o desenvolvimento de uma empresa é necessário a elaboração de um planejamento, para que a organização possa trabalhar com as mudanças do mercado externo e interno para que alcance seu objetivo. O planejamento é formado por três níveis, Estratégico tático, Tático e operacional, sendo o estratégico o mais relevante, pois este formulao público alvo, o ramo de atividade da organização onde se analisa o ambiente externo focando a necessidade do cliente para melhor atende-lo. No decorrer das pesquisas a ideia de alguns autores, onde todos expõe na sua visão a grande importância da elaboração de um planejamento, o mesmo é aplicado a curto, médio e longo prazo, não permanecendo estagnado estando sempre aberto a mudanças e melhorias. Na elaboração de um planejamento é de grande importância a presença de todos os membros envolvidos para que seja de conhecimento de todos os objetivos, metas e os resultados que a organização pretende alcançar. Focando sempre em trabalhar com máxima eficiência tornando a organização competitiva perante o mercado e seus concorrentes. A escolha do produtos certos, a estratégias mais adequada a ser utilizada, a escolha dos supervisores e gerentes, tecnologia utilizada no chão de fabrica, os fornecedores e colaboradores. Tudo isso passa por uma boa elaboração do planejamento das organizações. 
REFERÊNCIAS
BEDIN, Gilmar Antonio; CORSO, Joel. Planejamento organizacional, Rio Grande do Sul , 2.2.1, 2010, Editora Unijuí
Qual o seu papel dentro de uma gestão? Disponível em: < https://www.ibccoaching.com.br/portal/empreendedorismo/planejamento-organizacional-o-que-e-seu-papel-dentro-de-uma-gestao/>. Acesso em: 10 maio. 2019 
O que planejamento e Gestão estratégica? Disponível em: < http://www.portal-administracao.com/2014/06/planejamento-gestao-estrategica-o-que-e.html> acesso em: 31 de Jun de 2019
MACEDO, Paula. Era multitelas amplia o alcance das emissoras e a interação com público. Propmark, 2018. Disponível em: <http://propmark.com.br/midia/era-multitelas-amplia-o-alcance-das-emissoras-e-a-interacao-com-publico>. Acesso em: 6 ago. 2018.
PLANEJAMENTO ORGANIZACIONAL
As metas são importantes, porque as organizações existem para um propósito e elas definem e declaram este propósito. Um plano é um esboço para a realização da meta e específica às alocações de recursos, programações, tarefas e outras ações necessárias. As metas especificam os fins futuros; os planos especificam os meios de hoje. A palavra planejamento geralmente incorpora ambas as ideias; ela significa determinar as metas da organização e definir os meios para alcançá-las (DAFT, 2005, p.152)
1 Nome dos acadêmicos
2 Nome do Professor tutor externo
Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI - Curso (Código da Turma) – Prática do Módulo I - dd/mm/aa
����

Continue navegando

Outros materiais